PESQUISAR
Tirar a fralda das crianças exige mais atenção e paciência redobrada dos cuidadores
Comemoramos hoje duas semanas desde o início do desfralde. Duas semanas de muito desgaste e exaustão, mas de muitas conquistas também. Não posso negar ou deixar de fazer festa (“Viva!! Parabéns! Vamos dar tchau para o cocô: tchaaaaaau!”).
Tenho a sensação de ter feito o desfralde da Manu em um tempo bem longe e quase jurássico, de tanto que eu aprendi.
Aliás, falaram-me muito que o exemplo da Manu, a mais velha, desfraldada, cheia de independência e autonomia no banheiro, seria um super incentivo ao Joaquim e ao Pedro. Honestamente e a curto prazo, não sei. Eles querem fazer tudo sozinhos, tirar a calça, a cueca, sentar, fazer e limpar os sólidos e líquidos por conta própria e o resultado é muita zona, caca e caos!
A verdade é que desfraldar gêmeos é bem fácil. Difícil mesmo é não “refraldá-los”. Portanto, minha gente, vitória por aqui.
A tal da técnica do “adesivo como recompensa” (um colante a cada xixi ou cocô no devido lugar) foi bastante usada, mas não sei se recomendo. O fato é que os meninos aprenderam a “parcelar” em inúmeras prestações o xixi para que ganhassem o maior número de adesivos possível. Aprenderam isso antes mesmo do total controle dessas nojentas funções fisiológicas. Boba sou eu, podem concluir.
Hoje, entendo que dignidade mesmo é pegar uma cueca da estampa mais fofa do mundo, porém detonada de cocô e jogá-la diretamente no lixo. Ela e eu nunca mais seríamos as mesmas, após uma boa e longa esfregação no tanque. Tenho praticado o desapego com mais frequência.
Nenhum pai, mãe, avó, babá e etc negaria o tempo necessário ao “desfraldento” na privada, quando avisada da vontade de fazer xixi ou cocô. Porém, atenção é como a história dos adesivos. Um certo tempo extra no trono é uma boa estratégia para adiar o banho, a hora de comer, de dormir e até de arrumar os brinquedos. Boba sou eu mesmo.
Enfim, desfraldar meninos é uma eterna emoção, é como voltar a ter um recém-nascido em casa. Apesar de fazerem quase todos os xixis na privada, eles são “espirrantes” e “pingantes”, sem a menor direção. Ainda não revivi o momento do xixi na cara e nem pretendo revivê-lo. Que assim seja.
Na próxima sexta-feira, você confere o último capítulo dessa história de aventuras. Até lá!
Originalmente postado em: http://bit.ly/IDZXli
mensagem enviada
Boa tarde,
o meu filho esta saindo das fraldas, temos ao todo 1 mês deste processo, porém ele não gosta de fazer toto na privada e acaba fazendo na roupa. O que eu poderia fazer para tirar esta insegurança dele pela privadinha?
Vanessa Martins
Vanessa, acho que você deve estimular seu filho a usar a privada, pois me parece que ele se sente mais a vontade ali. Tenha paciência e fale com ele calmamente explicando que ele precisa avisar antes de evacuar. Boa sorte! =]
Tenho uma menina de 3 anos e uma de 4 e meio. Minha filha menor ainda faz xixi na roupa (somente em casa, na escola ela avisa a professora e faz no banheiro) e tambem usa fralda a noite.
Minha filha maior ainda usa fralda a noite, não está sendo fácil…
No geral, imagino eu :”…quanta insegurança no ar!”. Me sinto frutrada!
Káthia, se elas só fazem isto em casa e na escola elas pedem para serem levadas ao banheiro, parece que o problema está em casa. Talvez você precisa de mais autoridade em colocar limites, talvez precise de mais orientação. Procure um consultório de um pediatra e procure falar com calma para ele te orientar, ou peça ajuda na escola para ver como eles fazem. Não adianta ir ao pediatra do pronto socorro. Obrigado. =]
Tenho um menino de 3 anos que ainda faz cocô na calça.
O xixi já está resolvido, vai sozinho, a noite também, nada mais de molhar a cama.
Mas o cocô…
Antes tinha o horário regulado, uns 20 minutos depois do almoço. Levava e deixava no banheiro um tempo, e por mais vontade que ele tinha, segurava, até que teve prisão de ventre.
Parei de insistir por uns dias e qdo voltei, o cocô ficou sem horário certo…
Levo no banheiro algumas vezes ao dia e nada.
Pode estar pra sair, mas ele segura. E aí volta todo o drama da prisão de ventre…
O que poderia fazer?
Olá Cintia, encaminhamos sua dúvida ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂
Converse com o pediatra para que ele te oriente. Tenha calma e paciência, também peça ajuda na escolinha.
Boa tarde;
Meu filho tem 3 anos e meio e ainda faz xixi e cocô na cueca. O xixi quando eu falo para ele ir ao banheiro ele vai e faz sozinho mas se ninguém falar para ele ir ele faz na cueca. As vezes já vi ele segurando mas não vai ao banheiro (principalmente se estiver brincando). Já o cocô ele só pediu umas poucas vezes. As vezes ele fala que a barriga está doendo, daí levo ele para o privada (com redutor na tampa)mas ele não faz (não tem paciência de esperar setado) e faz depois na cueca. No começo ele ficava incomodado sujo mas agora ele as vezes nem avisa que está de cocô. Como devo agir ???
Grato
Renato Cunha
Olá Renato, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂
Olá Renato. É preciso ter paciência na fase da troca das fraldas. Procure conversar com ele e deixá-lo tranquilo, passando segurança nesta transição. Abraços! 🙂
Boa noite !!
minha filha tem 3 anos e 3 meses no meio do ano passado na escolinha ela parou de fazer xixi durante o dia e eu colocava a fralda a noite, só que esse ano ela piorou fais xixi todos os dias na roupas na hora que esta durmindo e até mesmo brincando. converso muito com ela mais não esta adiantando naão sei mais o que fazer.