PESQUISAR
É recomendado que os pais consigam reduzir o contato dos pequenos com o aparelho
Perdi as contas do número de vezes que me perguntaram: está tudo certo para meu filho usar um telefone celular?
Hoje em dia é muito comum, especialmente em cidades como SP, onde há muita violência e confusão, os pais controlarem os filhos pelos celulares.
Os estudos não têm sido realizados para avaliar o risco do uso de telefone celular por crianças, mas sim, o nível de absorção de energia enquanto elas utilizam os aparelhos, muito similar aos níveis dos adultos. No entanto, devido ao maior número de íons contidos no tecido das crianças, a taxa de absorção específica pode ser maior.
Em alguns países, especialistas têm sugerido que o uso generalizado de telefones celulares por crianças não seja incentivado, porque elas possuem um longo período de exposição. Ainda é necessária uma investigação adicional nesta área, mas, enquanto isso, a exposição pode ser reduzida por meio dos seguintes incentivos:
• Usar mensagens de texto quando possível;
• Fazer apenas chamadas de curta duração, algo essencial em telefones celulares;
• Usar kits de mãos livres e fones de ouvido com fio;
• Manter o celular a 3 cm ou mais distante da cabeça.
Os adolescentes e os adultos não devem falar no celular ou enviar SMS enquanto dirigem. Esses dois comportamentos resultam em distrações e aumentam o risco de acidentes de automóvel com ferimentos e mortes.
Por Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Pediatric Environmental Health | American Academy of Pediatrics