Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

O desenvolvimento físico e motor do bebê

Você conhece seu filho melhor do que ninguém. Então, é importante que você compartilhe suas preocupações com o seu pediatra se tiver dúvidas sobre o desenvolvimento dele estar ou não adequado.

 

Normalmente, as crianças desenvolvem habilidades motoras da cabeça para baixo. Primeiro vem o controle da cabeça e, em seguida, o controle sobre a parte superior do corpo. O padrão típico de marcos motores, como se está segurando a cabeça, se já rola, em seguida, se fica sentado, puxando para cima, de pé, andando e escala. Pequenas habilidades motoras finas, como agarrar objetos, colocando blocos em um copo e rabiscos são marcos importantes também.

 

Atrasos no desenvolvimento físico ou atrasos motores primeiros são termos usados ​​para descrever quando as crianças não estão cumprindo metas físicas críticas nos primeiros meses e anos de vida – o quão bem e em breve eles se movem e interagem com seu ambiente. Estes atrasos podem ser um sinal de algo mais sério, por isso é importante conversar com o pediatra do seu filho sobre eles. Sinais de um desenvolvimento físico ou início de atraso motor:

 

Preocupações comuns de pais sobre Desenvolvimento Físico Atrasado:

 

 

Se qualquer um dos itens das listas acima pode se encaixar ao seu filho, são sinais de alerta e preocupações. Às vezes, o desenvolvimento final é o sinal de uma condição de saúde. Estima-se que 400 mil bebês nascidos a cada ano nos Estados Unidos estão em risco de alguma forma de doença neuromuscular e um em cada 40 estão na verdade com um atraso motor.

 

Ao tentar detectar um atraso motor no início é necessário conhecer os sinais de desenvolvimento físico típico e atípico. A Academia Americana de Pediatria (AAP), criou uma ferramenta online para os pais chamado “atrasos no desenvolvimento físico: O que procuramos”. Esta ferramenta oferece uma experiência interativa para aprender mais sobre os atrasos físicos de desenvolvimento em crianças até 5 anos e pode servir como um guia se você tem a sensação de que algo está errado. Você também pode criar uma lista de itens para ajudar a iniciar uma conversa com o pediatra do seu filho.         

 

Serviços de intervenção precoce incluem uma variedade de diferentes recursos e programas que fornecem apoio às famílias para promover o desenvolvimento de uma criança. Estes serviços são adaptados especificamente para atender às necessidades individuais de uma criança, e mais comumente incluem terapias pediátrica, ocupacional e da fala / terapia de linguagem.

 

Se um diagnóstico específico é encontrado em sua criança, o pediatra pode ajudá-lo a conectar-se com grupos de apoio especiais e outros recursos para os pais em sua comunidade. No Brasil temos muitas dificuldades em ter organizações que deem conta disto, mas existem muitas APAES, AACDs etc.

 

No Hospital Sabará temos um Centro de Excelência que atende crianças com atraso de desenvolvimento neuromotor e de crescimento.

 

Autor: Dr. José Luiz Setúbal

Fonte:  Caring for Your School-Age Child: Ages 5 to 12 (Copyright © 2004 American Academy of Pediatrics)

As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.

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