PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Fórum Global de Filantropia
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Fórum Global de Filantropia

Fórum Global de Filantropia

15/05/2018
  23803   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Na primeira semana de maio estive em São Francisco, nos EUA, para participar do Global Philantropy Forum juntamente com o Dr. Marcos Kisil, assessor da nossa Fundação para relações estratégicas.

Durante três dias foram discutidos temas de interesse de ações filantrópicas do mundo todo. Do Brasil estavam 13 pessoas representando três fundações além do GIFE (Grupo de Institutos e Fundações empresariais) e do IDIS.

Nossa Fundação vem crescendo e dentro de alguns anos deverá estar entre as maiores fundações familiares do Brasil, portanto precisamos fazer relações não só com o meio fundacional no Brasil, mas também conhecer e manter relações com o meio fundacional internacional.

No Brasil, fazemos parte de associações do terceiro setor como o GIFE e da APF (Associação Paulista de Fundações), prestamos contas ao Ministério Público de Fundações além de fazermos parte de algumas redes como o NCPI (Núcleo da Ciência pela Infância) e a Rede Nacional da Primeira infância. Também mantemos parcerias com diversas instituições do terceiro setor em projetos voltados à crianças e adolescentes.

Neste fórum podemos ver onde, como e por que as grandes e médias fundações americanas funcionam. É interessante ver como eles fazem enormes investimentos sociais em países por todo o Mundo. Também foi importante ver com existe uma rede crescente de filantropia globalmente, mesmo em países onde a filantropia não existia já pouco tempo como China, Rússia e muitos países da Ásia e até da África.

No Brasil a filantropia existe desde nosso descobrimento e chegou com os portugueses através das irmandades da misericórdia ou as Santas Casas, onde tive a honra de ser o Provedor da Santa Casa de São Paulo. Esta filantropia lusitana estava mais voltada à caridade e à assistência das condições básicas de vida, pelo seu caráter de misericórdia. Hoje em dia as organizações mais modernas se preocupam também com outras coisas como a sustentabilidade, a educação, luta por direitos de minorias, entre muitas outras coisas.

Há alguns anos passei me dedicar em tempo integral a filantropia, atuando em conselhos de administrações de ONGs, ajudando causas como cultura de doação, primeira infância, voto consciente, diminuição da desiguales etc., acabando por instituir a Fundação José Luiz Setúbal, o Instituto Pensi e o Fundo Areguá e finalmente absolvendo a Autismo & Realidade dentro do Instituto Pensi.

Em minha opinião uma sociedade civil organizada e pessoas generosas em dar não só dinheiro, que muitas vezes é difícil, mas sua experiência e conhecimento como eu fiz na Santa Casa e fui ajudado por dezenas de pessoas que vieram voluntariamente. Os governos não têm condições de resolver nossos enormes problemas sozinhos, por isso acredito que cada cidadão na medida de sua possibilidade é também responsável na resolução dos problemas do Brasil.

Experiências como a minha ida ao Global Philantropy Forum me deixam esperançoso no Mundo que deixaremos para nossos filhos e netos. Constatar os milhões de cidadãos do Mundo que doam muitos bilhões de dólares euros, yens, reais para organizações como o Green Peace, Medicens sans Frontieres, Graac, AACD, AC Camargo, Santa Casa, para causas como desigualdade, fome, diferenças raciais, cura de doenças, desigualdade de gênero, pelas crianças e pelos idosos entre tantas causas necessárias, enfim por tantos problemas que o Mundo padece.

Em setembro teremos o Gobal Philantopy Forum Brasil, onde poderemos discutir e procurar soluções para nossos problemas. Por acreditar nisso que já há alguns anos somos um dos patrocinadores deste evento.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

 

http://www.idis.org.br

https://gife.org.br

http://www.apf.org.br/fundacoes/

https://institutopensi.org.br/cep_fjles/historico/

http://www.fmcsv.org.br/pt-br/o-que-fazemos/ncpi/Paginas/default.aspx

http://primeirainfancia.org.br

https://institutopensi.org.br

http://fundoaregua.org.br

http://autismo.institutopensi.org.br/

https://www.philanthropyforum.org

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.