PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Medicamentos e crianças: como evitar acidentes
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Medicamentos e crianças: como evitar acidentes

Medicamentos e crianças: como evitar acidentes

04/08/2014
  3634   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

 

Mais de sete mil crianças visitam o departamento de emergência a cada ano nos EUA por problemas relacionados à reações medicamentosas e erros na dose da medicação. Esses erros geralmente envolvem medicamentos mais comuns, como aqueles para dor e febre (paracetamol e ibuprofeno). Para evitar esses erros, algumas medidas devem ser postas em prática.

Dicas de segurança

1- Mantenha medicamentos fora do alcance das crianças, e mantenha as tampas de segurança para crianças no recipiente.

2- Medicamentos combinados: muitas vezes existem vários medicamentos misturados dentro da medicação. Por exemplo, remédio para reduzir a febre pode estar presente em um remédio para resfriado.

3- Verifique a etiqueta de medicação e leia as datas de vencimento. Remédios vencidos podem perder sua força e ser até prejudicial.

4- As crianças prestam atenção aos adultos que tomam medicação. Às vezes, uma criança pode dizer que está com dor de cabeça ou dor de estômago para chamar atenção ou mesmo por somente querer tomar o remédio. Observe os sintomas antes de dar a medicação.

Dosagem de Segurança

1- Dar a dose correta. Medir a dose exatamente. Use uma colher (copo) de medição ou seringa oral.

2- Dê o medicamento nos horários prescritos. Se você esquecer de uma dose, dar-lhe o mais rápido possível e dar a próxima dose no intervalo de tempo correto após a dose final.

3- Dar medicamentos que tratam os sintomas (tais como: tosse persistente) somente se seu filho precisa e nunca para crianças com menos de 2 uso contínuo geralmente não é necessário. Fale com o seu pediatra antes de dar qualquer medicação.

4- Tenha especial cuidado com medicamentos indicados por curiosos que não sejam médicos. Alguns medicamentos de adulto nunca são usados ​​em crianças. Fale com o seu médico ou farmacêutico.

5- Antitérmicos podem ser dados para febre acima de 37,5 °. Lembre-se que a febre pode ser uma maneira do organismo combater a infecção. Tenha cuidado para não usar casualmente medicação para baixar a febre.

Medicamentos e Alimentos

Geralmente é melhor não misturar medicamentos com comida ou bebida porque podem interferir com a eficácia do medicamento ou diluir a dose. Pergunte ao médico do seu filho antes de misturar medicamentos com alimentos ou líquidos. Mas pode ser dado algo para beber logo depois para ajudar com o gosto, se necessário.

Ajudar as crianças a tomar medicação

Se a medicação é essencial, seja firme. Tente ajudar a criança a compreender a necessidade e explicar que não é um castigo. Se o seu filho precisa tomar a medicação longe de você, seja em casa na escola, não se esqueça de falar com a cuidadora ou professora.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Adaptado de- Administração de Medicamentos em Educação e configurações Child Care (Copyright © American Academy of Pediatrics 2012)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o tratamento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.