PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Exercícios físicos melhoram desempenho escolar
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Exercícios físicos melhoram desempenho escolar

Exercícios físicos melhoram desempenho escolar

05/03/2012
  850   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Pesquisa revela que os pequenos aprendem melhor quando praticam atividades físicas

Desde a Grécia Antiga já se dizia “mente sã em corpo são”, e se pregava a atividade física e os estudos como o caminho para conseguir isso.

A evidência de que existe uma relação entre atividade física e desempenho escolar não é conclusiva, mas uma revisão de artigos publicados nesse campo, avalia uma grande ligação entre exercícios físicos e rendimento acadêmico das crianças. Em janeiro de 2012, foi publicado um texto sobre o assunto, nos Archives of Pediatrics and Medicine Adolescente (pesquisadores liderados por Amika Singh, PhD, da Universidade Vrije Universiteit Medical Center em EMGO Instituto de Saúde e Pesquisa Cuidados em Amsterdã, na Holanda).

De acordo a Dra. Sink: “Encontramos fortes evidências de uma relação significativa entre atividade física e desempenho acadêmico”.

Depois de pesquisar em quatro bases de dados, os pesquisadores selecionados 844 artigos potencialmente relacionados e selecionaram 14 estudos (12 foram realizadas nos Estados Unidos, 1 no Canadá e 1 na África do Sul ).

Nas pesquisas, eles revisaram as medidas adotadas para atividade física, com base nos questionários sobre exercícios físicos, participação das crianças nesse tipo de aula e no aumento da atividade nas escolas, durante o período de estudo.

Os estudos mediram o desempenho escolar por meio de depoimentos das crianças, pelo resultado das provas de conhecimentos, ou por ambos. As áreas acadêmicas incluídas foram: leitura, matemática, geografia e história.

Os pesquisadores concluíram que, embora existam poucos estudos publicados que avaliam a relação direta entre atividade física e desempenho acadêmico, existe evidência suficiente para informar que: “o exercício físico está positivamente relacionado com desenvolvimento escolar dos jovens. As pesquisas de alta qualidade apoiam essa hipótese”, escrevem eles.

Em um mundo cada vez mais sedentário, artigos como esses podem estimular os pais a incentivarem seus filhos a fazer atividades físicas e abandonarem, pelo menos por algum tempo, as telas de TV, de computadores e de videogames.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Archives of Pediatrics and Medicine Adolescente (Amika Singh, PhD, da Universidade Vrije Universiteit Medical em Amsterdã, na Holanda). Publicado – Jan-2012

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade