PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
O que são as nuvens?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
O que são as nuvens?

O que são as nuvens?

22/12/2014
  3712   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

nuvens

Em breves palavras, para aprender e explicar, o que são as nuvens e como responder às perguntas pertinentes das crianças.

Mal começa a acordar para a vida que a rodeia, a criança olha para o seu ambiente e pergunta porquê, porquê, porquê. Assim começa a sua jornada de descobertas e encantos que os pais adoram e querem acompanhar. Até que chega o dia em que a curiosidade da criança a leva a perguntar: O que são as nuvens? Leia o artigo até ao final e descobrirá a melhor forma, a mais didática e a mais divertida para explicar ao seu educando e ainda despertar-lhe mais curiosidade que o vai levar longe na vida!!!
O que são as nuvens?

Parece que estou a ver a cena: está a criança a brincar ou a passear consigo e de repente estica bem o braço para cima, com o indicador bem firme e pergunta curiosamente: o que são as nuvens? Parecem algodão… Grave bem este momento único na sua memória, pois um pequeno explorador está a querer aprender. A sua missão: ensinar a brincar. A sua resposta: hoje vou-te ensinar duas coisas das nuvens: como elas nos contam histórias e são feitas para brincarmos e como são na realidade. E começa a sua primeira explicação, cheia de imaginação e muita alegria, estimulando toda a parte sensorial da criança e o seu lado de fantasia. Conte como as nuvens podem ser feitas de sonhos e alegrias e que se olharmos atentamente até podemos ver o que elas estão pensando. Deite-se ao lado da criança e olhem os dois para o céu, descubram animais e flores, comboios e fadas. Deixem a imaginação despertar e contem uma história a partir das figuras imaginárias que conseguem descobrir nas nuvens. Assim vai despertar a criança para novas situações.

Pequenos cientistas fazem nuvens em casa.

Depois de estimular a imaginação, vamos contar, explicar como são feitas as nuvens. Para isso leve a criança para a cozinha, coloque água num tacho, deixando que ela observe todos os seus passos e aqueça o tacho tapado. Assim que ligar o fogão, comece a estimular o pequeno cientista que tem à sua frente. Pergunte: viste o que fiz? És capaz de me contar o que fiz ao entrar na cozinha? A criança, observadora, dirá que está a aquecer água. Sim – responde você – estou a aquecer a água do tacho, como o sol aquece a água do mar. Queres ver o que acontece à água quando é aquecida? Aqui, você destapa o tacho e certifica-se que a criança viu o vapor a sair. Fizemos uma pequena nuvem. É assim que a natureza faz as nuvens. Aquece a água e ela vai se acumulando lá em cima no céu. As nuvens são pequenas partículas de água. Quando estão mais cheias, deixam a água voltar a descer para a terra. É quando vês a chuva a cair.

Depois disto, a curiosidade da criança está satisfeita e você estimulou partes fundamentais do seu cérebro: a de pequeno cientista e a da imaginação. Peça para a criança fazer um desenho sobre as nuvens. Assim será uma forma de consolidar a sua aprendizagem.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Jacqueline dos Santos Silva disse:

    Parabéns pelo blog, muito legal. Explicações bem fáceis de compreender e divertidas!!
    Um abraço,

    Jacqueline.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade