Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Final do ano letivo e início de novo ciclo

Final do ano letivo e início de novo ciclo

Final do ano letivo e início de novo ciclo

Atualmente, com as mudanças de ordem social e econômica, muitos alunos ficam, na maior parte das vezes, mais tempo com os professores do que com os próprios pais ou responsáveis, que em muitos casos encontram-se no trabalho o dia todo. É, portanto, com a escola que as famílias dividem e comungam a Educação dos filhos durante todo o ano letivo.

Nesta época em que o fechamento do ano letivo vem mais carregado dos processos afetivos desenvolvidos ao longo dos meses, podemos ter um panorama geral para verificar tudo que se passou e o quanto os educadores, os pequenos ou jovens se transformaram e cresceram.

É chegado o momento de conversar com a família, avaliar as estratégias, dar devolutivas e encaminhar o aluno para o que lhe for mais conveniente, ou oferecer dados valiosos aos pais sobre as etapas vencidas ou a vencer. Escola e família devem fazer uma análise dos pontos trabalhados com a criança. A narração do professor deve ser o produto de toda uma pesquisa e observação do que não foi bem com o aluno em relação a uma conduta esperada, nos aspectos cognitivos, emocionais ou sociais, bem como nos processos alcançados. À família, entretanto, cabe considerar os pontos relevantes para seu entendimento. Dessa forma, as duas instituições encontrarão as estratégias para superar as dificuldades ou reconhecerão os potenciais alcançados pelo aluno.

Fundamentalmente, focar nas conquistas, e não somente no que falta à aprendizagem, é a chave para o fechamento do semestre e o início do próximo ano!

Apresente e reconheça aos pais os potenciais e conquistas do filho, suas qualidades, o que realmente faz bem, no que ele se destaca.

Ser ouvinte, acolhedor e mediador são habilidades do professor que devem ser direcionadas ao aluno e à família; por esta razão, procure utilizá-las nesta relação de afeto e na solução do que não está bem na aprendizagem. O professor é uma figura significativa para o aluno em ao aplicar esta conduta ética e humanista, pode influenciar e modificar ambas as partes.

Gosto muito de uma frase de Jung que ilustra esse contexto:

‘’Quando estiver em frente a uma alma humana, seja simplesmente outra alma humana.’’

O resultado dessa ética é o novo olhar do aluno sobre si mesmo, como passou a se perceber e a se constituir, depois da convivência com esse professor. É a complementaridade professor e família e o aluno como autor da nova situação que passará a desenhar.

O vínculo na relação professor-aluno é algo que encanta, é nesse relacionamento que a criança reprocessa suas concepções afetivas, reforça, ou cria sua consciência pessoal, porque o indivíduo vem com potenciais inatos que irá desenvolver dependendo da estimulação recebida no ambiente escolar.

Concluo que encerrar um ano letivo é uma vitória! Seja qual for o resultado, é o ponto de partida para outras aprendizagens. E o professor é o mediador entre o afetivo e o intelectual.

Leia também: Fechamento de semestre! Como não se preocupar?

Por Liliam Abrão Martins, professora de Ensino Fundamental I e Educação Infantil, psicopedagoga e analista junguiana.

Atualizado em 23 de agosto de 2024

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