Final de outubro e início de novembro muito intenso na minha agenda. Com o país em ebulição por causa das eleições presidenciais e estaduais que ocorreram dois dias antes, parti para uma maratona de 10 dias de atividades intensas nos EUA
Na agenda, Depois destes quatro dias, tinha mais a Conferences & Exibition da Academia Americana de Pediatria (AAP) em Orlando.
Na Philadelphia, conversamos com 15 empresários da região que atuam no programa da Ready Nation, nos escritórios da KPMG. Esta ONG, propõe a capacitar empresários e lideranças da sociedade a participarem de projetos sociais na primeira infância.
Foi uma conversa/almoço, bem ao estilo americano, muito prático e objetivo, mas creio que foi muito importante e muito bom para entender como funciona esta ONG e a cabeça destes líderes. Foi interessante também mostrar a eles como a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) funciona, e o que ela pretende com o programa Ready Nation International, que estamos trazendo para o Brasil.
Nos dois dias seguintes participamos do summit internacional e do encontro do Ready Nation em Nova York. Também foi bem proveitoso, pois pudemos ver como é a prática deles e ouvir depoimentos importantes.
Também fizemos uma apresentação mostrando como faremos o projeto no Brasil. No sábado, a equipe da FJLES, participou do encerramento do summit internacional, ao lado de importantes fundações brasileiras (Abrinq, FMCSV, Prefeitura de Boa Vista-RR) além de organizações internacionais como BID, Banco Mundial, etc.
Em Orlando, o Instituto Pensi, o Sabará Hospital Infantil e a FJLES levaram cinco pessoas para participar das aulas de atualização e reciclagem da AAP. Gosto muito deste evento, e sempre que posso vou. Acredito que já fui perto de quinze vezes. É um encontro para os pediatras americanos, mas não aborda só medicina e problemas de saúde. Nele você pode aprender sobre os mais diversos problemas que envolve a saúde da criança.
Fala-se sobre aspectos sociais, como adoção, uso de drogas, por crianças, por pais, por cuidadores, por exemplo. Mas se você está interessado em estresse tóxico, como sua comunidade pode atuar para melhorar o aprendizado ou sobre racismo, disforia de gênero, saúde mental.
Pode ser que o interesse recaia sobre administração, melhoria dos custos de seu consultório, de seu hospital ou como fazer pesquisas, ler um artigo médico. Tudo muito interessante e que acaba gerando um problema de o que escolher. Evidentemente a grande maioria das apresentações são sobre a prática pediátrica no aspecto de atualização sobre tratamentos, diagnósticos etc.
Levar nossos profissionais para estes cursos, estes eventos, principalmente os internacionais, proporciona a eles entrar em contato com o que mais atual se faz no Mundo, e que muitas destas coisas, nós podemos fazer no Sabará no Pensi. Estes não são um prêmio ou um passeio, são considerados como uma etapa de melhoria continua do indivíduo e da organização e um investimento que a organização faz para melhorar ainda mais nosso atendimento.
No dia 7 de novembro terminou este período intenso, e fazendo um balanço, confesso que fiquei muito orgulhoso da organização que presido, das profissionais que levamos e que tenho certeza, muito trarão para que possamos cumprir nossa Missão.
Agora saio de férias, com a sensação maravilhosa de quem está cumprindo seu papel na Instituição.
Saiba mais no blog do Hospital Infantil Sabará:
- Empresários pela primeira infância
- Ready Nation International
- Aprimorando pediatras do Hospital Sabará
- National Conferences & Exibitions
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias