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dr_setubal_Música_faz_bem_para_a_saúde_02_05_2018

Os efeitos benéficos da música na saúde mental são conhecidos há milhares de anos. Os filósofos antigos de Platão a Confúcio e os reis de Israel cantaram louvores à música e usaram-na para ajudar a aliviar o estresse. Mesmo as igrejas cristãs também usam a música em suas cerimonias. Bandas militares usam a música para construir confiança e coragem. Eventos esportivos fornecem música para despertar entusiasmo. Crianças em idade escolar usam música para memorizar seus ABCs. Dentistas tocam música para ajudar a acalmar pacientes nervosos. A pesquisa moderna apoia a sabedoria convencional de que a música beneficia o humor e a confiança.

Por causa de nossas experiências únicas, desenvolvemos gostos e preferências musicais diferentes. Apesar dessas diferenças, existem algumas respostas comuns à música. Bebês adoram canções de ninar. O canto materno é particularmente reconfortante, independentemente do talento musical ou treinamento formal de uma mãe.

Todos que aprenderam seus ABCs sabem que é mais fácil memorizar uma lista se ela estiver configurada para música. A pesquisa científica apoia a experiência comum de que o emparelhamento de música com ritmo e tom aumenta a aprendizagem e a recordação. A música ajuda crianças e adolescentes com problemas de atenção de várias maneiras. Primeiro, pode ser usado como recompensa pelo comportamento desejado. Por exemplo, para prestar atenção ao dever de casa por 10 minutos, uma criança pode ser recompensada com a oportunidade de ouvir música por cinco minutos.

Em segundo lugar, ele pode ser usado para ajudar a melhorar a atenção para tarefas acadêmicas “chatas”, como a memorização, usando músicas, ritmos e dança ou movimento para aumentar o interesse das listas a serem memorizadas. A música barroca instrumental é ótima para melhorar a atenção e o raciocínio. Para os alunos, tocar música de fundo não é uma distração.

Terceiro, pistas musicais podem ser usadas para ajudar a organizar atividades – um tipo de música para uma atividade (estudar), outra para uma atividade diferente (comer) e um terceiro tipo para ir para a cama. Em quarto lugar, estudos mostram que a música calmante pode promover um comportamento pró-social e diminuir o comportamento impulsivo.

Muitas pessoas acham música familiar reconfortante e calmante. De fato, a música é tão eficaz na redução da ansiedade, que é frequentemente usada em consultórios odontológicos, pré-operatórios e de radioterapia para ajudar os pacientes a lidar com suas preocupações com procedimentos. A música ajuda a diminuir a ansiedade nos idosos, nas novas mães e nas crianças também.

Qualquer tipo de música relaxante e calmante pode contribuir para um humor mais calmo. A música calmante pode ser combinada com a terapia cognitiva para diminuir a ansiedade de forma ainda mais eficaz do que a terapia convencional sozinha.

Alguns estudos sugerem que a música especialmente projetada, como a música, que inclui tons que intencionalmente induzem batidas binarias a colocar ondas cerebrais em ritmos delta ou teta relaxados, pode ajudar a melhorar os sintomas em pacientes ansiosos mais do que a música sem esses tons; ouvir essa música sem outras distrações (não enquanto estiver dirigindo, cozinhando, falando ou lendo) promove os melhores benefícios.

 

Uma análise de cinco estudos sobre música para depressão concluiu que a musicoterapia não é apenas aceitável para pacientes deprimidos, mas na verdade ajuda a melhorar seu humor. A música provou ser útil para ajudar pacientes com doenças médicas graves, como câncer, queimaduras e esclerose múltipla, que também estão deprimidas. Se puder ajudar nessas situações, poderá ajudar você e seus entes queridos a experimentarem humores mais positivos. No Sabará Hospital Infantil contamos com o grupo Saracura que toca músicas para nossos pacientes, visitantes e nossos funcionários, com resultados muito bons e com elogios constantes.

Muitas pessoas ouvem música suave para ajudá-las a adormecer. Esta prática é apoiada por estudos em uma variedade de configurações. Só não tente ouvir música de dança animada ou marchas empolgantes antes de tentar adormecer. Por outro lado, se você está tentando acordar de manhã, vá para a música rápida em vez de canções de ninar.

Desde os tempos antigos, sabe-se que certos tipos de música podem ajudar a aliviar o estresse. Música de fundo calmante pode diminuir significativamente a irritabilidade e promover a calma em pacientes idosos em casa de repouso com demência. A música, amplamente escolhida, reduz os níveis de hormônio do estresse. Por outro lado, todos os pais de um adolescente sabem que certos tipos de música, particularmente em grandes volumes, podem induzir o estresse. Saber que certos tipos de música podem aliviar o estresse é uma coisa; estar atento ao escolher que tipo de música ouvir é outra. Escolha sua entrada musical com tanto cuidado quanto escolher sua comida e amigos.

Saiba mais:

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte Saúde mental, naturalmente: O guia familiar para o cuidado holístico para uma mente e um corpo saudáveis (Copyright © 2010 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

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Dr. José Luiz Setúbal
Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

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