PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Crescimento: médico explica as dores causadas por essa fase
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Crescimento: médico explica as dores causadas por essa fase

Crescimento: médico explica as dores causadas por essa fase

01/04/2011
  5512   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Crianças que se queixam de dores nas pernas no período da noite, podem estar com dores de crescimento, que surgem sem sinais de vermelhidão ou inchaço. O crescimento pode ser dolorido emocionalmente. A síndrome de Peter Pan, ainda não cientificamente comprovada, já é bem conhecida. Porém os médicos tentam explicar a dor de crescimento.

Para o ortopedista pediátrico Wilson Lino Jr., do Hospital Infantil Sabará, o nome correto seria dor dos membros, isso porque não podemos afirmar que o desenvolvimento de ossos e músculos seja dolorido. Esse problema afeta crianças entre 3 e 12 anos. Caracterizada por dores na perna, joelho, coxas e panturrilhas, normalmente no período da noite ou de madrugada. O pediatra lembra que por não vir acompanhada de vermelhidão ou inchaço, costuma preocupar os pais.

A falta de vitamina D, o desequilíbrio entre o desenvolvimento dos ossos, fadiga muscular, músculos e tendões planos, o que é comum na infância, pois não nascemos com os arcos plantares definidos: essas são algumas hipóteses para explicar essas dores do crescimento, porém ainda não sabemos a verdadeira causa“, explica o especialista.

Mesmo não possuindo estatísticas, essa dor é muito comum. Os pais podem até interpretar isso como mania das crianças que não querem dormir, mas essa sensação de dor é real. Nesse caso o repouso absoluto não é a melhor opção, o correto é praticar exercícios físicos, com orientação e com moderação, para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Lauriléia Barbosa Miranda disse:

    Olá!minha filha tem apenas 3 aninhos,e quase todas as madrugadas,sofre com muitas dores nas pernas,só melhora depois q faço massagem com um gel de arnica e menta,e esquento um pano no ferro de passar roupas e enrolo as pernas dela aí sim ela consegue dormir,mas aconteceu de acordar várias vezes na madrugada chorando muito,depois de ter feito todo esse procedimento q acabei de falar, o que significa essa dores?tenho q procurar um médico,qual o especialista que devo procurar?aguardo sua ajuda!Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      As dores em membros são queixas que podem ocorrer em crianças, principalmente em épocas de estirão de crescimento. Entretanto, para chegar a este diagnóstico, é necessária uma avaliação médica, para descartar outras possibilidades. Existe um leque de causas que justificam as dores nas pernas. Pelo relato, as dores são incômodas e interferem até na qualidade do sono da criança. Portanto, sugerimos uma avaliação médica, inicialmente com o pediatra da criança para um exame físico cuidadoso e exames complementares. Se necessário, complementar com uma avaliação ortopédica.

    • Lening disse:

      Lauriléia,

      Com meu filho também era dessa forma, vários médicos disseram que era a tal da dor do crescimento, ele chorava quase todas as noites com dor, desde que tinha 1 ano, até que uma boa alma(Pediatra) após 3 anos, pediu alguns exames e o encaminhou para o Sarah, lá na primeira consulta foi diagnosticado frouxidão ligamentar, ele agora faz natação para fortalecer a musculatura e já está bem melhor, não há muito o que fazer, enfim, não estou dizendo que é esse o problema da sua filha, como a equipe sabará orientou você deve procurar o pediatra, mas conversa com ele(a) sobre isso, quem sabe…Melhoras para a pequena.

  • Isabel critina oto meira disse:

    Minha filha de nove anos tem dores na panturrilha direita isso esta me preocupando muito
    pois não é dor noturna , são frequentes e ela anda mancando.

    • Equipe Sabará disse:

      Dor em membros é uma das queixas mais comuns da infância e merece ser investigada, principalmente se ela for recorrente e no mesmo local. No caso de sua filha, imagimanamos que com 9 anos ela esteja entrando na puberdade e está crescendo bastante, mudando toda a dinâmica do corpo. Dor em panturrilhas pode estar relacionada a algum problema ortopédico ou postural. Aconselhamos a procurar seu pediatra para um exame físico ou ir à algum centro de ortopedia infantil.
      Atenciosamente,
      Equipe do Hospital Infatil Sabará

  • virginia disse:

    Achei muito interessante, pois não acreditava que isso pudesse acontecer, acreditava q/ era só um chilique . Agora q/ já sei e é importante saber p/ sabermos direcionar o caminho a seguir e não fazermos comentário desenformados.

  • nayara disse:

    minha filha tem 11 anos ja esta medindo 1,66
    ja faz dois dias que esta reclamando de muita dores nas pernas
    fico desesperada !

  • fabiane disse:

    Minha filha tem 2 anos e oito meses ,ela se queixa de dor nos pés a noite mesmo dormindo fica irritada e torce os pezinhos é como se os pés dela estivesse com febre,eles ficam muito quentes coloco paninho úmido faco massagem mas não resolve depois de dar algum analgésico ela consegue dormir.Mas é só a noite ja faz 4 dias o pediatra diz que é normal .O que fazer quem devo procurar ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fabiane. Isto que você relata parece ser o que popularmente se chama de dor de crescimento, embora não tenha relação com crescimento. Estes sintomas precisam ser verificados em relação à frequência, a demora de persistência, o membro que é afetado, entre outros fatores, para que o pediatra possa analisar ou encaminhar para um ortopedista pediátrico.

      Abraços da Equipe Hospital Infantil Sabará

  • euzilene paulo rocha disse:

    Meu filho vai fazer 06 aninhos dia 29/12/2011 , estou preocupada com ele pois ele está com 1,30cm de altura e 38 quilos. Não acho normal essa altura e peso pois não sou tão alta e nem meu marido. Porem ele nunca reclamou de dor.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Euzilene. Dores do crescimento não tem relação com crescimento, mas é um nome leigo para dor em membros inferiores em crianças. Para a idade que tem seu filho é alto, mas o peso certamente está muito acima. Procure seu pediatra para fazer avaliação de um sobrepeso ou obesidade.

      Abraços,

      Equipe Hospital Infantil Sabará.

  • Claudia disse:

    Meu filho esteve 2 dias com febre entre 37,5 e 38,2 pois estava com sinusite muito forte.Deixei ele brincar de futebol dentro de casa com bola de pano e ele acordou com dor na panturrilha,principalmente a direita, agora desenvolveu uma loucura por doce anormal que antes não tinha,devo relacioná-la?Em julho de 2011 fiz uma bateria de exames bem completos, pois ele iria operar a adenóide e deram normais e faço periodicamente exames rotineiros. O que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Claudia, não consigo ver relações entre sinusite, futebol, dor na panturrilha e loucura por doces. Você não menciona a idade, mas por algumas dicas que você dá , acredito que seu filho tenha mais do que 4 ou 5 anos, portanto o melhor que você tem a fazer, é uma consulta de rotina com um pediatra. Exames laboratoriais rotineiros acrescentam muito pouco, já que mostram somente aquele momento, portanto a consulta rotineira com o pediatra é o mais importante já que verá a criança de uma forma total. Obrigado. =]

  • Claudia disse:

    Meu filho tem 6 anos e esteve 2 dias com febre entre 37,5 e 38,2 pois estava com sinusite muito forte.Deixei ele brincar de futebol dentro de casa com bola de pano e ele acordou com dor na panturrilha,principalmente a direita, agora desenvolveu uma loucura por doce anormal que antes não tinha,devo relacioná-la?Em julho de 2011 fiz uma bateria de exames bem completos, pois ele iria operar a adenóide e deram normais e faço periodicamente exames rotineiros. O que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Claudia, não consigo relacionar a sinusite, o uso de antibiótico com a dor na perna, o mais provável foi pelo esforço físico. Em relação aos doces também não tem relação, mas pode ser devido a ansiedade da cirurgia. Tenha calma e deixe as coisas acontecerem normalmente. Obrigado. =]

  • Jarleisson Ribeiro disse:

    Olá bom dia,

    meu bebê de 1 ano e 4 meses esta com muita dor na perna direita, não tem sinais de vermilhidão nem inchasso, seriam sinais da sindrome do peter pan???

    • Equipe Sabará disse:

      Jarleison, me parece estar havendo algum engano. SÍndrome do Peter Pan é usado como um termo para aquelas pesoas que não querem crescer, assumir responsabilidades e não é uma síndrome ou uma doença propriamente dita. Agora, voltando ao seu filho, ele deve ter alguma coisa nesta perna que dói, aconselho a levar num médico sem perda de tempo, esta dor não é normal, sobretudo nesta idade. Obrigado.

  • ana lucia disse:

    ola minha filha tem 1 ano e 8 meses e faz um tempinho ja que ela vem chorando na madrugada se queixando de dor nas pernas ela chora uns 10 minutos ja levei ao medico e ele falou que normal oque devo fazer

  • GRAZIELLE disse:

    tenho 26 anos e ainda sinto esta doristo me preocupa muito e normal??

    • Equipe Sabará disse:

      Grazielle, você deve procura um clínico geral, pois não deve ser dor de cresciimento. Existe muitas causas para dores em membros. Obrigado.

  • viviane stochi disse:

    PELO AMOR DE DEUS,MEUS FILHO DE 13 ESTÁ SOFRENDO MUITO COM ESSAS DORES,ATÉ NO MAXILAR,A PEDIATRA DELE ENCAMINHO-OU PARA A DENTISTA,HOJE COMO EM OUTRAS NOITES(MADRUGADAS) ESTÁ CHORANDO DE DOR,JA DEI PARACETAMOL,E NÃO PASSA,FICO DE MÃOS ATADAS,FICANDO LOUCA,POIS ESTA NOITE ESTOU COM UMA CRISE DE VESÍCULA,E OS MEUS REMÉDIOS TAMBÉM NÃO ME AJUDAM,ESTOU AGUARDANDO CIRURGIA. ME AJUDEM,COM MEU FILHO….GRATA

    • Equipe Sabará disse:

      Viviane, pelo que posso entender el terá que fazer uma cirurgia por um problema no maxilar, correto? De qualquer forma se as dores são tão intensas, deve procurar o cirurgião ou o pediatra para dar um analgésico mais forte que paracetamol.

  • Elisângela Batista disse:

    oi, tenho um filho de 7 anos e ele sempre reclama de dores nas pernas eu me preocupo porque eu tenho má formação nos meu dois joelhos e gostaria de saber se ele pode herdar esses mesmos problemas que eu tenho.obrigado!

  • Andrea disse:

    Meu filho reclama de dores no joelho durante a noite e não mais durante a madrugada como antes, ele fez 4 anos. Será dor de crescimento?? fico muito preocupada!!!

    • Equipe Sabará disse:

      Andrea, a dor do crescimento normalmente não é nas articulações. Se a dor for no joelho, o mais provável é que seja uma artrite. Você deve procurar um pediatra ou um ortopedista para avaliar esta dor. Obrigado.

  • claudia disse:

    minha filha tem 5 anos e se queixa de dor nas pernas principalmente a noite,minha familia tem diabete sera que é isso me ajude estou assustada.

    • Equipe Sabará disse:

      Cláudia, veja nosso post sobre dor de crescimento. De qualquer maneira veja alguns dos sintomas que você deverá observar:
      – se sua filha claudica ou manca quando está com dor
      – se é sempre a mesma perna, ou se varia ou se são as duas
      – veja se há relação com a dor e atividade física.
      De qualquer maneira, o melhor é levá-la ao seu pediatra e fazer uma boa avaliação. Muito obrigado.

  • Monica barbosa de oliveira disse:

    Minha filha tem 11 anos.e sempre reclamou de dores nas pernas ja a anos, (nunca me preocupei.por ser d. Do cresc.)assim falavam os medico.ultimamente essa dor esta muito mais forte, desesperadora.so alivia qdo amarro um pano e aperto forte

    • Equipe Sabará disse:

      Mônica, uma dor assim forte, não deve ser “dor de crescimento” e o melhor a fazer é levá-la a uma consulta com o pediatra ou com um ortopedista infantil, pois além do exame físico, pode precisar fazer exames laboratoriais e ou de imagem. Obrigado. =]

  • eu tenho 12 anos vivo tendo dores nas pernas no juelios minha mae fica muitooo preucupada mais passei no medico e ele me disse que estou na faze de criança para adolescente e vou sentir essas dores por 1 a 3 anos sinto q meu juelho vai estralar minha perna tambem mais é q meus nervos estao crescendo é por isso no começo fiquei com muitoo muitooo medo mais agora sei pq tenho essa dores

  • erika disse:

    Boa Noite,
    meu filho tem 05 anos e reclama muito de dores forte no pé isso sempre acontece de madrugada, ele chora muito chega a ficar tremulo…levei no orto ele disse nao haver tratamento pois deve sser dor do crescimento….o q fazer?? algum tipo de alimentação pode ajudar;?/sera alguma falta de vitamina??me ajudem pois estou muito muito aflita..

    • Equipe Sabará disse:

      Erika, em geral dor de crescimento se dá mais a noite mas nos ossos longos da perna, não nos pés, geralmente não tem relação com atividade física e melhora só com massagem ou calor, sem necessidade de analgésico. Se esta dor se repete, eu aconselharia fazer uma nova avaliação, observando as características para informar ao ortopedista. Obrigado. =]

  • Machiko Hayashi disse:

    Olá, desde já agradeço por esta oportunidade. Meu filho de 6 anos gosta muito de futebol, o que me deixa preocupada é um ser tão pequenino, chutando de forma tão agressiva uma bola de adulto. Outro dia ele lesionou o joelho direito, sendo que ele é canhoto., isto é possível? Levei o ao PS, disseram que ele está com água no joelho, e imobilizaram. Isto é normal? é frequênte? Será que isto quer dizer que ele terá problemas se ele persistir em jogar? Obrigada.

  • honnie cristian. disse:

    Sou pre- adolecente tenho 12 anos, a seis meses estou sentindo muitas dores nos joelhos principalmente na hora de ir para escola as 7hs da manha e quando esta mais frio as dores é qdo estou caminhado ao ir para escola. as dores é nas juntas onde movimento os joelhos treino futibol 3 vezes por semana e faço ed. fisica na escola 2 vezes, vou andando para escola faço uma caminhada de 10 min. é uma reta plaina. o que pode ser.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Honnie, é muito legal ver um adolescente preocupado com sua saúde, parabéns! Pode ser várias coisas, desde uma lesão de ligamentos do joelho já que você joga futebol, ou uma artrite pelo que você revela em relação ao frio. Peça a sua mãe para levá-lo ao pediatra para fazer um exame completo no seu joelho.

  • carla disse:

    olá
    minha filha tem 2 anos e 5 meses e estava reclamando que a perninha estava doendo e hoje ela estava sentada na cama riscando e ao pisar no chão começou a mancar. estou apavorada.

  • Rodolfo disse:

    Boa noite!

    Minha filha de 2 anos e 3 meses esta mancando da perna esquerda. O engraçado é que ela não apresenta sinal de dor. Fiz vários testes mechendo a sua perninha e ela não reclama de dor. Tempos atrás ela teve uma crise similar e ao ir ao pronto socorro infantil foi diagnosticado uma sinuvite, neste período ela apresentava quadro de gripe e os médicos associaram a este fator .
    O que ela pode esta tendo? Pode esta relacionada a esta dor do cescimento ?

    Obrigado!

    • Equipe Sabará disse:

      Rodolfo, sinovite transitória é um quadro comum em criança e pode se repetir. Não é comum uma criança claudicar por muito tempo, acho que o mais prudente é procurar um pediatra ou um ortopedista pediátrico para avaliação. Obrigado.

  • Diane disse:

    Boa tarde, meu filho tem 5 anos e hj começou a reclamar com dores nas pernas no inicio da noite, foi dormir e acordou durante a noite com mais dores, já olhei não tem nada aparente será que são dores do crescimento?

  • lucineia de souza disse:

    Por favor me ajudem. Meu filho tem 3 anos e desde ontem ele anda mancando, achamos de início que a perna adormeceu pois ele ficou rindo da 1 vez, depois continuou mancado meu esposo fez massagem e no outro dia ele foi para a creche, depois de 3 hrs a coordenadora ligou pediu para buscarmos pois ele estava mancando, olhamos ele não reclama de dores aguacha, pula, corre mas sempre mancando o q vcs acham vou levá-lo amanhã no hospital, mas estou muito preocupada. Obs. Quando ele nasceu teve que usar 2 fraldas durante 6 meses depois da primeira consulta, manobra de hortolani, me ajudem por favor. Grata Lucineia

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lucineia, encaminhamos sua dúvida ao nosso corpo clí­nico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Lucineia, não deve ter relação com a displasia de quadril, nem deve ser dor de crescimento. Mas acredito que deve procurar um pediatra ou um ortopediatra pois deve ter um problema, que pode ser trauma, sinovite transitória, etc.

  • leila disse:

    olá?minha filha tem 3 anos e 6 meses sente dores nas pernas e nas juntas mas só de madrugada e suas pernas e pés ficam quentes quando essa dor aparece mas não é sempre é de vez enquando que aparece essa dor vc poderia me ajudar??obrigada

  • Lutiene disse:

    Olá,
    O meu filho está com 2 anos e 11 meses e tratou refluxo desde 15 dias de nascido. Faz um mês que ele não faz mais uso do label e não apresenta sintomas de refluxo. Sintomas esses que eram agravados quando ele tinha gases durante a madrugada.
    Já aconteceu muito dele acordar na madrugada com com dores abdominais e depois de fazer massagem e dar simeticona ou bromoprida (ou até os dois) as dores passarem e ele voltar a dormir. Porém, eu percebi que ultimamente ele tem acordado mais (pelo menos uma ou duas vezes na semana) com dores (creio que seja gases) e passou a reclamar de dor no pé (principalmente o direito, dependendo da intensidade o esquerdo também). Enquanto eu faço massagem no pé ele para de reclamar deste, porém ainda chorando de dor, e quando eu paro ele torna a reclamar do pé. E com isso eu tenho a sensação que se trata de formigamento. Mas isso só termina após a medicação. E já aconteceu de parar apenas após a novalgina.
    Por se tratar de uma dor no pé e não na perna, deve-se descartar dor de crescimento? Eu devo dar importância a isso e procurar o pediatra?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lutiene, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Lutiene, você deve procurar seu pediatra e contar tudo isto. Ele deve saber os antecedentes dele, pois estava acompanhando o refluxo. Pode ser só uma dor de crescimento como se chama popularmente, mas o mais seguro é fazer uma avaliação pediátrica para ver se há necesidade exames. Abraços! 🙂

  • Valéria Vasconcellos disse:

    Bom dia! Meu filho tem 1 ano e 3 meses e já anda desde 1 ano e 1 mês, sempre se apoiando em alguma coisa ou segurando a mão de alguém. Hoje ele começou a mancar, com o joelho direito falhando. Pode ser alguma coisa grave? Ele não teve nenhum tipo de febre, rinite ou infecção. Devo ficar preocupada? preciso levá-lo a um especialista, ou esperar mais um pouco? Obrigada.

  • Malu disse:

    Ola tenho 18 anos e sinto uma sensaçao de frio na perna direita .. É horrível e só acontece a noite! Mas é raramente .. E se eu ficar parada melhora! O que será ?

  • Andrea disse:

    Olá!
    Tenho 23 anos e quando criança sentia intensas dores nas panturrilhas, sempre a noite, não todos os dias. Algumas vezes mal conseguia permanecer em pé. Massagens e imersões em água quente aliviavam as dores momentaneamente e em questão de minutos a dor voltava. Todos os médicos diziam que era dor de crescimento, porém as dores continuam até hoje, com uma freqüência muito menor, mas sempre que dói bate uma preocupação. Já consultei um outro médico e o mesmo disse que poderia ser problemas musculares que seriam resolvidos com exercícios físicos, porém eu já praticava…
    Cheguei a ler na internet que uma criança com essas dores poderia ter hipermobilidade… Poderia ser o meu caso?
    Aguardo uma opinião…
    Obrigada desde já!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Andrea, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Andrea, dor de crescimento geralmente não é como você descreve neste texto, e não continua na idade adulta. Nossa recomendação é de procurar um fisiatra, para fazer avaliação e orientação. Abraços! 🙂

  • marcilene disse:

    meu sobrinho tem 7 anos ,ele esta reclamando de dor na perna já uns 3 meses,sua mãe quando mais nova tinha sérias caimbras na perna . Pergunto pode ser dor de crescimento ou herdada da mãe, a dor de crescimento só á noite ou pode ter dores também durante o dia ? O que devo observar para saber se pode ser dor de crescimento ?

  • fany disse:

    Boa noite , minha filha tem 15 anos e anda sentido dores na perna a noite , começa a doer a hora que deita para dormir e se ela deita a tarde não dói !!! O que devo fazer ??? obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fany, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Fany, não deve ser dor de crescimento. Você precisa ver se há relação entre a dor e atividade física, se fez exercício, caminhou, etc. Mas de qualquer forma, dores nas pernas nesta idade precisam de uma avaliação médica. Abraços! 🙂

  • angela disse:

    EQUIPE SABARÁ GOSTARIA DE SABER UMA CRIANÇA C 3 ANOS TEM PÉ CHATO E SEM CURVA. É NECESSARIO USAR BOTA ORTOPEDICA PARA CORRIGIR?
    MÃE, AGRADEÇO E AGUARDO REPOSTA.

  • ALCIONE disse:

    OLA ,
    MEU FILHO TEM ESSA DOR DESDE UM ANINHO,JA ESTA COM 4 ANINHOS,ISSO E NORMAL?

  • Andrea disse:

    Meu neto tem 1 ano e 9 meses e há 3 noites acorda chorando muito, sinalizando que está com dor no pé. Pode ser dor de crescimento nesta idade?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Andrea. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe daremos um retorno. Abraços!

    • Equipe Sabará disse:

      Andrea, nesta idade geralmente as crianças não indicam a dor. Em todo caso seria melhor levá lo ao pediatra para avaliação e orientação para exames se for necessário. Abraços! 🙂

  • joselaine magalhes disse:

    meu filho tem oito anos e anda se queixandomuito de dores napantyurrilha esquerd estou muito preocupada pq ontem ele chorou muito tive q da uma dose de alivium p ele dormir isso pode ser crescimento ou algo mais grave?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Joselaine. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e, em breve, lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Joselaine. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe encaminharemos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Não deve ser dor de crescimento. Você precisa ver se há relação entre a dor e atividade física, se fez exercício, caminhou, etc. Mas de qualquer forma, dores nas pernas nesta idade precisa de uma avaliação médica. Abraços! 🙂

  • TATIANA MOTTA disse:

    oi td bem?minha filha vai fazer 9 anos no fim deste mês,ela tem 1,49 alt e pesa 49 kilos e tem reclamado constantemente de dores na perna esquerda abaixo do joelho.Será que essa dor é por causa do crescimento?já que eu e meu marido somos de estatura mediana por favor me ajudem estou muito preocupada. obrigada.

  • Francine disse:

    Olá, por favor, gostaria de saber se é normal a dor que minha filha de 11 anos vem sentindo ultimamente, que são dores na canela e na coxa, dói tanto, que as vezes tenho que dar dipirona, depois a dor passa…..Normalmente essas dores é a tardezinha e anoite. Pode ser a dor do crescimento? Pois sempre pergunto se ela não bateu ou caiu, e ela sempre diz que não, e aparentemente não tem nada, nem vermelhidão.
    Obrigada desde já.
    Abraços!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Francine. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e, em breve, lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Francine. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Francine. Pelo seu relato a dor da sua filha parece estar inferindo na qualidade de vida dela. No entanto, o diagnóstico de dor do crescimento deve ser dado com o acompanhamento do quadro pelo pediatra da criança e, caso necessário, do ortopedista. Procure visitá-los. Abraços! 🙂

  • marcilene disse:

    Meu sobrinho fez raio x e diagnosticaram que não era dor de crescimento e sim uma doença em que o osso da bacia que liga com o femur não está desenvolvendo está esfarinhando e que deverá ser operado, o que vocês podem me falar disso ?

  • lea disse:

    ola, minha filha tem 1 e 8 meses e de uns dias pra ca ela vem sentido dores nas costa, sempre quando eu pego ela no colo ela chora, ja levei ela no pediatra ele disse que pode ser escoliose e mandou eu dar ALIVIUN por 3 dias, so que gostaria de saber se isso e normal,devo me preocupar , se eu fazer um raio x nela, e indicado: obrigado

  • Alexandre disse:

    Meu filho tem 3 anos de idade e desde ontem no final da tarde, meu filho começou a mancar na perna esquerda e até hoje ele ainda continua a mancar, ele em nenhum momento não bateu a perna.Ele queixa de dor no joelho e não consegue apoiar muito nessa perna.
    Fico aqui preocupado com essa situação, o que será que pode ser?

  • ana lucia antonia disse:

    BOA TARDE MINHA FILHA TEM 8 ANOS E RECLAM DE DORES NAS PERNAS NAO E COM MUITA FREQUECIA MAS FICO PREOCUPADA PORQUE ELA CHEGA A CHORARA DE DOR GERALMENTE E A NOITE.

  • doraci disse:

    tenho 73 anos fis cirugia no joelho menisco no grau 3 durante o dia passo bem mais todas as madrugadas doi tanto fiz bastante fisioterapia o que posso fazer pra aliviar esta dor

  • WALESCA disse:

    OLA! AJUDE-ME PELO AMOR DE DEUS !! , ESTOU PREOCUPADA MEU FILHO TEM 3 ANOS E 9 MESES , E CONSTATEMENTE VEM RECLAMANDO DE DOR NO PÉ , MAS SÓ ACONTECE COM UM PÉ DE CADA VEZ . ANTES DISSO ELE AS VEZES APARECI COM MANCHINHA MEIO ROXA DO TAMANHO DE UM FEIJÃO OU NO BRAÇO OU NA PERNA . FIZ EXAME DE PLAQUETAS DEU NORMAL . SÓ UMA PEQUENA DIFERENCIA NO RDW QUE NAO SEI O QUE É . OBRIGADO AGUARDO

  • gabriele disse:

    meu filho tem 7anos e começou a andar com o pé torto pra dentro já bati raiox e ñ deu nada mais a cada dia piora oque pode ser.

  • Fabiane alves disse:

    ola tenho um filhinho de 4 anos e meio tem um mes que ele reclama de dor nas pernas na região da panturilha não tem vermelhidão mais doi todos os dias apos as 18 e quando ele acorda so reclama quando esta acordado nunca acordou de madrugada reclamando ja o peguei andando mancando levei ao medico ele falou que era dor do crescimento e me mandou da adtiu para ele durante 3 meses e observar mais estou com medooo vcs pode me dizer se preciso procurar outro medico muitas vezes ele reclama e se ajuelha no chão dou muita massagem ai alivia
    obrigado espero resposta de vcs.

  • hildete mulato disse:

    olá gostaria que me ajudassem por favor.meu filho tem 10 anos e está com três dias sentindo dores nas juntas do tornozelo.e não sente só á noite,o dia também sente.e ele esta acima do peso com 58 kg.por favor o que pode ser?o que devo fazer?

  • Danielle Tomaz Ferreira disse:

    Olá meu filho tem 4 anos, mas desde quando estava com 2 anos e meio, ele sofre com uma dor no tornozelo direito, às vezes incha, outras não, geralmente essas dores ocorrem ao amanhecer ou fim de tarde, faço massagens e dou anti -inflamatórios receitados pelos médicos, já fiz raio-x e exames de sangue mas até hoje não consegui descobrir o que é, tenho medo de algo mais grave, me ajudem por favor.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Danielle. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e, em breve, lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daniele. Realmente o que você descreve não parece ser normal. Existem muitas causas de dores em membros, e muitas vezes, ao examinar, o pediatra não encontra nada. Talvez uma consulta com um ortopedista infantil ou reumatologista possa ajudar. Abraços! 🙂

  • angela maria nascimento araujo disse:

    ola,tenho um filho de 7 anos ,e ele esta queixando dor nas pernas mais proximo do joelho,sempre a tarde ou noite e com pico febril nestes mesmo horario,gostaria de uma orientaçao,para saber o que ocorre com ele ,desde de ja lhes agradeço.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Angela. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Angela, a dor do crescimento ocorre comumente nas crianças em idade de estirão, mas se a febre está aparecendo você deve procurar o pediatra dele e buscar saber a causa. Abraços!

  • Romilda disse:

    Boa Noite,
    Esses dias minha filha de 1 ano e 4 meses começou a reclamar de dor joelho direito… ela poe a mãozinha em cima e diz.. AI! e chama pra pegar no colo, as vezes chora… ai pego ela um pouco e depois coloco ela de volta pro chão… dou uns dois passos pra tras e chamo ela… ele vem, meio que mancando um pouco… e depois passa… e volta a correr… semana passa foram duas vezes em dias alternados e hj de novo, só que do lado esquerdo… Não lembro dela ter caido… perguntei ao meu marido, ele disse q tbm nao lembra… pois pensei que poderia ter sido alguma queda…

    O que será que pode ser? estou preocupada! ela tem pediatra na prox segunda (15/10), espero a consulta e converso com a pediatra sobre esses episódios ou a levo no pronto socorro (ortopedia)?

    Obrigada!

  • Lorena disse:

    Olá bom dia,
    Tenho 3 filhos e a Ana Victória(6)e o Samuel Henrique(4) sente muita dor nas pernas e isso me preocupa pois eles gritam de dor e as vezes preciso dar remédio para dor o que eu preciso fazer.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lorena. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe enviaremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lorena. A dor do crescimento é um diagnóstico que deve ser dado depois da avaliação do pediatra. Aconselhamos você levar seus filhos para uma visita e orientações devidas. Abraços! 🙂

  • Ariane disse:

    Boa noite.
    O meu filho tem 3 anos e as vezes ele fala que o osso do pé dele dói.Isso quando acontece é sempre no decorrer do dia nunca de madrugada, e passa quando faz massagem no pé dele.O que pode ser isso? Obrigada.

  • ELIANE COSTA FERREIRA disse:

    oi, minha filha tem 15 anos e sente muitas dores nas pernas,principalmente a noite e madrugada.

  • marcia romao disse:

    Gostei muito da matéria ,pois tinha muitas duvidas relacionadas a este assunto ,agora estou mais calma por saber que é tao comum ,claro devemos procurar um médico .

  • josiane disse:

    minha filha tem 2 anos e 8 meses; e de uns 2 meses pra cá se ela dança ou pula no pula-pula, para de uma vez e começa a chorar reclamando de dor no joelho e começa a mancar. ai depois fica com medo de por o pé no chão. O que pode ser??? e desta ultima vez coincidiu q ta com a garganta infeccionada e tomando antibiotico.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Josiane. A dor do crescimento é um diagnóstico que deve ser dado pelo pediatra da sua filha. Caso desconfie da dor, procure-o para obter mais orientações. Abraços! 🙂

  • angelica disse:

    minha tem se queixado de dor na dobra do pé e no braço o que poderia ser?

  • joana darc disse:

    oi,minha filha de 1ano e 5 meses,sente dores nas pernas á três dias será q é dor do crescimento

  • Olá, meu nome é Ana ee tenho 12 anos, desde o começo deste ano (2012) estou com muitas dores , principalmente na panturrilha, minha mãe não sabe o que é , então mandou eu pesquisar um pouco, e gostaria de saber se é mesmo do crescimento, por que mês passado estavam doendo os meus joelhos , meu pai acredita que seja o crescimento , por que ele disse : ” quando tinha sua idade também era assim!!” meu pai tem 1,94 e minha mãe 1,58 então gostaria muito de saber se é do crescimento, e já para tirar as minhas duvidas , será que para 12 anos eu sou mais alta que o normal ?
    OBS: tenho 1,68 de altura e peso 42 kg

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana Luiza. Parabéns pela atitude pesquisar sobre o tema. A dor do crescimento é diagnóstico muito comum nas crianças,mas de qualquer forma deve ser acompanhada pelo seu médico para diagnosticá-la e orientar seus pais sobre o tratamento adequado. Abraços! 🙂

  • Maria Rita Miquelão disse:

    boa tarde.

    minha filha tem 7 anos e reclama muito de dor nas pernas.nos braços e agora começou reclamar de dor nas costas,fico preocupada,o que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria. Primeiramente é importante saber que muitas crianças se queixam destas dores, que podem estar relacionadas com o crescimento. Em geral, massagens e o aquecimento da área são suficientes. No entanto, é preciso que o pediatra da criança faça o acompanhamento do caso para lhe orientar sobre o tratamento mais adequado. Abraços! 🙂

  • gisele disse:

    OI meu filho tem 6 anos e de uns meses pra cá ele anda reclamando com dor nas pernas , nos braços , na barriga e no rosto, primeiro começou com dor na panturrilha e depois na cocha e as vezes o braço dói ele diz que fica latejando e queimando já levei ele no pediatra e ela disse que é a dor do crescimento e as dores nem sempre dão a noite.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Gisele. Se o seu pediatra já diagnosticou a dor do crescimento, você pode aplicar massagens e aquecer o local da dor quando ela aparecer. Caso isso não seja suficiente e as dores começarem a comprometer a qualidade de vida do seu filho, faça uma nova visita ao pediatra. Abraços! 🙂

  • Scheila disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se essa dor do crescimento ocorre em bebê tbém. Pois meu bebê tem 3 meses e chora muito nos finais de tarde e a noite fica repuxando a perninha direita e as vezes nem consegue estica-la direito. Ja levei em varios medicos mais só me dizem que deve ser colica. Eu axo que as colicas ja passaram por isso fico em duvida se ele pode estar com uma fratura! Ou somente dor por estar em fase de crescimento. Por favor me ajudem!!!

  • Léa Araujo disse:

    Olá, meu filho tem 3 anos e desde dos 2 aninhos ele sente fortes dores nas pernas,isso acontece mais a noite ele chora muito e não consegue nem ficar de pé chega soa de tanta dor, isso é normal? Me ajudem por favor.

    Obrigado Léa

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Léa. Como você viu em nosso post, as queixas de dores nas pernas são muito comuns nas crianças. Para ajudar, massageie e aqueça o local da dor. Caso isto não ajude, procure o pediatra do seu filho para orientações específicas. Abraços! 🙂

  • kenedy fernando bezerra disse:

    oi tenho muita dores nas pernas mas nao fui no medico ainda por que eu acho que eu fazi de crecimento mas e muitA DOR NAS COXA NO JOElho nos calcanhar
    o que fazer

  • eliana disse:

    sinto muito essas dores so tenho 11 anos e um metro e 58

  • Olá….eu ja tenho 16 anos e ainda sinto muitas dores nos ossos é normal??
    e que idade certa pra parar de sentir essas dores …pq tem noites q eu n durmo com muitas dores ,principalmente nas pernas

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Carine. As dores do crescimento são comuns até os 12 anos. Caso você esteja sentindo dores nos ossos, procure orientar-se com seu médico. Abraços! 🙂

  • lismara disse:

    olá equipe sabará,minha filha tem um ano e alguns dias e ta na fase dos dentinhos crescerem já estão saindo,mas a parti de ontem ela começou a chorar e chorar sentir febre e gritar no corpinho dela está cheio de carocinhos vermelhos e estou preocupada por qualquer coisa ela pode chorar me ajuda!!!

  • magna disse:

    Minha filha esta com pelos púbicos em crescimento desde os 8 anos e agora com quase 9 anos esta com crescimento mamário. Levei a um médico e ele disse que ela esta com a idade corporal acima da idade cronológica. Será que ela vai menstruar antes dos 13 anos.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Magna. Você precisa acompanhar de perto o desenvolvimento da sua filha junto ao médico dela, buscando sempre orientar-se de acordo com as prescrições dele. Abraços! 🙂

  • Kelly disse:

    Ola meu filho tem 2 anos e 8 meses e tem uns 2 dias não inseguidos que ele ta reclamando de dor na perna e no braço (no braço foi por causa da mordida) e na perna pode ser essa dor do crescimento?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kelly. Muitas crianças entre os 3 e os 12 anos queixam-se de dores nas pernas. Leve seu filho ao pediatra para ele avaliá-lo. Abraços! 🙂

  • Cristiane Xavier da Silva disse:

    Boa tarde, minha filha tem 2 anos e três meses, 92cm e pesa 12.100kg, e já aconteceu 2 vezes ela virar o joelho, a primeire foi na rua e asegunda foi em casa pulando, as vezes ela se queixa de dores na perna; e eu acho estranho o fato dela não correr como as outras crianças, ela anda bem, mas não levanta os pés para correr; o que pode ser?
    obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cristiane. As queixas de dores nas pernas são comuns em crianças de 3 a 12 anos. Se você percebeu queixas frequentes, procure o pediatra da sua filha. Abraços! 🙂

  • Denise Teixeira Bernardino disse:

    Olá!
    Meu filho de 3 anos está reclamando de dor no joelho direito. Já teve 4 crises de dor, duas foram de madrugada, uma foi após a escola quando ele estava parado em pé e começou a chorar do nada e outra foi a noite na hora do banho?
    É sugestivo de dor do crescimento?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Denise. As crianças entre 3 e 12 anos estão sujeita a apresentarem queixas de dores nas pernas. Procure massagear e aquecer o local da dor. Caso as dores persistam, leve-o para uma avaliação do pediatra.

  • Pérola Carrilho disse:

    Meu filho tem 1 ano e 9 meses, passamos o dia na piscina, ele brincou bastante, nadou, pulou, e agora a noite tem passado a mão nas costas, e reclama de dor, mas depois de alguns minutos continua brincar como se não estivesse com dor. Será esforço ? Dei alivium para dor.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Pérola. É possível que a queixa esteja apenas relacionada ao esforço feito durante o dia. Observe se a dor volta e, caso necessário, visite o pediatra para uma avaliação. Abraços! 🙂

  • susana disse:

    Paz
    Meu filho tem 4 anos e 11 meses dessde domingo ele esta com febre e dor na perna e na cabeça nao quer comer, o medico que levei domingo disse que a garganta esta um pouco vermelha mas nao podia dar nenhum remedio nem antiflamatorio, teria que aguardar, ele vomito antes de irmos embora, Segunda continuou com esses sintomas reclamo de dor de barriga chegou vomitar mais uma vez e teve um momento de diarreia. comeu muito pouco. novamente levei no medico e que disse que poderia ser virose. so aguardar controlando a febre e hidratando ele, a garganta um pouco vermelha, mas esta com o nariz tanpado e pediu para fazer inalação com cleniu A porem nao esta escorrendo. mesmo com a medicação, Nao vomittou novamente e nem diarreia, comeu um pouco a noite. Hoje acordou com febre que chega a 39 e esses tres dias a febre volta antes das 6 hs e vou revesando o dipirona e o aliviun. Hoje ele quis tomar somente leite continua com naris tanpado, mas nao reclama da dor na garganta e nem cabeça somente na dor na perna que me preocupa muito, devo leva lo novamente ao medico . o que devo fazer?????

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Susana. Como os sintomas retornaram e, pelo que você conta, a medicação parece não estar surtindo efeito, leve-o para uma nova avaliação médica.

      Abraços! 🙂

  • Heliamara disse:

    Meu filho tem 5 anos, e desde os 2 sente fortes dores na perna, na altura da panturrilha e sempre a noite, as vezes de madrugada! Da pra notar que ele esta com dores mesmo dormindo, pois fica muito agitado e quando acorda, imediatamente chora de dor. E comum a dor ser numa perna so? As vezes reclama de dor numa perna, outras reclama de dor na outra perna.. Fico aflita! As dores acontecem de vez em quando.. Abracos

  • sirlene nascimento disse:

    minha filha tem 1 ano e 4 meses,sem mais nem menos, começou a reclamar de dor na perna direita,ela tenta caminhar e então para e chora, mostrando a perninha. do mesmo jeito que a dor vem, ela vai embora. esta é a segunda vez que isso acontece. não há manchas ou qualquer coisa que indique um motivo. ela tem anemia, está tomando neutrofer.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Sirlene. Sobre as dores que a sua filha que se queixa, podem ser mesmo as dores do crescimento. Uma boa dica é massagear e aquecer o local da dor. Caso isto esteja comprometendo a qualidade de vida da sua filha, procure seu pediatra e relate o quadro. Abraços! 🙂

  • Bom dia.Meu nome é Fernanda tenho um filho de 5 anos Gustavo,essa madrugada ele n dormui direito reclamando de dor em uma perna fiquei preocupada só consegui dormi quando dei paracetamol obrigada ATT.Fernanda

  • camila disse:

    ola equipe do sabara…. eu fikhi tem 4 anos e ontem comecou a mancar e reclamar de dores nas pernas … sera que a dor do crescimento??? obrigada!!!

  • helio arruda disse:

    minha filha de 4 anos fraturou a bacia o medico que examinou disse que não tinha nada,depois disso ela as vezes reclama de dores nas pernas isso pode ser dor do crescimento

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Helio, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-lo e obrigado pela confiança. É difícil dizer ao certo o que sua filha tem, pois não podemos avaliá-la. De qualquer forma, é importante que você faça um retorno médico e o questione sobre estas dores. Abraços! =)

  • Elys disse:

    Oi meu filho tem 1 ano e 11 meses e vem reclamando de dor na perna direita, acontece do nada ele vem com a perninha encolhida mancando nao sei se é caimbra ou dor no joelho porque ele nao consegue esticar a perna, minha mae disse que é falta de calcio e é normal, devo levar ele no ortopedista ou apenas no pediatra.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Elys, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. É difícil dizer ao certo o que o seu filho tem, pois não podemos avaliá-lo. Sugerimos que você leve esta dúvida para a próxima consulta com o seu pediatra. Abraços! =)

  • Aline Oliveira disse:

    Olá,minha filha de 4 anos reclama muito de dores nas pernas como vi no saite são normais ela tem geralmente a noite chora de dor mas o estranho é não é só anoite de madrugada de manhã queria que me responde-sse se é normal doer uma perna só do joelho para baixo o pé não doi só do joelho até o pé. Espero sua resposta obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Aline, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Sugerimos que você converse com o pediatra da sua filha sobre o período e a intensidade que as dores ocorrem. Abraços! =)

  • Alciene disse:

    É bom procurar um médico sim, pois minha filha tem 9 anos, começou a sentir dores no joelho com 7,então eu a levei ao pediatra q pediu alguns exames, q diagnosticou ela com reumatismo,e desde então ela toma benzatacil a cada 20 dias.

  • Alessandra batista disse:

    ola boa tarde eu tenho uma filha com 11 anos e ela vive reclamando de muitas dores no pé da barriga nas pernas e de dores de cabeça gostaria de saber se e porque ela já esta perto de vir a 1 mestruaçao dela e já tomou varias medicação e ate agora não resolveu ela tem escorrimento de cor amarelo com branco já fez vários banhos já tomou medicação mais nada resolveu gostaria de ter uma resposta de vcs

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alessandra, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos dizer ao certo o que sua filha tem, pois não podemos avaliá-la. De qualquer forma, sugerimos que você faça uma visita ao pediatra dela e informe-o do ocorrido. Abraços! 🙂

  • Di disse:

    Oi,tenho 13 anos, e estou com dores na região da cintura ,já fui no médico, e ele me passou um remédio,mas a dor não melhora,queria saber se essa dor é do crescimento.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Di, tudo bem? Obrigado pela confiança. Nossa sugestão é que você volte ao médico e peça uma nova orientação a ele. Abraços! 🙂

  • jpse antonio camargo disse:

    Senhores especialista, meu filho tem 12 anos completara 13 anos em outubro 2013, ele está no processo de dor do crescimento , já levai ao ortopedista por motivo de muitas dores, em quantio tempo passa está dor, até que idade ?.
    Elwe pratica esporte futebol , incluse afastei ele do campeonato paulista 2013, está atitude minha foi correta ou devo permancer com ele em atividade fisica, como por exemplo coletivo no futebol.
    Acabo de coloca-lo em natação, é importante nesta fase.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jose, tudo bem? Obrigado pela confiança. Em primeiro lugar, se o seu filho já está sendo acompanhado pelo ortopedista, não fique preocupada. Sobre a participação dele em atividades físicas, é importante que você consulte o médico para saber quais podem causar menos impacto e dor. Abraços! 🙂

  • jennyfer disse:

    ola, minha filha tem 9 anos e reclama que sente dor nas coxas o dia enteiro principalmente a noite e de madrugada isso é preucupante

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Jennyfer, tudo bem? Obrigado pela confiança. Como você leu em nosso artigo, dores como estas podem ser sinal da “Dor do Crescimento”. Se você tem dúvidas, sugerimos que consulte seu pediatra. Abraços! 🙂

  • Ana Luísa Barros disse:

    Vou fazer 14anos frequentemente sinto dor nos dedos puxando para o peito do pé e só no pé esquerdo e as vezes sinto dor no osso do pé tambem só no esquerdo o que será

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana Luísa, tudo bem? Obrigado pela confiança! É importante que você peça para um responsável por você leve-a para uma consulta com o pediatra, pois ele pode pedir exames para orientá-la. Abraços! 🙂

  • Regia disse:

    ola … adorei esse site por isso vou ver se esclareço a minha duvida: EU tenho 12 anos vou completar 13 daqui a alguns dias e quanto passo muito tempo em pe sinto um desconforto muito grande nas costas ( quando passo cerca de 30 ou 40 min ). O que pode ser ? Me ajudem por favor!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Regia, tudo bem? Obrigado pela confiança! Se você está sentindo esse desconforto é importante alertar seus responsáveis para que eles agendem uma consulta com o pediatra que cuida de você. Abraços! 🙂

  • Wellerson César disse:

    Eu tenho 14 anos e sinto dor nos joelhos na panturrilha e nos pés e ocorre no período do dia ena noite

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Wellerson, tudo bem? Obrigado pela confiança! Se você está se sentindo incomodada com esses sintomas, recomendamos que você avise aos seus responsáveis para que eles agendem uma visita ao seu pediatra. Abraços! 🙂

  • michellesantos disse:

    boa noite eu tenho um filho de 12 anos e ele apareceu com um joelho parecendo que deu uma pancada em algum lugar mais achei estranho que depois o outro tambem ficou do mesmo jeito ele fica muitas horas no computador inquieto sentando por sima das pernas forçando as pernas sera que isso tem alguma coisa a ver eu queria uma resposta pois estou muito preucupada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Michele, tudo bem? Obrigado pela confiança. Sugerimos que você aborde este assunto na próxima consulta com o seu pediatra. Abraços! 🙂

  • Renata disse:

    Boa tarde, minha filha tem 1 ano e 8 meses e esta semana esta andando mancando, isto não acontece todo momento que anda mas de repente ela manca levemente, ja vi se esta doendo em algum lugar e nada! Onde posso leva- la alem do pediatra? O que pode ser? Estou preocupada…Obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Renata, tudo bem? Obrigado pela confiança. Sugerimos que você agende uma avaliação com um ortopedista infantil. Abraços! 🙂

  • fernanda p dos santos disse:

    ola minha filha tem 3 anos e a uns 2 meses mais ou menos ela vem reclamando de dores nas costas umas 2 ou 3 vezes por semana,e queixou tbm de dores na barriga junto cm as dores das costas,sera algo grave?devo procurar um pediatra ou esta relacionado cm as dores do crescimento???

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fernanda, tudo bem? Obrigado pela confiança. Sugerimos que você agende uma visita ao pediatra para relatar estas dores e pedir orientações. Abraços! 🙂

  • Selma Alves disse:

    Ola,
    Tenho um sobrinho de 9 meses e ja alguns dias ele entrou em uma crise de choro (um choro agudo desesperador), a crianca chora 24horas e nao consegue dormir. Ja lavamos ao medico, ele fez todo tipo de exame e nao consta nada, da tudo normal, porem a crianca continua chorando, ele so consegue se acalmar e dormir se der um sedativo pra ele. Estamos desesperados, a medica informou que pode ser algo neurologico e resolveu dar um remedio para relaxar a musculatura, e foi assim que ele conseguiu relaxar e se acalmar. Que tipo de doenca neurologica pode causar isso em um bebe de 9 meses? A neuro ficou de realizar um eletro para avaliar e assim estamos no aguardo.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Selma, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos lhe orientar a respeito disso, pois não tivemos a oportunidade de avaliar a criança. Sugerimos que continue o acompanhamento com os profissionais especializados da sua confiança. Abraços! 🙂

  • Nágela disse:

    Oie tenho 15 anos hoje minha barriga começou a doer e levantei com muita ansiá quando foi umas 10:00 minhas pernas começou a doer.
    A dor começa dos pés e vem até o joelho mas não é uma dor por fora e sim por dentro eu não bati em nenhum lugar e ainda não parou de doer minha mãe fez massagens na ora aliviou mas depois de 10 minutos voltou e é nas duas pernas o que posso fazer esta dor é forte passei o dia todo chorando
    você sabe me informar o que é??
    obrigada dez de já.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Nágela, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não temos informações suficientes para poder orientá-la. De qualquer forma, sugerimos que você leve essas queixas ao seu pediatra. Abraços! 🙂

  • dayelle disse:

    Tenho uma filha de 4 anos, e ela vive estalando os ossos, qualquer movimento que ele faça estala seus ossos,será que minha filha tem falta de vitamina D ou será alguma coisa mais séria? Por favor me tirem essa dúvida estou muito preocupada com ela!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Dayelle, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não há como lhe darmos uma orientação específica somente com estas informações. Sugerimos que você leve esta dúvida para a próxima consulta com o pediatra da criança. Abraços! 🙂

  • Ana Carolina Paulino disse:

    Tenho 12 anos e ha duas semanas para cá o meu pulgar não para de mexer só para quando estalo que quererá dizer ? Tou preocupada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana, tudo bem? Obrigado pela confiança e parabéns pela preocupação com a sua saúde. O ideal é você pedir aos seus responsáveis para agendar uma consulta com um pediatra que possa examiná-la e orientá-la corretamente. Abraços! 🙂

  • gracilei paiva disse:

    minha criança de vez em quando sente fortes dores de cabeça acompanhado com as dores nas pernas ele fica bem suado e pálido o que pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Gracilei, tudo bem? Obrigado pela confiança. Não podemos orientá-la corretamente sobre a causa disso, pois não conhecemos o histórico médico da criança. Sugerimos que consulte seu pediatra. Abraços! 🙂

  • jane disse:

    Meu filho esta com 11 anos,essa semana ele disse que as vezes parece que ñ sente as pernas ao caminhar e correr, na sexta ele disse que estava correndo ñ sentiu as pernas e caiu, será que é algo grave???semana que vem vou leva-lo ao médico.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Jane!
      Levar o seu filho ao pediatra é a melhor forma de acompanhar o quadro médico. Não deixe de consultar um profissional da área para não ficar com dúvidas. Abraços! 🙂

  • Le disse:

    Bom dia, tenho gemeos de 3 anos e meio, ontem reparei que o mais novo está mancando muito mas nao reclama de dor. Será que ele tem algum problema no crescimento de suas pernas?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá,

      É relatar as suas observações ao pediatra que acompanha o seu filho. Como ele já tem todo o histórico do pequeno, fica mais fácil diagnosticar e fazer as devidas indicações a especialistas – se for o caso.

      Abraço!

  • Anabela Reis disse:

    A manha filhota tem 7 aninhos desde ontem que se queixa na perna esquerda,mas as dores apareceram não de madrugada mas sim durante o dia.Hoje voltou acordar com dores antes de ir para a escola dei lhe o ben u ron. O que poderá ser?
    Agradeço a vossa atenção

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Anabela

      É importante que você relate estas observações ao pediatra que acompanha a sua pequena – ele é a melhor pessoa para diagnosticá-la no momento.
      Um grande abraço!

  • Equipe Sabará disse:

    Olá Ana Paula

    Você já relatou esta observação ao pediatra que acompanha o seu filho? Aconselhamos que você leve o seu pequeno a um ortopedista – ele é a melhor pessoa para diagnosticar se existe algum prolema com ele.

    Desejamos tudo de bom a vocês.
    Abraços

  • Sabrina disse:

    Olá,tenho 12 anos estou perto de chegar aos 13 e estou sentido bastante essas dores do crescimento, sinto dores na perna durante a noite.Mas também quando estou praticando atividades físicas como pular,correr e dançar sinto umas dores na parte esquerda e ás vezes na parte direita do abdome o que isso pode ser é algum sintoma do crescimento.

    • Equipe Sabará disse:

      OI Sabrina!

      Sem te examinar não conseguimos dizer exatamente se é um caso de dor do crescimento. Converse com os seus pais sobre o que está sentindo – certamente eles vão te levar ao médico para saber o que está acontecendo. Temos certeza que ficará tudo bem 🙂

  • Sandy disse:

    Tenho 18 anos e as vezes sinto dor nos ossos da coxa e perna à noit, e madrugada, e piora quando ta frio, o que pode ser? que especialista você me recomendaria ir? Obrigada!

  • Lélia Simas disse:

    Meu filho tem 05 anos,de vez em quando reclama de dores nas pernas,somente a noite de madrugada.Desconfio dos pés,pois anda somente nas pontas dos pés,pode ser isto?

    • Equipe Sabará disse:

      Lélia,

      Você já relatou essa observação ao pediatra que acompanha o seu filho? É importante que você converse abertamente com o profissional que o acompanha, pois ele é a melhor pessoa para orientar e encaminhar para outro especialista, caso necessário.
      Abraço!

  • Eduarda disse:

    Boa noite,
    Tenho 14 anos e estou sentindo uma dor muito forte no meu braço esquerdo!
    Pode ser tendinite?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Eduarda!
      Não podemos dizer o que é sem termos te examinado. Converse com seus pais sobre as dores que anda sentindo para que eles possam te levar ao médico.
      Temos certeza de que tudo ficará bem.

      Grande abraço!

  • angelita disse:

    Minha filha tem 4 anos,e depois q nos mudamos de uma casa com quintal para um apartamento ela vive com inflamação de garganta.Neste momento ela esta sendo medicada com antibiotico por causa desse problema e agora do nada começou a se queixar de dores na batata da perna,que vem e vai.O que podera ser,ela também é hiper-ativa.Estou muito preocupada,o que devo fazer?O que podera ser?Alguém pode me orientar?Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Angelita,

      É importante que você converse abertamente com o pediatra da sua filha, pois ele é a melhor pessoa para diagnosticar e recomendar qualquer tipo de tratamento. Temos certeza de que tudo ficará bem.
      Abraços

  • Isabella disse:

    Bom Dia,
    Tenho 14 anos e estou sentindo uma dor muito forte nas minhas pernas!
    Mas elas não estão vermelhas e nem inchadas,será que é fase de crescimento?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Isabella!
      Sem examiná-la não conseguimos dizer. Recomendamos que peça aos seus pais procurarem um pediatra que, após te examinar, dirá se é necessário encaminhar para um especialista. Abraço

  • Danielle disse:

    Olá tenho 14 anos recentimente tenho 1,58 apartir de dois dias anteriores, estou sentindo muita dor nas pernas “como se estivesse repulsando” principalmente anoite e de manhã, sinto dores nas coxas, panturrilha e principalmente no joelho… os braços anoite também doí, “cotovelo e o ombro” mais ele doí menos q as pernas! Queria saber se com 14 anos a menina ainda cresce? e se isso pode ser um sinal de q estou crescendo?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Danielle.
      Sem avaliá-la não conseguimos diagnosticar o problema. Recomendamos que converse com o médico que está te acompanhando e relate essas dores que anda sentindo – desta forma, ele poderá avaliar o que essas dores podem ser e orientá-la da melhor maneira possível.

      Abraços!

  • barbara disse:

    ola EU Tenho 10 anos sinto dores nas pernas no braço e pricipalmente nas minha coxas elas doem muito otem eu mal dormir eu sou baixinha o tanto que nem pareço ter 10 anos e naõ tenho muito hormonios

  • aline disse:

    eu tenho 14 anos fasso exercicio em casa.para criar musculo ficar com o corpo definido.eu sinto dor isso é´um bom sinal

  • waleria disse:

    ola!sou waleria, tenho um filho que tem 8 anos e toda noite ele se queixa de dores nos dedos dos pés o que eu faço,ele chora muito e já levei ele ao medico mas não resolveu nada.

    • Equipe Sabará disse:

      Waleria,

      Se você já conversou com o médico que acompanha a evolução do seu filho e mesmo assim continua com dúvidas, recomendamos que procure uma segunda opinião. O especialista irá examinar a criança para chegar a uma conclusão e, se necessário, recomendar algum tratamento. Temos certeza de que tudo ficará bem. Grande abraço!

  • Nayla disse:

    Olá,tenho 12 anos,e as vezes durante o dia sinto algumas dores no joelho,e eu to crescendo muito,será que é esse o motivo da dor?Espero que me responda!

    • Equipe Sabará disse:

      Nayla,

      Na sua idade é normal sentir dores, porém para saber ao certo o que está acontecendo é necessário consultar um médico. Converse com seus pais sobre o que está sentindo para que eles possam te ajudar. Temos certeza que tudo ficará bem. 🙂

  • Beatriz disse:

    Olá meu nome é Beatriz tenho 15 anos,e tenho dor em um joelho só.
    Acho que não deve ser do crescimento,pois não cresço,tenho 1,52 de altura e 62 kg
    Sei que estou com sobre peso,isso pode estar afetando o meu joelho?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Beatriz, não podemos dar um diagnóstico para sua dor no joelho, sem realizar exames. Recomendamos que procure um médico para análises mais precisas. Assim, ele pode ajudá-la e indicar o melhor tratamento para amenizar a sua dor. Obrigado.

  • Larissa disse:

    Olá,tenho 13 anos, meu peso é de 36 kg e minha altura 1,56, diariamente sinto muitas dores nas pernas, meu quadril estala de mais quando ando, isto é norma?
    Por favor me ajude, já estou preocupada!
    Obrigada
    Ant.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Larissa, recomendamos que peça a sua mãe ou responsável que a leve a um especialista. Apenas ele, após exames, poderá indicar o melhor tratamento para você. Temos este texto em nosso blog que trata sobre a Dor do Crescimento, talvez possa ajudá-la. http://goo.gl/JH29zS Abraços.

  • Juliana disse:

    Olá! Tenho 14 anos e a dias sofro cãimbras muito fortes e formigamentos nas pernas. O que isso significa?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliana, sem exames precisos não podemos diagnosticar seu problema. Peça à sua mãe ou responsável que a leve a uma consulta médica para que ele possa conceder o melhor tratamento. Contudo, neste link você pode tirar algumas dúvidas sobre suas dores. http://goo.gl/JH29zS

  • jhunnyor gueddes disse:

    Ola boa noite,
    Estou com dores muito forte no joelho..nao consigo pisar no chao…
    quando fico deitado sem mexer ele para de doer e o inchaço some…mais e so eu começar a querer andar que ele começa a dor,inchar e ainda aparece uma bolas muito doloridas debaixo do joelho me deixando ainda mais na cama e nao deixando eu andar…
    Fui ao medico e me falou que so era um inchaço que passaria com bolsas de gelo mais ja estou a uma semana com isso e nao passou nada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jhunnyor, sem exames prévios não temos como diagnosticar os motivos pelos quais você tem constantes dores no joelho. Recomendamos que permaneça com o tratamento indicado pelo médico e se não passar retorne a ele para informar o acontecido. Abraços.

  • joão vitor disse:

    Oiie, ontem eu tinha jogado bola quase o dia inteiro , fui durmir quando acordei pra ir pra escola eu estava sentindo umas dores nas panturrilhas, joelhos, coxas, um pouco fortes , será que é por causa do futebol que eu joguei demais e tenho 14 anos vou fazer 15 me ajudem por favor

    • Equipe Sabará disse:

      Olá João, a dor pode ser proveniente dos esforços físicos. Mas, recomendamos que peça aos seus pais ou responsáveis que o leve a uma consulta, caso as dores persistam. Abraços.

  • luisa disse:

    minhas pernas elas doem e tem umas manchas o que sera isso ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luisa, sem exames corretos não temos como afirmar o motivo da sua dor nas pernas, bem como as manchas roxas. Recomendamos que busque auxílio de um especialista para que ele possa tranquilizá-la e indicar o tratamento necessário. Abraços e desejamos melhoras.

  • Emilly disse:

    Olá eu tenho 10 anos e tenho muitas cãimbras e dores nas pernas oque é isso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Emilly, sem acesso ao seu dia a dia e conhecimento de seus exames não temos como indicar o que você possui. Recomendamos que peça aos seus pais ou responsável que a leve a uma consulta médica, para que ele possa passar o diagnóstico correto e o tratamento adequado. Abraços.

    • Vanessa disse:

      Oi Emily, eu vi uma matéria na SKY em um programa sobre saúde que falava sobre as caimbras. Dizem que banana não ajuda tanto quanto se pensa, que as caimbras podem aparecer devido a falta de hidratação correta (precisa beber bastante agua) e comer frutas cítricas, como a laranja, o abacaxi, limão, etc. Ajuda a diminuir a tensão dos musculos! Beber bastante agua é sempre bom em qualquer situação! bjos (Sou estudante de Enfermagem);)

  • nilza disse:

    olá eu estou sentindo dores no pescoço quando viro ele estrala e doi muito e o braço tambem o que será isso? abraços

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Nilza, recomendamos que marque uma consulta médica para que, após exames, o especialista possa indicar os motivos das suas dores e as melhores maneiras de tratamento. Abraços.

  • Suzy Kubo disse:

    Bom dia, meu filho completará 14 anos em junho. Há um ano, mais ou menos, o levei ao pediatra por que abaixo de cada joelho havia se formado uma saliência. O pediatra informou que era em virtude do estirão ocorrido. As saliências não vão desaparecer.
    Minha dúvida é: elas são sensíveis, meu filho sente dor quando bate na região, o que vocês me orientam fazer? Levar ao ortopedista? Até quando essa sensibilidade/dor vai durar? Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Suzy, recomendamos que leve seu pequeno a um ortopedista. Ele poderá indicar o melhor tratamento após exames. Sem conhecer o quadro clínico do seu filho, não temos como indicar os próximos passos, mas o médico, certamente analisará com todo o cuidado necessário. Abraços.

  • Suzy Kubo disse:

    Bom dia, meu filho completará 14 anos em junho e há um ano, mais ou menos, o levei ao pediatra por causa de dores numas saliências que apareceram abaixo de cada joelho. O pediatra explicou que era em virtude do estirão, não iriam desaparecer mas a dor amenizaria. Como a região continua bastante sensível, basta apertar um pouco para sentir dor e qualquer batida também dói, solicito a gentileza de me orientar. Seria bom levá-lo a um ortopedista, reumatologista? Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Suzy, recomendamos que leve seu pequeno a um ortopedista. Ele poderá indicar o melhor tratamento após exames. Sem conhecer o quadro clínico do seu filho, não temos como indicar os próximos passos, mas o médico, certamente analisará com todo o cuidado necessário. Abraços.

  • leila disse:

    Olá, minha filha tem 11 anos e está reclamando de dores nos joelhos e tornozelos, não há inchaço ou vermelhidão. Elas são piores à noite e pela manhã. Ela tem 11 anos e mede 1,58m. Poderia ser a “dor do crescimento”?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Leila, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar se é ou não a dor do crescimento. Solicitamos que busque auxílio de um pediatra para que ele possa indicar o melhor tratamento. Abraços.

  • minha filha tem muitas dores nas pernas,ja passei no ortopedista e ele falou que precisava de um raio x do local onde as dores fossem mais frequentes,então fis os raio x e levei para ele,e ele me falou que estava tudo bem,ele me falou que pode ser dores do crescimento,ja não sei mais oque fazer pois essas dores são muito intensa e minha filha fica muito mal,ja não sei mais o que fazer,pois temo ser augo pior, me dá alguma dica por favor doutor.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Geane, recomendamos que continue com as indicações médicas. Apenas o especialista que acompanha a sua pequena e conhece todo o seu quadro clínico poderá informar qual o melhor tratamento. Apresentamos este texto em nosso blog que poderá ajudá-la a sanar algumas dúvidas. http://goo.gl/AW87Dy Abraços e desejamos melhoras.

  • Paulo Rodrigues disse:

    Boa noite!
    Meu filho tem 12 anos e pratica taekwondo, está com dores nos dois joelhos. O Professor disse que são essas dores de crescimento ( ele realmente tem crescido muito ) e que ele deve continuar com os treinos ( que são relativamente intensos, pois apesar da pouca idade ele já tem alguns bons resultados e aumenta as ambições ),porém quando ele treina aumenta as dores, quando para vai diminuindo após alguns dias. Estou pensando em faze-lo parar até sumir totalmente as dores e tentar novamente. O que vocês sugerem? Devo fazer esse teste ou nem esperar e já levar em um ortopedista?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Paulo, recomendamos que antes de tomar a atitude de parar com a prática de esportes, leve seu pequeno ao ortopedista. Talvez ele indique uma diminuída nos treinos ou alguma vitamina que ajude a sentir menos dores. Recomendamos também que converse com o especialista sobre parar ou não de praticar o esporte em questão. Abraços.

      • Paulo Rodrigues disse:

        Bom dia!
        Obrigado, ele foi ao ortopedista e o mesmo ratificou o que os professores afirmaram. Recomendou muito alongamento e quando doer muito parar no dia apenas. Abraço.

  • Mônica Bonifácio Ferreira disse:

    Preciso de ajuda minha filha tá sentindo dar nas pernas na virilha e tá com a perna inchada , pode ser dor
    do crescimento ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Monica, solicitamos que busque uma consulta com o especialista para que ele possa sanar todas as suas dúvidas. Sem conhecer o diagnóstico da sua pequena não temos como afirmar com precisão.

      • anderleia disse:

        oi boa noite queria saber se vcs pode me ajudar tenho um filho de 6 anos que tem ja tempo que ele senti dor na perna direita ja levei no medico mais ate agora nada nao sei o que fazer o que os medico fala que e dor de crecimento mais acho estranho pois e so em uma perna…

        • Equipe Sabará disse:

          Olá Anderleia, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como avaliar se é mesmo dor do crescimento ou não. Recomendamos que volte ao especialista, para sanar todas as suas dúvidas ou então procure uma segunra opinião médica. Abraços.

  • adriana disse:

    Ola me chamo Adriana e tenho uma filha de 4 anos e esta sentindo dor na perna esquerda e esta mancando . ela faz Ballet e isso exige alongamento não sei o que fazer.

    me ajude por favor
    Adriana

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adriana, recomendamos que leve sua pequena a uma consulta com o pediatra. Ele poderá ajudar na rotina de exercícios da sua pequena e indicar o melhor comportamento para que as dores dela possam ser amenizada. Abraços.

  • Vitoria disse:

    Ola Tenho 13 anos e vou fazer 14 anos e cinto muitas dores nas costa o que pode ser obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá vitoria, sem conhecer o seu quadro clínico não temos como afirmar. Recomendamos que solicita aos seus pais ou responsáveis que a levem a uma consulta com o pediatra, para que ele possa indicar o melhor tratamento. Abraços.

  • Kele Cristina disse:

    Ola Minha Filha, Tem 14 e sente muitas dores nas costa quando chega de noite e de madrugada e nao sei o que fazer mais, sera que isso e faze de crecimento.
    O Que eu faço Agora.

    • Equipe Sabará disse:

      Ola Kele, recomendamos que leve sua pequena a uma consulta pediátrica para que ele possa indicar o melhor tratamento e, certamente, concederá um diagnóstico preciso de tudo o que acontece. Abraços.

  • ELIZABETE DE OLIVEIRA disse:

    Olá, sou Elizabete, mãe da Ana Gabriela, que tem 12 anos. Ela tem muita dor no joelho esquerdo, e saiu um caroço na mesma perna, na região da canela e as vezes fica roxo. O que pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elizabete, recomendamos que leve sua pequena a uma consulta com o pediatra para que ele possa indicar o que acontece com o joelho da sua pequena. Abraços.

  • Jenifer Miranda disse:

    Boa noite,

    Minha filha tem quatro anos, quase todos os dias se queixa de dor nas pernas, mas ha algumas semanas vem se queixando de dor nas costas (ela aponta a Lombar) fiquei preocupada pois, em varias pesquisas de dor do crescimento não vi nada sobre dor nas costas. vocês podem me ajudar?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá jenifer, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como diagnosticá-la. Recomendamos que busque uma consulta com o ortopedista para que ele possa indicar o melhor a ser feito. Abraços.

      • taynara Costa disse:

        Olá Me Chamo Taynara Tenho 12 Anos e não sei mas o que fazer, Porque Todos Os Dias Sinto Muita Dor Nas Costas O que faço?

        • Equipe Sabará disse:

          Olá taynara, sem conhecer o seu quadro clínico não temos como afirmar com precisão. Recomendamos que peça aos seus pais ou responsáveis para que a levem a uma consulta médica. Após exames, o médico poderá informar com precisão qual o tratamento necessário para que suas dores sejam amenizadas. Abraços.

  • kelly patricia disse:

    boa tarde ,estou muito preoculpada com meu filho de oito anos ele sempre tem dores na perna ,vive mancando hoje mesmo ele esta com dor no nervo perto da virilia sera dor do crescimento.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kelly, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar o motivo da dor que ele sente. Recomendamos que busque auxílio de um pediatra para que ele, após exames, possa indicar o melhor a ser feito. Abraços.

  • joelma disse:

    bom dia meu filho tem 5 anos e também sofre de dores nas pernas o que faço?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Joelma, recomendamos que leve seu pequeno a uma consulta médica para que, após exames, o médico possa indicar o melhor a ser feito. Abraços.

    • jheniffer disse:

      ola,eu bati meus dedos ontem e minha perna ta inchada e nao sinto meu dedo. ele queprou ?

      • Equipe Sabará disse:

        Olá Jheniffer, recomendamos que vá a um hospital para que o médico possa avaliar a perna que você machucou. Sem ver e examinar não temos como informar. Abraços e desejamos melhoras.

  • guilherme silva medeiros disse:

    ola tenho 15 anos medo pra i uns 168cm e pra i uns 50kg e mais alguma coisa sou desportista fasso bodyboard a uns anos e recentemente a uns 2 anos atras uma onda arrebetou porcima de mim os joelhos bateram na prancha doeu um pouco mas nada que pudesse afetar me mas recente mente a uns 2 anos as vezes da me um estalo no joelho direito mas nem doi apenas da akela senssaçao esquesita de estalo

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Guilherme, sem conhecer o seu quadro clínico não temos como informar se as dores que sente no joelho são provenientes do acidente que você sofreu. Mas, recomendamos que peça aos seus pais para que levem-no ao médico para que, após exames, ele possa indicar o melhor a ser feito. Abraços e melhoras.

  • Gabriela Sá disse:

    Ola tenho 11 anos e tenho dor na panturrilha quando ando, assim que paro de andar a dor some.O que pode ser ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Gabriela, sem conhecer o seu quadro clínico não temos como dizer os motivos pelos quais você sente dores. É importante que você peça aos seus pais ou responsáveis que a levem a uma consulta com o especialista. Apenas ele, após examiná-la, poderá dizer o que acontece. Abraços e melhoras.

  • Joelma. disse:

    Minha filha tem 11 anos e há alguns meses começou sentir dores nas costas, agora estou percebendo que ela está com a postura torta, estou muito preocupada,isso pode ser grave??? apesar da idades.estou procurando médicos enquanto isso gostaria e tirar algumas dúvidas.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Joelma, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como afirmar com exatidão o que ocorre. Por isso, recomendamos que busque auxílio médico para que ele possa realizar exames analisar o que realmente acontece com sua pequena. Abraços.

  • Viviane disse:

    Boa tarde, minha filha de 4 anos e 2 meses e percebi que ela está mancando somente da perna direita, quando ela tinha 2 anos e 9 meses quebrou a tíbia da perna esquerda (fez todo o tratamento correto). Pergunto a ela está doendo diz que não. Troco os calçados e mesmo assim fica mancando. O que pode ser.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Viviane, sem conhecer o quadro clinico da sua pequena não temos como informar. Recomendamos que retorne ao ortopedista, para que após uma nova avaliação do caso, ele possa sanar todas as suas dúvidas. Abraços.

  • Talia disse:

    Ola tenho 14 anos e as minhas juntas (cotovelos e joelhos) doem e estralam o tempo todo.. Oq pode ser isto?

    Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Talia, sem detalhes do seu caso não temos como te dar informações. Recomendamos que procure um médico, pois somente um profissional pode te dar as melhores indicações para tratar o problema. Abraços e desejamos melhoras!

      • Talia disse:

        Então… Quando eu acordo e vou me levantar estico o braço e Tec (estala), quando vou me agacha meu joelho Tec… É mais ou menos isso marquei uma consulta no medico e vou na próxima semana..
        Então oque poderia ser?
        Obrigada!

        • Equipe Sabará disse:

          Olá Talia, existem alguns fatores que podem causar esses “estralos” nas articulações. Recomendamos que aguarde a consulta e tire todas as dúvidas com o médico que lhe atender, pois ele é a pessoa mais indicada para sanar suas dúvidas. Abraços!

  • Tatiane disse:

    Sou mãe da garotinha melissa ela tem 8 tem 29 kl e 1.37 altura ela começou a reclamar de uma dor nas costa que veio muito forte e foi embora só que a 3 dias ela reclama de dores em varias partes do corpo em pontos específicos nas costas na virilha, panturilha,ao lado da cintura vou levar la ao especialista mais por favor me oriente.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tatiane. Sem muitas informações não temos como diagnosticar. Recomendamos que procure um profissional especializado e tire todas as suas dúvidas. Ele é a pessoa mais indicada para te orientar da melhor maneira. Abraços, e desejamos melhoras à sua pequena.

  • Ana leticia disse:

    oi sou ana leticia e tenho 9 anos fui dormir e tive muitas dores na cocha o que fazer

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana, vários fatores podem caracterizar esse tipo de dor, sem mais detalhes não podemos informar as causas. Recomendamos que procure um médico para tirar suas dúvidase saiba a melhor forma de tratar o problema. Abraços!

  • Ana leticia disse:

    fui fazer aula de circo e passou uma semana e comesei a ter dores nas pernas

  • izabela disse:

    oi,
    tenho 15 anos e tenho dores no quadril,na barriga e as vezes as dores no meu quadril sao tao fortes que nao consigo mexer ou andar, isso pode estar acontecendo por causa da faze do crescimento?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Iza, sem muitas informações não temos como diagnosticar, recomendamos que procure um médico caso as dores persistirem. Abraços!

  • nazareth disse:

    Olá, tenho 40 anos e a mais ou menos uns 4 anos comecei a perceber o surgimento de um “caroço gelatinoso” nos meus joelhos. Fui ao médico do PSF e ele me disse que não era nada, seria pelo excesso de peso, fiquei despreocupada. Mas, de uns três meses prá cá esses caroços começaram a crescer cada vez mais e estão com uns 8 ou 10cm de diâmetro penso que se retirasse estariam maior que uma bola de ping pong, o que pode ser? Não tenho plano de saúde e não tenho como pagar uma consulta particular. Qual especialidade médica devo procurar atendimento. Para que eu possa pedir um encaminhamento do clinico geral que atende no programa saúde da família. Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Nazareth, recomendamos que busque uma consulta com um ortopedista, para que da melhor forma ele te oriente em relação ao diagnóstico e tratamento.
      Abraços!

  • Ola tenho 13 anos e todos o dias sinto uma dor dentro de mim (costelas) e queria saber o que pode ser, minha mae diz que é fase de crescimento mais eu quero ter pelo menos certeza se é isto mesmo e queria saber o principais locais que doem na fase de crescimento. Obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Sofhia, infelizmente não podemos diagnosticar sem avaliar seu caso, vários fatores podem caracterizar essas dores e o diagnóstico final só pode ser dado por um profissional. Abraços!

  • adriana maria aparecida dos santos szabo disse:

    tenho uma filha de 9 anos , , ela faz ballet há 5 agora começou a ter caimbra na virilha é normal ela faz aula 3x por semana duas horas e meia cada aula me ajude ela tem 1.28 e 28 quilos

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adriana, vários fatores podem levar a esse desconforto, como por exemplo a adaptação á nova rotina de aulas e afins. É importante procurar um médico caso as dores persistam. Abraços!

  • Keise disse:

    Olá!Bom dia!
    Acordei nessa madrugada com minha filha de 3 anos reclamando de dor na perninha direita.Fiquei preocupada,fiquei toda hora perguntado até que ela disse que passou e voltou a dormir.vou leva-la a pediatra dela.Porém Li aqui que geralmente a dor do crescimento é a noite,normalmente na madrugada como foi com minha filha.A dor do Crescimento pode ocorrer em uma perna de cada vez?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Keise, a dor pode ocorrer nas duas pernas sim, no entanto é importante que leve a pequena a uma consulta caso ela persista. Abraços!

  • liliane disse:

    estou mais aliviada lendo esse artigo pois o meu filho reclama de vez em quando e é só a perna direita….

    • lucia Aparecida disse:

      Minha Neta tambem ela tem 4 anos , ja levei no Ortopedista e ele falou a , mesma coisa da materia , so que eu fiquei na duvida ai vim pesquisar e deu a mesma coisa

  • Lucas ferreira disse:

    Tenho 15 anos e meu ortopedista tirou raio-x do meu joelho e falou que a placa de crescimento fechou então não vou crescer mais?

  • Lucas ferreira disse:

    Tenho 15 anos e meu ortopedista tirou raio-x do meu joelho e falou que a placa de crescimento fechou então não vou crescer mais??

  • denise disse:

    Ola , eu tenho 17 anos,e as vezes a noites eu acordo com dores nas 2 pernas como se fossem caembras, e minhas costas doem muito , e nao fasso nemhum esforco fisico,sera fase de crescimento?

  • Luciano Pimentel disse:

    Olá!
    Tenho um filho de 5 anos. Ele tem adenóide e é alérgico. Por esse motivo, toma frequentemente corticoide e antibiótico. De vez em quando, reclama de dores atrás dos joelhos, no que ele chama de; suvaco dos joelhos. Isso é normal, ou tenho que me preocupar por causa dos remédios frequentes?

  • Vanessa Batista disse:

    Ola tenho uma filha de 4 anos Kemilly ela reclama muito de dor no joelho de madrugada e nao sei que remédio dar o que devo faser..

  • silvana disse:

    Ola , meu filho tem 4 anos e do nada acordou ontem com as panturrilhas doendo , e vi que as adores do crescimento ocorre a noite.no caço do meu filho ele acordou com as dores e e passou o dia reclamando e possível que seja crescimento?

  • Carla Goduto Moon disse:

    Oi boa noite!! A alguns dias meu filho de oito anos vêem reclamando de dores em baixo dos braços (nas axilas) e nós tornozelos. Achei estranho os lugares. O que os Doutores poderiam me orientar ou explicar. Grata

  • Betto Menezes disse:

    Bom dia, minha tem 09 anos e sente muita dor no peito, fico preocupado em ser dor cardíaca, levei-a na médica e ela afirmou que não era no coração, que poderia ser emocional ou estomacal, mas mesmo assim pediu um eletrocardiograma e um raio do tórax. O que pode ser esta dor de fato?

  • Elaine Mignoni disse:

    Minha filha tem 5 anos e a poucos dias começou a reclamar de dor na coxa direita quando anda. Essa foi a terceira vez, mas a primeira vez a dor foi de dia mesmo.Ela tb anda nas pontas dos pés de vez enquando.
    Será que pode ser essa dor do crescimento?
    Vou tb procurar orientação médica…..

  • Irene disse:

    Bom dia!
    Meu filho tem 10 anos e já reclamou algumas vezes de dores na perna direita, ele não consegue nem andar corretamente, manca….
    Em algumas vezes que ele teve essa queixa levei no pediatra, mas como veio acompanhada com algum tipo de infecção (garganta,urinária, etc)o pediatra disse que essa era a causa, porém, agora ele está se queixando da dor e não está com nenhum outro problema, levei-o no especialista que fez uma radiografia da parte que ele disse doer muito e o mesmo falou que não tem nada, mas a dor permanece…estou muito preocupada. Esxiste algum especialista que cuide deste tipo de dor para crianças?
    Obrigada

  • flavia Campos disse:

    Bom dia Doutor li alguns casos de amigos acima e o meu caso nao e diferente estou muito preocupada meu filho tem 07 anos e a dois dias se queixa de dor na coxa esquerda,o que devo fazer?

  • Laryssa disse:

    Eu a Laryssa, sinto fortes dore no joelho, e tenho 12 anos, mas aparentemente não tem inxaço e vermelhidão nehuma, e faz uns 2 a 3 meses que estou me queixando com esa dor, oque fazer??

  • ANA RITA disse:

    BOM DIA MINHA RECLAMA DE MUITA DOR NOS PES E NO DEDO DORES MUITO FORTE ELE FICA CHORADO MUITO SO PASSA QUANDO COLOCO AGUA QUENTE COM SE FOSE UM ESCALDA PE

  • Jeniane Rodrigues disse:

    Meu filho de 4 anos de idade, não dorme bem desde que nasceu, já o levei em vários pediatras aqui da minha cidade e em um neurologista, mas todos dizem que ele não tem nada, dizem que é manha, mas mesmo dormindo comigo ele geme muito durante a noite, esfrega muito as pernas e está começando a bater a mão direita. Nas ultimas noites estou acordando ele e conversando ele diz que está doendo a perna direita e o braço direito dou ele remédio para dor e ele consegue dormir. Ele já fez aquele exame do sono, mas o neurologista falou que as inquietações foram poucas naquela noite (o que é verdade, pois na noite do exame ele dormiu bem). Eu percebi que isso costuma acontecer com mais intensidade em noites frias. Qual médico eu devo levar ele?
    Ele tem traços de anemia falciforme. será que pode ter alguma influência?
    Obrigada, estou desesperada, pois o tempo passa e não encontro uma solução.

  • murilo lima disse:

    ola bom dia eu tenho uma filha de 2 anos e sete meses e ela comecou a sentir uma dorzinha no joelho e pisar meio torto na perninha esquerda na parte de dentro do pe e normal ou tenho que leva la no medico.?

    grato, murilo lima.

  • Priscilla Salum disse:

    Olá,
    Minha filha tem 4 anos e reclama de dores no pescoço (nuca) quando fica desenhando sentada no chão, e ultimamente de dor no braço direito ao pintar seus desenhos. Quando a levei no ortopedista devido as dores na nuca, ele disse que não era nada com que eu devesse me preocupar. Mas sinceramente, não acho que isso seja norma…

  • Priscilla Salum disse:

    Olá,
    Minha filha tem 4 anos e reclama de dores no pescoço (nuca) quando fica desenhando sentada no chão, e ultimamente de dor no braço direito ao pintar seus desenhos. Quando a levei no ortopedista devido as dores na nuca, ele disse que não era nada com que eu devesse me preocupar. Mas sinceramente, não acho que isso seja norma…

  • Claudia disse:

    Boa tarde,

    Minha filha de 2 anos esta mancando da perna direita, mas nao chora, nem teve febre, somente.manca se vai tentar pular ou correr e ao andar. Nao tem nenhum.sinal de inchaço na perna ou vermelhidão. O q pode srr?

  • Ana Paula disse:

    Bom dia. Minha filha tem apenas 2 anos e dois meses e semana passada acordou duas noite chorando e não conseguindo dormir, sendo que nunca ocorreu dela acordar de madrugada sempre dormiu muito bem desde seu nascimento. Ontem no final da tarde percebi que ela estava andando puxando a perna direita, dormiu a noite bem mas, ao acordar quando coloquei ela no chão continua puxando a perna direita, mas não reclama de dor. Isso pode ser referente a fase do crescimento? ou seria outra situação? grata.

  • vitor disse:

    olá tenho 15 anos e tenho uma forte dor nas costas eu trabalho muito tempo sentado e finais de semana pratico muitos esportes como futebol, muay thai, atletismo e paint bool isso pode ter alguma influência?

  • mariana disse:

    eu fui brincar com meus amigos a tres dias atras mais estou sentindo a dor a dois dias n consigo andar correr e muito menos praticar esersisios estou quase morendo de dor na cocha e na batata da perna o que fasso? estou com medo de parar de andar espero que me ajude n estou forsando a perna estou tomando remedio para passar a dor estou realmente com mt medo

  • Susely Sanches Luchetti disse:

    Bom dia. Tenho um filha de 11 anos, ela tem 1,65m com 49 kg. Tem asma desde 1a6m que é tratada há 5 anos com um puff de seretide 25/125mcg diariamente e, há 9 meses foi acrescentado ao tratamento, um comprimido de 5mg de singulair. Tem também o problema que ela demora muito para urinar, às vezes fica até 12 horas sem ir ao banheiro. Já teve dois quadros de infecção urinária. Ela se queixa constantemente de dores nos membros inferiores e cansaço. E, às vezes, o dia todo. É normal? Meu marido diz que é porque ela é muito grande para a idade. Ela já menstrua desde os 9a6m.
    Obrigada,

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade