PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Meu filho é só agitado ou tem algum problema?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Meu filho é só agitado ou tem algum problema?

Meu filho é só agitado ou tem algum problema?

14/05/2012
  36819   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Confira se o comportamento da criança é considerado normal ou se ela tem algum distúrbio de hiperatividade

Hoje em dia, os pais sempre ficam em dúvidas se seus filhos são crianças normais, apenas agitadas ou se têm algum distúrbio, como hiperatividade, impulsividade ou até mesmo um Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Em janeiro de 2012, a Academia Americana de Pediatria publicou em seu blog, referências para os pais, que são bem interessantes:

Primeira Infância (anos pré-escolares)

Comportamento dentro da faixa normal:

A criança corre em círculos, não para para descansar, pode bater em objetos ou pessoas e faz perguntas constantemente.

Modo de agir que indica um problema de hiperatividade/ impulsividade:

A criança frequentemente vai de encontro a pessoas ou coisas durante as brincadeiras, machuca-se de modo constante e não se senta para ouvir histórias ou participar de jogos.

Possível presença de TDAH, tipo hiperativo-impulsivo:

O pequeno corre pela casa, salta e escala a mobília, tudo em demasia, e não para a fim de comer, ouvir uma história ou jogar.

Infância Média (após os 8 anos e pré-adolescentes)

Comportamento dentro da faixa normal:

A criança brinca ativamente por longos períodos. Ela pode, ocasionalmente, fazer as coisas por impulso, particularmente quando está estimulada.

Possível presença de um problema de hiperatividade/  impulsividade:

O pequeno pode se intrometer em jogos de outras crianças e ter problemas para completar as tarefas.

Comportamento sinalizando a possível presença de TDAH, tipo hiperativo- impulsivo:

A criança, muitas vezes, fala e interrompe os outros, não fica quieta na hora das refeições, movimenta-se muito ao assistir televisão, faz barulho que atrapalha e pega brinquedos ou outros objetos das pessoas.

Adolescência

Comportamento considerado normal:

Os adolescentes se envolvem em atividades sociais (por exemplo, dança) por longos períodos e podem ter comportamentos de risco com outras pessoas.

Possível problema de hiperatividade/ impulsividade:

Os jovens entram em “brincadeiras” que incomodam os outros, são inquietos em sala de aula ou quando assistem televisão.

Modo de agir que indica possível presença de TDAH, tipo hiperativo-impulsivo:

Os adolescentes são impacientes e nervosos. Mesmo quando fazem atividades tranquilas, realizam interrupções frequentes. “Amolam” as outras pessoas e estão em apuros constantemente. Os sintomas de hiperatividade diminuem ou são substituídos por um sentimento de inquietação.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Fonte: ADHD: What Every Parent Needs to Know (Copyright © 2011 American Academy of Pediatrics)

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Lara disse:

    nunca lí tanta besteira…

  • Amanda disse:

    Olá Dr. tenho um filho de 3 anos, ele sempre foi muito agitado, começou a andar e falar muito cedo, hoje ele já fala mais que o normal e sabe de muita coisa mais q as crianças da idade dele. Já passei em psicolos e acham ele um pouco agitado, mas nenhum pesquisou profundamente no assunto, a escola já recomendou e ainda recomenda um acompanhamento, mas ainda nao achei nenhum psicologo que trate da agitaçao constante dele, pois ele tem todas as caracteriscas, nao para de falar 1min deis da hora que acorda ate dormir, nao se concentra em atividades e etc. Tenho convenio amil que atende no hospital sabará, quais procedimentos devo tomar para consultar e acompanhar meu filho com o especialista da area e qual area devo procurar. Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Amanda, o Hospital Sabará faz consultas de urgências, cirurgias e internações e nosso centro médico tem mais especialidades Cirúrgicas,. Meu conselho para vc é fazer uma consulta com neurologista infantil para avaliar se tem um distúrbio de atenção ou só agitação. O Sabará tem uma equipe grande com vários neuropediatras. Entre em contato com nosso SAC ou ligue pedindo os contatos dos neuropediatra. Obrigado.

  • maribel disse:

    Olá!eu queria ter mas informação sobre o asunto,eu tenho um menino de 7 anos ele foi diagnosticado cerebro inmaturo,ele ta sendo medicado com valproato de sódio,melhoro bastante mas ainda tem crisis de choro e faz muito birra,por coisas bobas,como tomar banho ir pra escola,trocar ropa,tomar remedios,etc ele faz acompanhamento psicologico e neurologico.Alem disso a gente fez uma ressonancia do cerebro e deu que ele tem um cisto aragnoide,a neuro que trata ele falo que isso não ta afectando em nada.bom desculpa qualquer coisa sou argentina por isso minha escrita media ruim,obrigada!

  • Pamela disse:

    Dr., boa tarde.
    Tenho um filho de 8 anos,ele sempre foi uma criança muito inteligente,aprende rapido ele sempre teve brincadeiras normais pra idade dele nada ezorbtante,só que ele tem tido um comportamento estranho na escola será que pode ser algo como hiperatividade?

  • Elian disse:

    Percebi que de acordo com a Academia Americana de Pediatria, todas as crianças e adolescentes do mundo sofrem de TDAH. Que horror!

  • Simone Cristina disse:

    Olá, boa noite!
    Gostaria muito de uma orientação e esclarecimento. Meu filho tem 06 anos é um menino muito doce, carinhoso, prestativo, mas ultimamente ele não se cansa de brincar de correr de um lado para o outro falando, fazendo gestos…ele assiste tv, brinca de carrinhos, bonecos com a irmã de 03 anos, mas não demora muito para ele começar a correr de um lado para o outro de novo e isso me incomoda, porque não sei se é “normal” eu sou filha única e não fui criada com crianças pequenas e ja conversei com algumas colegas que tem filhos na mesma faixa etária e me disseram que é normal mas confesso que me incomoda! E fica toda hora assim… eu peço para parar brincar sentado ou parado mas ele insiste em ficar correndo e falando fazendo gestos… e ainda me pede para deixá-lo brincar. Na escola ele é um pouco agitado mas a professora me falou que dentro do normal, ele já fez acompanhamento com a fonoaudiologa pois tinha dificuldades em encontros consoantais, também o coloquei numa arte marcial para descarregar um pouco da energia, porque também moramos em apartamento em que o condomínio também não oferece área de lazer. Em comparação a minha filha de 03 anos, ela é bem tranquila em relação a ele nesse aspecto, até me pergunta porque o irmão fica correndo…Será que é fase um sintoma de algum distúrbio?
    Muito obrigada pelo espaço!
    Atenciosamente.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Simone. Primeiramente, entenda que as crianças são bastante diferentes no comportamento que apresentam. De qualquer forma, se você acha que este comportamento é estranho, leve-o para uma avaliação do pediatra. Abraços! =)

  • gabriele disse:

    Oi
    Dr. eu tenho tenho um filho de 5 anos ele vai pra escolinha desde de 1 ano ano passado ele fez infantil 1 , mas ele nao aprendeu nada cores,numeros,letras…nada tento ensinar em casa mas ele nao aprende,ele nao é agitado mas é muito chorao,chora por tudo muito carente eu do muita atençao.nao sei se estou fazendo certo.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Gabriele, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. É difícil dizer ao certo porque isto está acontecendo, pois não podemos avaliá-lo. É importante que você leve o caso ao pediatra dele e à escola, pedindo orientações específicas. Abraços! =)

  • Diana disse:

    Meu filho tem 4 anos e está tendo um pré escolar muito agitado e a professora dele me relatou que ele está agressivo com ela e com os coleguinhas o que eu faço?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Diana, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. É importante que você converse com o seu filho e, caso precise ajuda de um especialista, leve o caso para a próxima consulta com o pediatra. Abraços! =)

  • rose santana disse:

    tenho gemeos de 13 anos sempre foram agitados,mas sempre dentro do normal.Mas,depois dos 10 anos trocou de escola e nao para as reclamaçoes sobre a agitaçao deles em sala,antes ate as liçoes eram feita pela metade ou nem faziam em algumas materias,hoje eles fazem todas as liçoes,mas eu tenho que verificar os cadernos todos os dias se eu confiar acabo encontrando novidades!Ah!Eles tambem tem umas brincadeiras que incomoda tipo de mao,de empurrar e sair correndo feito loucos.O que faço?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rose, tudo bem? Obrigado pela confiança! É importante que você consulte um profissional para saber se essa agitação toda está dentro do normal para a idade e a personalidade deles. Abraços! 🙂

  • Jeniffer disse:

    Tenho um filho de um ano, ele e bem agitado, e de uns dias pra ca ele comecou a tremer a maozinha oq pode ser

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jeniffer, tudo bem? Obrigado pela confiança. Sugerimos que você questione isso com seu pediatra na próxima consulta. Abraços! 🙂

  • fabiana disse:

    meu filho tem 4 anos ele é muito agitado, não está satisfeito com nada, não tem pasciencia de esperar.chega nos lugares ele chama pra ir embora, ele só fica quieto qdo está assistindo desenho q ele gosta ou qdo está com sono

  • marcia disse:

    Ola. Tenho um filho de um ano e dois meses que nao para nunca, mexe em tudo, extremamente nervoso e agitado. Estamos pensando em leva-lo para um neuro pois nunca vimos bebe igual. Ele e muito inteligente, interage e sociavel.mas nao sente so gosta de atirar tudo o que tem nas maos longe, sera wue isto e normal. Por favor nos ajude.

    • Equipe Sabará disse:

      Marcia,

      A melhor coisa a se fazer nesse momento é ter paciência com a criança. De qualquer forma, converse com o pediatra sobre a necessidade de levá-lo a um especialista – ele te ajudará nesta decisão.

      Abraço

  • Luciana disse:

    Olá meu filho tem 3 anos e não fala é muito agitado corre muito e não se concentra em nada sobe em tudo e tem manias estou muito cansada pois ele não absorve nada parece que vive no mundo da lua não escuta quando chamo e sua socialização é péssima preciso de ajuda para tratar e melhorar seu desenvolvimento urgente.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi, Luciana
      É importante que você converse com um médico sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver segura, busque uma segunda opção. Sem examinar seu filho, não podemos dizer o que se passa. Temos certeza que entenderá nossa posição. Um grande abraço!

    • mabel colares disse:

      Luciana meu filho e deste mesmo geitinho levei ele no neuro pediatra com 2 anos hoje ele tem 3 anos he 6 meses o medico ainda nao fechou o diagnostico mais ele suspeita de autismo mais de um tempo pra ca ele esta falando e prestando mais atençao este ano ele vai pra escolinha assim o medico que ele vai melhorar

  • dalzirene disse:

    olá tenho uma filha com tres anos ela n para queta é muito agitada mas quando ta assistindo uma coisa q ela gosta ela se consentra é muito inteligente tbm mas ate agora eu n diagonistiquei ela em nenhuma doença o q sera q essa criança tem?

    • Equipe Sabará disse:

      Dalzirene,

      Aparentemente não há nada com que se preocupar com a sua filha, porém se você desconfia de algo é importante conversar com o pediatra que acompanha a criança, para que ele possa avaliá-la. Abraços

  • Rafaela disse:

    Boa tarde.
    Gostaria de saber se meu filho de 2 anos pode ter problemas de nervo, pois ele é muito nervoso se irrita facilmente até brincando sozinho ele se irrita e começa a gritar, aparentemente ele é muito carinhoso mais tem isso grita por tudo não obedece se treme quando esta gritando ,será que ele tem algum problema?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rafaela,
      recomendamos que leve seu filho a uma consulta para que o médico possa avaliar os motivos pelos quais ele se irrita com facilidade e prescrever algum tratamento, caso seja necessário. Às vezes, pode ser um comportamento normal, proveniente da idade mesmo. É comum eles ficarem irritados por não conseguirem fazer direito alguma coisa. Mas, para tranquilizá-la a ida ao médico é a melhor opção.

  • Juliana disse:

    Olá, tenho um menino de 3 anos e 9 meses que há uns 5 meses começou a correr de um lado para outro ou pular e fazer caretas. Ele está brincando ou assistindo desenho e de repente começa a fazer isso. Ele fez acompanhamento com psicologa por 8 meses e nada adiantou, ela não soube me dizer se isso era normal. Eu acho que é, ele é bem agitado e ansioso, roí as unhas mas acredito que vai passar. Será que devo levá-lo a um neuropediatra? Ele é muito inteligente. Obrigada

  • cida lemes disse:

    tenho um neto de um ano e 2 meses que não para um minuto tem o sono agitado . bate em todos e morde até a propia mãe , oque devemos fazer ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cida, nesta idade é normal as crianças serem agitadas. Mas, é importante disciplinar os pequenos para que eles aprendam a controlar os ânimos. Diálogo é sempre a melhor receita, acompanhado de algumas dicas como estas: http://goo.gl/m1oWfE abraços

  • Luciana Azevedo disse:

    Tenho um filho de 9 anos. Ele não para em nenhum momento do dia. Já fui chamada várias vezes pela professora por ele não parar quieto. Sem contar que quando chega a noite ele não dorme. Diz estar agitado demais para dormir. Eu tenho rotinas de horários para facilitar, mas nada adianta. Expliquei tudo isso pediatra e ela diz ser normal. Mas eu, aos 3 anos, já fazia uso de medicamentos para hiperatividade. Isso pode ser genético? Existe um profissional especializado para que possa fazer uma avaliação?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana, sim. Além do pediatra você pode levar o seu filho para um psicólogo. Ele fará exames e análise dos motivos pelo qual o seu pequeno é agitado. Certamente, concederá a melhor solução para que ele fique mais calmo. Abraços.

  • ivanete disse:

    Olá tenho um filho de 8 meses e ele desde novinho é agitado não fica queto nem um minuto. Ele não gosta de ficar sentado será que é normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ivanete, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como afirmar com precisão. Recomendamos que busque auxílio de um pediatra para analisar a saúde do seu filho. Porém, informamos que uma criança possui energia e que esta precisa ser gasta. Quanto ao fato de não gostar de ficar sentado pode ser porque ele está em uma fase de descobertas e quer conhecer tudo o que está a sua volta. Abraços.

  • Shizue disse:

    Olá tenho um filho de 2 anos e um mes e uma filha de seis meses,meu filho de dois anos depois q nasceu minha filha mudou o comportamento,não sei se é por causa da idade ou ciumes,ele não fala uma palavra,nem papai nem mamãe,antes tava aprendendo a falar mas depois que minha finha nasceu ele não quis saber de falar,ele fala coisas que ninguem entende resmunga etc,mas falar ate agr nada,ele anda muito agitado,irritado se joga no chão,bate a cabeça,se a gente diz não ele se irrita e começa a bater nas pessoas e se jogar no chão bater a cabeça,estou preocupada,levei no medico e me falaram pra ir conversando com ele quando ele estiver calmo,e daqui uns dois tres meses vão me ligar pra saber como ele evolui,se continua igual ou mudou,moro no japão por isso to tendo dificuldades para pedir ajuda,gostaria de uma opinião de alguem que consiga me entender o que estou passando,ta dificil e em casa só fica nós 3 ,meu marido trabalha muito quase não tem tempo pra ficar com eles,fico cansada estressada,amo meus filhos,so queria uma opinião de quem entende!! Obrigada espero que alguem possa me dar umas dicas,ja pesquisei tanto e nada da certo!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Shizue, recomendamos que continue com o acompanhamento médico para sempre ter a garantia de saúde dos seus pequenos. Agora, quanto ao comportamento dele pode ser o seguinte: Antes ele era filho único e tinha todas as atenções voltadas a ele. De repente ele ganhou uma irmazinha e tudo ficou dividido. Talvez por isso ele esteja com o comportamento agitado, para chamar a atenção dos pais que na cabecinha dele, ele perdeu. É preciso conversar e deixá-lo participar dos cuidados com a pequena, por exemplo. Para que ele se sinta útil. Os ciúmes são normais, mas é preciso o diálogo para que não cause maiores problemas.

      • Shizue disse:

        Olá obrigada pela atenção,espero que seje só uma fase rs mas vou acompanha lo n medico e ir conversando com calma e vamos ver o resultado ,se Deus qzr vai melhorar,obrigada vcs,e boa sorte para as mamães e força pois não é nada facil não!!! Q Deus nos abençõe!!!

  • Beatriz disse:

    boa noite eu tenho um filho de 3 anos e 4meses’ele e muito agitado,fica fazendo barulho de bichos,e tem brincadeira s um pouco agressivas,ele só sabe brincar de lutinhas ele não para,bom ele vai pra es linha as professoras dele também dizem quer
    Ele não para nem um minuto só pra fazer as atividades da sala,do contrario mais ele não bate nas criança, tem vez que ele e muito deimoso,desobediente não obedece ninguém,não sei oq fazer eu sou contra bater nele mais tem hora q eu fi o irritada pq eu trabalho fora e só chego a noite.ele gosta de muito desenho só nessa hora q ele fica quieto,me ajudem,obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Beatriz, recomendamos que busque manter sempre o diálogo com o seu pequeno. Nesta idade, as crianças têm muita energia para gastar e por isso são movimentadas. Pense em colocá-lo para fazer alguma atividade que ajude-o a liberar toda essa energia como natação ou algum tipo de arte marcial (já que ele gosta de luta). Abraços.

  • Estefany Tomaz disse:

    oi tenho um filho de seis anos, ele fez um ano de tratamento com psicolo mas ele disse que ele so e ancioso. mas esse ano ele entrou no ensino fundamental e tem me dado muito trabalho bate em todo mundo sem motivos, nao presta atencao na aula, fica debaixo da mesa na escola, xinga todo mundo e nao escuta, ele e muito nervoso. queria saber se devo leva lo a um neurologista ou a um psiquiatra, o que posso fazer para ajuda lo. obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Estefany, recomendamos que busque auxílio de um especialista e mantenha o diálogo com o seu pequeno. É sempre importante ele entender o que é certo ou errado. Como ele já tem propensão a atos nervosos, recomendamos que converse com ele sempre com muita calma, para ele ponderar seu comportamento.

  • Maria aparecida cintra disse:

    Ola tenho um bb de um ano e meio com sindrome de down mt agitado um fofo esta quase andando fala papai mamãe nenen engatilha quase correndo rsrsrs levei no neuro e disse que ele é hiperativo pode ser msm ?e porque pode ser possitivo…..

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria, seu bebê deve ser um fofo mesmo. A Hiperatividade faz com que a criança tornse-se mais curiosa e questionadora. Isso pode ser bom para o seu pequeno que apesar da síndrome, será um garoto que sempre estará querendo aprender e conhecer coisas novas. Abraços e boa sorte.

  • JULIANA disse:

    BOA TARDE
    MEU FILHO TEM 4 ANOS E 6 MESES, ULTIMAMENTE DEPOIS QUE O IRMAO DELE NASCEU, ELE ANDA MUITO AGITADO, DESOBEDIENTE, ADORA BRINCAR DE LUTINHAS, NAO PARA UM MINUTO, TUDO ELE CHORA.
    E MINHA SOGRA DIZ QUE TENHO QUE PROCURAR UM MEDICO QUE ELE ESTA COM PROBLEMAS
    A NECESSIDADE DE PROCURAR UM MEDICO E QUE ESPECIALIDADE DEVO PROCURAR?

    OBRIGADA

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliana, o que acontece com o seu pequeno é comum. Ele está sentindo a diferença, pois antes era o bebê da casa e agora chegou um mais novo. O que pode ser feito é conversar muito com ele. Fazer com que ele participe da rotina do irmãozinho e ajude nos cuidados. É importante que ele perceba que continua sendo amado por todos e que o novo membro da família só acrescenta mais amor e carinho. Agora, caso queira mesmo um médico busque um psicólogo especializado. Abraços.

  • stefânia disse:

    Boa tarde, tenho uma filha de 3 anos, ela não se concentra na hora do almoço ou jantar, fica o tempo todo querendo se levantar da mesa e conversando fazendo barulho, sem contar que ela tem a mania de se deitar de barriga para baixo e começar a se esticar fica com as pernas bem dura chega até fica suada, não sei o que é isso, por favor se souber o motivo!! devo procurar algum especialista?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Stefânia, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como afirmar os motivos pelos quais ela se debate no chão. Isso pode ser proveniente da idade e de todas as mudanças pelas quais ela está passando, com relação ao crescimento. Recomendamos que mantenha o diálogo diário com ela e para que se sinta mais segura, busque a ajuda de um psicológo para entender melhor o comportamento da sua pequena.

  • Fernanda Nogueira disse:

    Olá! Meu filho te 6 anos e vem arrumando desculpas na escola para não realizar a tarefa. Não copia no caderno tampouco faz a agenda. Quando o questiono, sempre responde que se sente cançado e com preguiça. Mas vejo que ele não consegue se concentrar. Ele agita as pernas e procura qualquer coisa que possa mantê-lo ocupado, dobrar um papel, desenhar monstros, etc… menos fazer atividades escolares! Quando ensino a tarefa de casa, fica aéreo. Perco a paciência e falo grosseiramente e parece ser o remédio. Ele logo se concentra e realiza a tarefa. Me ajuda a encontrar outro caminho? A professora também não sabe o que fazer e acaba apelidando de Zé preguiça.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fernanda, recomendamos conversar com seu pequeno sobre a importância de se focar nas atividades que estão sendo realizadas. Uma rotina pré estabelecida também ajuda bastante, pois cria o hábito de sempre realizar as tarefas propostas. Procure um pediatra para tirar todas as suas dúvidas, pois o profissional é a pessoa mais indicada para dar um diagnóstico específico caso haja um caso de hiperatividade ou afins. Abraços!

  • juliana Martins disse:

    Olá,
    Tenho um filho de 3 a 6m. Ele sempre foi agitado e chorao. Tudo com ele é dificil.
    Eu e meu marido somos muito carinhosos com ele e tentamos disciplina desde bebe. Parece que com ele tudo é impossivel.
    Atualmente piorou a agressividade, xinga bate e tem crises de birra.
    Estou indo numa psicologa mas parece nao adiantar.
    toda vez q é contrariado se joga no chao, me xinga e me bate. Com o pai tbem.
    Ja tentei colocar de castigo, mudaro castigo, lavar a boca c sabao, bater na boca dele( de levinho) conversar clma conversar brava. parece q nada adianta. 5 min depois ele faz tudo de novo.
    Muito dificil.
    Sera que ele é normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliana, não podemos diagnosticar sem ter acompanhado o caso, portanto recomendamos que busque uma segunda opinião e reveja o tratamento adequado ao seu pequeno. Abraços!

  • Lilia Fernandes disse:

    Olá, tenho um menino se 5 anos, lindo e maravilhoso, inteligente por demais, já sabe ler tudo, sabe algumas palavras em inglês e seus significados, tem um vocabulário perfeito, porém desde cedo, faz um movimento que muito me preocupa, ele pula de um lado para o outro, torcendo as mãos, fazendo um som tipo tchi, tchi. Na escola é super calmo, não incomoda, não é agressivo, é muito esperto,porém não se comunica muito, tem dificuldade na socialização, estranha as pessoas prefere ficar em casa, tem poucos amigos. Em casa, se mostra agressivo quando é chamado atenção, já levei na psicologa, no neuro, onde fez encefalograma que não deu nada, mas os movimentos que incomoda, pois deixa os amiguinhos brincar e se afasta para fazer os ditos movimentos, estou preocupada, o que pode ser????

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lilia, sem muitos detalhes não temos como diagnosticar esse comportamento, portanto, sugerimos que procure uma segunda opinião e compare com sua psicóloga atual, assim pode avaliar qual atendimento te passa mais segurança. Abraços!

  • lourdes disse:

    Olá,AJUDA , a minha filha Jullyana de 5 anos é super agitada, ontem a professora falou que não parou um segundo na carteira, foi ao banheiro e lá começou a gritar foi parar na sala da coordenação.O que fazer ela tem um irmão de 2 anos o Vinicius, depois que ele nasceu ficou mais agitada querendo chamar atenção.Obrigada.O QUE FAZER?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lourdes, os pequenos podem alterar o comportamento após a chegada do irmãozinho, é importante conversar com ela sobre essa questão e tentar intender como ela se sente. Recomendamos também que busque uma consulta com um profissional, pois ele é a pessoa mais indicada para avaliar o caso tirar suas dúvidas com segurança. Abraços!

  • jisele disse:

    Oi gostaria de saber se meu filho e hiperativo.ele e bem esperto entende o que falamos mas a prof me passa que ele rmpurra algum colega parece nao escuta quando ela fala sempre apronta.comigo ele corre na rua em casa quando ele nao consegue ajeita algo que ele ta brincando fica nervoso.bagunca a casa pois ele quer brinca de uma coisa eoutra ao mesmo tempo.ele ainda usa madadeira que temos como calmante pq tem vezes que ele agita ai para com a mamadeira.tbem para para ver desenho que gosta ele fica quieto as vezes ate dorme.e carinhoso cuidadoso com as pessoas que gosta.teimoso que tenho que repeti o que quero dizer a ele varias vezes.me irrito com facilidade com algumas brincadeiras.quebra algo brincando se machuca.pode me dizer algo a respeito.obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Jisele, nós recomendamos que converse com o seu pequeno e tente perceber os motivos dessa agitação. Um profissional é sempre a melhor alternativa para tirar suas dúvidas ou receber um diagnóstico e tratamento em relação a hiperatividade da criança.
      Abraços!

  • Sheila Aparecida Ramos disse:

    Olá Doutor meu filho tem 7 anos ele e muito agitado nao presta atenção na escola,nao faz as tarefas tenho que falar mais de uma vez p ele fazer as coisas nao sei oque faço.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Sheila, a melhor coisa a se fazer é pedir o auxilio de um profissional, assim ele pode diagnosticar o caso e dar as melhores orientações ao seu pequeno. Abraços!

  • ana paula disse:

    Ola meu nome e ana paula , tenho umfilho de cinco anos , ele e uma criança normal, mas de um mês para ca , ele chora muito tudo que eu falo para ele , ja comessa a chorar , o que pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi, Ana Paula. Não temos como diagnosticar sem conhecer o quadro clinico do seu pequeno. Recomendamos que você converse com ele para tentar entender o motivo do choro. Caso isso não adiante, nossa indicação é de que procure um médico e tire todas as suas dúvidas com esse especialista. Abraços.

  • SARAH disse:

    Bom dia Dr!Ultimamente estou muito preocupada com o meu filho de já quase 7 anos.ele é uma criança boa, mas as vezes ele é muito agitado e nervoso,sempre que mando ele ir para o castigo, ele ñ vai.quando vou pegar ele pelo o braço, ele vem em cima de mim com muita ira.sei que parte desse nervoso, nós pais é que passamos para nossos filhos.ele tem umas conversas nada agradável as vezes.gostaria de saber qual profissional devo procurar para mim ajudar.Acho que estou precisando de ajudar para educar meu filho.Obrigada!

  • Adeliane disse:

    Meu filho tem 2 anos e 8 meses, ele fala poucas palavras corretamente….estou levando ele na fonoaudióloga.Ela me disse que ele não fala pois é muito agitado.Agitado eu sei que ele é e muito; em casa, na creche….a unica coisa que ele se concentra é com videos de desenho no telefone ou computador…
    Na televisão para pouquíssimo tempo pra presta atenção.O que devo fazer pra ajudar meu filho a falar e ser menos agitado…concentrado.

  • taise disse:

    ola estou muito nervosa a professora do meu filho reclama que ele é inquieto e que bate nos colegas por conta de brinquedos ele é filho unico ela encaminhou ele pro psicólogo sera que é necessario ja que em casa ele écalmo gosta de assistir e montar brinquedos.

  • Márcia Rocha disse:

    Estou cursando Pós-graduação em Educação Especial e
    gostaria de saber mais sobre crianças especiais e todas
    as sindromes. No mais antecipo meus sinceros agradecimentos.

  • marcilene venancio disse:

    Ola tem filho de dois anos e nove meses desde que tinha seis meses que vem tendo problemas com ele ele e muito nervoso e empaciete bate em crianças adultos em levanta a mao pro pai o que ele pega na reta ele joga na gente ele bilisca buda cabelo das outras trincas tem que ver a cara demal que ele faz bate na professores quebrou o deveder da creche vou ter que providenciar outro ele chinga fala que vai regaçar a nossa cara .eu já coloquei de castigo já dei uns tapa na bunda já ate passei molho de pimenta na bouça dele mais nada resolve eu não sei mais o que fazer hoje fui chamada na creche pra falar respeito do comportamento agressivo dele eu to correndo atrás mais eu queria ouvir a suas opinião a respeito dele se pode ser algum distúrbio ou ou ele e operativo ou outra coisa por favor me ajude meu filho só tem dois e nove meses e já estou tendo estes problemas todos com ele obrigado.

  • Vanesa disse:

    Olá, gostaria muito de ajuda. Minha sobrinha tem 10 meses, e desde que nasceu e muito nervosa. Quando nasceu ela teve uma infecção nos ouvidos e parece que desde então os problemas piorarão. Hoje com 10 meses ela se joga do colo da mãe ou de qualquer pessoa que este com ela, também ela grita parece sentir alguma coisa.
    O pediatra diz que e normal da criança mais estamos preocupados. O que pode ser?

  • Wagner disse:

    Boa noite!
    Tenho um filho de 2 anos e 6 meses e há dois dias começou a correr de um lado para o outro diversas vezes. No berço ou na cama fica pra lá e pra cá. Ele socializa muito bem, responde bem, está falando poucas palavras inda, mas responde do jeito dele. Normalmente ele já é superagitado, mas esse comportamento de ficar de um lado para o outro me assustou. o que fazer

  • Gabriela disse:

    Olá, sou Gabriela e tenho uma filha de 2 anos de idade ,eu tenho um problema muito grande com ela ,eu quando estava grávida dela o meu marido recuso a chegada dessa criança e pedio pra mim aborta , só que eu n fiz isso mais já estava entrando em depressão por ver ele tratando a nossa filha desse jeito ,chegou um certo dia em que ele disseque ou eu matava ela pra viajar com ele ou eu iria me separa eu escolher me separa muito disisperada sem lugar pra ficar comecei a ficar depressiva e começar a tomar remédios quando a minha filha nasceu quando eu olhei pró rostinho dela eu vi a cara do pai dela apatir daí comecei a regesta TB e a te chegar o ponto de minha cunhada pega minha filha pra criar até 1 ano de idade depois daí eu comecei a tomar os remédios certinho pra não estranha ela ,então minha vida foi seguindo até um certo ponto em que até hoje minha filha e muito agitada ,eu n posso bater nela e nem botar ela de castigo pra educar PK da um negoço nela que ela vomita e se os vizinho familiares escultor ela chorando vão pensa que eu parei o remédio como pensarão antes e que estou matando a menina de cassete oq eu Fasso estou disisperada

  • Karen Silva Nascimento disse:

    Bom dia… tenho um filho de 4 anos, nasceu no oitavo mês de Gestação, pois tive Pré Eclampsia,é uma criança bem agitada,esperta e inteligente,na creche não se relaciona com outras crianças,sempre brinca sozinho,gosta muito de brincar com a sombra e adora seu reflexo no espelho,gosta muito de personagens da disney,decora coreografias e musicas…passa o dia todo dançando e cantando essas músicas,a escola pediu para passar por um acompanhamento,fomos ao neuro ele passou o encefalograma e não deu nada,a pediatra acha que ele só é agitado, mas ando preocupada, pois, muitas vezes falamos com ele e ele não olha nos nossos olhos, ele grita muito, chamamos a atenção dele o dia todo por esse motivo, é muito medroso, passou a ter medo de gatos,cachorros,sons altos ,parabéns,lugar com muitas pessoas, e sempre quando está assustado ou ansioso, faz movimentos repetitivos com as mãos.
    desde já agradeço…

  • Karen Silva Nascimento disse:

    Meu filho tem 4 anos, nasceu no oitavo mês de gestação por conta de uma pré eclampsia,ele é uma criança muito esperta e inteligente,mas na creche não se relaciona com outras crianças,não consegue se concentrar nas atividades, não fica sentado como as outras crianças,em casa sempre está dançando ou cantando, brinca sua sombra, e fica por horas dançando e cantando em frente ao espelho, a escola pediu para passar com um acompanhamento médico mas a pediatra achou que não precisava, passamos com o neuro, mas o exame da cabeça não deu nada, ando preocupada com meu filho, pois muitas vezes temos que chamar sua atenção pois grita quando está bravo ou feliz,tem medo de Parabéns, gato, cachorro,lugres com muitas pessoas, barulhos, e quando está nervoso, ansioso ou feliz,faz movimentos repetitivos com as mãos.
    Desde já agradeço!

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade