PESQUISAR
A visão de um bebê se desenvolve muito rapidamente durante o primeiro ano de vida e todos os pais têm curiosidade sobre este assunto.
Ao nascer, os bebês não têm a visão normal do adulto, mas eles podem ver. Os recém-nascidos enxergam grandes formas e rostos, assim como as cores brilhantes.
Por volta dos 3 a 4 meses a maioria dos bebês podem se concentrar em uma variedade de objetos menores e sabe a diferença entre as cores (especialmente vermelho e verde).
Aos quatro meses os olhos de um bebê devem estar trabalhando juntos. Isto é, quando os bebês começam a desenvolver a percepção de profundidade (visão binocular). Até os seis meses é comum os bebês ficarem um pouco “vesguinhos” de vez em quando.
Aos 12 meses a visão de uma criança atinge níveis semelhantes ao dos adultos mas com um campo visual menor. Só em torno dos 6 a 7 anos podemos dizer que a visão está totalmente desenvolvida.
Tenha em mente que a visão de cada criança se desenvolve no seu próprio ritmo, mas o padrão geral de desenvolvimento é o mesmo. Porque a visão de um bebê se desenvolve rapidamente durante o primeiro ano de vida, o pediatra do seu filho irá verificar os olhos do seu bebê em cada visita. Mesmo após o primeiro ano, os exames oftalmológicos completos devem ser realizados até os 3 anos, pois são importantes para identificar os problemas que possam surgir mais tarde na infância como estrabismo e problemas de refração.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Os Olhos do seu Filho (Copyright © 2005 Academia Americana de Pediatria, Atualizado 11/2011)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.