PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Creme de chocolate com avelãs 2.0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Creme de chocolate com avelãs 2.0

Creme de chocolate com avelãs 2.0

06/05/2013
  2264   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Eu tardo, mas não falho na hora do pedido de receita

nutella-2

Tempos atrás, contei pra vocês como a ideia dessa coluna nasceu e perguntei se tinha algum tipo de receita que gostariam que eu postasse por essas bandas.

Desde aquele dia, estou devendo uma receita de Nutella. Ou melhor dizendo: creme de avelãs com chocolate, ou gianduia, se preferirem. O termo técnico pouco importa se souberem que eu me refiro a uma das coisas mais maravilhosas já criadas pela humanidade. E é exatamente por isso que demorou tanto tempo pra sair este post.

Eu já havia feito nutella caseira uma vez e, pra falar a verdade, o saldo foi negativo. Além de ter quebrado meu mixer no meio do caminho, o resultado em si foi decepcionante: granulado, doce demais, gorduroso demais, com um retrogosto de baunilha artificial de chocolate branco, além da pasta formar uma poça de óleo em cima e ressecar em baixo depois de um tempo. Enfim, custo-benefício baixíssimo, já que tudo saiu bem mais alto que um pote de Nutella e sequer tive o benefício de algo mais gostoso que o industrializado. Às vezes acontece, nem tudo é melhor feito em casa. A vida segue, nunca mais considerei fazer novamente… até o pedido da Valéria.

Bom, lá fui eu fazer uma pesquisa intensa de diferentes receitas de creme de chocolate com avelã (da primeira vez quem tinha trazido um mix de receitas foi uma amiga minha, que foi a real mandante do crime), e constatei que todas eram variações sobre o mesmo tema da que tinha reproduzido. Não, não era bom o bastante. Resolvi então pensar separadamente nos problemas da minha primeira experiência e cheguei numa versão original.

O resultado foi um creme próprio para amantes de cacau, com sabor forte e maduro, pouco doce e com pedacinhos de avelã (em casa é impossível deixar tão fininho quanto o industrializado), cremoso e sem óleo saindo pelos cantos. O melhor de tudo é que, além de ter de fato ficado infinitamente melhor que a Nutella, dessa vez, não vai laticínio! Ou seja: todos os alérgicos e intolerantes a laticínios (ou veganos) podem comer dessa maravilha sem medo algum!

Se seus filhos não são muito fãs de chocolate amargo, talvez seja melhor fazer com chocolate em pó, que é mais suave. Seja como for, ficará uma delícia! É só usar ingredientes bons.

Creme de Avelãs com Chocolate
Rende aproximadamente 2 potes de 200 ml

Ingredientes:

nutella-3
– 100g de avelãs;
– 50g de manteiga de cacau para fins alimentícios (facilmente encontrado em lojas especializadas em confeitaria, mas, se não encontrar, uma substituição aceitável seria por óleo de coco);
– 30g óleo de avelã (se não encontrar, pode substituir por óleo vegetal neutro como o de canola ou milho);
– 100g de cacau não alcalinizado (se não encontrar, prefira chocolate em pó de boa qualidade ao invés de cacau alcalinizado);
– 125g de açúcar de confeiteiro.

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque as avelãs em uma assadeira e torre-as por cerca de 10 minutos. Cuidado para não queimar! Quando começarem a exalar seu aroma pela cozinha, tire do forno e as envolva num pano de prato. Esfregue suas mãos sobre o pano, fazendo com que rolem. Isso fará com que boa parte da casca se solte.

Derreta a manteiga de cacau no micro-ondas.

Tire as avelãs de dentro do pano e, se der, remova o que sobrou da casca com os dedos. Não vai ficar perfeito, mas tudo bem, isso só vai deixar um sabor mais intenso. Se preferir, pode comprar avelãs já descascadas.

Coloque as avelãs em um processador de alimentos e pulse um pouco para quebrar as nozes. Depois, deixe ligado em potência alta até que tudo vire uma pasta espessa. Adicione o óleo de avelãs e processe mais um pouco até que fique mais fluído.

Pare o processador e raspe dos lados. Coloque de uma vez o cacau, o açúcar e a manteiga de cacau derretida. Ligue e processe tudo em alta velocidade até que esteja uma pasta bem homogênea.

Nesse momento, seu creme de cacau com avelãs vai parecer muito fluída.É normal! Coloque nos potes e deixe descansar por cerca de 8 horas. Com o tempo de descanso, a manteiga de cacau terá tempo de cristalizar e ficará firminha e cremosa, acredite!

Pronto, agora você tem sua própria Nutella. Só que muito melhor!

Valéria, obrigada por me fazer repensar sobre ginaduia caseira. Sei que alguns amigos meus com restrições alimentares também apreciaram o desafio.

E se você não sabia que podia me fazer pedidos ou só agora pensou em alguma coisa, nunca é tarde demais. Pode escrever um comentário com sua sugestão de receita, mesmo que demore como esse aqui, uma hora chega.

assinatura-beatriz

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.