PESQUISAR
O ato de higienizar as mãos é algo simples e que impede doenças e infecções hospitalares
A Comissão de Infecção Hospitalar do HIS traz projetos inovadores para a redução de infecção na Instituição. Ela associou a medida mais eficiente na prevenção de infecções, a higienização das mãos, a um modelo onde os pacientes e responsáveis são parceiros no cuidado.
A campanha “Seja nosso parceiro no cuidado à saúde!” conta com a participação ativa dos pacientes e dos responsáveis no ato de manter a higienização das mãos. Durante o período da Campanha, os familiares dos pacientes receberão um folheto explicativo sobre a importância desse ato como forma de prevenção de infecção, como também serão estimulados a participar ativamente, agradecendo ou lembrando os profissionais a higienizarem as mãos durante o seu cuidado.
Estudos realizados em outros países mostram que essa participação ocorre apenas quando os pacientes/familiares sentem-se à vontade para abordar o profissional de saúde. Por isso, convidamos todos os cuidadores a usarem, não apenas no período da Campanha, um botton de incentivo a lembrá-los sobre a higiene das mãos. Os pacientes receberão uma bexiga personalizada do HIS com a frase “Mãos limpas salvam vidas”, além de um questionário anônimo sobre o assunto referente aos diversos profissionais que entram nos quartos: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, copeiras, profissionais de limpeza, enfim, todos.
A lavagem ou higienização das mãos é a medida mais importante no combate a infecções hospitalares, e também as várias doenças que ainda assombram a saúde infantil. Segundo a UNICEF, cerca de 5.000 mil crianças morrem de doenças diarreicas e desidratação, sendo que o simples ato de lavar as mãos com sabão pode reduzir a incidência das taxas da doença entre crianças menores de cinco anos a quase 50%. Com relação aos problemas respiratórios (infecções), as taxas podem ser reduzidas em até 25%.
Como o dia 15 de outubro é o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global Hand Washing Day), a campanha acontecerá entre os dias 14 e 25 de outubro. A ideia é que possamos contar com a ajuda e a contribuição dos pacientes e responsáveis, sempre.