PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Encontro educativo para pais
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Encontro educativo para pais

Encontro educativo para pais

19/04/2011
  681   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Para ver a imagem completa do poster clique aqui

 

Nos meses de Maio e Junho a equipe do Hospital Infantil Sabará oferece  para os pais diversos encontros para debater questões muito importantes sobre a saúde das crianças, com a presença de profissionais renomados. Participe!

 

ENCONTRO EDUCATIVO PARA PAIS – Agenda completa

Ana Lúcia Gomes Castelo

Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia, psicodramatista terapeuta: de casais, família, EDMR e Brainspotting.

Tema: Colocar Limites na educação dos filhos: Um desafio para pais

Objetivo: Fazer uma reflexão junto com os pais de que maneira estão atuando na colocação de limites juntos aos filhos. Orientar os pais com o objetivo de fazer uma reflexão de quais tipologias atuam na educação dos filhos. Trabalhar os limites dos pais, fazer uma reflexão dos modelos que tiveram junto a suas famílias de origem , e atualizar estes modelos.  A metodologia será atividades de sociodrama construtivista para os pais.

Dia: 03/05/2011 – 19h

 

 

Germana Savoy

Psicoterapeuta e ludoterapeuta.

Tema : Como brincar com seu filho? “Dicas” de brincadeiras e atividades para diversas faixas etárias.

Módulo I – Bebês 0 a 2 anos

Objetivo: Apresentar atividades e brincadeiras que estimulem os sentidos e a motricidade favoreçam os vínculos e criem um ambiente rico para as explorações e descobertas. O desenvolvimento dos bebês é fortemente dependente dos estímulos ambientais, e as brincadeiras, além de serem gratificantes, nos permitem ajudá-los a ampliar seu repertório e aperfeiçoar o desenvolvimento.

Dia: 10/05/2011 – 19h

 

Flavia Marujo

Diretora da Escola de Inglês Kids Time

Tema: Qual a melhor idade para começar uma segunda língua para as crianças?

Objetivo: O assunto é recorrente para os pais e com a palestra buscaremos elucidar as seguintes questões: devo colocar meu filho em contato com o Inglês desde pequeno?  Três anos? Ou espero o período de alfabetização? Ou ainda apenas no início da adolescência, quando ele está plenamente alfabetizado e ávido por novos interesses?

Dia: 17/05/2011 – 19h

 

Márcia Cristal

Bacharel em Psicologia com especialização em Psicologia Educacional e em Psicanálise. Profissional da Escola Vera Cruz.

Tema: O mundo adolescente e as drogas.

Objetivo: Nesse encontro conversaremos sobre o que é ser adolescente hoje, alguns prazeres e desafios que fazem parte da realidade dos jovens.  Considerando estes aspectos, refletiremos sobre a função e dificuldades dos pais no “adultescer” dos filhos, especialmente no que diz respeito às experiências relacionadas às drogas.

Dia: 24/05/2011 – 19h

 

Judith Cirne Lima

Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia e Formação em psicanálise.

Tema: Filhos – Prontidão para a vida. Da dependência absoluta à independência e auto-estima.

Objetivo: Neste encontro conversaremos sobre as ações dos pais, no sentido de aproveitarem a riqueza das atividades espontâneas e cotidianas das crianças, para ajudá-los em seu desenvolvimento:  Da auto-centração à convivência com a frustração e a descoberta do outro e da vida em grupo; Das primeiras experiências sensoriais, ao desenvolvimento da linguagem e da escrita; Da dependência absoluta à independência e autonomia; Do medo à coragem; Da passividade à atitude ativa. Como tudo isso se apresenta no sono, no banho, nas refeições, no vestir-se etc? Como o processo de desmamar se relaciona a isso tudo?

Dia: 31/05/2011- 19h

 

Tide Setubal Souza e Silva

Psicóloga, psicanalista, mestre pela Universidade Paris V, membro do Instituto Sedes Sapientiae, co-autora do livro “Mundo Jovem”.

Tema: Adolescentes e seus conflitos – Como pais podem entender e ajudar seus filhos a lidar melhor com sua identidade, corpo e sexualidade?

Objetivo: A Adolescência é um momento bastante intenso, marcado por inúmeras transformações corporais e subjetivas.  A dificuldade de lidar com todas essas mudanças fazem com que muitos adolescentes e seus pais tenham duvidas e se sintam um pouco perdidos. Como ocupar um novo lugar na família, no mundo e consigo mesmo? Nesse sentido, o nosso encontro tem como objetivo conversar sobre esse momento da vida, compartilhar experiências, dúvidas e dificuldades, a fim de ajudar os pais ou pessoas que lidam com adolescentes a se sentirem mais capazes de lidar com essas questões.

Dia: 07/06/2011 – 19h

 

Maria Helena D´Ancora

Bacharel em Esporte pela EEFE-USP. Especialista em Ginástica Artística.

Tema: Quando começar e como escolher uma atividade Física para seu filho? Qual a diferença entre atividade física e esporte competitivo?

Objetivo: A palestra tem por objetivo auxiliar os pais a perceber a importância da prática da atividade física para todas as faixas etárias, quando começar e quais modalidades mais indicadas para as diferentes faixas etárias. Possibilitar aos pais a oportunidade de entrar em contato com diversos assuntos relacionados à atividade física e o desenvolvimento infantil.  Apresentar conceitos, mitos e verdades existentes no mundo esportivo. Enfocar os diversos aspectos na maneira de introduzir e formar as crianças nas várias atividades físicas existentes. Apresentar aos pais as diferenças entre atividade física e esporte competitivo. Propiciar aos pais a oportunidade de ter uma orientação específica na área esportiva. Incentivar a pratica de atividade física, porém com moderação e qualidade. Apresentar mitos e verdades existentes dentro da área esportiva. Propiciar um entendimento melhor sobre os vários esportes existentes, facilitando a escolha correta no momento correto.

Dia: 14/06/2011 – 19h

 

Germana Savoy

Psicoterapeuta e ludoterapeuta.

Tema: Como brincar com seu filho? “Dicas” de brincadeiras e atividades para diversas faixas etárias.

Módulo II – de 2 a 4 anos e 4 a 6 anos

Objetivo: De 2 a 4 anos, apresentaremosn atividades e brincadeiras que enriqueçam a criatividade, por meio de histórias, jogos de faz-de-conta, dança e musicalização. Jogos e dinâmicas que permitam ampliar a comunicação e interação com outras crianças, além de auxiliar nos esquemas corporais (lateralização, equilíbrio etc) o que prepara,também, para a leitura e o grafismo. De 4 a 6 anos, apresentaremos atividades lúdicas que auxiliem os primeiros contatos com as descoberta da leitura, escrita, pensamento lógico-matemético, e científico. Por meio de jogos, desafios e pequenas experiências instigaram as crianças a brincar e desenvolver o raciocínio científico.

Dia: 21/06/2011 – 19h

 

Germana Savoy

Psicoterapeuta e ludoterapeuta.

Tema: Como brincar com seu filho? “Dicas” de brincadeiras e atividades para diversas faixas etárias.

Módulo III – 6 até adolescentes

Objetivo:  Mostraremos jogos de regras, jogos de tabuleiro, games, dinâmicos e ferramentas que favoreçam o desenvolvimento cognitivo e comportamentos adaptativos. Os jogos e suas regras permitem dinâmicas competitivas, cooperativas, colaborativas, e ajudam nas experiências de ganhar e perder, aprendizados potenciais e limites. Essas vivências, em contextos adequados, aumentam a tolerância à frustração e fortalecem a auto-estima. Os jogos e dinâmicas para essas idades permitem contato com a educação artística, ambiental, uso adequado e proveitoso de games, internet e demais ferramentas modernas, intercaladas com atividades físicas individuais e em grupos.

Dia: 28/06/2011 – 19h

 

Inscrições:

Fone: (11)2755-0259

Contato: Poliana Araújo

e-mail: poliana.araujo@sabara.com.br

Mais informações disponíveis no site: www.sabara.com.br

Taxa de inscrição: R$ 30,00 (trinta reais) por palestra

Organização: Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital Infantil Sabará.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade