PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Da onde eu vim e para onde eu vou – ou uma pergunta que já deveria ter sido feita
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Da onde eu vim e para onde eu vou – ou uma pergunta que já deveria ter sido feita

Da onde eu vim e para onde eu vou – ou uma pergunta que já deveria ter sido feita

03/09/2012
  654   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Chegou a hora de vocês, leitores, opinarem sobre qual receita gostariam de ver no Blog Saúde Infantil

pasta-de-amendoim

Um tempo atrás, cliquei num link no Facebook do Hospital Infantil Sabará para uma sugestão de cardápio para crianças que saíra em uma revista. Confesso que não me lembro do menu em si, o que me marcou foram os comentários das mães indignadas, pois, aparentemente, o que estava ali não condizia com a realidade da correria cotidiana. Me lembro especialmente de atacarem sugestões para lanches que continham, se não me engano, purê de banana feito na hora e pasta de amendoim caseira.

Não tiro a razão das reclamações, afinal, produtos industrializados podem ser muito práticos em diversas situações, não só nos lanches. Mas não pude evitar de pensar que, se muitas daquelas mães soubessem o quão fácil é fazer essas coisas em casa, de fato talvez preferissem fazer elas próprias.

Foi daí que nasceu a ideia dessa coluna pro blog do Hospital Sabará.

Acontece que no meio do meu turbilhão de ideias, dentre todas as coisas que eu produzo em casa, das factíveis para o blog até àquelas que eu mesma me pergunto se vale a pena fazer ou não, me ocorreu que, na verdade, eu não sei o que vocês mais querem saber.

Na minha busca contínua por substituir o máximo possível de coisas industrializadas por delícias caseiras na minha dispensa, posso estar complicando ainda mais a sua vida… Fazer guloseimas pros nossos filhos é ótimo, desde que seja viável. Meu principal objetivo é fazer você ler isso aqui e preferir cozinhar a comprar algo pronto pro seu pequeno. Nem que seja só um dia.

E então, o que estão procurando? Afinal, isso tudo é pra vocês, e eu quero mesmo saber.

Vocês querem receitas mais simples e práticas? Podem ser um pouco mais trabalhosas, desde que sejam fáceis? Ou um bolo de camada dificílimo, mas que é um show? Um pouco de cada, e uma de calda de chocolate pra por com aquele sorvete do primeiro post, por favor? Qualquer coisa tá valendo.

E enquanto vocês pensam e me respondem, fica aí a receita de manteiga de amendoim caseira – pra vocês não acharem que eu estava exagerando lá em cima.

Manteiga de Amendoim

Rende pouco mais de uma xícara ou um pote de 240 ml.

Ingredientes:

amendoins

– 250g de amendoim descascado e sem sal;
– 1 ½ colher (sopa) de óleo de amendoim;
– ½ colher (chá) de sal marinho;
– 1 colher (sopa) de mel.

Modo de preparo:

processamento-amendoins

Em um processador de alimentos, coloque os amendoins. Ligue em potência alta e espere (ou vá tomar um café, você decide). Primeiro os amendoins vão virar uma farofa, depois algo como se fosse uma pasta e por último, ela ficará bem fluida. Adicione o sal e o mel e ligue novamente o processador. Logo você vai notar que a mistura vai ficar bem espessa – é normal! Adicione o óleo de amendoim e tenha paciência, a massa vai voltar a ficar com consistência espalhável.

Coloque em potes de vidro e guarde na geladeira por até 2 meses. Confira abaixo tabelas com informações nutricionais desta receita, com base em 1 porção equivalente a 10g ou 1 colher de sopa.

Informações nutricionais:



Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade