PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Cogumelos de Paris para um lanche saudável
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Cogumelos de Paris para um lanche saudável

Cogumelos de Paris para um lanche saudável

01/04/2013
  665   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Uma receita que pode enganar seus filhos no Dia da Mentira

cogumelos-3

Eis que as nutricionistas de plantão levantam e comemoram em coro uníssono: “Finalmente, essa menina vai dar uma boa ideia que não envolve açúcar para o filho alheio!”.

Pois bem, sinto decepcionar, mas ainda não bati a cabeça ou fui abduzida, pois continuarei por aqui semeando açúcar. Trata-se apenas de uma brincadeira bem-humorada de 1º de abril: esses cogumelos na realidade são sequilhos.

Nem de longe são tão saudáveis quanto os verdadeiros champignons, é claro. Mas são feitos em casa, com carinho e ingredientes naturais, em uma fornada modesta que não entupirá criança nenhuma com excesso de açúcar, prometo. Por isso, não me odeiem, nutricionistas! Eu estou do lado de vocês.

Na verdade, eu estava querendo postar uma receita que venho pensando já há um tempo, mas como vi que meu post cairia justo nessa data, não pude perder a piada. Então, enquanto aproveito o tempinho extra pra afinar o que vem pela frente, vocês ficam com um facílimo biscoito para pregar peças nos pequenos (nem precisa ser hoje, pode ser qualquer dia!) e outra dica bem simples pra quem quiser levar a brincadeira adiante.

Aliás, se conseguirem enganar seus filhos, me contem como foi. Tentei pegar o Tomás e quem ficou com cara de tacho fui eu: “Mãe, isso não é cogumelo, só parece cogumelo! É cookie, eu vi você fazendo”, ele disse e completou: “O Guaxinim dos Sem Floresta adora cookie”.

Tá bom, então.

cogumelos-1

Cogumelos de Biscoito
Adaptado do livro Sprinkle Bakes

Rende aproximadamente de 20 a 30 biscoitos.

Ingredientes:

– 70g manteiga em temperatura ambiente;
– ½ xícara de açúcar;
– 1 ovo;
– 1 colher (chá) essência de baunilha (de preferência, natural);
– 1 ½ xícara de amido de milho;
– ½ xícara de farinha de trigo;
– 1 colher (chá) bicarbonato de sódio;
– ½ colher (chá) sal marinho.

Para fazer os cogumelos:

– 2 colheres (sopa) chocolate em pó;
– ¼ xícara de água;
– Garrafa pet limpa e seca.

Modo de preparo:

Prepare uma assadeira grande alinhada com papel manteiga ou tapete de silicone.

Bata, em velocidade alta, a manteiga com o açúcar até que esteja bem claro e fofinho. Diminua a velocidade e adicione o ovo e a essência de baunilha. Continue batendo até que esteja bem incorporado.

Numa vasilha separada, peneire o amido de milho, farinha, bicarbonato e sal. Misture bem. Pare a batedeira e coloque cerca de metade da mistura de farinha dentro da tigela da batedeira. Mexa em velocidade baixa ou com a mão até que esteja tudo bem incorporado. Em seguida, adicione o restante e repita o processo.

Divida a massa em bolinhas de pouco mais de uma colher de sopa. Ajeite na assadeira e deixe resfriando na geladeira por 20 minutos.

Retire a assadeira da geladeira e tenha a mão o chocolate, a água e a garrafa. Molhe o gargalo da garrafa na água e, em seguida, passe no chocolate em pó. Pegue uma das bolinhas de massa e acomode na palma da mão, fazendo uma concha. Afunde o gargalo da garrafa na massa de biscoito, fazendo movimentos circulares, com cuidado para não destruir a bola de massa. Você terá o cabo do cogumelo no lugar onde estava o gargalo da garrafa, e o chocolate dará o efeito de terra. Repita o procedimento com o restante das bolinhas.

Pré-aqueça o forno a 180oºC e volte a assadeira com os cogumelos pra geladeira enquanto espera chegar na temperatura. Então, asse por 20 a 25 minutos, retire do forno e deixe esfriar.

Se quiserem fazer que nem na foto, a “terra” é de biscoito de chocolate esmagado e as minhocas são de bala de goma em formato de… bom, minhocas.

assinatura-beatriz

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade