PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Era uma vez… um rapaz que lia muito!
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Era uma vez… um rapaz que lia muito!

Era uma vez… um rapaz que lia muito!

28/08/2014
  530   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

tomas

Era uma vez um rapaz que adorava ler. Desde criança os livros eram a sua principal companhia. Hoje é feliz porque ele escolheu a profissão que mais queria: ser engenheiro ambiental. Quer conhecer a história dele? 

O seu nome é Tomás. Quando era criança, Tomás adorava ouvir as histórias que a mamãe e o papai contavam. Todos os dias, antes de ir para a cama, ele pedia para contarem muitas histórias, até que um dia aprendeu a ler e começou a escolher os livros. Foi então que descobriu algo sensacional: não havia apenas livros de histórias. Alguns contavam factos verdadeiros sobre a época dos dinossauros. Outros falavam do Universo, dos planetas e cometas.

Como o Tomás já sabia ler, cada dia aprendia mais uma coisa nova. Ele procurava livros que davam resposta às suas perguntas de pequeno cientista. Ele perguntava: Por que é que o céu é azul? Ou ainda: O que há no fundo do mar? Como era uma criança muito curiosa, aprendeu um pouco de tudo. Mas não aprendia sozinho. A mamãe e o papai dele ajudavam-no muito. Iam com ele à biblioteca, a museus, a exposições… e todas essas coisas fizeram com que o Tomás aprendesse muita coisa.

Na escola,  Tomás sempre foi um aluno fantástico e gostava muito de fazer o dever de casa. Mas se a gente fosse espreitar na mochila do Tomás, sabem o que a gente encontrava? Um livro, sempre um livro. Para o Tomás os livros eram como os seus amigos: inseparáveis.

Quando o Tomás ficou adulto, teve uma grande surpresa: como ele sempre gostou de aprender muito e de pesquisar… Conseguiu escolher o trabalho que ele mais gostava: agora já todos o chamam de engenheiro Tomás e ele ajuda a que todos sejam amigos do ambiente. Ele se lembra muitas vezes dos passeios que dava com a mamãe e o papai e gostaria que todas as crianças pudessem fazer o mesmo.

Hoje ele deixa um recado para você:
Pegue num livro, na tua bicicleta e vai com tua família escutar uma história debaixo de uma árvore. No final, fica pense e respire o ar puro da natureza. À noite, quando for para a cama, pense nesse momento e você terá um sono muito tranquilo.

 

Fim.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade