PESQUISAR
O prepúcio é a pele que recobre a glande. Todos os meninos nascem com o prepúcio bastante aderido à glande. Entretanto, com o crescimento, a liberação natural de uma substância lubrificante (“esmegma”) e de episódios de ereção espontânea, essa aderência vai diminuindo até permitir a exposição completa e repetida da glande. Não há uma idade definida em que a glande possa ser completamente exposta. Em algumas circunstâncias, a aplicação de pomadas pode acelerar esse processo. Da mesma forma que nenhuma criança vai para a universidade usando chupeta, ninguém chega lá com essas aderências não desfeitas, desde que o prepúcio não tenha esse formato anelar.
Em algumas crianças, o prepúcio tem caráter anelar e não permite a exposição da glande, mesmo quando já não existem aderências com a glande. Em outras, esse anel é tão estreito que há retenção de urina nessa área induzindo a ocorrência de infecções urinárias ou mesmo na região do prepúcio (“balanopostite”).
Fimose – quem operar ?
A cirurgia de fimose, chamada de postectomia ou circuncisão, consiste na ligadura do freio prepucial e a ressecção parcial ou total do prepúcio. O freio é uma fina banda fibrosa que liga a pele do prepúcio à glande do pênis. se a às vezes impedindo a sua exteriorização. A cirurgia está indicada em 3 situações:
1) estética-funcional – para algumas pessoas, o pênis circuncisado tem melhor aparência, permite higiene mais fácil e evita certo desconforto durante o intercurso sexual. Considerando que tais critérios são subjetivos, muitos pais aguardam o crescimento da criança para que ela própria possa decidir sobre essa indicação na adolescência ou já adulto;
2) médica – episódios repetidos de infecção na glande, anel prepucial estreito e que não permite a exposição da glande, estrangulamento prepucial quando há exposição da glande mas o anel é estreito (“ampulheta”), falta de higiene. Para algumas populações, a cirurgia aparentemente diminuiria a transmissão de HPV e HIV e a incidência de câncer de pênis;
3) religiosa-cultural – para algumas religiões, como o judaísmo, a circuncisão tem caráter simbólico. Em alguns países ou etnias, a circuncisão é tradicionalmente realizada como parte da identidade cultural daquele grupo.
Fimose – quando operar ?
Nos casos em que há indicação religiosa-cultural, o procedimento é realizado conforme as exigências ritualísticas, geralmente nos primeiros dias de vida. Nos casos de indicação estética-funcional, muitos pais aguardam que a própria criança decida quando estiver madura suficiente para tal ou, algumas vezes, assumem tal responsabilidade e solicitam o procedimento, geralmente na fase pré-escolar. A indicação médica geralmente ocorre enquanto a criança é ainda lactente, mesmo antes da retirada das fraldas, ou, no mais tardar, na fase pré-escolar.
Enviado por Wagner Marujo
mensagem enviada
otimas informações, ainda bem que existe pessoas que não pensam so em si propria.
Oi Mor,
Achei esta matéria sobre fimose que informa bem o que é assim a gente não precisa ficar preocupado com nosso bebe qualquer alteração o médico ira indicar ou a massagem ou a cirurgia
Bjos
TE AMO