PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Fique atenta à saúde durante a gravidez
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Fique atenta à saúde durante a gravidez

Fique atenta à saúde durante a gravidez

19/07/2012
  716   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Pesquisa mostra relação entre diabetes, obesidade durante a gestação e autismo em crianças

Muitas pesquisas têm encontrado uma associação entre deficiências gerais de desenvolvimento e diabetes materna, porém poucas têm investigado possíveis ligações entre o autismo e doenças como obesidade e diabetes durante a gravidez.

No estudo publicado em maio de 2012, na revista Pediatrics: “Maternal Metabolic Conditions and Risk for Autism and Other Neurodevelopmental Disorders“, os pesquisadores examinaram 1.004 pequenos de 2 a 5 anos, matriculados na CHARGE (crianças com risco de autismo devido à genética e ao ambiente – em inglês), entre 2003 e 2010.

Nesse grupo, 517 crianças tinham autismo, 172 crianças tinham outro transtorno do desenvolvimento, e 315 estavam se desenvolvendo normalmente. No relatório do estudo, os autores, pela primeira vez, encontraram uma forte associação entre as condições metabólicas durante a gravidez (diabetes, obesidade e hipertensão) e transtorno do espectro do autismo ou atraso no desenvolvimento.

Veja alguns dados obtidos:

1. Mães obesas tiveram 1,6 vezes de chance de ter um filho com autismo, e tiveram duas vezes mais probabilidade de ter uma criança com outro transtorno do desenvolvimento;
2. As mulheres com diabetes tinham 2,3 vezes mais probabilidade de ter um filho com atrasos de desenvolvimento. Crianças de mães com diabetes também foram piores nos testes de linguagem e comunicação, em comparação com filhos de mães sem alterações metabólicas.

Os autores do estudo concluem que as taxas crescentes de obesidade e diabetes podem ser diretamente associadas a problemas de desenvolvimento neurológico em crianças, e que esses dados, portanto, levantam sérias preocupações de saúde pública.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: Maternal Metabolic Conditions and Risk for Autism and Other Neurodevelopmental Disorders
Paula Krakowiak, MSa,b, Cheryl K. Walker, MDc, Andrew A. Bremer, MD, PhDd, Alice S. Baker, BAa, Sally Ozonoff, PhDb,e, Robin L. Hansen, MDb,f, and Irva Hertz-Picciotto, PhDa,b

Originalmente postado em: Pediatra Online

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade