PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Dicas de como tirar as fraldas do bebê
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Dicas de como tirar as fraldas do bebê

Dicas de como tirar as fraldas do bebê

30/03/2011
  1092   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Descobrir o momento ideal para tirar as fraldas do bebê é definitivamente um dilema na vida dos pais. Como fazer isso da maneira correta, qual a hora correta, são as principais dúvidas nos consultórios pediátricos. A paciência e a perseverança são os principais passos para se alcançar esse sucesso, segundo os médicos.

De 2 a 2 anos e meio de idade costuma ser o período indicado para se tirar as fraldas do bebê, pois nesta fase eles apresentam controle neurológico e motor, um vocabulário mais amplo, sendo capazes de pedir o que querem e entender o que lhe dizem, explica a Pediatra Anna Julia Sapienza, do Hospital Infantil Sabará.

É necessário calma para que o bebê não fique com medo ou estressado, para se realizar um treinamento bem-sucedido. Começar o aprendizado antes da hora adequada pode resultar problemas e até incapacidade de controle das fezes e urina.

Se seu bebê se incomoda com as fraldas e avisa que elas estão sujas ou molhadas, chegou a hora de aprender a usar o vaso sanitário ou o urinol. Essa é uma ótima dica para saber o momento ideal para se livrar das fraldas. Se a criança frequenta a creche ou a escola, é muito importante que avise a professora sobre essa mudança.

É importante saber que será muito mais fácil retirar a fralda durante o dia e só quando as crianças já estiverem acostumadas, em média seis meses, segundo os pediatras, é que os pais devem retirar as fraldas também durante a noite.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • odila rebello freiria mendonça disse:

    vou ser avó. minha filha e minha nora trabalham e vão ser mães de primeira viagem.
    sou uma mãe desatualizada, minha ultima filha tem 24 anos. preciso ajudá-las e com muita segurança e responsabilidade. preciso de sites, de livros, de cursos gratuitos, tudo.
    os bebes ainda não foram encomendados por elas, mas quero ter tempo para estudar o assunto em paz. preciso saber tambem sobre grvidez e o que posso orientar as meninas com os maus estares, a alimentação. me mandem tudo o que puderem, eu quero me preparar , preciso de voces e agradeço. obrigada, odila.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Odila,
      Contenha um pouco sua ansiedade em ser avó, afinal sua filha e sua nora ainda nem engravidaram. Apesar de tantos anos passados, sua experiencia em ser mãe vai ajudar muito, e não se esqueça que estas informações todas deveriam ser buscadas pelos pais, que serão quem realmente vão criar os filhos. Seu papel de avó seria muito mais o de curtir o neto e apoiar seus filhos, nora e genro no papel deles serem pais. Lembre-se que você já teve sua oportunidade, e agora é a vez deles.
      Quanto as orientações, deixe-as para os médicos e os profissionais que eles confiem, afinal pode sempre haver mais de um jeito certo de se fazer as coisas.
      Enquanto eles não chegam, procure ler as matérias em nossos blog e nas páginas do Facebook (http://www.facebook.com/HospitalSabara) e Twitter (http://twitter.com/#!/hospitalsabara) , pois elas trazem bastante informações sobre estes assuntos que você menciona. Temos certeza que quando for a hora, voce saberá ajudá-las da melhor forma que puder.
      Boa sorte!
      Equipe Hospital Infantil Sabará

  • aucileia salles disse:

    Olá,
    Meu filho Alan tem 02 anos e 05 meses e já comecei o processo de tirar a fralda e ensinar usar o banheiro o troninho, porém eita processo difícil não imaginava que seria tanto,o meu filho entende o que eu falo mas ele faz xixi e cocô no chão eu percebo que ele tem medo do troninho, mesmo ele pegando e vendo, o Alan ele não se incomoda com cocô na fralda, eu estou sempre falando pra ele que xixi e cocô pra chamar mamãe e mesmo assim ele não chama, ele faz.O que vocês poderiam me orientar pois estou como medo de não conseguir,Socorroooo.
    Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Aucileia, se o Alan tem medo do troninho, compre um adaptador e ensine ele a usar a privada. Tenha paciência e vá fazendo o processo de retirada aos poucos. Leia a coluna da “Mãe Blogueira”, a Camila, de sexta feira 20 de abril. Ela faz comentários interessantes. Procure seu pediatra e peça dicas, elas podem variar de criança para criança, e se o Alan estiver na escola, veja como eles estão fazendo isto. Boa sorte. =]

  • fabiana disse:

    Ola, minha filha tem um ano e onze meses, e tive que tirar a fralda dela agora no frio, porque estava ficando muito vermelha e coçando o tempo todo, o problema e que ela nao quer saber de fazer nada no peniquinho acha engraçado, senta nele, mas fazer que e bom nada, ela so faz na roupa se incomoda quando esta molhada, mas nao faz no peniquinho, o coco a mesma coisa, é muito esperta fala muito bem, pede pra trocar a roupa quando esta molhada ,mas nao da pista quando quer fazer xixi, estou sem saber o que fazer o peniquinho e muito simples ela consegue sentar sozinha nele, consegue tirar a roupa sem dificuldade, mas nao quer saber de fazer nada no peninquinho, pergunta a cada 15 minutos as vezes a cada 20 minutos e ela fica brava, e so vai quand digo que ela e uma moçinha e vai fazer xixi igual a Gabriela amiga do Sid ( do senho e sid o cientista), deçois falo da monica, magali, e das amiguinhas dela mais velha que já fazem no peniquinho, em nenhum momento eu briguei com ela, mas peço que me avise quando quer fazer xixi… o que posso fazer para ajuda-la sem traumatizar e sem que eu fique nervosa… Obrigada Fabiana

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fabiana, encaminhamos sua dúvida ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Ela precisa entender o que deve fazer, talvez ainda não tenha maturidade suficiente. Tenha calma e paciência para ir orientando e incentivando, para que ela saiba o que deve fazer.

  • sabrina disse:

    Boa tarde meu filho em 2anos e 6 meses o xixi ele faz no sanitario mas o cocô ele nao faz nao sei o que fazer mais poderiam me orientar pois estou como medo de não conseguir,Socorroooo.obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Sabrina, às vezes as crianças desta idade demoram um pouco para fazer o cocô no vaso ou penico, tenha paciência e estimule ele a avisar quando for evacuar e coloque ele no vaso. Outra maneira que pode ajudar eobservar a hora que ele evacua e coloque sentadinho no vaso, geralmente é após uma das refeições. Obrigado.

  • Claudia disse:

    Minha netinha de 03 anos e meio faz xixi no vaso, mas, o cocô, mesmo ela estando com vontade, fica de pé, fecha as perninhas e não deixa o cocô sair. Não aceita fazer no vaso. Ela faz tratamento p/ prisão de ventre, mas, parece que tem medo de o cocô ferir o bumbum. É um problema que está nos deixando desesperados, porque, a gente vê que ela sofre, porque, ela geme apertando as perninhas. Já tentamos colocá-la no vaso neste momento, mas, ela chora e não evacua. Por favor, ajude-nos !

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Claudia, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Claudia, isto é bem comum, procure conversar com o pediatra e ter uma orientação para este problema. Tenha paciência e demonstre que vocês querem ajudá-la, com muito carinho e não com broncas ou ansiedade muito grande.

  • Claudia disse:

    Por favor, me responda!

  • Cristiane disse:

    Meu filho tem 3 anos e meio, ele já tem o controle mais nao quer deixar de usar fralda de jeito nenhum. Pra piorar tem um irmão de 11 meses. O que eu faço?
    Grata

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cristiane. Você pode estimular seu pequeno tentando ensiná-lo a hora certa de usar o penico, como após as refeições. É importante ter bastante paciência e saber entender a fase de cada uma das crianças. Caso já tenha tentado várias abordagens sem sucesso, sugerimos procurar o auxílio do pediatra. Abraços! 🙂

  • Andreia disse:

    Olá meu filho tem 2 anos e 3 meses , ele foi tardio em muitas coisas , e uma delas é a fala.Ele diz pouquissimas palavras será que por esse motivo devo aguardar para desfralda-lo ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Andreia. Seu filho está dentro do período de desfralde (que ocorre até os 2 anos e meio). É importante que você inicie o processo normalmente, mas caso sinta-se insegura, é melhor consultar seu pediatra. De qualquer forma, não apresente inseguranças para seu pequeno nessa fase. Abraços! 🙂

  • ANDREIA DE SOUSA disse:

    O,MAS LÁ EU QUERIA QUE MEU FILHO COMESSE,ELE NÃO COME,SO BOLACHA,CHOCOLATE, ELE TEM 2 ANOS E MEIO,QUERIA TAMBÉM QUE ELE ESTIVESSE NA CRECHE MAS NA CIDADE QUE EU MORO NÃO TEM NADA DE CRECHE, NÃO TEM PARQUE PARA, ELE, A UNICA DIVERSÃO DELE ÉC FICAR ASSISTINDO TELEVISÃO O QUE QUE EU FAÇO, PARA ELE VIVER MELHOR, ALEM DE MUDARMOS MUITO…..

  • Ana Garcia disse:

    SOCORROOOOO!!!!!
    Tenho uma filha de 2 anos e 6 meses e agora em Janeiro/13 iniciei o processo de desfraldamento, pois ela não queria mais usar fralda e quando faz cocô ou xixi na fralda não gosta de ficar suja e pede logo para trocar. Mas ela não aceita se sentar no penico, chora e grita nem sequer tenta. Já comprei calcinha, esmalte, baton, um penico rosa lindo, prometi passeio, presente. E nada, ela não se senta, acaba fazendo na roupa e na escola tb sem sucesso. Ela fica o dia todo segurando e não faz. As amigas da escola já usam a privada infantil. As professoras levam ela junto com as amigas mas ela não se senta. Tenho mandado o penico dela na escola, mas ela continua se recusando. Tb não aceita se sentar a privada. Estou ficando muito preocupada. Alguém poderia me ajudar?? Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Pelo que você nos conta a sua filha não parece estar muito à vontade com a troca das fraldas pelo penico. É importante que a criança se sinta segura durante esta mudança e ela ocorra no tempo de amadurecimento dela. Sugerimos que você busque uma ajuda médica, caso o problema persista. Abraços! =)

  • sandra disse:

    Olá sou mãe de primeira viagem e minha filha esta com 2 anos e um mes e eu nao consigo tirar as fraldas dela eu deixo o dia todo ela sem fraldas e levo ela no penico e as vezes ela faz mas de vez en quando ela avisa quando ja esta fazendo nas roupas eu acabo brigando por que ela fala de tudo pede de tudo a noite eu ainda nem tentei.Me ajuda por favor.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Sandra, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. É importante que nesta fase você tenha bastante paciência e passe segurança à sua filha, pois ela não pode se sentir pressionada nesta mudança. Abraços! =)

  • Ismenia Barreto de farias disse:

    Oi estou esperando a resposta,para minha dúvida,um grande abraço!!!!!!!!!!!

  • shay disse:

    Olá, meu filho tem 2 anos e um mês, ele é muito esperto e até avisa quando está de cocô. Mas to tentando tirar a fralda e não to conseguindo porque ele não quer ficar no penico, daí quando ele levanta do penico ele faz no chão. Eu tento não ficar brava, mas ta difícil. Ate pensei em deixar ele sentado no penico bastante tempo, mas acho que vou traumatizada-lo.
    Me ajudemmmmm

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Shay, tudo bem? Obrigado pela confiança! A retirada das fraldas realmente não pode ser uma lembrança ruim para a criança, que precisa de segurança para fazer essa transição. Se você está sentindo dificuldade neste processo, sugerimos conversar com o pediatra dele. Abraços! 🙂

  • suelem disse:

    olá,minha filha tem 2 anos e 4 meses,não estou conseguindo tira-lá da fralda,ela ja estuda,mais não estamos conseguindo.Ela ate fica no vaso mais não faz nada,e eu sempre pergunto,se ela quer fazer xixi ou coco,ela ate fala que quer mais quando eu coloco ela no vaso ela não faz nada.Gostaria que me ajudasse me dando algumas dicas.por favor.abraços suelem gomes de souza.

  • solange disse:

    ola tenho uma filha de 1 ano e oito meses e queria desfraldar ela gostaria que me dessem umas dicas eu levancom com ela cedo e coloco ela no penico e ela faz o coco e o xixi no penico mais o resto do dia não consigo mais nada ela não ta nem ai com o a fralda molhada e nem ai com o coco na fralda o que eu faço me ajudem

  • Michele disse:

    Ola… meu filho tem 2 anos e 9 meses ja não usa mais fralda para nada, mais o coco não tem jeito ele so faz na roupa, ja pedi, ja conversei, ja tentei um penico mais nada. Ele vai p escola, la e so faz xixi na privada coco so faz em casa e na calça… ele coloca a mão no bumbum levo p banheiro se ele ta fazendo ele chega a corta o coco no meio e para de fazer… o que faço?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Michele.
      Você precisa avaliar o quadro do seu filho junto a um pediatra ou psicólogo, que poderá lhe dar uma orientação mais apurada. Não deixe de consultar um profissional da área para não ficar com dúvidas. Abraços! 🙂

  • Joyce Coelho Chavantes disse:

    Olá tenho um filho de 2 anos e 5 meses estou tentando tirar as fraldas dele mas ele é de creche e as tias não ajudam muito só quando ele fica em casa e deixo sem a fralda mas ele só avisa que quer fazer depois de ter feito na cueca.Ele tomou pavor do piniquinho comprei o acento e ele aceitou melhor mais não faz no vaso só na cueca o que eu faço já ate estou perdendo a paciência pois o meu primeiro filho não tive problemas me ajudem. Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Joyce,

      Infelizmente não existe uma fórmula mágica. O que podemos recomendar é calma para que o bebê não fique com medo ou estressado. Converse com outras mães e troque experiências. Mas o mais importante é fazer com que essa fase não seja traumatizante para o seu pequeno.
      Um grande abraço!

  • keiti disse:

    OLÁ TENHO UM MENINO DE 3 ANOS E 1 MÊS E ELE NÃO FAZ XIXI NEM NO VASO NEM EM LUGAR ALGUM ELE JÁ TIRA A FRALDA QUANDO ESTÁ SUJA E ME DIZ QUE ESTÁ CACACÁ ELE SE INCOMODA COM A FRALDA COM XIXI MAS CHORA CADA VEZ QUE TENTO COLOCAR ELE PRA FAZER XIXI …POR FAVOR ME AJUDEM NÃO SEI MAIS O QUE FAZER ….OBRIGADA PELA ATENÇÃO….

    • Equipe Sabará disse:

      Keiti,

      Por se tratar de uma fase de transição é importante que tenha paciência. Converse com as mães com filhos nessa idade e troque experiência. Temos certeza que essa fase passará logo. Abraço

      • keiti disse:

        Olá…..há alguns dias atrás pedi ajuda kkkk eu ainda não tinha tentado tirar a fralda do meu menino só enquanto ele estava na piscina coisas assim mas quando tentava colocar ele no vaso ele chorava e não queria ficar … desisti de tentar …porém nesta segunda feira 10-01-2014 eu resolvi tirar de vez a fralda do meu menino que está com 3 anos e 1 mês no 1 dia foi horrível foram de 8 a 9 cuequinhas kkkk no segundo umas 7 a 8 por ai … e tudo nas cuequinhas …então já a noite depois do banho coloquei a fralda pra dormir então veio a surpresaaaa ele pediu pra ir fazer cocô no banheiro e sozinhooo então fez pela 1 vez xixi …quase surtei de tanta felicidade e deixei ele tão feliz que ele adormeceu com um sorriso no rosto ….pela manhã ao tirar a fralda estava seca e durante esse dia ele vai sempre sozinho ….estou muito feliz por isso quis compartilhar com vcs ….Obrigado pela atenção !!! carinhosamente KEITI….

        • Equipe Sabará disse:

          Olá Keiti,
          também estamos muito felizes por você e obrigado por ter compartilhado conosco este momento tão importante. A evolução de uma criança é algo maravilhoso de se acompanhar.

  • mara disse:

    ola! gostaria de ajuda para o desfralde de meu filho, ja tentei de tdo, iniciei o mesmo a 5 meses, comprei um penico, o orientei e nada, quando vou coloca-lo ele mal senta e ja levanta, to colocando o relogio p despertar e levando ele p o penico, mas ele não quer ficar sentado no mesmo, ele tem 2 anos e 4 meses, ja sabe tirar a roupa e se incomoda com a fralda suja mas quando quer fazer coco e xixi ele vai para o quintal, por favor me ajude!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mara, de acordo com suas indicações o seu garoto apresenta receio quanto ao uso do pinico. Às vezes a cor, o formato…podem assustar os pequenos. Tente adquirir outro que chame a atenção dele e que não o assuste. Se ele vai para o quintal e se sente incomodado quando está sujo, isso é um bom sinal.

  • Regina disse:

    Minha filha tem 2 anos e 6 meses e estou tentando tirar as fraldas dela a 2 meses sem sucesso. Ela segura o xixi, até senta no penico mas não faz nada. Quando ela quer fazer xixi ela fica sapateando e segurando na frente, mas não faz, eu levo até o penico e ela grita que não. Só faz na fralda mesmo, as vezes fica o dia todo sem fazer xixi e percebo que ela começa a urinar e segura por medo. Não sei mais o que fazer.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Regina, o processo de desfralde é realmente complicado para as crianças. Recomendamos que mantenha o diálogo com ela e as tentativas. Também é importante comprar um “troninho” que chame a atenção dela. Com o tempo ela vai aprendendo. É preciso muita paciência e diálogo. Boa sorte.

  • Tania disse:

    Boa noite, minha filha esta com 2 anos e 1 mes, compramos um lindo penico p ela com formato de ursinho e toca ate musiquinha, assim q ele chegou ela sentou e disse fazer xixi, mas agora q estou tirando a fralda dela de dia, nao quer sentar no penico de jeito nenhum e ainda me xinga qdo pergunto se quer fazer xixi. Percebi q qdo que fazer ela cruza as perninha e dança ou entao corre pro quartinho dela perto da caixa de brinquedos e faz em pe mesmo, nao sei oq faço, pois nao posso obriga-la a sentar no penico. O engraçado q antes de ter o penico ela a ia no banheiro pegava papel higienico, tirava a fralda e sentava na vasilha de agua de nossa cachorra e se hj qdo consigo q ele sente no penico, nao fica nem 2 minutos, ja tentei no vaso tambem, pois o penico vem com redutor, mas nem assim, ela quase sempre me fala qdo faz xiix ou coco. Por favor me ajudem! Obrigado, Tania

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tania, pelo que você conta dá para perceber que sua pequena está com medo do penico. Talvez, ela tenha se sentido acoada e por isso tenha se retraído na evolução do desfralde. Recomendamos que tente deixar o penico de lado e conversar com ela diariamente sobre a importância de não utilizar mais fraldas. Se antes de você dar o penico todo colorido ela já ia por iniciativa própria, provavelmente ele é a causa do receio. Nem sempre o mais colorido é o que vai atrair mais a criança. Abraços.

  • Rita disse:

    Boa noite! Li os comentários e orientações. O problema em casa é um pouco diferente da maioria: tenho  casal de gêmeos com 2,4a. Não temos pressa, nem queremos forçá-los. Compramos penicos simples. Eles gostam e não têm medo. Já fizeram cocô várias vezes e ganharam pequenos prêmios (adesivos de estrelinha no guarda roupas) e muitos elogios. Parece que perdeu  pouco a graça, pois deixaram de fazer (às vezes avisam, mas já fizeram na fralda e às vezes, nem avisam). Mas, nem isso nos preocupa tanto, pois achamos que vão voltar a avisar ( cada qual no seu tempo).
    O que nos tem preocupado é que nossa filhinha  quer ficar brincando no penico ou no vaso. Às vezes, ela avisa antes de fazer cocô. Eu a levo ao banheiro, tiro a fralda e coloco no penico. Ela adora essa brincadeira. Tenho bastante paciência ( já cheguei a ficar 40 minutos no “senta e levanta”, mas, às vezes, quando eu deixei o irmão sozinho em outro ambiente, ou quando está na hora de comer, ou mesmo quando preciso sair para trabalhar, explico a ela que tentaremos por mais alguns minutos e se não fizer cocô, eu recolocarei a fralda e iremos continuar a rotina normal. Poucas vezes ela “aceita” essa orientação. Na maioria das vezes, ela começa a falar: Cocô! Cocô! Eu fico mais tempo com receio de que ela realmente queira fazer cocô, mas ela só quer brincar (aparentemente…). Quando chega o momento de dar o basta, ela chora muito e eu tenho quer por a fralda à força. A única certeza que tenho é de que o chororô não é por causa da recolocação da fralda e sim por causa do fim da brincadeira ou porque ela realmente quer fazer cocô (está com a necessidade fisiológica). Meu dilema: será que o fato de tirá-la à força prejudicará seu controle esfincteriano? Será que na cabecinha dela, eu a estou impedindo de fazer cocô? Ela é esperta e sei que preciso explicar mais vezes para ela que o penico é para fazer cocô, que podemos brincar em outro lugar, que não devemos deixar o irmão muito tempo sozinho, etc. Mas será que só isso é suficiente?
     Logo, estaremos em dias frios e eles devem ir para a escolinha (4h/ dia)  no próximo mês. Devo apressar e retirar a fralda dos dois nos próximos dias (ainda um pouco quentes) ou devo esconder os penicos e deixar tudo para agosto, quando estarão com 2,8 anos e já na escolinha?
    Desculpem-me pelo longo texto: sou mãe de primeira viagem, 49 anos, minha sábia mãe é falecida, não tenho irmãs e minha sogra experiente mora longe de mim. 
    Desde já, agradeço suas sugestões.
    Obrigada, Rita.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rita, sua pequena é bem esperta, pelo que você pontuou. Recomendamos que você continue com os diálogos, principalmente para que ela entenda que não deve ficar brincando com o penico. O fato de você tirá-la a força talvez não a prejudique quando ao processo fisiológico, desde que você a faça entender que está tirando porque precisa seguir com suas atividades rotineiras. O processo de desfralde é traumatizante para os pequenos e por isso o diálogo, a paciência e o carinho são essenciais, mas aliado a isto deve estar também a disciplina. Talvez não seja interessante parar com o processo, pois eles precisarão aprender. Essa pausa pode prejudicar o processo. Abraços e esperamos ter ajudado.

  • Tielly disse:

    Meu filho tem 6 anos e as vezes reclama de dores no osso somente das pernas há algum remedio que eu possa dar…pra aliviar ate qur ru consigua um especialista.. ( dor sem causa aparente).

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tielly, sem passar por um especialista não temos como receitar um remédio para o seu pequeno por não conhecer o motivo da dor que ele possui. Recomendamos que aguarde e por enquanto ministre compressas de água quente no local da dor. Pode aliviar. Abraços.

  • PRISCILA disse:

    Boa tarde.
    Meu Caetano tem 2 anos e 5 meses e esta sem a fralda a 1 semana.Ele nao faz xixi na cueca, mas fica perguntando varias vezes se esta de fralda.Quando digo que não, ele pede para que eu coloque.
    Sera que isso é normal?
    O coco ele nao faz na privada, nem penico, pede para colocar a fralda e faz só lá.
    Me ajudem!
    Desde já, agadeço.
    Um beijo

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Priscila, a retirada das fraldas dos pequenos é algo que acontece aos poucos, com avanços gradativos e exige paciência. Converse sempre com o Caetano sobre a importância de fazer as necessidades no peniquinho e vá fazendo com que ele se acostume com a ideia. É importante que ele se sinta confortável com esse processo, para não causar traumas. Esperamos que consiga alcançar logo seu objetivo, e quando ele largar de vez, venha contar pra gente! Abraços!

  • CHEILA SAMANTA RODRIGUES disse:

    Ola!! Estou precisando de ajuda e buscando informações na internet encontrei vcs, meu filho hoje tem 3 aninhos e 1 mes, quando ele estava com 2 anos e 9 meses por ai(em março 2014)comecei o desfralde,mesmo observando e vendo que ele não apresentava nenhum indicio de que estava pronto, mas estavamos dentro da normalidade acredito eu,ficamos tentando 2 meses e pouco e as vezes ele pedia, outras varias esquecia, enfim, um dia na escola uma prof xingou ele quando fez nas calças e ele começou a se trancar, não fazia nem na fralda passamos cinco dias numa situação complicada, até q conversando com o pediatra ele achou melhor usar a fralda novamente e dar um tempo, isso aconteceu em junho, agora gostaria de voltar o desfralde mas percebo que ele entende, ja sabe quando esta com vontade, mas gosta de usar a fralda, tentei um dia deixa-lo sem,,,foi tres vezes ao vaso,as outras foi na calça, mas quando coloquei a fralda a noite para dormir, ele disse: mae fiz xixi, falei na calça filho, e ele disse: não mae to de fralda que xixi bom….estou sem saber o que fazer.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cheila, como nós já dissemos, a retirada das fraldas dos pequenos é algo que acontece aos poucos, com avanços gradativos e exige paciência. Temos uma situação não muito agradável que aconteceu com o seu bebe, então é possível que seja um pouco mais desgastante. Converse sempre com ele sobre a importância de fazer as necessidades no peniquinho e vá fazendo com que se acostume com a ideia e principalmente o hábito. É importante que ele se sinta confortável com esse processo, para não causar traumas. Fique tranquila, pois não é algo que acontece da noite pro dia. Esperamos que consiga alcançar logo seu objetivo, e quando ele largar de vez, volte para contar pra gente, ok? Abraços!

  • Juliana Lemes disse:

    Olá meu filho tem 2 anos e 3 meses to tentando tirar da fralda ..mas ele faz varias veses na cueca, isso em questão de segundos e normal !!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliana, esse período não é simples e requer paciência. Recomendamos que converse com o pequeno e o deixe confortável com a situação. Caso aconteça mais vezes, procure um especialista que te oriente da melhor maneira.

      Abraços!

  • Raquel aparecida ferreira disse:

    meu filho tem 3 anos estou tétano. tirar ele da frança

  • Aline Lemos(valença) disse:

    Oi.meu filho tem 3,7meses e nao quer saber de fazer xixi no vaso, pinico,até troninho musical comprei e nada.Ele segura o dia inteiro e só faz se por fralda nele.Ele se recusa a aprender.Que faço?Ele começa estudar no ano que vem e estou preocupada.Tentei desde 10/13 nada,voltei pra nao insistir muito e estou tentando novamente e nada.Me de uma luz por favor.nao sei mais o q fazer.obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Aline, sair das fraldas é uma fase estressante, tanto para a mãe quanto para o pequeno. Converse bastante com seu bebê para que ele intenda a importância do peniquinho e faça isso naturalmente. Caso não tenha resultados positivos, procure um especialista que te oriente da melhor forma.

      Abraços!

  • custodia disse:

    minha dilha tem 2 anos e 6 meses tem hora que pede ou vai sozinha ao banheiro mas muitas vezes faz na roupa o que faço?

    • Equipe Sabará disse:

      É importante ter paciência com a pequena nessa fase, pois um trauma pode dificultar ainda mais a retirada da fralda. Procure conversar com sua filha e explicar a importância de fazer as necessidades no peniquinho. Como a pequena já faz isso algumas vezes, será mais fácil acostuma-la.

      Abraços!

  • Alessandra disse:

    Meu filho tem 2 anos e 4 meses ele e muito inteligente fala de tudo, praticamente já havia tirado da fralda tanto xixi como coco, mas de repente o coco ele não pede mais evacua na roupa deixando eu de cabelo em pê, fico triste pois já tinha vencido essa etapa, as vezes ele ate segura, o que devo fazer estou desesperada?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Alessandra,

      Cada criança tem o seu tempo. O importante é ter calma. Quando seu menino começar a se incomodar, certamente ele irá aprender mais rápido a usar o banheiro.

      Att,

  • Tânia Gonçalves disse:

    Meu filho tem 2 anos e 2meses está se incomodando com a fralda, porém praticamente não fala , na escola dizem que tem outras crianças mais preparadas e que vão esperar um pouco mais, comprei pânico, tô deixando final de semana só de cueca, mas tá difícil será que é a hora certa?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Tânia,

      Cada criança tem o seu tempo. O importante é ter calma. Quando seu menino começar a se incomodar, certamente ele irá aprender mais rápido a usar o banheiro.

      Att,

  • MAIARA disse:

    Olá tudo bem? Estou conseguindo tirar as fraldas de minha filha que tem 2 anos e 6 meses só que tenho uma dúvida, posso colocar as fraldas quando precisarmos sair de casa para ir a creche ou passear? Será que não vou confundir sua cabecinha? Desde já,agradecida.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Maiara

      Cada criança tem o seu tempo. O importante é ter calma. Quando seu menino começar a se incomodar, certamente ele irá aprender mais rápido a usar o banheiro.

      Att,

  • Silvia Santos disse:

    Meu filho tem 6 anos e nos ultimos 3 meses vem sentindo dor na perna direita e às vezes na esquerda…ele é super ativo e magro pesa 16 kg…geralmente essa dor ocorre à noite,mas rem dias que também ocorrem à tarde…meu filho mais velho também sentia essas dores…pode ser a dor do crescimento??

  • marta disse:

    ola,meu filho tem 3anos e 3 meses, desde de os 2que estou a tentar tirar a fralda,ele pede as vezes para fazer xixi mas a maioria das vezes faz nas calcas…nao sei mais o que fazer…
    todos os meninos da escolinha ja nao usam fralda alguns ja nemde noite e o meu,e isto! por favor ajudem-me

  • joyce Barbosa disse:

    olá!!meu filho tem 3 anos e 2 meses ele faz xixi no vaso, dorme sem fralda já a um bom tempo,mas para fazer cocô ele pede a fralda comprei o adaptador para o vaso, prometi brinquedos, expliquei o porque de fazer no vaso e nada , as vezes quando fico muito chateada com a situação falo que a fralda acabou ai ele chora e fica sem fazer até que eu coloque a fralda já cheguei a deixar sem fralda para fazer cocô por 2 dias seguidos , contei a pediatra dele ela disse para eu não fazer isso pois pode prejudicar o intestino dele e que devo esperar ele se sentir seguro. tenho esperado mas parece que esse dia nunca vai chegar. quem puder me ajude por favor!! obrigada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade