PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Filmes podem influenciar jovens no consumo de bebidas alcoólicas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Filmes podem influenciar jovens no consumo de bebidas alcoólicas

Filmes podem influenciar jovens no consumo de bebidas alcoólicas

11/06/2012
  1671   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Pesquisa revelou que adolescentes expostos a cenas com álcool apresentaram maior probabilidade de se envolverem em uma embriaguez

Um estudo do comportamento de adolescentes realizado em seis países europeus constatou que os jovens com maior exposição a filmes, em que existe o uso de álcool, têm mais chances de beberem exageradamente.

A pesquisa “Alcohol Consumption in Movies and Adolescent Binge Drinking in 6 European Countries”, da revista Pediatrics (publicada online em 5 de março), é a maior realizada até hoje, com mais de 16.500 estudantes com idades entre 10 a 19 anos da Alemanha, Islândia, Itália, Países Baixos, Polônia e Escócia.

Os jovens foram questionados sobre com que frequência consumiam cinco ou mais doses de bebida alcoólica, em uma ocasião, e quais filmes eles assistiam (em cada país, a maioria era de blockbusters de Hollywood).

Os filmes tinham o seu conteúdo modificado para representações em tela, conforme o uso de álcool. Em geral, 27% dos adolescentes tinham consumido cinco ou mais bebidas, pelo menos uma vez, mas isso varia entre os países (de 6% na Islândia a 38% nos Países Baixos).

Em cada país, houve um intervalo de exposição ao álcool e ao filme assistido. Os adolescentes, que tinham visto cenas com o uso de bebidas nos filmes, apresentaram uma probabilidade maior de se envolverem em uma bebedeira, mesmo depois de controlar outros fatores, como riqueza, idade e rebeldia. Este padrão foi observado em todas as culturas, em países com normas diferentes a respeito do uso de álcool na adolescência e na idade adulta e sobre o costume de beber.

Os autores concluíram que deve haver uma preocupação sobre o papel dos filmes populares, já que podem influenciar o consumo de álcool entre adolescentes, em todo mundo. Também consideram a questão da distribuição mundial de filmes com bebidas e a falta generalizada de se considerar o álcool, em sistemas de classificação de filmes.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Alcohol Consumption in Movies and Adolescent Binge Drinking in 6 European Countries“,  in the April 2012 Pediatrics

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade