PESQUISAR
No último mês estive como convidado no “32nd Annual Conference on Professional Issues of Child Life Council” e após no “The State of International Pediatric Psychosocial Services: A Global Perspective on Play and Psychosocial Care for Children in Hospitals” onde a Professora Sandra Mutarelli Setúbal, presidente do Instituto Pensi e diretora do voluntariado do Hospital Sabará, estava como delegada do Brasil.
Child Life Specialist ou Especialista em Crianças é um profissional que trabalha em hospitais e organizações de saúde e fazem com que a vida da criança seja facilitada dentro destas instituições. Ajudam nas brincadeiras, ajudam explicando exames e procedimentos, ajudam nos problemas emocionais e sociais das crianças. Foi muito interessante ver como estas coisas são tratadas nos hospitais americanos e as apresentações e discussões foram muito interessantes.
No summit internacional havia delegados de mais de 40 países que fizeram apresentações de como o assunto psicossocial é tratado nas mais diversas regiões do planeta. Podemos ver experiências de lugares muito pobres da África até lugares ricos como a Finlândia, passando por países semelhantes ao Brasil como Portugal, Chile e Argentina.
A experiência foi mais do que válida e nos mostrou que apesar de não termos este profissional específico, temos as ações realizadas por vários profissionais dentro do Hospital, num esquema mais parecido com o Europeu. Acredito que a partir desta visão poderemos mostrar algumas coisas no nosso congresso em setembro e pensarmos em novas formações e capacitações a serem dadas ao nosso corpo de voluntários e aos nossos profissionais além de fazer isto para profissionais das áreas de educação infantil, psicologia, assistência social e profissionais da saúde.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: http://www.childlife.org/
http://www.childlife.org/Annual%20Conference/InternationalSummit.cfm