PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Crânio infantil: quando se preocupar?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Crânio infantil: quando se preocupar?

Crânio infantil: quando se preocupar?

27/02/2012
  84939   
  78
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Provavelmente quase todo pediatra que acompanha o desenvolvimento infantil já ouviu que a criança tem a cabeça achatada porque o obstetra usou fórceps (instrumento que puxa o bebê) ou não tirou o pequeno de forma adequada ou certa. Tudo isso pode ocorrer, mas é mais uma lenda do que uma realidade. O crânio é formado por uma série de ossos, e nos recém-nascidos e nas crianças menores eles não estão “soldados”, pois a caixa óssea crescerá bastante nos primeiros meses de vida. Além disso, tem as moleiras (fontanelas) e as suturas, que são áreas de crescimentos desses ossos.

Quando, por alguma razão, estas suturas têm uma fusão precoce, isso causará uma deformidade craniana compensatória, isto é, o cérebro procurará um local onde não haja resistência para crescer e só será possível onde não houver fusão de suturas. Isso ocorre uma vez em cada 2000 a 2500 nascimentos e se chama CRANIOSINOSTOSE.

Conheça o Núcleo de Cranioestenose e Assimetrias Craniofaciais do Sabará

Existem vários tipos de craniosinostose, variando com a sutura que está fundida no crânio, mas o mais importante para os pais, cuidadores e pediatras é observar o crescimento craniano e se ele está ocorrendo de forma simétrica. Por esta razão, o pediatra deve medir o contorno da cabeça, na região onde fica o cérebro, em todas as visitas médicas até a criança ter pelo menos 2 anos de idade, e colocar as medidas num gráfico de acompanhamento. Algumas síndromes como Crouzon e Apert possuem fusão de suturas do crânio como parte de sintomas e sinais.

O diagnóstico é importante, pois orientará o tratamento. Ele é feito clinicamente pelo pediatra e por meio de imagens de RX ou tomografia, para determinar qual sutura está unida.

A abordagem que tem sido apoiada pelo consenso da American Cleft Palate-Craniofacial Association é a gestão por uma equipe formada por especialistas de anestesiologia, audiologia, cardiologia, dermatologia, radiologia, aconselhamento genético, genética médica, neurologia, neurocirurgia, enfermagem, oftalmologia, cirurgia oral e maxilofacial, microcirurgia, nutrição, ortodontia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, odontopediatria, antropologia física, cirurgia plástica, prótese dentária, psiquiatria, psicologia, serviço social, e fonoaudióloga. Mas, na maioria dos casos, não serão necessários todos estes profissionais.

O diagnóstico precoce e o encaminhamento para o neurocirurgião permitirão que se faça a cirurgia e serão evitadas as complicações mais comuns: hipertensão craniana e a falta de desenvolvimento do cérebro, por motivo de ausência de espaço. Em São Paulo, existem Centros de Excelência e médicos preparados para um ótimo atendimento, entre eles está o Hospital Infantil Sabará.

Leia também: Distúrbios neurológicos: 5 sintomas para prestar atenção

Fonte: Overview of craniosynostosis (setembro de 2011)
Autores: Samuel Stal, MD, Larry H Hollier, Jr, MD, Patrick Cole, MD, Section Editors, Leonard E Weisman, MD. , Helen V Firth, DM, FRCP, DCH Deputy

Atualizado em 26 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • GLORIA disse:

    que bom essas informaçoes sao muito importantes

  • Mariana disse:

    ótimo texto, bem explicado!

  • rodrigo disse:

    Meu filho nacel com a parte atras da moleira nas partes que tem que estar abertas como se as placas do cerebro estivesem sobrepostas, o medico avaliou e disse para eu voltar daqui quinze dias para uma nova avaliação, meu filho tem 30 dias de vida, e seu crerebbo esta com 40 de diametro.

  • Thais barros disse:

    Olá, meu sobrinho acabou de nascer, com 46cm e 3.020kg, foi feito todo pre Natal, e nunca foi constatado nada nas ultrassons morfológicas. A ultima com 8 meses nao pode ser medida a circunferência do cranio, pois ele se encontrava bastante encaixado, so que virado de costas.Ja quando a mãe ja estava com dores entrando em trabalho de parto foi feito uma ultrasson quando se constatou a cabeça menor que o normal, com 30cm. Foi feito uma radiografia que mostra o cranio na parte de traz sobreposto, sem esta calcificado, e ele tem a fontanela normal. Esse quadro é de microcefalia ? Se for tem algo que possa ser feito?

  • raphaela disse:

    oi,a minha intiada te difict de atençao e hiperatividade,ela faz tratamento com o neurologista,e ele falou de ela tem a cabeça pequena mede 52 cm so que a avo dela mediu a cabeça dela mesma e deu 53 cm
    não tem muita diferença,e a mãe dela durante a gravidez teve uma doença chamada (toquiosplamose eu não se escrevi certo mas a doença é tramitida pelo cachorro),então eu queria saber quanto é a medida da cabeça de a criança morna de 6 anos e 4 meses de idade
    aguardo sua resposta

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Raphaela, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Se o médico passou este diagnóstico é importante que seja questionado qual a medida esperada para o desenvolvimento dela. Abraços! =)

  • Fernando disse:

    Bom dia!

    Meu filho está com suspeita de craniostenose (fechamento da sutura coronal bilateral).
    Gostaria de saber como posso aferir se a sutura está realmente fechada. Quais seriam as características da sutura estar fechada. Como se apresenta no raio-x uma sutura fechada?

    Atenciosamente.

    Desde já agradeço.

    Se possível, gostaria da resposta logo, pois minha família está muito angustiada.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Fernando, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-lo e obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos dar uma resposta específica para o caso do seu filho, pois não podemos avaliá-lo. Sugerimos que você leve esta dúvida ao pediatra dele. Abraços! =)

  • veridiana alves bispo disse:

    gostaria de saber da equipe se uma das soltura estive fechada pode ser craniostenose?a moleira dele ja esta quase fechada com 3 meses…obrigad,,,

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Veridiana, tudo bem? Obrigado pela confiança. É importante que você faça o acompanhamento deste quadro junto ao pediatra da criança. Abraços! 🙂

  • luciana bispo das merces disse:

    minha filha tem 5 meses pesa 7,900kg e tem 45cm de cranio.Gostaria de saber se esta no tamanho adequado pois acho a cabeça dela um pouco grande.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana,

      Aparentemente, você não deve se preocupar. Porém, como citamos no texto, o diagnóstico de um médico é de suma importância, e é feito clinicamente pelo pediatra que deve acompanhar o crescimento craniano medindo mensalmente. Existem tabelas para avaliar isto, e não me parece anormal, mas o que vale é o acompanhamento mensal. Converse com o médico que acompanha o seu filho e relate as suas observações.
      Grande abraço!

  • tatiane disse:

    bom dia minha sobrinha nasceu prematuro de 8 meses e agora com 4 o pediatra a encaminhou para o neuro pediatra pois a cabeçinha dela e afinada e pontudo sera que esse problema pode ser grave obrigada!!!!

    • Equipe Sabará disse:

      Tatiane,

      É necessário calma neste momento para aguardar a consulta, pois somente depois de examinar a sua sobrinha é que se pode dar um diagnóstico.
      Temos certeza de que tudo ficará bem. 🙂

  • moninhateodoro@hotmail.com disse:

    ola meu sobrinho tem 11 meses e esta com 3 cm a mais que o normal segundo o médico que mediu o crânio dele e encaminhou para um neuro pediatra será que ele pode esta desenvolvendo hidrocefalia?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá!
      Sem examiná-lo não conseguimos dizer. Converse com o pediatra que está acompanhando, certamente ele irá te orientar da maneira correta.
      Grande abraço!

  • Ricardo disse:

    Bom dia,por gentileza minha filha teve um pequeno acidente ela tem 2 anos e 3meses, e a alguns dias atras estava fechando o porta malas do carro quando não vi ela chegando e bati em cima da cabecinha dela,levamos ao PS e fizeram um tomografia de cranio,acusou um traço de fratura no frontal e a medica disse que em 20 dias o osso deve se juntar,mas pediu para levar no neuro pediatra,e ele pediu para fazer uma nova Tomografia,mas estou com medo de fazer pois não é perigoso faz 2 exames destes em um intervalo de 16 dias pois tem risco de radição não é isso?Ela esta normal,brincalhona,sera que é bom passar em outro medico e perguntar se não pode ser ressonacia magnetica que não tem radiacao?Agradeco desde ja

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Ricardo!
      É importante que você converse com um neuro pediatra, conforme orientado, sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver seguro, busque uma segunda opção. Sem examinar sua filha, não podemos dizer o que se passa. Temos certeza que entenderá nossa posição. Um grande abraço!

  • PATRICIA BARBOSA DOS ANJOS disse:

    Bom dia. Gostaria de saber se está normal o crânio de um bb com 2 meses e 10 dias, estar com perímetro cefálico de 39 cm, estando com 5 kg, e 54 cm? sendo que ao nascer tinha PC 32 cm , pesava 2370 kg e media 45,5 cm de comprimento? Devo me preocupar com isso? Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Patricia,

      A melhor pessoa para responder a sua dúvida é o pediatra que acompanha a criança, pois ele poderá examiná-la e com o histórico médico da criança em mãos poderá te informar se há a necessidade de algum tratamento. Abraços

  • ana paula disse:

    oi estou um pouco preocupada ,minha filha tem 12 anos mas só agora levei ela no medico pois esta muito nervosa e o medico me disse que o tamanho da cabeça dela é do tamanho de uma criança de 2 anos sabe me disser qual seria as possiveis causa do não crescimento da cabeça obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Ana Paula,

      Sem examinar a criança não temos como dizer o que está acontecendo. É importante que converse com o médico que avaliou a sua filha sobre todas as suas aflições. Caso ainda não esteja segura, procure uma segunda opinião. Temos certeza de que tudo ficará bem. Abraços.

  • eliane disse:

    minha filha tem 10 anos e tem asma e o medico alergista pediu rx de cranio eu gostaria de saber porq em casos de asma se pede esse rx.obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elaine, certamente, o médico pediu o exame para que ele possa avaliar precisamente o caso da sua filha. Não temos como informar o que ele quer buscar com o raio x, mas recomendamos que confie em suas solicitações. Abraços.

  • Alessandra disse:

    Boa noite, só uma dúvida….. Minha bebe nasceu com 45 cm agora ta com 2 meses e ta medindo 57 cm e 4,800 e a cabeça 37 buchechudinha linda rsr por favor essas medidas ?estão na média estao certas? Obs. A pediatra pediu um raio x da cabeca dela. Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alessandra, recomendamos que espere o resultado do exame solicitado pela pediatra. Sem o diagnóstico correto, não temos como afirmar a normalidade do tamanho da sua bebê. Abraços.

  • lucio santos disse:

    meu filho de 4 anos foi diagnosticado com microcefalia, e foi detectado que a cabeça dele deixou de crescer, mas ele é ativo, esperto, tem problemas com a fala, quais as complicaçoes disso? qual a taxa de nao haver um bom resultado em caso de cirurgia?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lucio, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não podemos afirmar a gravidade do diagnóstico médico. Recomendamos que mantenha e siga as instruções dadas pelo profissional, para que seu filho possa obter o melhor resultado no tratamento. Abraços e desejamos melhoras.

  • giovane disse:

    boa tarde
    Em consulta de rotina na data de hoje, minha filha ANA LUIZA de quase nove meses teve a circunferencia craniana medida em 46,5 a medica pediu uma ecografia essa medida é for a do normal ??? Posso me preocupar ??? Moro em CURITIBA, grande abraço e obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Giovane, recomendamos que aguarde o resultado dos exames solicitados pela médica. Sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar quaisquer diagnósticos. Abraços.

  • Emanuella disse:

    Ola! Tenho duas filhas gemeas. O caso é especial, elas tem hipotireodismo congenito, elas estao com 8 meses, a mais nova foi diaginosticada com craniosinostose, desde os 4 meses, foi o crecimento do cranio vem decendo o grafico, fico super preocupada, pois o neuro pediu o rx, mas disse q temos q investigar, se é o cranio ou o celebro q nao cresce. Que orientaçao voces podem me dar.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Emanuela, recomendamos que siga as instruções médicas. Assim, suas filhas poderão seguir com o tratamento mais adequado. É importante, também, que você realize todos os exames e fique atenta a qualquer alteração comportamental. Toda informação que você puder passar ao médico será importante para a indicação do melhor tratamento.

  • geraldina vieira disse:

    tenho uma menina de 1ano e 2mes ela nasceu com a testa alta achei que fosse coisas de bebe ,mas nao,ela ja esta com 2 anos e osso frontal dela bemmo meio da testa e muito alto da pra ver de longe,estou muito preocupada ela cai muito e sempre de testa no chao,mas mesmo sem machucar a testa continua alta .

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Geraldina, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como sanar suas dúvidas. Recomendamos que busque um atendimento médico especializado. Assim, após exames o médico poderá indicar o melhor diagnóstico. Abraços.

  • Leonardo Rodrigues disse:

    Prezado colaboradores da Equipe Sabará,
    Ontem estava brincado com meu filho de 3 anos. E na ocasião quando ele balançava a cabeça eu ouvia um som como se o cérebro dele estive balançando dentro do crânio, tipo com se o cérebro estive frouxo, com folga. Achei estranho e pensei que pudesse ser as vértebras da coluna cervical, mas eu ouvir com mais atenção, e som vem do crânio. Isso é normal? ele não apresenta nem um tipo de anormalidade seu organismo estar normal, estar bem, com aparente saúde e seu desenvolvimento cognitivo é o esperado para idade. O que pode estar a contendo?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Leonardo, sem conhecer o quadro clínico do seu filho não temos como atestar se o barulho que você ouviu é ou não normal. Para sua segurança e tranquilidade, recomendamos que o leve a uma consulta, para que após exames, o médico possa indicar o diagnóstico adequado. Abraços.

  • marina moraes disse:

    Hoje fui para a primeira consulta com a pediatra e a cabeça do meu bebe de 1 mes e 10 dias deu o tamanho 40cm ela disse que é normal que geralmente os bebe tem a cabeça um pouquinho grande mais fiquei um pouco aflita me tira essa duvida

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marina, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar se é normal ou não. Mas, caso você queira uma segunda opinião, recomendamos que busque a opinião de outro especialista, para que ele possa tranquilizá-la. Abraços.

  • luciana disse:

    ola boa noite eu tenho um filho com 2anos e a cabeça dele mede 53cm no rx deu crescimento crãniano mas o neuro pediata disse que e normal. mas me preocupei pois cresce 1cm por semana .

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana, sem conhecer o quadro clínico do seu pequenos não temos como afirmar a normalidade ou não do seu desenvolvimento craniano. Para que fique mais tranquila recomendamos que busque uma segunda opinião médica. Abraços.

  • veridiana disse:

    ola gostaria de saber se é normal uma criança com 1 ano e 6 meses ter o perimetro cefalico medindo 48cm ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Veridiana, cada pequeno tem um caso específico, por conta disso sem acompanhar não podemos dar indicações. Sugerimos que procure um pediatra e tire todas as suas dúvidas. Abraços!

  • welton Moreira disse:

    Boa noite!

    Eu gostaria de saber se é normal, meu filho têm dez meses e desde o quinto mês que o crânio não evolue, dia 18/08/14 ele teve mais uma visita a pediatra e foi notado que o tamanho da cabeça permanece com 43cm desde o quinto mês.
    Estou muito preocupado! Por favor me ajudem,…!

    • Equipe Sabará disse:

      Welton, a pessoa mais indicada para sanar suas dúvidas é o doutor que o acompanha. Sem muitas informações não temos como diagnosticar. Caso não se sinta seguro com o atendimento prestado, procure uma segunda opinião. Abraços.

  • silvia disse:

    A cabeca de um bebe após sete meses tem de crescer todo mes? Ou isso pode variar de bebe para bebê?!!!

    • Equipe Sabará disse:

      Oi, Silvia. A cabeça do nenê cresce do nascimento até cerca de 1 ano, mensalmente. Depois disso, esse crescimento é muito mais lento​.

      Atenciosamente,
      Equipe Hospital Infantil Sabará

  • CLEBIA disse:

    Meu filho tem a testa proeminente bem como esse menino da foto ilustrativa, este da foto tem algum problema?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Clebia. A imagem do post é meramente ilustrativa, no entanto, recomendamos que procure um especialista se nota algo de diferente em seu pequeno. Abraços!

  • elisangela disse:

    meu filho fez raio x do cranio e da mão duas vezes no més estou com medo por favor me responda

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elisangela!
      Infelizmente sem mais detalhes sobre o caso não podemos diagnosticar. Recomendamos que busque uma segunda opinião médica, assim pode se sentir mais segura.
      Abraços!

  • CHRISTIANE FERREIRA SILVA disse:

    meu filho completa 02 meses dia 12/10 e ainda nao fica com a cabeça para cima apesar de virar para os lados. é normal?

  • Leila Teixeira Mariano disse:

    meu sobrinho foi ao neoro e esse pediu varios exames pois disse que o cranio do bebe nao esta fechando ele tem 4 meses ele desde que nasceu tem um lado da cabeça mais alto que o outro lado gostaria de saber se tem alguma doença com esses sintomas ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Leila, infelizmente não temos como diagnosticar o problema do pequeno sem ao menos uma consulta médica. Cada caso tem suas particularidades que devem ser levadas em conta nesse momento. Recomendamos que procure um especialista e tire suas dúvidas em uma consulta, assim terá as melhores recomendações. Abraços!

    • Aline disse:

      Oi estou quase infartando com o resultado do raio x da minha bebe de 3 meses vou leva- la no retorno com a neuropediatrica da qui 10 dias e ate lá sei que vou sofrer muito antecipadamente preciso muito de uma resposta calma sou muito nervosa e no laudo de raio x deu que fontanela dela esta fechadada do sistema coronal e sagital por favor me expliquem!!! estou com muito medo

      • Equipe Sabará disse:

        Olá Aline, boa noite!

        Compreendemos perfeitamente a sua situação. É por isso que nossa recomendação é que os pais procurem não ler os exames dos pequenos, este é o papel do médico, responsável por analisar o exame e conversar com você sobre a situação da criança. Mas é preciso que você mantenha a calma e que além de tudo consiga passar essa serenidade para a sua pequena. Sugerimos que você aguarde até a consulta com a neuropediatra, pois ela irá esclarecer todas as suas dúvidas.

        Att,

  • Kelly Alencar disse:

    Boa tarde, meu sobrinho está com 10 meses, é uma criança com plena saúde, porém minha irma levou como de costume, mensalmente ao pediatra dele, e ela mede a cabeça em todas as consultas, nas duas ultimas consultas ela marcou no grafico, que a cabeçinha dele está um pouquinho fora do grafico ( maior ), o que poderia ser ???

    Att

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kelly, boa tarde.

      É importante que você converse sobre o assunto com o médico do seu pequeno. Ele melhor do que ninguém poderá lhe orientar quanto a isso, pois já conhece a criança e seu histórico.

      Abraços

  • Tais disse:

    Boa noite hj levei meu filho ao pediatra e ela constatou q meu bebe d 9 meses tem a cabeça fora do gráfico ele esta cm 49 cm d perímetro cefálico mas é um menino super esperto pra idade dele mas estou muito nervosa pq esperar medico do SUS é padecer…..

  • wellington disse:

    boa noite!
    meu nome é o Wellington e desde que era adolescente parei de comer comida e a consumir pão acho que meu cranio não se desenvolveu pode me ajudar,e hoje tenho 22 anos é possível ainda com essa idade ter a possibilidade de crescimento.

  • Marta pereira florencio da silva disse:

    Olá meu sobrinho nasceu em 19/04/2015 e logo após os medicos deram o diagnostico de que ele tem (MICROCEFALIA).Tambem logo soubemos que tem cirurgia para isso… mas para nossa surpresa na primeira visita ao neurocirurgião ele falou que seria desnecessário a cirurgia, pois ele já nasceu com essa deficiência.E verdade? pois pesquisando muito sobre o assunto na internet e casos conhecidos nossos, vimos que a cirurgia é super importante para que a criança se desenvolva melhor e assim siga com seus tratamento.Por favor nos dê uma resposta sobre este caso…realmente existe algum tipo de craniostenose que ñ se faz cirurgia?. AGRADEÇO

  • jumária alves santos cabral disse:

    minha bebe tem 2 anos e seu perímetro mede 51cm é normal

  • shirlene moreira disse:

    Boa noite, minha filha com 4 meses de nasida hoje a visita ao pediatra na medida do crânio dela deu medida de 39,5cm de cabeça, queria saber se está normal? Pois a medica passou uma ultrasson da cabeça chamada US transfontanela. Queria ouvir uma segunda opinião.
    Obrigada aguardo uma resposta

  • Renata Mendes disse:

    Olá. Meu filho. Tem completa 5 anos agora em Julho. E no topo da cabeça dele tem uma parte mole… é possível que o crânio ainda esteja aberto? Isso pode ser associado à alguma doença? Ele é cardiopata e tem o palato mole curto. Obrigada.

  • Natália disse:

    Minha filha tem 9 meses e nasceu com 3kg 490 e 51 centímetros e o pirômetro cefálico esta 48 ta muito anormal eu to muitooo preocupa com a minha filha

  • wellington disse:

    boa tarde meu nome é o Wellington,tenho 22 anos
    o meu assunto é o “Desenvolvimento” vou ser breve

    aos 13 parei de comer comida “arroz e feijão” aos 17 minha cabeça erá grande voltei a comer comida mais bem pouco ,parei de pegar sol e parei de comer comida de novo fiquei muito pálido com raciocínio muito lento difícil de entender leitura,comecei a comer comida aos 20 e pegar sol fiquei moreninho um pouco comecei a comer comida bastante
    e hoje estou sentindo dores na cabeça fortes estou tonto e não consigo presta atenção nas aulas da faculdade,e acho que minha cabeça não é proporcional ao corpo—- minha cabeça cresceu um pouco depois que comecei a comer comida não sei se ela vai crescer
    tenho 1,71 e a cabeça mede 55 de circunferência
    já marquei o neurologista mais esse é o médico indicado? agradeço atenção.

  • ingrid bernardo disse:

    Olá. .estou gravida de 34 semanas e fiz uma ultrason da minha bebe e ela esta com a medida cefalica de 32,0 cm sendo q o certo seria 28,0 ou 30,0 cm….eu devo me preocupar isso? No laudo da ultrason eles nao colocaram q isso fosse um problema pq eles realmente acham q isso esta normal….

  • loana avelina disse:

    meu filho tem 7 meses e a cabeca dele mede 48 cm e estra super crescida dos lados e achatada atras pelo qe parece e essa doenca gostaria de saber se representa algum risco pra ele?e a cirurgia?

  • Cintia Maira C. Silva disse:

    Ola estou muito preocupada e gostaria d saber se alguem poreria me ajudar a minha pequena nasceu no dia 2 de abril ira fazer dois meses agora dia 2 d junho e dois medicos ja me alertaram sobre a molerinha dela estar fechando muito rápido mas o pediatra dela disse ser normal. Não sei o q fazer eu acho q ficaria mais tranquila se ele me falasse se ha algum risco ou pedisse alguns exames pra verificar se esta tudo bem mesmo o q devo fazer devo acreditar nele ou devo procurar um neurologista para examina la ?

  • saranda santarele de araujo pires serpa disse:

    Boa Tarde.
    Meu filho esta com 1 ano e 5 meses, fez tomografia e as suturas ja estão todas fechadas e a cabeça dele ficou alta na parte frontal. O neurocirurgiao disse que ele tem cranioestenose e deve ser feita uma cirurgia na caixa craniana, mas não foi marcada a data da cirurgia. Gostaria de saber se é caso de urgência e se vocês recebem pessoas de outros estados, pois uma outra medica me deu um TFD. Estou muito preocupada me ajudem com algum esclarecimento.

  • saranda santarele de araujo pires serpa disse:

    Para criança que foi diagnosticada com braquicefalia é necessário uma cirurgia?

  • Débora disse:

    Bom Dia! quando se existe a possibilidade de craniosinostose em bebê ainda no útero, quais os exames que podem confirmar este diagnóstico e as possibilidades terapêuticas ainda intrauterina? Gestação em curso na 25ª semana.

    • Sabará Hospital Infantil disse:

      Olá, Débora! Pode ser feito o diagnóstico por meio de ultrassom ou ressonância magnética fetal. Não há procedimento para correção intraútero nesse caso até o presente momento.
      Idade ideal para correção 6 meses.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.