Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Desenvolvimento saudável: como as brincadeiras influenciam?

Desenvolvimento saudável: como as brincadeiras influenciam?

Desenvolvimento saudável: como as brincadeiras influenciam?

A maneira mais poderosa pela qual as crianças aprendem não é apenas nas salas de aula ou nas bibliotecas, mas nos playgrounds e nas salas de jogos, de acordo com a Academia Americana de Pediatria (AAP).

No nosso IV Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil, tivemos uma palestra muito interessante patrocinada pelo Instituto Alana: “Benefícios do Contato Entre a Criança e a Natureza”, proferida pelo Dr. Ricardo Ghelma, mostrando realmente a importância de brincar e o contato com a natureza.

O relatório clínico da Academia Americana de Pediatria, “O Poder da Brincadeira”, recomenda que as crianças reduzam o estresse tóxico, construam relacionamentos parentais e melhorem o funcionamento executivo.

De acordo com o relatório clínico da AAP, divulgado em 20 de agosto, a brincadeira infantil não é frívola. Em vez disso, brincar é a construção do cérebro, uma parte central do desenvolvimento saudável da criança, uma chave para as habilidades das funções executivas e um amortecedor contra os impactos negativos do estresse. Além disso, o jogo constrói o vínculo entre pai e filho.

A AAP publicou “O Poder do Jogo: Um Papel Pediátrico no Aprimoramento do Desenvolvimento em Crianças Pequenas” na Pediatrics de setembro de 2018.

O relatório atualiza um relatório clínico anterior publicado em 2007. A versão de 2018 inclui novas informações sobre os vínculos entre brincadeira e aprendizado, e a pesquisa que considera que a brincadeira é um amortecedor importante do estresse tóxico.

A pesquisa forneceu numerosos exemplos da importância do jogo para o desenvolvimento saudável da criança. Em um estudo, crianças de três a quatro anos, ansiosas para entrar na pré-escola, ficaram duas vezes mais aliviadas do estresse quando puderam brincar com professores ou colegas por 15 minutos, comparadas a colegas que ouviam um professor lendo uma história.

Pesquisas também descobriram que crianças pré-escolares com comportamentos disruptivos eram menos estressadas e menos perturbadoras quando o professor brincava com elas regularmente, uma a uma, ao longo de um ano, em comparação com colegas que tinham interações de rotina.

No entanto, o recreio das crianças tem sido ameaçado por mudanças na sociedade. De 1981 a 1997, o tempo de recreação das crianças diminuiu em 25%. 30% das crianças do jardim de infância não têm mais recesso, o que foi substituído por lições acadêmicas, de acordo com pesquisa publicada na Advances in Life Course Research.

Uma pesquisa nacional dos EUA com 8.950 crianças pré-escolares e pais descobriu que apenas 51% das crianças saíam para passear ou brincar uma vez por dia com os pais. E as pesquisas descobriram que até 94% dos pais têm preocupações com a segurança de brincadeiras ao ar livre.

Apesar das pesquisas que ligam a televisão com um estilo de vida sedentário e maiores riscos de obesidade, a pré-escola típica assiste 4,5 horas de televisão por dia, de acordo com pesquisa de mídia.

A AAP recomenda que a aprendizagem seja melhor alimentada, facilitando a vontade natural da criança de brincar, e não através de motivações externas, como pontuações nos testes, e oferece várias dicas importantes para pais, pediatras e educadores:

Os médicos devem incentivar o aprendizado lúdico para pais e bebês, escrevendo uma “receita para brincadeiras” em todas as visitas de crianças nos primeiros dois anos de vida.

O jogo começa cedo e continua através do desenvolvimento saudável de uma criança. Novos pais devem observar e responder ao comportamento não-verbal dos bebês durante os primeiros meses de vida. Por exemplo, quando um bebê sorri para você, sorria de volta. O esconde-esconde é outro jogo importante.

Educadores, pediatras e famílias devem defender e proteger o jogo desestruturado e o aprendizado lúdico em pré-escolas e escolas por causa de seus inúmeros benefícios.

Os professores devem concentrar-se na aprendizagem lúdica, em vez de didática, deixando que as crianças assumam a liderança e sigam sua própria curiosidade.

Promover recesso e atividade física para crianças todos os dias.

Da próxima vez que seu filho quiser brincar com você, diga sim. É uma das melhores partes de ser pai e uma das melhores coisas que você pode fazer pelo seu filho. O brincar ajuda as crianças a aprenderem habilidades de linguagem, matemática e sociais, e reduz o estresse. O brincar é importante tanto para as crianças quanto para os pais, já que compartilhar momentos alegres juntos durante o brincar só pode melhorar o relacionamento.

Saiba mais no blog do Hospital Infantil Sabará:

Fonte: Pediatrics, September 2018, VOLUME 142 / ISSUE 3

The Power of Play: A Pediatric Role in Enhancing Development in Young Children

Michael Yogman, Andrew Garner, Jeffrey Hutchinson, Kathy Hirsh-Pasek, Roberta Michnick Golinkoff,

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Atualizado em 19 de dezembro de 2024

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