PESQUISAR

Residência Médica
Residência Médica
Ortopedista pediátrico desvenda mistérios da dor do crescimento
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Ortopedista pediátrico desvenda mistérios da dor do crescimento

Ortopedista pediátrico desvenda mistérios da dor do crescimento

19/09/2011
  16494   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

criança com dor na perna

Se a criança se queixa de dores nas pernas ao cair da noite e/ou na madrugada, pode estar com o problema que surge sem sinas de inchaço ou vermelhidão

Crescer pode ser dolorido emocionalmente. A síndrome de Peter Pan é conhecida, mas fisicamente nada foi comprovado. Mesmo assim os médicos ainda falam em dor do crescimento. Para o ortopedista pediátrico Wilson Lino Jr., do Hospital Infantil Sabará, o termo correto seria dor dos membros (dor nas pernas), já que não podemos afirmar com certeza que o desenvolvimento de ossos e músculos seja dolorido.

Problema, que acomete crianças entre 3 e 12 anos, a dor do crescimento se caracteriza por queixas de dores na perna (coxas, panturrilhas e joelhos) à noite ou durante a madrugada. Como não vem acompanhada de inchaço ou vermelhidão, lembra o pediatra, costuma preocupar os pais.

“Temos algumas hipóteses para explicá-la, mas ainda não sabemos a verdadeira causa. Entre elas, podemos citar falta de vitamina D, fadiga muscular, desequilíbrio entre o desenvolvimento dos ossos, tendões e músculos e/ou pés planos, comuns na infância, afinal não nascemos com os arcos plantares definidos”, esclarece o especialista.

Características das dores nas pernas de crianças

Na maioria dos casos, salienta o pediatra, a dor tem caráter benigno, ou seja, não representa algo sério. De acordo com o pediatra, o diagnóstico é feito por meio de exclusão de doenças reumatológicas (artrite, reumatismo) ou ortopédicas (má formação óssea, tumor).

Se os pais tiveram a dor quando pequenos, as chances de os filhos passarem pelo transtorno são grandes. Como pode surgir à noite costuma acordar os pequenos. “Massagens com movimentos suaves e calor na região aliviam o desconforto. Caso esteja prejudicando o sono e a escola no dia seguinte, pode-se recorrer a analgésicos, ministrados sempre com orientação médica”, afirma.

Embora não haja estatísticas, a dor do crescimento (principalmente nas pernas) é mais comum do que se pensa. Alguns pais podem achar que se trata de manha das crianças que não querem dormir, mas a sensação de dor é real.

Segundo o ortopedista do Hospital Infantil Sabará, ao contrário do senso comum, crianças com esse tipo de sintoma não devem fazer repouso absoluto por causa da dor. Pelo contrário. “Os exercícios físicos, com moderação e orientação, são importantes para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças. Além disso, ajudam a controlar o incômodo”, alerta o especialista.


Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Liliane Mori disse:

    adorei o comentário, meu sobrinho reclama muito de dores nas pernas e sempre me preocupo, de qq forma vou leválo a um bom pediatra

  • Ariana Araujo disse:

    Minha filha de 6 anos ja reclamou mto de dor nas pernas…porem de dia doiAM…de noite nunca se queixou?!! adoro ler todas as materias do hospital… mtas me ajudam a tirar duvidas com minhas crianças… parabens pelo trabalho..

    • Equipe Sabará disse:

      Muito obrigada você pelos elogios e pelas visitas ao nosso blog.

      Abraços da Equipe de Redes Sociais do Hospital Infantil Sabará.

      • Joana disse:

        Boa tarde, a minha filha tem 6 anos ela chora de dor nas pernas pode ser de dia ou de noite,mais sempre reclama muito já levei em 3 pediátrico e todos falaram a mesma coisa, mãe é dor do crescimento, eu só quero saber se não têm nenhum remédio proprio p/ essa dor, eu não sei mais o que faço. As vezes eu dou umas gotinha de dipirona pra ela, além das massagem que faço,só assim pra ela relaxar e dormir. Não sei se estou agindo certo, quero uma orientação.Por Favor.Obrigado se poder pelo o email.

      • Bom dia. Meu irmão está com esse problema, e ele não consegue nem andar. só engatinhando, eu li muito sobre isso mas nao vi ninguem assim, sem conseguir andar, e está desde ontem. é normal? será porque a dor está mais intensa? a perna dele fica molenga e sem firmeza. agradeço se puder responder. ele tem 8 anos

    • Equipe Sabará disse:

      Muito obrigada você por acompanhar nosso blog, Ariana.

      Abraços =)

  • Vanessa disse:

    Minha filha tem 5 anos (completados em agosto) e há um ano se queixa de dor nos joelhos. Mas não reclama durante o sono, ou em um horário específico, é durante o dia e mais frequente quando anda mais de 200 metros. Achava que era manha, mas estou começando a me preocupar. vale uma visitinha ao ortopedista, não vale?

    • Equipe Sabará disse:

      Vanessa,

      Certamente sua filha não tem dor de crescimento, pois esta se dá mais nos ossos longos e não nas articulações. Como ela é persistente, sempre no mesmo local e piora aos esforços, voce deve sim procurar um ortopedista pediátrico.

      Abraços =)

    • Equipe Sabará disse:

      Vanessa, vale sim, pois deve haver algum desvio mas a avaliação clínica do especialista será fundamental. =]

  • aline nascimento disse:

    Meu filho teve uma dor forte na perna e descobri que estava com a articulação do quadril inflamado,levei ao reumato e ele disse que era artrite reacional,faz tempo que ele não sente esta dor,porem com frequencia ele tem reclamado de dor no cóccix e agora apareceu uma dor no joelho,será que isso tem ligamento com a artrite reacional?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aline,

      A artrite reacional é um diagnóstico relativamente comum que ocorre durante um episódio infeccioso, mas é de duração passageira. Se os sintomas persistem ou as dores aparecem em outros locais, você deve procurar o médico para uma reavaliação.

  • Aline Pereira Santos disse:

    Achei bastante esclarecedora a materia,hoje levei meu sobrinho de seis anos no ortopedista com queixas de dores,de acordo com o medico e com os exames que ele realizou essas dores tem caracteristicas bastante semelhantes com a dor do crescimento mas é bom ficar de olho no caso dessas dores evoluirem e apresentar outros sintomas. Estou mais tranquila …

  • Daiani da Paz disse:

    Minha filha tem 04 anos e reclama constante de dores na perna, na maiore parte das vezes é na hora de dormir, e durante a madrugada, esta noite foi difícil, acabei dando umas gotinhas de dipirona, tem alguma coisa se possa fazer? Alem de massagens e gelol, muito obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Daiani, se for dor de crescimento, só isto é suficiente. Mas um exame clínico com o pediatra ou com ortopedista infantil confirmará o diagnóstico. Se tiver alguma outra dúvida, nos avise. ;D

  • Gislene disse:

    Meu filho tem 8 anos e esta com dores nos calcanhares,tem a ver com o crescimento.

    Levei ao ortopedista e ele fez raiox e receitou analgesico para tomar e gelo no local.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Gislene, tudo bem? Dor no calcanhar não é dor de crescimento. Pode ser porque seu filho esteja pisando errado, tenha algum problema ortopédico nos pé ou o calçado não é adequado, por trauma (se ele pula muito). Acredito que deveria voltar ao ortopedista se não melhorou com a prescrição dada. Obrigado e abraço.

  • Andreia disse:

    Estou passando por este problema. Meu filho tem 3 anos e meio e reclama de dor na perna agora ele está mancando já marquei um ortopedista mas queria saber mais

  • Elines disse:

    Meu filho tem 6 anos e ha 3meses atras teve essa dor d crescimento.eu fiquei disisperada poisnunca tinha ouvido falar d dor d crescimento ele foi durmi bem e n outro dia acordou chorando com muita dor. Gostaria d saber s atividades fisicas pode previnir essas dores pois vou coloca lo p fazer nataçao.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elines, tudo bem?

      Fique tranquila, pois é uma coisa bem comum. Procure em nosso Blog, pois já falamos sobre o assunto.

      Abraços!

      Equipe Hospital Infantil Sabará

  • Gisele Severiano Couto disse:

    Meu filho Leonardo, de dez anos está reclamando de dores na batata da perna e nos pés..Ele está fazendo uma série de exercícios (natação, voley, taen-kon-do). Levamos ele ao médico que não constatou nada…Pode ser isso, então…

  • marilia disse:

    Oi desde muito pequena tenho sofrido da dor do crescimento fiz todos exames possiveis e os medicos diseram que é dor do crescimento pq nao tem outro nome e eles nao sabem o que é entao chamam assim. Mas se é dor do crescimento eu ja deveria ter parado de sentir pois ja tenho 19 anos e a dor é frequente, pelo menos uma vez no mes eu a sinto se puder me dar uma diga. obrigada desde ja Marilia

    • Equipe Sabará disse:

      Marília, não deve ser dor de crescimento. Inclusive não há exames para dor de crescimento. Eu recomendo procurar um clínico geral, pois dor em membros pode ter váras causas. Também recomendo que não procure um Pronto Socorro, e sem que marque uma consulta, pois no PS só vão dar medicamento para dor, e acredito que você precise fazer uma consulta completa e exames para chegar a um diagnóstico. Obrigado.

  • janeth silva de souaz disse:

    o meu filho tenhe 10anos de idade ele reclama de dores na perna e muito caimbras até no pescoço ele ja reclamou levei ele em um medico fiz os exame e mim falou que e a dor do crecimento . gostei o que fazer mim envie alguma resposta.

  • Evanilce disse:

    Bom dia minha filha vai completar 7 anos
    anda reclamando de dor na coxa,mas não é sempre, agora notei que ela está mancando o quadril está diferente, será que é a dor do crescimento?
    Obrigada

  • minha filha tem 2 e 3 meses e faz uns 15 dias que ela chora muito a noite com dor na região da coxa esquerda fui em 5 médicos e cada um da um diagnostico somente um disse que poderia ser a dor do crescimento ela chora muito a noite e não consegui nem ficar sentada

    • Equipe Sabará disse:

      Jaqueline, se ela não consegue ficar em é, não deve ser dor do crescimento. Se é sempre na mesma perna, deve ser avaliada, por um pediatra ou ortopedista e talvez seja necessário fazer exames de sangue e Raio-X. Obrigado.

  • RODRIGO disse:

    MINHA FILHA TEM 2 ANOS, A DOR DELA É TÃO FORTE NA COXA ESQUERDA QUE ELA FICA SÓ DEITADA NÃO QUERENDO LEVANTAR,PARECE QUE NÃO TEM FIRMEZA NAS PERNAS,ANDA UM POUCO MANCANDO,E NÃO É SÓ À NOITE ESSA DOR APARECE A QUALQUER HORA DO DIA,É MAIS DE MADRUGADA E A HORA QUE ACORDA,JÁ LEVAMOS EM 5 MÉDICOS ALGUNS FALOU DA DOR DO CRESCIMENTO OUTROS FALARAM DE LESÃO,NOS EXAMES NÃO DERAM NADA,QUERIA SABER SE ESSA DOR PODE SER REALMENTE ESSA DOR DO CRESCIMENTO PELA IDADE QUE ELA TEM ?? POIS NÓS ESTAMOS FICANDO LOUCOS CADA UM FALA EM UMA COISA E A DOR DELA CONTINUA,DEVE SER MUITO FORTE PORQUE ELA AGARRA A GENTE TÃO FORTE…. DESDE JÁ MUITO OBRIGADO

  • Juliana Silva disse:

    Eu sofro com esta dores do crescimento desde os meus 2 anos de idade,e eu já tenho 21 anos de idade 1,65cm e 63k e ainda não passou a dor eu continuo com assas dores ainda o que eu posso fazer eu ainda estou crescendo porque eu tenho ainda essa dores eu posso crescer até os meus 24 anos.Eu não pratico nenhum esporte,e se eu for praticar qual esporte seria….Peço que vocês me ajudem..Obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Juliana, você não deve ter dor de crescimento, que apesar do nome não tem a ver com o crescimento da altura. Procure um ortopedista pois você deve ter algum problema ósteo-muscular. Muito obrigado. =]

  • LUCIA JOFRE disse:

    MINHA FILHA HELOISA DESDE 3ANOS SOFRE COM A DOR DO CRESCIMENTO JA FEZ INUMEROS EXAMES A ÚNICA COISA QUE OS MÉDICOS DIZEM É NÃO PEGAR FRIAGEM NAS PERNAS E EVITAR DE POR OS PÉS NO CHÃO GELADO POIS PIORA MAIS AINDA.

    • Equipe Sabará disse:

      Lúcia, se você já passou pelo ortopedista e pelo pediatra e eles confirmam este diagnóstico, te oriento a ter paciência, embora dores de crescimento não são tão duradouras e não há evidências de que friagem e chão gelado possam piorar ou ocasionar estas dores. Dependendo da frequência e da intensidade da dor, me parece que você deva procurar outra opinião. Obrigado. =]

  • dudu de paula disse:

    muito boa essa orientação pois ajuda muito à poder lhe dar com essas dores nos pequenos!!1!1

  • patricia disse:

    minha filha esta reclamando de dores nas pernas e na bariga,to apavorada pois e sabado e nao tem como levala ao medico hoje,quero saber ce pode ser doença grave,pois minha sobrinha com 13 anos,começou com dores nas pernas e dores na barriga,e ela faleçeu vai faser 1 ano,foi no obito doença desconhecida,por ultimo tinha agua nos pumoes,to com medo que seja amesma coisa,a minha filha tem 10 anos,me respondem obrigado

  • Ray bastos disse:

    a minha filha tem 3anos ela sente muitas dores nas duas perna dela coxa,perna,tonozelo echora muito quando dar, a dor e so dar pela madrugada ou quando ja vai a manhecendo o dia tem madruga que quando dar eu nao consigo dormi,ai faco massagem p passar e quando vai passando ela dormi. ja levei ela no medico passaram exame de sangue mais nao deu nada, ela continua tendo dores sempre no mesmo horario e na mesma regiao pode ser dor de crescimento?obrigado!!

  • cristiane disse:

    olá, gostaria de esclarecer uma dúvida, bem , minha filha nasceu com o segundo dedo do pé maior que os outros, seria necessario operar, já que é uma má formação?
    por favor me ajude,l ela está agora com 2 meses. desde já obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Cristiane, encaminhamos sua dúvida ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Cristiane, depende do que isto pode prejudicar sua filha. Procure um ortopedista infantil que poderá informar sobre esta má formação e te orientar melhor.

  • Susan Vanessa disse:

    Minha filha de 6 anos a três dias durante a madrugada e de manhã,reclama de dores no joelho,ela não deixa nem esticar a perninha.Estou muito preucupada,o que eu devo fazer?

  • Geila disse:

    Boa tarde,

    Meu filho tem 5 anos e todos os pediatras que o atenderam disseram que as dores nas pernas durante as noites e madrugadas, que são constantes, é a dor do crescimento. Porém, estou muito preocupada e foi passa-lo com um especialista. Tem algum exame específico que posso pedir, uma vez que no RX não acusou nada. Tomografia ou Ressonancia?! Muito obrigada e parabéns pelas informações!

    • Equipe Sabará disse:

      Geila, as dores de crescimento são um diagnóstico clínico, e os exames servem para afastar outras doenças, não existindo nada que confirme. Tem características próprias como ser mais comum à noite, pode variar o membro, não há perda de função (não manca nem claudica), melhora com massagem ou com calor, não tem necssidade de analgéscio, e não tem relação com esforço físico.

  • gislaine maria da silva disse:

    minha filha tem 12 anos e sente muitas dores e caimbrasnas face e no braço esquerdo, e ta tendo muita mudanças de humor muita irritação e nervosismo,levei ao medico ele falou que essas dores passam quando ela ficar meentruada, e receitou um tranquilizante chamado ansitec 10 mg tomar meio a noite.mas não esta adiantado muito.gurado uma resposta sua,por uma orientação.demais muito obrigada.

    • Equipe Sabará disse:

      Gislaine, a alteração de humor pode ser um problema hormonal devido a puberdade, se estiver muito ruim talvez fosse uma boa medida procurar um ginecologista que atenda adolescentes. Já a dor no braço com cãibras, pode ser um problema vascular ou dela ficar deitada sobre este braço, já que é sempre o mesmo. Se for muito frequente, seria bom fazer nova consulta. Obrigado.

  • Andreia disse:

    olá durante a noite meu filho de 1 ano E 10 MESES tem ficado iquieto e chorando as vezes E ESTICANDO AS PERNAS sera dor do crescimento ,durante o dia tudo normal…

  • joyce lima disse:

    acredito q meu filho de 5 anos tenha as dores do crescimento, não é tão constante mas a grande maioria das vezes é de madrugada. essa matéria me ajudou muito, agradeço a todos.

  • Fernanda disse:

    Olá,tenho 13 anos e as dores ainda não passaram.Além de doer de noite,agora também está acontecendo de dia e nos braços.São frequentes nas coxas e na parte superior dos braços.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fernanda, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Fernanda, você precisa relacionar esta dor com alguma coisa. Pelo que você fala parece ser muscular e pode ter relação com sua atividade. Peça para sua mãe te levar ao pediatra para avaliar e ver se há necessidade de fazer exames.

  • elaine disse:

    minha filha tem 2 anos e 3meses ela chora de dores a noite acorda chorando ela reclama da dor de dia e a noite hora é na panturilha hora é na coxa hora é na perna sera isso a dor do crescimento? fico preocupada ja marquei um ortopedista p ela fico preocupada porque tinha uma cunhada que faleceu de leucemia me mande uma resosta os pediatras que levei falam q é a dor do crescimento

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elaine, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Elaine, sua filha foi avaliada pelo pediatra (mais de um) que disse ser dor de crescimento. Aconselho procurar um pediatra em que você confie e consiga tirar estes fantasmas que te assustam tanto.

  • Flávio Carvalho disse:

    Tenho uma filha de 11 anos, ela reclama de dores fortes no joelho todos os dias já a algum tempo.
    As dores são ao longo do dia, na escola ela diz que tem que ficar de pé as vezes por que doi muito, ela faz natação e as vezes não vai por causa da dor.
    Eu já le vei ao ortopedista ele receitou exama RX e Resonancia e ele disse que não tem nada de errado.
    Eu levei ela ao reumatologista e levei os exames ele confirmou que não tem nada de errado nos seus exames e me receitou uma ultrsonografia, fiz a ultrason retornei ao medico e ele me disse que nãi tem nada de errado com os joelhos dela, eu não sei mais o que fazer por favor alguem me ajude…
    Alguem tem uma luz pra mim o que devo fazer…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Flávio, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

      • A miinha filha tem 6 anos e desde os 3 anos ela chora de dor nas pernas e nos pés, mas somente a noite. fui ao pediatra pois pensei que fosse reunatismo , fiz os exames e o médico disse que é a dor do crescimento. e disse para fazer massagens e se for muito forte a dor , dar umas gotinhas de alívium.( de acordo com o seu peso)
        Achei interessante a matéria.

    • Equipe Sabará disse:

      Flávio, talvez seja um problema de ordem emocional, mas me parece que ela só fez exames de imagem, leve ao seu pediatra, e não a um especialista, ele conseguirá ver sua filha de uma maneira total (mais holistica) e pedirá exames se necessário ou uma avaliação com psicólogos. Abraços! 🙂

  • Juliane P.Teixeira disse:

    Olá,meu filho tem 7 anos e tem uns 2 que reclama de dor na perna tanto de dia como a noite,mais como ele é meio manhoso não dava muito credito.Mas persistindo ainda fiquei preocupada.Ele tem andado mancando,está com o quadril meio tosto,se apoia sempre na mesma perna.Ele é muito ativo e mais depois que fraturou o cotovelo e colocou fios K piorou o jeito de andar torto talvez para proteger o braço depois de ter tirado o gesso.Será dor do crescimento ou outra coisa? Vale uma consulta ao ortopedista? OBG!

  • viviane disse:

    olá doutor minha filha de 3 anos tem a patela solta,de vez em quando ela reclama de dor nos joelhos,estou muito preocupada , pois passei no ortopedista e ela falou que talvez precisaria de cirurgia,que quando ela ficasse mais velha poderia ter um desgaste e vir a sentir muita dor:por favor me explica melhor?,estou muito nervosa,aqui na minha cidade tenho que aguardar a vaga no sus para ortopediatra. um abraço

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Viviane. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e, em breve, lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Viviane. Para uma explicação precisaria saber exatamente do que se trata e ver os exames. Você poderia tentar marcar uma consulta pelo SUS, na Santa Casa de São Paulo, que tem uma das melhores ortopedias pediátricas do Brasil. Muitos deles trabalham no Sabará. Abraços! 🙂

  • Robson Campos disse:

    Minha filha tem 4,5 anos e reclama muito de dor na perna esquerda,ja fiz varios exames (raio x,ressonancia,cintilografia ossea,reumatismo)acusou aumento de liquido no quadril e o ortepedista disse que é normal por causa do crescimento.Mas ela manca muito e nao consegue pisar,a primeira crise passou rapido,mas agora depois de 2 meses voltou ainda mais forte.Peço orientaçoes.

  • Adriana Almeida disse:

    Minha filha tem 7 anos e de uns tempos para cá ela começou a reclamar muito de dores!A primeira vez levei-a ao ortopedista ele mandou colocar bolsa de aguá quente e tomar remédio,achei que fosse realmente manhâ dela ,logo passou e esssa semana voltou a reclamar fui de novo no ortopedista e ele me falou sobre a dor do crescimento que realmente existe.Vou levá-la ao especialista em artrose para se certificar que realmente são as dores docrescimento.Não me lembro se a infância tive essas dores!!

  • glenia disse:

    Meu filho tem 3 a e 4 m sente dores nas pernas no periodo noturno.Fico muito preocupada, ele chora tanto fica todo molhado de suor. Levamos em varios pediatros e ortopedistas e o que falam e que e a dor do crescimento.
    Como devo proceder? Acredito nos diagnosticos medicos? Ja falaram que e manha, falta da presença da ,mae, problemas emocionai.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Glenia. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe enviaremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Glenia. Você deve sim acreditar nos diagnósticos médicos e não se importar com outros que não são trazidos no consultório. Se for a dor do crescimento, solicite ao seu pediatra a indicação de um bom ortopedista para poder avaliar melhor seu filho. Abraços!:)

  • glenia disse:

    Meu filho tem 3 a e 4 m sente dores nas pernas no periodo noturno.Fico muito preocupada, ele chora tanto fica todo molhado de suor.
    Poderia ser devido a minha ausencia? Fico pouco tempo com ele, trabalho o dia todo e faço faculdade a noite.

  • marcela disse:

    olá gastaria de saber pq meu reclama muito de dores na braço e perna será q porde ser algo mais grave?é necessario leva-lo no ortopedista?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marcela. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Assim que possível lhe encaminharemos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marcela. As dores do crescimento podem ocorrer sim nas crianças em idade de estirão, conforme você viu em nosso artigo. Mas, o diagnóstico e o tratamento devem ser dados diante do acompanhamento com o pediatra. Leve seu filho para uma avaliação. Abraços! 🙂

  • Francisco Assis disse:

    Boa Tarde Doutor tenho um filho de 4 anos ele ficou doente de uma virose ja faz tres dias ai hoje ele amanheceu com dores nas pernas sente muita dor ao se levanta parece que a dor e forte que ele chora toda vez que se esforça para se levanta ficou como se as pernas estivese entrevadas qundo anda mais ele consegue andar bem devagar segundo ele a dores e na batata das pernas qundo eu aperto a perna ele sente muita dor eu pesebie que e condo eu aperto e toiqei no nervo estou muito preocupado

  • Olivia disse:

    Minha filha tem 7 anos e desde os 3 reclama dessas dores nas pernas, eu nunca liguei pq sempre soube da dor de crescimento. Hoje ela está reclamando não só da dor nas pernas como também nos braços. Será q ainda se trata de dor de crescimento? Estou preocupada.

    • Equipe Sabará disse:

      Lea, nehuma dor é normal. Dor nas costas em crianças é comum, mas não nesta idade. Isto pode ser uma infecção urinária, leve ao pediatra e converse com ele. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olivia, você chegou a levar sua filha para uma avaliação do pediatra? É importante que ele acompanhe o quadro e, caso necessário, indique um tratamento ou especialista. Abraços! 🙂

  • ELIS disse:

    meu filho tem 6 anos , e não está conseguindo dormir , com dores nas pernas ele etica muito elas ,chora e não dorme daí eu e meu esposo fazemos massagens e tentamos acalma-lo em seguida ele dorme , mais acorda novamente . isso está acontecendo umas 3 vezes por noite .

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elis. A chamada dor do crescimento é muito comum nas crianças, principalmente no período noturno. Em geral, uma massagem e o aquecimento da área podem ajudar os pequenos a voltarem a dormir. Caso isto não ajude, procure seu pediatra e relate o caso a ele. Abraços! 🙂

  • Gabriela Mantovani disse:

    Olá, desde criança sinto dores nas pernas, hoje tenho 18 anos e ainda continuo sentindo com menos frequência que antigamente mais parece que mais forte também. Já fui em vários médicos, inclusive em um reumatologista para ver se não tinha algo de errado e o diagnóstico sempre foi o mesmo que era dor do crescimento, eles sempre me receitaram pomada para passar no local da dor. Será que vou continuar sentindo essa dor?

    • Gabriela Mantovani disse:

      Depois de fazer massagem, esquentar o local da dor, acaba passando. Quando praticava esporte era mais raro ter a dor. Vocês disseram que é normal ter essa dor até os 12 anos, seria possível essa dor continuar aparecendo?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Gabriela. Normalmente a dor do crescimento ocorre em crianças, principalmente à noite. Se estas dores estão lhe acompanhando há tanto tempo, é importante procurar fazer mais exames para descobrir a origem dela. Abraços! 🙂

  • Rodinei disse:

    O meu filho tem 4anos e de uns 15 dias pra cá, percebemos que ele estava mancando muito, brincava corria fazia as atividades, porém, mancando sempre. Perguntamos se ele sente alguma dor e ele reclamou do calcanhar, apalpamos a região do calcanhar, planta do pé, joelho coxa e ele não sente dor nenhuma, mas ora ou outra está mancando da perna direita.
    Já levamos ao médico pediatra o qual diagnosticou como dor do crescimento. Preocupados fomos a outro que disse não ser nada, mas pediu uma tomografia. Estamos com receio de ser algo mais sério, fico grato se poderem nos aconselhar. Obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rodinei. Primeiramente é preciso ter calma e esperar o resultado da tomografia. A dor do crescimento é realmente muito comum nas crianças, mas é preciso ter calma e esperar o diagnóstico junto ao médico. Abraços! 🙂

  • patricia disse:

    minha filha tem 4anos e tem reclamado muito de dores nas pernas, braços, barriga e cabeça, pode ser a dor de crescimento, mas ela reclama também durante o dia e também tem dor nos pés, me ajudem por favor estou muito preocupada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patricia. É preciso ter o acompanhamento junto ao pediatra da criança para chegar ao diagnóstico de dor do crescimento. Visite-o e peça orientações específicas para o caso da sua filha. Abraços! 🙂

  • Luiz disse:

    Boa tarde, minha filha tem 6 anos, e de repente passou a apresentar contrações tipo caimbras, no começo era na perna e agora na perna e no braço somente do lado esquerdo, sendo que é de repente sem uma hora exata, poderia ser a dor do crescimento ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luiz. É importante que o pediatra da criança tenha conhecimento deste quadro. Visite-o e peça orientações específicas. Abraços! 🙂

  • MARIA JOSE disse:

    MINHA FILHA E UM POUCO GORDINHA PESA 24 QUILOS E TEM 3 ANOS ELA SOFRE DE DORES NAS PERNAS DESDE OS 2 ANOS JA NAO SEI O QUE FAZER AS VEZEZ FICO A NOITE INTEIRA FAZENDO MASSAGEM PARA ALIVIAR E SO AGORA RESOLVIR PESQUIZAR SOBRE O ASSUNTO POR ISSO ESTOU LHE PEDINDO ORIENTAÇAO POR FAVOR ME AJUDE.JA CONVERÇEI COM ALGUNS MEDICOS ELES FALAM QUE E FALTA DE POTASSIO MAS NINGUEM PEDIU EXAMES SERA QUE SO ASSIM DA PARA SABER?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria Jose. A dor do crescimento é um diagnóstico comum nas crianças, mas não necessariamente está ligada à gordura da sua filha. Procure o pediatra da sua filha, que conhece seu histórico, para uma orientação específica. Abraços! 🙂

  • mary disse:

    ola ha algum tempo atras vim percebendo q minha filha de 3 anos nao tem postura e anda toda mole assim toda largada. vim percebemdo tambem q ela nao estica as pernas toda para andar sera algum problema ou tem uma idade certa para corregi mais vejo as outras meninas da idade dela q andam normal.ou sera q ela anda assim por ter mais amizade com meninos isso enfluencia????? atenciosamente Mary bjs

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mary. Se você observa uma postura inadequada da sua filha, procure o pediatra e busque orientações específicas sobre o quadro. Abraços! 🙂

  • regina mach disse:

    minha filha tem 7 anos desde 3 anos reclama de dor no joelho esquerdo principalmente quando brinca muito ou anda dia inteiro,ja passei no ortopedista ele falou devido crescimento tambem em outros medico e nada ,mas ela reclama muito aindao que deve ser

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Regina. Se você já recebeu o diagnóstico de dor do crescimento, é importante apenas saber cuidar quando ela aparece. Normalmente massagens e o aquecimento do local da dor já são suficientes. Abraços! 🙂

  • marcela disse:

    oi…tenho um filho de 6 anos,e a alguns dias ele anda reclamando de dor nas pernas,dor nos braços e muito cansado…geralmente ele reclama de dia é normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marcela. Como você viu em nosso post, as queixas de dores são comuns na infância. Mas se isto estiver prejudicando a qualidade de vida do seu filho, visite o pediatra dele e informe-o do quadro. Abraços! 🙂

  • Rute Lacerda disse:

    Boa noite! minha filha sente dor na perna direita mas não com frequência.É normal sentir a dor do crescimento em uma só perna,ou tem que ser nas duas? Uma vez ela não conseguia dormir por conta da dor ai eu dei uma novalgina e ela melhorou e é sempre na parte da noite depois das suas atividades. Devo me preocupar? o devo favo fazer a respeito dessa situação ? Confesso que estou preocupada. PS:Ela diz que é uma dor chata mais é suportável. Ela tem 8 anos.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rute. A dor do crescimento pode aparecer entre os 3 e os 12 anos de idade e deve ser acompanhada pelo pediatra da criança. Na próxima consulta relate o ocorrido. De qualquer forma, uma boa dica é massagear e aquecer o local da dor. Abraços! 🙂

  • Sandro disse:

    Prezados,

    Sinto dores nos meus joelhos desde os meus 13 anos, os medicos que fui falaram que era a tal dor do crescimento ja que não acharam nada nos raio x e nas tomografias.

    Agora eu pergunto um adulto com 32 anos ainda cresce? Estou com 32 anos e ainda sinto as mesmas dores que são insuportaveis toda vez que me agacho, ou fico muito tempo sentado no carro com os joelhos dobrados sem esticar as pernas ou quando ta pra chover que ai doi até quando eu to em pé!

    Agradeço desde já!

    Sandro

  • Teresinha Nolasco disse:

    Com certeza vemos isso constantemente em crianças. A nossa pequena está hoje com praticamente 6 anos e meses atrás a levamos ao ortopedista por causa dessas dores.

    Chegou a fazer uma raio x para comprovar que “não é nada”…

    Engraçado que sabemos dessas coisas só quando somos mães e vemos nossos filhos com esses sintomas e filhos de amigos também..

    Há meses ela parou de reclamar da constância, mas vez ou outra diz estar cansada.. Deve ser a bendita ..rs

    Se faz parte do desenvolvimento, o jeito é esperar passar essa fase com amor, paciência e algumas massagens como vocês sugeriram…

    Abraços queridos…

  • Luana Teles disse:

    Oi gente,

    me ajudem, minha filha de 2 anos e 7 meses há dois meses vem reclamando muito de dor nos pés (no solado, no peito dos pés”plexo solar”) sempre no horário que vai dormir e enquanto dorme contorce muito os pés.Será que tem alguma relação com a dor do crescimento? O pé dela não é plano. Pretendo leva-la num ortopedista, pois estou ficando preocupada com esta dor que não passa, mas enquanto isso poderiam informar se já viram algum caso parecido é normal? Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Luana, a dor do crescimento é um diagnóstico dado junto ao médico da criança, pois ele conhece todo o histórico da sua filha. De qualquer forma, para diminuir a dor você pode massagear e aquecer o local. Abraços! =)

    • Deiviane disse:

      com o meu filho acontece a mesma coisa já tem mais de 1 ano q ele sente essa mesma dor nos pes e é mais no pé direito obrigado preciso de uma resposta obrigado.

      • Equipe Sabará disse:

        Olá Deiviane, tudo bem? Obrigado pela confiança. Conforme você acompanhou em nosso artigo, a dor do crescimento ocorre entre os 3 e os 12 anos. Se o seu filho se queixa de dores, recomendamos uma visita ao pediatra. Abraços! 🙂

  • Antonio Ferreira disse:

    Meu filho tem 3 anos e 8 meses.4 madrugadas ele acorda chorando parecendo estar com caimbra,na 1°vez(desesperada) minha esposa o colocou no choveiro quente e deu Novalgina,ele relaxou e dormiu. das outras vezes repetimos o procedimento e tivemos êxito. ele é muito ativo corre muito,pula muito e tem mania de esfregar os pés pra dormir(igual a mãe)daí achamos q podia ser do esforço. Será q é dor do crescimento?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Antonio. Se ele faz muito esforço durante o dia, é possível que isso se reflita no cansaço à noite. Além disso, a dor do crescimento atinge crianças entre 3 e 12 anos, na maioria da vezes no período noturno. Leve ele para uma avaliação do pediatra. Abraços! =)

  • fernanda bandeira da silva disse:

    Meu filho agora tem 5 anos ele sente dor e fica sem anda o medico falou que é dor crecimento sera que é normal isso?

  • Adriana Simões disse:

    Meu nome e Adriana meu filho esta com uma dor no joelho já tem uns 2 anos que sente dor joelho,só que agora ta pior ele manca pra subir e descer escada ele desce sobe igual pessoa idosa e reclama direto o que será ,quando ele tinha 8 anos+ou_ tinha dores calcanhar fez exames medico disse que ele iria sarar quando atingisse a idade que falou me esqueci tem 4 anos agora joelho me ajude ele tem 13 anos nome dele matheus e esta acima peso 72 kilos

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adriana, pelo que você relata, o Matheus tem outro problema além da dor no joelho. Se ele está acima do peso, você precisa levá-lo para uma avaliação do pediatra. Quanto às dores que surgiram desde os 2 anos podem estar relacionadas à dor do crescimento, mas esse diagnóstico só pode ser dado junto ao médico que conhece o histórico da criança. Abraços! =)

  • Paulo renno disse:

    Essa noite minha flha acordou com dor nos joelhos, chorou muito. Colocamos calor e eu fiz massagens. Eu sofri muito com essa dor quando era pequeno.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Regis, infelizmente não podemos orientá-lo de uma forma mais concreta pois não avaliamos a criança. Sugerimos que você levante essa dúvida na próxima consulta com o pediatra da sua filha. Abraços =)

  • andressa disse:

    tenho um filho de 5 anos ele esta sentindo muita dor ao amanhecer, na panturrilha e joelho direito gostaria de saber o que tenho que fazer!?

  • Josiani disse:

    Meu filho tem, hoje, 5 anos e sofre com essas dores nas pernas desde 1 ano e meio. Tem algumas noites que chora quase a noite inteira. Com essa idade ele ainda tem os pés chatos, eu gostaria de saber se é normal não ter a curvatura do pé nessa idade e se essas dores nas pernas tem a ver com os pés chatos? Obrigado. Abraços

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Josiani, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos dizer ao certo se o que o seu filho tem é a dor do crescimento e se os pés chatos têm a ver essa dor, pois não podemos avaliá-lo. No entanto, este diagnóstico é bastante comum entre os 3 os 12 anos e você pode minimizar as dores aquecendo o local e massageando-o. Abraços! =)

  • Caroline Machado disse:

    Olá minha filha está com 3 anos e tem essa tal dor desdos 2anos e meio, ela chora mto que doi, faço massagem e dou Tylenol.
    Teria qlgum jeito de evitar que ela sinta isso?
    Já estou 2 noites sem dormir pq ela chora tanto que chega a se contorcer 🙁

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Caroline, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Essa dor é muito comum entre os 3 e os 12 anos, mas não podemos dizer ao certo se é esta a causa das dores da sua filha. De qualquer forma, fique tranquila, pois você está fazendo o procedimento mais indicado para diminuir a dor. Caso tenha outras dúvidas, leve-as para a próxima consulta com o pediatra. Abraços! =)

  • patricia disse:

    Oi , eu tenho uma filha de 10 anos , ela esta com dor nas duas coxas dela, duas vezes que ela sente , medica passou uma exame de sangue para fazer, e e a dra falou que eta o nervo, quando ela anda ela fala que doi…o que seria……

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Patricia, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos dizer ao certo o que sua filha tem, mas é importante que você faça o acompanhamento com o pediatra dela. Abraços! =)

  • sandra celia nogueira da silva disse:

    minha filha tem 8 anos desde dos 2 anos reclama de dores pelo o corpo todo e isso só aumenta o médico diz que é dor do crescimento mas ele não pediu nem um exame para comprovar como ele pode afirmar ?ela senti dor demais ele indicou a natação.se fosse algo mais grave será q já teria se agravado?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Sandra, tudo bem? Obrigado pela confiança. Se você não ficou satisfeita com a orientação médica recebida, sugerimos que consulte outro profissional. Abraços! 🙂

  • Silvana Gomes disse:

    Ola, boa noite! Meu filho tem 3 anos e 8 meses e hj acordou reclamando de dor no joelho direito.. Pensei q fosse brincadeira mas quando ele foi levantar nao conseguiu firmar o pezinho no chao.. chorava e dizia q o joelho estava doendo.. Ficou assim o tempo todo e resolvi levar so hospital.. A pediatra olhou, pediu raio x, mostrou pra ortopedista e disseram q estava tudo normal.. E mesmo assim ele continuou reclamando de dor.. Agora estava melhor.. A hora mais dificil foi hj cedo, mas vi aqui q a dor do crescimento scorer principalmente de noite, serah q o problema delepode Ser esse mesmo acontecendo em outro horario?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Silvana, tudo bem? Muito obrigado pela confiança. Em primeiro lugar, você não precisa se preocupar tanto, pois já levou seu filho ao médico e realizou os devidos exames. De qualquer forma, se as dores estão persistindo e ocorrendo em um horário específico, volte ao médico e relate isso a ele. Abraços! 🙂

  • Sheila Lima disse:

    Bom dia,

    Socorro!!! não sei mais o que fazer, já tem 10 meses que minha filha de 10 anos se queixa de dores na região posterior da coxas, virilha, costas e agora nos braços. Já estive em vários especialistas e fizemos diversos exames, não apareceu nada e os médicos diagnosticaram como encurtamento muscular (dor do crescimento) o fato é que já fizemos RPG, fisioterapia, natação, laser, tudo com recomendação médica, mas as dores sempre voltam, o que eu faço?!!!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Sheila, tudo bem? Obrigado pela confiança. Se foi diagnosticada a dor do crescimento é importante que você volte ao médico e peça informações adicionais como, por exemplo, a rotina de atividades da criança, que pode impactar no desencadeamento das dores. Abraços! 🙂

  • Massaharu Akatsuka disse:

    lendo os relatos anteriores, vejo que o meu filho de 12 anos, se chama Mikhael da Motta Akatsuka, talvez esteja com o problema de crescimento,ele sente dores abaixo do joelhos, principalmente depois de jogar uma partida de futebol, porem gostaria de que me informassem qual o melhor jeito de tentar amenizar as dores ou se a dor demora muito para desaparecer, desde ja deixo aqui os meus agradecimentos.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Massaharu, tudo bem? As dores do crescimento podem ter várias motivações e você precisa consultar o seu pediatra para descobrir o que está desencadeando elas. Sugerimos que você faça um relato completo e peça orientações médicas específicas. Abraços! 🙂

  • Cristiane Sant'Anna disse:

    Bom Dia! Tenho um filho de 3 anos e 10 meses, ontem ele fez todas as atividades normais de uma criança de sua idade, brincou, correu, pulou. Pela manhã quando foi andar começou a chorar se queixando de dor no joelho esquerdo. Tentei fazer com que andasse, mas sem sucesso, pois toda vez que tenta andar chora de dores. Fiquei preocupada por nunca ter acontecido antes, e vejo que não é manha. Gostaria de uma orientação.
    Atc
    Cristiane.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cristiane, tudo bem? Como você leu em nosso artigo, queixas como essa podem ter origem na dor do crescimento. De qualquer forma, é importante você visitar o pediatra da criança e relatar o ocorrido. Abraços! 🙂

  • Christiani Gomez disse:

    Bom Dia, meu filho está se queixando de dor na pantorrilha quando anda. Ele não está andando direito. Arrastando as pernas, isso é durante o dia também, não é somente no período noturno, isso é dor do crescimento também, ou tenho que me preocupar mais?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Christiani, tudo bem? Obrigado pela confiança! Não podemos dizer ao certo o que o seu filho tem, mas se você está preocupada e têm dúvidas, leve-o para uma consulta com o pediatra. Abraços! 🙂

  • Christiani Gomez disse:

    Descupe, ele tem 8 anos. E tem o que posso fazer pra estar aliviando a dor pra ele andar.

  • aylon disse:

    olá, boa noite? Meu filho tem 14 anos e alguns dias começou a sentir dor no joelho, levei ao médico ele o medicou e ele melhorou, mas depois de duas semanas ele voltou a sentir dores no joelho, no antebraço no pescoço no ombro e nas costas, levei novamente ao médico ele disse que é dor do crescimento. O que tem de verdade nisso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aylon, tudo bem? Obrigado pela confiança! Infelizmente não podemos dizer ao certo o que seu filho tem, mas sugerimos uma consulta que procure outro profissional e peça orientações. Abraços! 🙂

  • patricia disse:

    A dor do crescimento pode ser caracterizada apenas por dor em um dos pés?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patricia, tudo bem? Obrigado pela confiança! É difícil dizer ao certo, pois este pode ser um sintoma isolado. Além disso, não sabemos a idade da criança e nem podemos avaliá-la. Caso tenha dúvidas, o melhor é procurar seu pediatra. Abraços! 🙂

      • patricia disse:

        Tenho um filho de 2 anos e meio, acompanhamos regularmente sua saúde com o pediatra, me assustei ontem quando ele chorava muito, chegando a acordar pela madrugada para queixar se de dor no pé sem que nada tivesse acontecido…
        Como li algumas matérias sobre o assunto, na maioria delas a dor era direcionada à pernas e parte posterior do joelho.
        De qualquer forma agradeço e caso a situação se repita anteciparei a visita ao pediatra.
        Muito obrigada!

  • kely disse:

    Bom dia, meu filho tem 1 ano e 2 meses, começou a andar com 11 meses,mais venho percebendo que ele anda com as pernas abertas e os pezinhos voltados para dentro isso faz com que ele caia com muita frequencia levei ele ao médico mais o mesmo me disse que era normal na idade dele mais o que devo fazer?

  • Marcia Maria disse:

    Olá, meu filho de 3 anos e 5 meses ontem a noite relamou de uma dor na virilha e na coxa, não conseguia encostar o pé no chão, passou rápido e agora me ligaram da escolinha(10 da manhã) falando que está reclamando de dor no peito do pé, e tbm está com dificuldade de andar. Pode ser ou não tem a ver? Grata.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marcia, tudo bem? Obrigado pela confiança! Infelizmente não podemos dizer ao certo o que seu filho tem. Sugerimos que você leve ele ao pediatra para tirar suas dúvidas. Abraços! 🙂

  • Newton Barbosa disse:

    Boa tarde, minha filha tem 11 anos e foi diagnosticada com AIJ sistÊmica sem inchaço algum,ficou um ano sem nenhum sintoma fisíco, somente os exames de sangue alteradas como VHS E PCR aumentados, em 02/13 começou a ter dores muito fortes nas pernas princ. na esquerda, ,fizemos tomografia de quadril, raio x de todo o seu corpo, cintilografia ósssea e nada , como não se chegava a nenhum resultado partimos para o pet scan, e apareceu um aumento do metabolismo na região e acima no joelho, e foi pedido uma biópcia, e o resultado foi o seguinte: esquírulas óssea multifragmentadas em meio a medular apresentando áreas de fibrose e presença de células sanguíneas monomorfo e polimorfonucleares, alguém poderia nos dar uma opinião do que é isto.Obrigado Newton e Cenara

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Newton, tudo bem? Obrigado pela confiança. Não podemos dizer ao certo o que está ocorrendo com a criança, pois não tivemos chance de avaliá-la. Sugerimos que consulte um profissional de sua confiança para receber orientações. Abraços! 🙂

  • gonçalo disse:

    olá o meu nome e gonçalo e tenho 12 anos tenho essas dores de crescimento desde os 12 anos .Mas desde ha 4 dias atras o meu joelho inchou que e a zona onde tenho essas dores . o medico diz que devo fazer ressonancia magnetica mas o custo e muito caro o que me me recomendam por favor ajudem-me .
    obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Gonçalo, tudo bem? Obrigado pela confiança. Parabéns pela preocupação com a sua saúde! 🙂
      Se você não tem acesso ao exame na rede particular, sugerimos que solicite aos seus responsáveis um agendamento na rede pública de saúde. Abraços! 🙂

  • edy disse:

    Ola doutor…me chamo Edy.minha filhinha de anos começou a manca a 6meses atrás,com a perna esquerda.hoje de noite ela não ta conseguindo andar.colocar a perna no chão. ela já sabe que vai doe,ela men tenta mais andar.to preocupa.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Edy, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos dizer ao certo o que sua filha tem, pois não pudemos examiná-la. O ideal é que você a leve para uma visita ao pediatra. Abraços! 🙂

  • Silvia Severo disse:

    Olá,minha filha se chama Maria Eduarda e tem 3 anos chora durante a madrugada com dores nos joelhos,são episódios esporádicos mas me preocupam bastante,faço massagens no local as vezes funciona,as vezes duram algumas horas para passar.No dia seguinte ela não se queixa e brinca normal,Preciso procurar um especialista ou levo ela na pediatra e que exames tenho que fazer para descartar outros tipos de doenças? AGRADEÇO se me responderem pelo E-mail

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Silvia, tudo bem? Obrigado pela confiança. É muito comum este tipo de queixa nas crianças entre 3 e 12 anos quando cai a noite ou durante a madrugada. De qualquer forma é importante você levá-la para uma avaliação do pediatra. Abraços! 🙂

  • Carlos Augusto disse:

    Ola!

    Minha filha tem 2 aninhos, hoje ao acordar chorou muito, não conseguia firmar os pés no chão. Quando a conveci a andar percebi que estava mancando. Mas no dia anterior teve uma rotina normal, sem qualquer sinal de queda ou torsão em seus pés. Levei-a ao pediatra e ao otorpedista. Não conseguiram dar-me uma resposta, apenas receituou Tylenol. Gostaria de saber se é a dor do crescimento. Lembro-me que quando criança sentia muitas dores em minhas pernas. Obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Carlos, tudo bem? Obrigado pela confiança. Como você leu em nosso artigo é comum que crianças entre 3 e 12 anos se queixem de dores à noite e de madrugada.
      No entanto, é realmente difícil dar o diagnóstico de dor do crescimento. Se você não ficou satisfeito com as orientações destes profissionais, sugerimos que procure outros. Abraços! 🙂

  • Maria Letícia disse:

    Bom dia,

    Meu filho de 4 anos e 6 meses com certa frequencia se queixa de dor nas pernas. Ele é uma criança muito ativa, não pára… Já li a respeito e me tranqulizei uma vez que tudo indica que essas dores são próprias do crescimento porém nesta noite a intensidade das dores foi maior, não melhorou com massagem nem com compressa quente. Dei ibuprofeno mas mesmo assim ele ainda acordou de madrugada reclamando…. não deixava nem que tocássemos na região. Estou bastante preocupada novamente pq além de esta crise ter sido a pior, o ibuprofeno está sendo um medicamento usado com grande frequencia para aliviar suas dores. Aguardo retorno. Muito obrigada, Letícia

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Letícia, tudo bem? Obrigado pela confiança. Realmente, você está fazendo o que é possível e recomendado para aliviar as dores do seu filho. De qualquer forma, é importante você consultar o seu pediatra e relatar a ocorrência dessas dores. Abraços! 🙂

  • Vagner Cp disse:

    ola pode me ajudar, ja sofri muito dessas dores quando menor, dos 15 ate agora to sentindo menos dores mas é normal sentir essas dores aos 20 anos

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vagner, tudo bem? Obrigado pela confiança. Cada caso deve ser acompanhado de forma particular. Sugerimos que você leve esta queixa ao seu médico. Abraços! 🙂

  • marilia disse:

    Olá, meu tem 6 anos e tem diagnostico de paralisia cerebral tipo diplegia, ele apresenta constantemente essas dores que os medicos também afirmam ser a dor do crescimento, mas nos últimos vem apresentando tremores em suas pernas, o que poderi ser na opinião de voces.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marilia, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não temos condições de orientá-la da forma correta, pois não podemos avaliar a criança. Sugerimos que você leve esta dúvida ao pediatra da criança. Abraços! 🙂

  • Kadije disse:

    Ola, minha filha tem 5 anos, ela esta com dor na perna na parte da frente e na mao … Mas ela chora quando eu toco na perna e na mao, ela eh muito magra e a palma das maos e pes estao descancando…. Teriaalguma relacao, levei ela ao ortopedista e disse q na parte ortopedica esta normal, ela so reclama se alguem apertar a perna abaixo do joelho, em cima nao sente dores, e nao sente dores nas juntas para ser algo reumatologico, o que pode ser, obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kadije, tudo bem? Obrigado pela confiança. Infelizmente não podemos orientá-la corretamente, pois não conhecemos o histórico médico da criança. De qualquer forma, se você não ficou satisfeita com a avaliação recebida, sugerimos que procure outro profissional. Abraços! 🙂

  • Fernandes disse:

    Ola tenho 15 anos e sou um dos mais baixos dos meus amigos, medicos ja falaram do tal “estirão” e esses dias estava doente e meus joelhos comecaram a doer muito e msm melhorando continuam doendo, podem ser dores de crescimeto?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fernandes, tudo bem? Obrigado pela confiança. Primeiramente, parabéns pela preocupação com a sua saúde. Sugerimos que você peça ao seu responsável uma visita ao seu pediatra e tire suas dúvidas. Abraços! 🙂

  • Evaldo Sacchi disse:

    Boa Tarde! Minha filha tem 11 anos, ela reclama de dores nos joelhos,quando tinha a idade dela também sentia o mesmo, minha única dúvida é que ela sente dores durante o dia e não a noite, principalmente quando esta sentada como por exemplo quando viajamos, então ela nos diz que é necessário esticar as pernas para a dor aliviar um pouco. Nesse caso por ser por causa do crescimento?
    Obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Evaldo,

      Sugerimos que você converse com o pediatra que acompanha a sua filha. Ele é a melhor pessoa para diagnosticar se este é um caso de dor do crescimento.

      Um grande abraço!

  • Dayse disse:

    Olá, minha filha tem 6 anos e há 20 dias vem sentindo dores nos joelhos,ombros,mãos e pescoço e as vezes sente formigamento nad mãos e pés, as dores andam ,atualmente está no pescoço e pernas ,levamos ao médico e não há infecção, esses síntomas também podem ser dor do crescimento ? Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Dayse,

      Este sintomas não são de dor de crescimento. A melhor coisa a fazer é levá la em um pediatra. De preferência a uma consulta no consultório, pois assim você poderá conversar com ele melhor.

      Abraço

  • manu disse:

    Sofri muito na minha infância com essas dores,elas são terríveis,tinha dias que eram nas 2 pernas,elas surgiam do nada e sempre a noite.Minha mãe colocava uma tolha quente enrolada no local da dor e mim dava um analgésico.Hoje com 28 anos,vejo a minha filha de 2 anos e 7 meses com as mesmas dores,uso os mesmos métodos que minha mãe usava e vejo resultado.Tenho muita dó dela,pois sei exatamente o que ela está sentindo.

  • franciele disse:

    ola td bm tenho um filho de 03 anos e 10 meses ele sempre reclama de dor nas pernas mas assim perto do joelho levei ele no ortopedista e ele disse q ele nao tm nada mas estes dias ele ta ate mancando principalmente qndo acorda… é melhpr procurar um ´reumatologista,, obrigada

  • Ryan disse:

    Bom dia!
    Minha filha está hoje com 8 anos e ha algum tempo vem sofrendo com dores no joelho, parte da frente e detras tambem, teve tambem a pouco tempo um problema de escoliose, mas,está fazendo tratamento e ja deu um resultado muito bom. Estou muito preocupado com essa dor no joelho, o que poderá ser? Será crescimento?

    • Equipe Sabará disse:

      Bom dia, Ryan.
      Sem avaliar a criança não conseguimos diagnosticar o problema. Recomendamos que converse com o médico que está acompanhando a sua filha e relate essas dores que ela anda sentindo – desta forma, ele poderá avaliar o que essas dores podem ser e orientá-lo da melhor maneira possível.

      Temos certeza de que tudo ficará bem.

      Abraços

  • jeane rossetto brito disse:

    Bom Dia
    meu filho tem três aninhos ele apresenta a dores do crescimento desde 1 ano e meio de idade as dores se manifestam nos braços e pernas exatamente nas juntas ele se contorce de dor e geralmente no fim da tarde. já fizemos exames para saber se e reumatismo mais ai foi diagnosticado como dor do crescimento, gostaria de saber qual seria a medicação ideal para aliviar o sofrimento dele. obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Jeane,

      A única pessoa que pode receitar medicamentos, caso haja necessidade, é o médico que está acompanhando o seu pequeno. Converse com ele e relate todos os acontecimentos, para que ele, junto ao histórico médico e diagnóstico, possa te orientar da melhor forma.
      Temos certeza que tudo ficará bem 🙂

  • Edgar Francisco de Araujo Oliveira disse:

    Minha filha tem 3 anos de idade e de vez em quando ela corda chorando com muita dor no pescoço a ponto de não querer mexer. O que pode ser? E o que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Edgar,

      Para um diagnóstico preciso é necessário levar a pequena ao ortopedista, para que ele possa examiná-la. Converse com ele e relate todos os acontecimentos, para que ele possa te orientar da melhor forma. Abraços

  • paulo disse:

    Olá boa tarde minha filha tem seis anos e ela ta reclamando de dores no tornozelo e no pulso curioso e que so da em uma perna e em um braço mas detalhe ela manca e tornozelo fica inchado muito obrigado

  • Samuel disse:

    Tenho 18 anos e há mais de um ano tenho 1.71m, não me lembro de ter passado pelo crescimento rápido e nunca tive dores relacionadas. Sempre tive a ideia de ser alto, ate porque algumas primas tem a mesma altura que eu tenho e meus primos sao mais altos que eu. Tem um que é meu primo por parte de pai e mãe e tem no mínimo 1.85m. Tem como saber se ainda vou crescer e até quanto?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Samuel! A altura de cada pessoa depende de vários fatores, como genética, sono, alimentação, atividade física, gênero e fase da vida. Geralmente, os homens param de crescer por volta dos 20 anos. 🙂

  • Amanda Marques disse:

    Olá, boa noite.
    Segundo meus pais, desde de 1 ano e meio de idade reclamo de dor nas perna, principalmente quando faço caminhadas curtas ou longas. Hoje, tenho 16 anos e essas dores não sumiram, só aumentaram, em alguns anos essa dor subiu para os braços. Pequenas caminhadas como de casa para a escola incomodam muito, 7 minutos andando para ir, 7 minutos para voltar para casa, chego em casa exausta e depois começa a aparecer as dores, as vezes tenho até tonturas a qual não sei se faz parte do problema com as dores. Desde dos 1 ano e meio já passei por dezenas de médicos, alguns dizem ser psicologico (para chamar atenção), outros dizem ser a dor do crescimento ou até mesmo problema de coluna, poucos levam a sério meu problema. E os que levam a sério não descobrem as causas das minhas dores, elas são insuportáveis, e só diminuem quando tomo analgésicos ou quando colocam pesos sobre minhas pernas.

  • ana disse:

    oi , boa tarde , minha filha tem 13 anos e está se queixando de dores na perna do pé até a altura do quadril, nem consegue bota o pé no chão. que medico devo procurar? obrigada. rio de janeiro

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana.
      Primeiramente, recomendamos procurar um pediatra que após examinar a criança, dirá se é necessário encaminhar para um especialista. Abraços

  • Adriana Collis disse:

    Estou muito preocupada meu sobrinho acabou de fazer um aninho em outubro e começou a andar, porém já pela quarta vez ele ta andando de repente ele começa a choramingar, abaixa e pede colo e nao consegue mais colocar a perninha esquerda no chão, ficamos desesperados sem saber o que é…pq a impressão q dá é q ele nao tem força, pq qdo tentamos colocar ele no chao ele nao apoia a perninha….outro dia ate parecia q teve uma caimbra pq o dedao dele ficou meio abertinho…naquele mmo dia levaram ele no hospital e o médico disse que é relativamente normal pq ele começou a andar e os nervos ainda estao se formando…mas hj ele teve de novo…estamos preocupados o q pode ser? Gostaria da opiniao de vocês.
    Grata,

    • Equipe Sabará disse:

      Adriana,
      É importante que você converse com um médico sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver segura, busque uma segunda opção. Sem examinar seu sobrinho, não podemos dizer o que se passa. Temos certeza que entenderá nossa posição. Um grande abraço!

  • Maria Eduarda de Jesus Sabino disse:

    Olá ! Tenho 10 anos e desde do dia 18/11/2013 comecei a sentir dores na panturrilha esquerda.
    Dói quando eu estico a perna e quando eu encosto ou aperto a panturrilha.
    O que pode ser ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Maria Eduarda!
      Sem examiná-la não conseguimos dizer. Recomendamos que peça aos seus pais procurarem um pediatra que após te examinar, dirá se é necessário encaminhar para um especialista. Abraços!

  • Priscila disse:

    Bom dia, meu nome é Priscila tenho uma filha de 1 e 2 meses, desde domingo ela vem apresentando um pequeno inchaço nos tornozelo e ó pé fica torto com se fosse uma câimbra isso ocorre durante o cair da noite e madrugada, já levei ao pediatra tiramos raio x e não tem fratura e nem deslocamento, mais mesmo assim continua a ficar torto.
    Sera que ela pode ter câimbra?

    • Equipe Sabará disse:

      Priscila,
      É importante que você converse com um médico sobre suas aflições. Se mesmo assim você ainda não estiver segura, busque uma segunda opção. Sem examinar sua filha, não podemos dizer o que se passa. Temos certeza que entenderá nossa posição. Um grande abraço!

  • oi bom dia eu sou avo de Alexsandra que tem 7 ano e sente muitas dores tem dia que nao pode pegar nem o lapis levei no pediatra e ela falou que era a dor do crescimento eu gostaria de saber se e normal senti dor a qual que hora do dia des de ja muito obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Bom dia, Eliana!
      Sem avaliar a criança não conseguimos diagnosticar o problema. Recomendamos que converse com o médico que está acompanhando a sua neta e relate essas dores que ela anda sentindo – desta forma, ele poderá avaliar o que essas dores podem ser e orientá-lo da melhor maneira possível.
      Temos certeza de que tudo ficará bem.
      Abraços

  • ana claudia disse:

    bom dia, meu filho tem dois anos e 7 meses faz 3 meses que ele chora muito com dor no coccx e nas pernas,o pior que não é só a noite é o dia inteiro principalmente quando vai dormi,já levei no pediatra e disseram que é dor do crescimento,me ajudem ele ta sofrendo muito com essa dor.

    • Equipe Sabará disse:

      Bom dia, Ana Claudia!
      Sem avaliar a criança não conseguimos diagnosticar o problema. Recomendamos que converse com o médico que está acompanhando o seu filho e relate essas dores que ele anda sentindo – desta forma, ele poderá avaliar o que essas dores podem ser e orientá-lo da melhor maneira possível. E se ainda não estiver segura, procure uma segunda opinião.
      Abraços

  • Aline Camila Lopes disse:

    Meu filho de vez em quando acorda mancando e um dia desses ele acordou e não conseguia nem ficar em pé, andava apenas de joelho, o levei ao meu medico foi feito exame de sangue, Raio x das pernas, pé e cintura e nada foi identificado,meu filho ficou sem andar por 3 dias, apos voltou a andar mancando e ao passar dos dias começou a nadar normal e isso é a segunda vez que ocorre, o que pode será isso?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Aline!
      Sem avaliar a criança não conseguimos diagnosticar o problema. Recomendamos que converse com o médico que está acompanhando o seu filho e relate essas dores que ele anda sentindo – desta forma, ele poderá avaliar o que essas dores podem ser e orientá-lo da melhor maneira possível. E se ainda não estiver segura, procure uma segunda opinião.
      Abraços

  • Mikaelle Prado disse:

    Olá tenho uma filha de 4 anos e ela reclama de vez enquanto uma dor na perna q ela não consegue nem andar mas passa rapido a dor vem logo pela manha e as vezes a tarde ja consultei a pediatra dela fizemos um exame de sangue raio x e nada foi encontrado.
    Enfim seria a dor do crescimento?essa dor ñ é constante vem uma vez sim e muitas vezes não mas fico preocupada com ela pq ela chora muito mas logo passa coisa de minutos.É normal essa dor o q devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Mikaelle!
      Sem avaliar a criança não conseguimos diagnosticar o problema. Recomendamos que converse com o médico que está acompanhando a sua filha e relate essas dores que ela anda sentindo – desta forma, ele poderá avaliar o que essas dores podem ser e orientá-lo da melhor maneira possível.
      Temos certeza de que tudo ficará bem.
      Abraços

  • aracely disse:

    Olá, minha filha hoje tem seis anos, mas já algum tempo, sente dores nas pernas durante a madrugada, então faço massagem e ela diz que passou. Às vezes é apenas em um das pernas.

  • lucas disse:

    Oi eu queria saber uma coisa eu to com uma dor no pescoço e tenho 14 anos fiz em dezembro agora no dia 14 como faco para aliviar e o q será?faze de crescimento?

    • Equipe Sabará disse:

      Lucas,

      Sem examiná-lo, não podemos dizer ao certo o que se passa. Aparentemente não há nada com que se preocupar, mas se você está sentindo dor é interessante consultar um médico para que ele possa receitar algo para aliviar sua dor. Grande abraço!

  • rebecca disse:

    Eu tenho mais de 12 anos e ainda tenho forte dores do crescimento, parei de crescer há 2 anos porém essa dor ainda me persegue, o que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Rebecca

      Se você continua sentindo dores e elas te incomodam muito, o ideal é consultar um médico para que ele possa examiná-la e, se achar necessário, receitar um tratamento para ajudar a aliviar suas dores. Abração!

  • lurdes disse:

    Meu filho tem muita dor ja foi constatado que é dor do crescimento .Ele se despera ,não sabemos mais
    o que fazer ,ele te 5 anos já convive com a dor a dois anos ,durante o dia ele é eletrico não reclama com nada ,mas ele já tem medo quando chega a noite.por favor nos ajudem

    • Equipe Sabará disse:

      Lurdes,

      É importante conversar abertamente com o médico que acompanha o seu filho e falar sobre as suas aflições. Caso você continue insegura, procure uma segunda opinião – que irá examinar seu filho para chegar a uma conclusão. Temos certeza de que tudo ficará bem. Grande abraço!

  • Denise disse:

    Por favor, eh comum a dor noturna em uma das pernas somente? Acontece 1 vez por semana na media, por 2 vezes em 1perna so. Meu filho tem 7 anos.
    Obrigado

    • Equipe Sabará disse:

      Denise,

      É comum crianças nesta idade sentirem dor, porém só depois de examinar a criança que se pode dizer o que está acontecendo. Converse com o pediatra que acompanha a evolução do seu filho – certamente ele te orientará com mais precisão. Abraços

  • soraya disse:

    ola tenho um filho que vai fazer 4 anos ele sente dores fortíssimas nas pernas, mas comuns de madrugada .
    ja levei ele no pediatra e ele disse que e dor do crescimento mas não pediu nem um rx somente exame de sangue que realmente não estão alterados mas gostaria de saber do senhor se e normal

    • Equipe Sabará disse:

      Isso mesmo, Soraya, está tudo normal. Confie no médico que está acompanhando o seu filho, e caso tenha dúvidas sobre como cuidar do pequeno neste momento, peça para que ele te orienta, pois a única pessoa que pode aconselhá-la é o profissional que está acompanhando a criança. Grande abraço

  • wilma disse:

    Olá, sempre senti dores nas pernas durante a noite, quando tinha 10 anos o médico disse que era dor de crescimento, porem hoje com 21 e 1,42 de altura( não cresci nada) as dores continuam da mesma forma. O que devo fazer ?

  • Isabela Duarte disse:

    Tinha parado de sentir dores com 11 anos e agr tenho 14 e voltei a sentir dores nas pernas , porem só sinto dor em uma , pode ser dores do crescimento ?

    • Equipe Sabará disse:

      Isabela,

      Não temos como afirmar se é ou não a dor do crescimento. É importante que você converse com seus pais sobre o que está sentindo, para que eles possam te levar ao médico – que depois de examiná-la poderá dizer o que está acontecendo. Abraços!

  • pedro disse:

    ola , meu nome e pedro tenho 13 anos , sinto dor nas panturrilhas durante as noites e madrugadas , oque faço para previnir a dor ?

  • franciele disse:

    nossa eu tenho esa dor ja fas um tempao sinto dores na nas penas nos braços fica latejano eh muito estranho e eso quando dumri ai quando acordo ainda assim continua a sentir um poco depois vai saindo aos poucos eu fico um poco em enjada mais nao fico vermelha nao sei pq

  • Bianca disse:

    Olá, tenho 12 anos e cinto muitas dores nos joelhos, mesmo não me exercitando muito, mas é durante o dia. Fui ao médico e ele disse que era por causa do crescimento e tal, mandou eu tomar analgésicos mas não funcionou muito. De vez em quando sinto essa dor. Queria saber se a outro jeito de amenizar o dor e se posso fazer patinação? Tem algum risco?

    • Equipe Sabará disse:

      Bianca,

      Você já relatou aos seus pais o que está sentindo? Quando retornar ao médico que está acompanhando o seu caso, comente sobre o que está sentindo para que ele possa te ajudar da melhor forma. Abraços

  • Sara disse:

    Minha filha t 5 anos e 9 meses e esta reclamando muito durante a noite e madrugada que os pés estão doendo. O que pode ser? Como ela já teve denge fico muito preocupada. E esta tendo febre.

    • Equipe Sabará disse:

      Sara,

      Leve sua filha ao médico e relate o que está acontecendo. Sem examinar a criança não podemos dizer o que realmente se passa com sua filha. Temos certeza de que tudo ficará bem 🙂

  • UILSON MARTINS disse:

    Olá. As vezes meu netinho de 4 anos tem dor nas pernas..e não é a noite ou madrugada, é durante o dia mesmo. Não é sempre mas as vezes acontece na praia, em casa, a qualquer momento. O pediatra dele disse que é normal mas fico na duvida e preocupado.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Uilson,
      as dores nas pernas podem ser por conta das constantes atividades físicas e energia que uma criança possui. Se o Pediatra afirmou não ser algo a se preocupar, é preciso manter a calma. Mas, caso você deseje outra opinião para se tranquilizar, recomendamos que leve seu netinho a uma nova consulta para que o Pediatra possa avaliá-lo. Obrigado.

  • Gabriel disse:

    Tenho 21 anos, e nunca senti dor de crescimento. Porém agora, nesta idade, minhas pernas doem demais, e vendo os sintomas, parece dor de crescimento. Pode acontecer isso ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Gabriel, sem examinarmos não temos como avaliar se as dores que sente são provenientes da dor do crescimento. Recomendamos que procure um médico, para que ele possa analisar os sintomas e informar o diagnóstico com precisão. Abraços.

  • Rute Léia disse:

    Boa tarde!

    Minha filha mais nova tem 3 anos e 6 meses, mas desde mais ou menos os 2 anos ela sente esta dor nas pernas. Geralmente mais à noite e madrugada, porém acontece no dia também.
    Já levei na Pediatra e ela disse que é normal, inclusive analisou os exames de sangue e disse que se fosse algo ruim haveria alteração nos exames de sangue. É o suficiente para eu ficar tranquila?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rute, neste link temos algumas informações sobre a Dor do crescimento, que normalmente acomete algumas crianças. http://goo.gl/NYkl97. Mas, caso você queira uma segunda opinião e informações que a tranquilize, recomendamos que leve sua filha a uma consulta para que o médico possa diagnosticá-la e informar qual o melhor tratamento, caso necessário.

  • JÉSSICA ANGÉLICA DE SOUZA DIAS disse:

    Olá!Meu filho tem 3 anos e muitas vezes ele reclama que esta cansado,e pede colo é sempre no final da tarde.Quando saímos e sem mesmo ter caminhado muito ele diz que ta cansado e não consegue caminhar.Nesta ultima vez,reclamou de dor nas costas e cansaço.Isso era no meio da tarde.Ele também parece ser mais fraco(na questão força) do que meu irmão de 2 anos. A noite ele dorme bem.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jéssica, normalmente algumas crianças são mais calmas que outras. Isso é normal. Quanto ao cansaço do seu filho, recomendamos que o leve a uma consulta para que o médico possa examinar com todos os exames necessários e conceder o tratamento correto, caso seja necessário. Sem exames, não temos como diagnosticar. Abraços.

  • flavio vieira disse:

    meu filho tem 6 anos e há 2 dias acorda com dores na panturrilha, e uma febre que vai e vem o que pode ser isso?

    grato

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Flavio, recomendamos que leve seu filho a uma consulta médica para que ele possa passar por alguns exames. O médico poderá informar o diagnóstico com precisão e indicará o tratamento mais adequado. Abraços.

  • Viviane Silva disse:

    Olá, meu filho tem 10 anos e desde os 8 anos vem reclamando de dores nos pés , no começo andava até mancando ele dizia que a dor era muito forte e ñ podia nem pensar em virar o pé de lado que parecia que iria quebrar.Preocupada com isso levei ele ao ortopedista pediátrico,pediu um rx fiz mais deu tudo normal o
    medico só passou um anti-flamatório chamado cetoprofeno, que melhorou passou uns 4 meses ele voltou a reclamar agora com dores no meio do pé dizendo que dói as veias dos lados, pensei que pode ser por causa do colesterol alto em que ele está mais acho que ñ tem nada a ver me ajude por favor ñ sei o que faço desde já agradeço.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Viviane, sem exames adequados não temos como avaliar a proveniência das dores que o seu filho sente. Recomendamos que busque um especialista para que ele possa ajudá-la e tranquilizá-la. Abraços.

  • aurilene disse:

    oi meu nome é aurilene minha filha tem 06 anos, ela sente fatiga das perns sei que é normal mais queria que mim indica indica-se um remedio para alivia as dores

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aurilene, sem exames precisos não temos como receitar remédios para amenizar as dores da sua filha. Recomendamos que busque um Pediatra, para que ele possa indicar o tratamento mais adequado. Abraços.

  • elisa disse:

    eu tenho 11 anos sinto dor embaixo do joelho, já fui ao médico mas ele disse que não era nada , e até hoje sinto essas dores , pode ser dores no crescimento?
    agradeço!
    Elisa stela oliveira

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elisa, recomendamos que peça a sua mãe ou responsável para que a leve a uma consulta no Pediatra. Só ele poderia indicar o melhor tratamento para amenizar as suas dores. Temos este texto em nosso blog que aborda o tema do Dor do Crescimento. Pode te ajudar em algumas coisas: http://goo.gl/JH29zS Abraços.

  • Abadia Alexandre Barbosa disse:

    Boa Tarde!!
    Meus filho tem 11 anos, ele está com pé torto já levei em 5 ortopedista e eles falam que ele tem que fazer natação. Gastaria de saber se não há outros recursos? Segundo um profissional ele tem um problema no femu, indicou também natação.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Abadia, se você já foi em 5 especialistas e eles indicaram a natação para o seu filho, recomendamos que siga as instruções médicas. Se com o tempo você não perceber melhoras é importante retornar ao médico. Abraços.

  • Juliana disse:

    BOM DIA DOUTORES.
    EU TENHO UMA FILHA DE 6 ANOS SEU PÉ NÃO TEM CURVATURA NENHUMA E RETO E SUAS PERNAS SÃO NO FORMATO X ONDE SEUS JOELHOS ENCOSTA UM NO OUTRO, MINHA PREOCUPAÇÃO SERIA EM ELA CAIR MUITO, ATE EM ANDAR ELA CAI.
    EXISTE ALGUM EXERCÍCIO OU NATAÇÃO QUE POSSA AJUDAR EM SEU DESENVOLVIMENTO?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliana, recomendamos que leve a sua pequena a um ortopedista, para que ele possa realizar os exames precisos e indicar o melhor tratamento. Em casos específicos como este, não temos como indicar o tratamento adequado. Abraços.

  • Jean-Marc disse:

    Veja isso. Funciona de verdade. As dores de crescimento desaparecem definitivamente: http://www.magicramp.com.br/br/dores-de-crescimento.php

  • Erika disse:

    Boa tarde.
    Tenho uma filha de 6 anos e desde os 3 ela sente dor nas pernas, a pediatra diagnosticou dor do crescimento, porém ultimamente a dor está recorrente, praticamente toda semana e algumas semanas mais de uma vez e nas duas pernas, antes era em 1 erna apenas e era menos frequente, ela acorda na madrugada e fala que dói demais, passo pomada e medico também pois só massgem e pomada não está surtindo efeito.
    A ultima vez foi essa madrugada e ela gritou de dor já me informei que atividades fisicas não causam dor, porém ela sempre tem essas dores depois de atividade fisica masi intensa ou dias que ela brinca muito de correr ou pular.
    Seria necessario procurar um especialista e investigar melhor ?
    Obrigada,
    Erika

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Erika, recomendamos que permaneça com as indicações de tratamento e que, se achar necessário, busque uma outra opinião médica para tranqulizá-la! Abraços.

    • Adriana disse:

      Uma amiga minha estava passando pelo mesmo problema. O médico pediu para diminuir atividades físicas, parar de vez com refrigerantes (que deixam o sangue muito ácido, salgadinhos, leite de caixinha. Pediu para tomar apenas sucos naturais,inclusive de abacaxi e limão porque dentro do sangue deixam de ser ácidos e aumentam a imunidade. Também tomar sol se possível todos os dias por vinte minutos. Impressionante, funcionou e agora o filho dela não sente mais estas dores.

  • Maria Beatriz disse:

    Olá tenho um filho com 6 anos e há dois meses estamos numa luta tentando descobrir o que ele tem. O pescoço dele ficou rígido, reclama de dores em todo o pescoço com predominância para o lado direito. Já fizemos ressonância da cabeça, coluna e cervicais e só aparecem linfonodos. Exame de sangue como homógrafa creatina etc.. Tomou anti inflamatório e melhorou mas assim que parou os sintomas voltaram…. Que tipo de exame devo solicitar ao pediatra ou ao ortopedista???

    • Maria Beatriz disse:

      Ops…. Hemograma…. Ahhh tbém fez coleta do líquido e deu negativo para meningite….

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Maria, sem conhecer o caso do seu filho não temos como indicar com precisão. Recomendamos que o leve a uma consulta com o pediatra e solicite que ele indique o melhor procedimento para que o seu pequeno possa ser curado. Abraços.

  • rosana disse:

    Devez em quando meu filho acorda no meio da noite chorando com dor embaixo do ouvido ,e o lugar fica meio durinho e inchado ,ja fui em um monte de medicos e ora eles dizem ser caxumba ,ora infecçao de ouvido ,não sei mais o q fazer!!!!!!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rosana, sem conhecer o diagnóstico do seu pequeno não temos como avaliar os motivos pelos quais ele acorda chorando e com dor de ouvido. Recomendamos que busque um médico e peça para que ele solicite alguns exames que poderão ajudá-lo a conceder o diagnóstico e o melhor tratamento. Abraços.

  • Ana Márcia disse:

    Olá, minha filha tem 5 anos e por algumas vezes reclama de câimbras e até chora sem conseguir levantar,sempre na mesma perna, atrás do joelho. O que pode ser? Será falta de alguma vitamina?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana, a princípio a sua pequena pode ter a Dor do Crescimento. Mas, este diagnóstico é apenas o médico que pode conceder após exames e análise do quadro clínico. Recomendamos que busque uma consulta para que ele possa tranquilizá-la. Abraços.

  • Waldiney Renato Carvalho disse:

    Bom dia, minha filha tem 8 anos, hj ela acordou e quando foi andar ela não conseguiu por sentir muita dor na perna e ate agora não ta conseguindo andar.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Waldiney recomendamos que leve sua pequena a uma consulta médica. Sem conhecer o quadro clínico dela, não temos como indicar um tratamento. Desejamos melhoras. Abraços.

  • katia cilene disse:

    Olá minha filha rsta com tres dias hj que machucou o pé no pneu da bicicleta. saiu a pele do pe.bati o rx e disseram que nao fraturou. so que o pé dela ta muito inchado.parece que tem um liquido dentro..eu pego em cima do inchado e nao doi.ela é muito nercosa e nao deixa colocar ope no chao.e norml o pe ainda ta inchado?

    • Equipe Sabará disse:

      Katia, é importante que você leve sua filha ao hospital para que seja feito um curativo e para que os procedimentos de cura sejam realizados. Não podemos indicar a gravidade por não ter acesso ao machucado da sua pequena. Abraços.

  • Fabíola Benvindo oliveira disse:

    Olá, meu sobrinho tem 6 anos e apresenta dores nas pernas que o acordam na madrugada. Hoje ele apresenta marcha claudicante, o que pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fabíola, sem conhecer o quadro clínico do seu sobrinho não temos como informar os motivos pelos quais ele sente dor. Recomendamos que o leve a uma consulta com o médico que, após exames, poderá informar o diagnóstico e melhor tratamento. Abraços.

  • Diego Colle disse:

    Há um ano minha filha que hoje tem três anos sofreu uma lesão (torção) no tornozelo, ocorreu um inchaço no local,foi realizado um Raio X e não houve fratura, ao passar de 10 dias ela não mais reclamava de dor, pisava normal, corria, pulava e não reclamava de dor, porém o inchaço não desapareceu. Realizamos outros exames através de ortopedistas e os mesmos aconselharam um Vascular. Exames (dopller M.I) foram realizados e não apresentaram nenhum resultado anormal.
    O diagnóstico que ficou foi que ouve uma lesão linfática e a mesma não desaparecerá. O quadro não evoluiu, apresenta apenas mudanças no inchaço, tem dias que está menor, outros o quadro volta. Estamos em busca de respostas, pois não tivemos um diagnóstico concreto da situação. Na região onde moramos (Araçatuba – SP) não possui Ortopedista Infantil.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Diego, recomendamos que busque outras opiniões para analisar o quadro clínico da sua pequena. Sem conhecer a acompanhar todo o seu processo de crescimento, não temos como indicar nenhum tratamento. Abraços e desejamos melhoras.

  • Ana Téia disse:

    Ola! Meu filho em 14 anos,e sempre se queixa de dor na perna…ou na cocha ou na canela e sempre é a noite..como saber se o crescimento dele está normal? Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ana, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar se as dores que ele sente são ocasionadas pela Dor do crescimento. Recomendamos que o leve a uma consulta, para que após exames, o médico possa informar o diagnóstico correto e o tratamento necessário.

  • Samara disse:

    Boa tarde minha filha tem cinco anos e esta com essas características quando chega anoite ela sente mta dor nas panturrilhas. Essas dores com o tempo vão diminuindo?! Ou preciso levar ela ao pediatra para verificar.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Samara, recomendamos que leve sua pequena ao pediatra, para que após exames, ele possa indicar o tratamento adequado. Abraços.

  • Renata disse:

    Oi …. Meu filho tem 1e10mesrs e toda vez Q ele sai do sofá ou cadeirinha ele sai mancando ….. Oq será Q é??? Estou super preocupada obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Renata, é importante você analisar como o seu pequeno costuma ficar sentado. Também é importante que o leve a um especialista para que o mesmo, após exames, possa acompanhar tudo com precisão e informar se há algum tratamento.

  • sandrini disse:

    Olá meu nome é sandrini, tenho uma filha de 3 anos e 11 meses, ela anda me reclamando muito de dor no pé direito ela fala pra mim, é dentro do pé mãe! Ta doendo! Dou sempre ibuprofeno para ela tomar quando tem dor e passa, na noite seguinte de novo a mesma coisa e logo depois dorme. É sempre antes d dormir neste único pé. já levei em vários pediatras e não falam nada , não me levam a sério sobre isto, já pedi até raio x por ela ter caído um tempinho atrás e batido com a cabeça levei pra emergência e tbm não me levaram a sério gostam apenas d examinar com as mãos , e a minha preocupação de mãe é q sinto q na testinha dela por dentro ainda continua um carosinho d leve e os pediatras q andei levando so dizem q não tem nada e eu q não intendo d nada sinto ele lá e sei q o pé dela dói. Oq faço será q o melhor seria procurar um neurologista e um médico especialista em pés para criança?? O pé dela começou a doer depois desta batida por isso q liguei um fato ao outro.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Sandrini, recomendamos que leve sua pequena a um ortopedista e peça exames para que eles possam saber o que realmente acontece com sua pequena. Esperamos melhora e atenção dos médicos. Abraços.

  • William Sant Anna disse:

    Olá. Meu filho de 2 e 8 meses sofreu uma pequena queda. Na hora que ele caiu chorou muito e depois ficou mancando. Passou algumas horas e ele continuou mancando. Mesmo quando mexemos muito na perna, virilha, quadril, pé… Ele não sente nada(Sem dor). Levamos ao ortopedista e o mesmo tirou um raio X da perna e da bacia do meu filho e o exame não apresentou nada. O médico então passou o remédio ALIVIUN por cinco dias mas ele ainda está mancando do mesmo jeito. Só que não sente nada só manca… Me ajudem o quê pode ser????????

    • Equipe Sabará disse:

      Olá William, sem conhecer o quadro clinico do seu pequeno não temos como informar. Recomendamos que retorne ao ortopedista, para que ele possa sanar todas as suas dúvidas. Abraços.

  • Alessandra disse:

    Boa Noite! Bom tenho minha filha q tem 5 anos e todas as noites reclama de dor nas pernas, ela as vezes amolece as pernas e não consegue andar direito. Vcs acham q pode ser mesmo dor do crescimento? Pode ser anemia? Pois ela e enjoada para se alimentar e com isso fico muito preocupada.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Alessandra, recomendamos que leve sua pequena a uma consulta com o ortopedista para que ele possa indicar o melhor a ser feito. Sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar. Abraços.

  • Vívian Silva disse:

    Olá. Meu bebê tem 2 meses e 14 dias e eu notei faz alguns dias que ele esta com um joelho maior que o outro e as vezes noto que ele parece sentir dor no joelho, ele movimenta os 2 joelhos mais o que esta maior esta sempre levantado enquanto que o outro fica mais parado.O que pode ser eu estou muito preocupada. Por favor me ajudem.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vívian, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como afimar com precisão. Para que fique mais calma, recomendamos que busque uma consulta com o pediatra ou ortopedista. Após exames, eles poderão te afirmar com clareza o que ocorre com o seu pequeno. Abraços.

  • Pedro disse:

    Bom Dia!
    Meu filho tem 7 anos, não reclama de dor nas pernas/pés, entretanto percebo nas prática de futebol que ele não tem força para chutar a bola, quando comparado com outros meninos da mesma idade. Ele é magro, e os pais também são magros.
    Existe algum especialista para que eu possa avaliar se é algum problema mais sério?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Pedro, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar se é normal ou não o que você relatou. Recomendamos que busque um ortopedista para que ele, após exames, possa indicar o melhor a ser feito.

  • luis fedeli disse:

    olá. Minha filha tem seis anos e nove meses, há mais ou menos 1 mês começou a mancar (perna direita).Levei a um ortopedista que fez radiografia do joelho e quadril e nada viu de anormalidade. Agora comecei a notar que sua temperatura está, em muitos momentos levemente aumentada (37,3 – 37,5c. Aparentemente ela está sem um sem infecção. Tem muita sensibilidade muscular(?). Fez um hemograma há um mês )normal), pode ser ostemielite ou outra doença similar? dor do crescimento pode dar febre?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luis, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar o motivo da febre e das dores. Recomendamos que a leve a uma segunda consulta com outro médico, para que esta segunda opinião possa ajudá-lo a entender e resolver o caso da melhor maneira. Abraços e desejamos melhoras.

  • Fabiana Mendes disse:

    Olá, boa noite! Quando li este post pensei que estavam falando sobre meu filho! Ele tem 2 anos e meio e freqüentemente acorda de madrugada chorando muito por causa de dor nas pernas. A dor é tanta que ele chega a tremer e suar. O pediatra passou exames que deram negativo para reumatismo. Será que vale a pena procurar um especialista ou é passageiro? Se sim, qual especialista devo procurar? Obrigada pela atenção.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fabiana, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar o que o leva a sentir tais dores. Recomendamos que o leve a uma segunda opinião médica para que, após exames, ele possa receber o tratamento adequado. Abraços.

  • Aryane Silva disse:

    Olá boa noite meu filho tem 3 anos e em Agosto fará 4,frequentemente ele tem sentido cãibras sendo q li alguns posts e que essa dores seriam normais devido ao crescimento mais tem acontecido com muita frequência durante o dia.É tão forte que ele nem consegue andar.Será que está realmente relacionado ao crescimento ou pode ser algo mais sério?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aryane, recomendamos que leve seu pequeno a um especialista para que ele possa indicar o melhor tratamento. Apenas após exames ele poderá dizer se é ou não dor do crescimento e irá apresentar todos os procedimentos adequados. Abraços.

  • Rosângela Santos disse:

    Bom dia!Meu filho tem 13 anos e sempre que joga bola em poucos minutos volta com um andar prejudicado, sentindo dores nas pernas, pantorrilhas, planta dos pés. Ao exame laboratorial constatou insuficiência de vit D. Com a reposição melhorou e agora voltou a problemática. O que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rosângela, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar. Recomendamos que retorne ao médico e solicite novos exames. Após o diagnóstico o médico poderá indicar o melhor a ser feito. Abraços e desejamos melhoras.

  • rayane disse:

    ola minha filha tem 2 aninhos
    e esta com o solado do pé inchado e reclama de dor ao andar quando ela anda sent dor e senta estou preocupada o q pod ser

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rayane, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar os motivos pelos quais ela sente dor nos pés. Recomendamos que leve-a a uma consulta com o especialista para que, após exames, ele possa indicar o melhor a ser feito. Abraços e desejamos melhoras.

  • Daniele Machado disse:

    Olá, tenho 17 anos e de algumas semanas pra cá to sentindo uma dor no quadril oque pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daniele, sem conhecer o seu dia a dia ou quadro clínico não temos como informar o que pode ser. Recomendamos que busque uma consulta para que, da melhor maneira, o médico possa indicar o que ocorre. Abraços.

  • Mari disse:

    Olá boa tarde!
    Minha filha tem três anos e quebrou a perna tem 43 dias , já retirou o gesso dia 17/07 só que após a remoção do mesmo, estou verificando que ela está andando como se ainta estivesse com o gesso ?isso é normal ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mari, fique tranquila, é normal que isso aconteça. Sua pequena esta se adaptando após um certo período com o uso do gesso. Continue observando a evolução e se observar algo converse com o médico responsável pelo tratamento.
      Abraços!

  • Adilay disse:

    Olá, Bom dia!!!!!
    Meu filho tem 5 anos de idade e frequentemente tem queixado-se de dores no pé, sempre à noite ou na madrugada!!! Esta noite eu tive q fazer massagem para ele poder dormir. Será que posso entender q isso é dor do crescimento??? Eu tbm tive na infância, sentia dores terríveis na perna qndo firmava o peso do corpo, nesta perna!!!! Mas na época foi diagnosticado, como dor do crescimento tbm!!!! Obrigada e bom dia!!!!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adilay, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como informar os motivos pelos quais ele sente dor nos pés. Recomendamos que leve-o a uma consulta com o especialista para que, após exames, ele possa indicar o melhor a ser feito. Abraços e desejamos melhoras.

  • Flávia Brito disse:

    Meu filho completou 4 anos e com frequência tem reclamado de dores nas perninhas, principalmente nas coxas. Ele teve febre, sem qualquer inflamação. Tem alguma ligação? Também li que a dor do crescimento não é comum durante a manhã e que os pais devem ficar atentos. O que mais poder ser se não for a dor do crescimento? Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Flávia, sem conhecer o quadro clínico não temos como dar mais detalhes sobre o caso de seu pequeno. Recomendamos que busque uma consulta com um pediatra para que, da melhor maneira, o médico possa analisar o caso e indicar o que ocorre. Abraços.

  • joao eduardo cardoso lopes disse:

    Olá, tenho 14 anos e alguns anos venho sentido dores nas costa.Gostaria saber se isso e dores de crescimento?.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá João, vários fatores podem caracterizar dores nas costas, por isso, indicamos que procure um médico para tirar suas dúvidas. Abraços!

  • olá a minha filha tem 6 anos e outro dia brincando com a amiginha de se jogar no colchao de barriga pra cima gritou muito de dor nas costas depois a aclamei e passou depois de uns dias deito na cama com tudo e reclamou mas corre brinca faz natação será que tenho q levar no médico? o medico da natação disse q ela precisa arrumar a postura senão vai ficar com lordose sera q tem a ver com essa dor q ela sentiu ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rosangela, recomendamos que leve sua pequena a um profissional que te oriente. Sem muitos detalhes sobre o caso não podemos diagnosticar, pois cada sintoma requer um diagnóstico específico. Abraços e desejamos melhoras para sua pequena peixinha da natação!

  • Juliane disse:

    Ola,meu bb tem 1Ano mais é prematura de 26 semanas,uma serelepe nao para qta,gatinha e segura nas coisas pra ficar de pé.Faz 1 mes q o joelho direito estala e eça chora de dor,levei no ortopedista com exame de raio x e ultrassonografia do joelho,ele disse q nao é nada,mas nao me disse pq ela chora,agora faz 1 semana q parece q a dpr passou para o pé,pq estala ela aperta um pé. no outro e ela chora.Nqo sei mais oq fazer ja levei em 2 ortopedistas.Ela chora toda noite.Faço massagem e dou remedio p dor pra eça poder durmir.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliane, infelizmente sem mais detalhes não conseguimos diagnosticar as causas da dor da sua pequena. Recomendamos que procure um profissional que te passe confiança e tire todas as suas dúvidas.
      Abraços!

  • Isabel disse:

    Olá!
    Minha filha tem 5 anos, e na média 1 a 3 por semana na madruga ela levanta chorando com dor mas pernas, qual a indicação de vocês? O que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Isabel, recomendamos que busque uma consulta médica para poder tirar suas dúvidas, pois sem muitas informações não conseguimos diagnosticar a causa da dor de sua pequena. Abraços!

  • juliana feitoza maceda disse:

    a minha filha de 4 anos quase toda noite reclama de dor na perna esquerda mais eu não sei se é a perna ou o joelho ,o que pode ser ? o que faço ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Juliana, recomendamos que leve a pequena ao médico e tire todas as suas dúvidas, pois com informações vagas não temos como diagnosticar a causa da dor. Abraços e desejamos melhoras.

  • william disse:

    por que as criança apresentam a dor do crescimento???
    meu irmao mais novo tabm esta com essa dor
    tem algum tipo de remédio q eu possa dar a ele??

    • Equipe Sabará disse:

      Olá William, conforme o artigo, temos algumas hipóteses para explicá-la, mas ainda não sabemos a verdadeira causa. Recomendamos que vá a uma consulta, pois o médico através de seu diagnostico pode orienta-lo da melhor forma. Abraços!

  • valeria peres belem disse:

    Meu filho sente muita dor nas pernas e joelhos quando andapara escola ele reclama depois o dia todo

  • Cely Seixas disse:

    Olá, meu filho de 04 anos sofre com as dores desde os 02 anos e meio. Não frequentes mais quando acontecem elas levam pelo menos umas 24 horas. No início levamos ele em vários médicos que nos informaram que elas iriam diminuir com o tempo. Também foram feitos exames que só confirmaram que a saúde dele estava ótima.Hoje quando elas aparecem aliviamos o desconforto com massagem leves com cremes que contenham cânfora.

  • wedja disse:

    Minha filha de 4 anos tem a dor do crescimento desde os 2 anos. Levei ao medico ,fiz exames e foi e esse foi o diagnostico,agora a outra de 2 anos esta com as mesmas dores nas pernas e bracos durante o dia tambem.

  • regiane masoni disse:

    boa noite,gostaria de saber sobre,meu filho começou a jogar bola com 8 anos a desde entao reclama muito de dor no calcanhar,manca muito.levei ele ao ortopedista ele tirou uma radiografia a falou que tem um ossinho no calcanhar dele,e so falou para ele tomar aese e deixar o pe na agua morna,ja fizemos varias vezes mas nao melhora,vcs podem me dizer o que pode ser.obrigado…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Regiane! Não conseguímos diagnosticar o problema sem ao menos uma consulta, por isso é importante que se restarem dúvidas quanto ao diagnóstico, procure outro médico e tire suas dúvidas. Abraços!

  • Priscila disse:

    Olá, meu filho de 3 anos , começou a acordar durante a madrugada dizendo sentir dores nos pés , seria essa dor de crescimento ou o fato dele viver pulando? Ele adoro pular do sofá no chão ou de cima de uma cama pra outra , não para um segundo, isso tbm pode causar esse tipo de dor ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Priscila,

      Pode ser dor do crescimento, sim. Entretanto, não temos como lhe informar isto com precisão, pois somente através de exames que saberemos o diagnóstico. Se a dor persistir, consulte um pediatra.

      Att,

  • Célia Cristina Barbosa disse:

    Meu filho tem 11 anos e reclama direto de dor no calcanhar ele chega a mancar e isso me deixa muito preocupada, ele toma medicamento para o problema na tireoide. Será que tem alguma coisa a ver.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Célia Cristina, boa tarde.

      É importante que você converse sobre o assunto com o médico do seu pequeno. Ele melhor do que ninguém poderá lhe orientar quanto a isso, pois já conhece a criança e seu histórico.

      Abraços

  • Elizangela disse:

    Olá,
    minha filha de 2 anos esta reclamando de dores nos pés e esta andando com dificuldade.
    e vem dando febre.. teve internada, fez alguns exames, fez raio x e nada foi achado. ela continua com as dores e nao anda direito.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elizangela! Não temos como diagnosticar sem conhecer o quadro clinico do seu filho. Recomendamos que visite um médico e tire todas as suas dúvidas com esse especialista. Abraços.

  • edineia soares disse:

    ola minha filha tem 3anos é quase todos os dias rechama de dor nas perna e nos braços e nas maos . ja levei no medico e nao deu nada fiz exame tbm nao deu nada isso me preoculpa muito sera que é dor do crescinmento me responde por favor…..

  • Gilmar Venit disse:

    Minha filha tem 4 anos e sempre a noite chora muito com dores nas pernas e as vezes fala que os braços doi tambem.ja levei no ortopedista ja fiz raio x ta tudo certo ja fiz fisioterapia mas mesmo assim continua a doer mas doi mais as pernas o médico também disse que e dor do crescimento. Existe mesmo a dor do crescimento. Obrigado

  • fabiana disse:

    minha filha tem 09 anos e esta com muita dor de cabeça, pernas ,braço e barriga. Já fomos au medico mas as dores continuam. O que faço.

  • Isabel disse:

    boa noite! ´E possível se ter a dor em somente uma das pernas? Geralmente ele tem nas duas, as vezes, mas hj em especial está reclamando somente de uma!

  • Elisângela Maria disse:

    olá, minha filha tem uma dor nos joelhos desde os 2 anos e dura em média 30 minutos em geral é quando corre e pula muito e ela grita de dor, faço massagens e depois alivia, ja fiz varios raio x e nada me encaminharam para um reumatologista, sera que e a dor do crescimento? pois isso muito me preocupa

  • Carolina disse:

    Olá !!! Meu filho tem 4 anos e meio e reclama quando está andando de dores na parte inferior ao joelho na parte frontal não na panturrilha e está começando a me preoucupar no começo achei que era manha pra pedir colo mas agora ele fala sério que a dor existe! É normal … Não sei o que gesso !!!
    Obrigada desde já !

  • eliane disse:

    Minha filha tem 1 ano e 9 meses e acorda várias vezes à noite chorando de dor na perna e pe ja nao durmo mais o que pode ser?

  • Ana Paula disse:

    Ola minha filha tem 5 anos é cardiopata,de desenvolve lentamente e esta sentindo dor nas coxas,sera que tem algo a ver com o crescimento ou devo mi preocupar mas.

    aguardo resposta .
    deste já agradeço.

  • joaldo macedo espirito santo disse:

    meu filho tem 6 ano, e sente dor na coxa e joelho o que devo fazer

  • Amanda disse:

    Ola,meu filho tem 8 anos e nos últimos dias anda sentindo dores nas pernas e sem horários de vir essas dores,o que sera que pode ser,as dores quando chega não permite ele continuar andando então ele para e espera aliviar para continuar.estou preocupada o que pode ser qual medico deve procurar.

  • Juliana Reis disse:

    Boa noite!

    Meu filho tem 03 anos e 02 meses, ele se queixa todos os dias (em horários diferentes) sobre uma dor na parte superior dos pés…Irei marcar consulta com o pediatra, pois isso me preocupa um pouco. Grata, Juliana

  • Tininho disse:

    Bom dia,a minha filha de 3 anos,está com muitas dores nas panturrilhas,pés e não consegue andar,mas durante a noite andou e dormiu bem será que se trata da mesma coisa?

  • Tininho disse:

    Bom dia,a minha filha de 3 anos,está com muitas dores nas panturrilhas,pés e não consegue andar,mas durante a noite andou e dormiu bem será que se trata da mesma coisa?o que faço?

  • Raquel Paz disse:

    Ola minha filha fez 6 anos agr pouco ….sempre tevi essa dor de perna …lembro que tevi a primeira vez ela tinha meses aindaa ….nao sei oq faço ja fui ao medico e eles nunca explica oq pode ser……quando dar a dor ela fica agoniada …se encolhe fica com as pernas juntinhaas nao para mexe pro lado r pro outro….nao consegui ficar em pe….e fica com o pezinho mexendoo e estralando as vezes é uma perna e as vezes a outraaa…ela sempre foi grande maior q as meninas da idadr dela nasceu com 52cm… percebo q as vezes da a dor por causa da friesa quando fica mt tempo na frente do ventilador….e as vezes quando ela nao para passa odia todo brincando e nao dormir….sempre dou dipirona ou tilenol….pra aliviar a dor…o que vcs me orientam de tudo isso.

  • wanda disse:

    Meu filho de 4 anos essa noite teve espasmos nas pernas e dores durante toda noote, já aconteceu isso antes acho que com 2 anos.

  • Pamela disse:

    olá??!!! minha filha tem 3 anos e anda queixando-se de dores nas pernas, mas por ela ter anemia me preocupei pois ja ouvi dizer que pode ser por causa da anemia. Isso tem fundamento? Obrigada

  • Vanessa disse:

    Oi, minha filha de 13 anos há alguns meses relata de dor na região do quadril direito. Ele disse que a sensação é que parece que pisou “em falso” e a perna da uma “amolecida”. Como se fosse um choque, a dor vem e aos poucos vai embora. Ela sempre fez e faz atividade física. A dor do crescimento necessariamente acontece somente a noite?

  • josilene disse:

    Mimha filhachorauito. Gostaria de saber em qualedico devo ir, se n ortopedista ou n clínico geral, ou pediatra, ?Mpro em Castanhal Para.anos sente dores apenas de madrugada Dórea na camela esqiHerda, ela chora

  • josilene disse:

    Mboa tarde. Onde eu encontro um ortopedista pediátrico Castanhal Pará. Quem souber me informar mande me Whatsapp 91982086055

  • Sonia Marcia da Silva disse:

    Oi boa tarde, minha filha tem 7anos, ja passei ela em dois ortopedista, e os dois me deram mesmo parecer, dor do crescimento, quando a dor esta muito forte, eu medico com profenide, faço massagens com pomadas,compressas com gelo, e alongamento, mas tenho uma duvida é melhor o gelo ou toalhas quentes, ela é atleta faz ginastica ritmica compete pela cidade de Cotia, ja tentei faze-la mudar de atividade, mas a ginstica é muito importante para ela, será que tem algo mais que possa fazer para ajuda-la a diminuir as dores…Obrigada

  • zenaide disse:

    Boa noite! Meu filho tem 3 anos e ter os joelhos para dentro ele manca um pouco, levamos ao ortopedista e ele passou um raio x só que ele ultimamente vem mancando muito e caindo também principalmente com a perna esquerda e vem reclamando muito de dores no joelho esquerdo também, será que pode ser dores do crescimento?

  • valdete santos disse:

    Olá! Meu filho tem 4 anos e há mas de 1 ano que ele vem sentido dores nas pernas e chora muito, ja levei no pediatra dele que o acompanha, já levei em um ortopedista e nenhum passou qulquer medicamento. Fico preucupada que e costante sssas dores e ele chora muito pedindo masagens, comprei até um calcado ortopoedico pra escola.
    O que devo fazer? Mesmo porque sinto muitas dores tambem e tenho tomor na perna.

  • Adriana Santos disse:

    A minha filha de 4 anos começou a se queixar de dores na panturrilha sempre durante a madrugada,ela acorda de dor,já aconteceu 3 vezes,faço massagem e passa,ela faz aulas de balé,será que isso tem alguma coisa haver?devo leva-lá ao médico,estou ficando preocupada!

  • ana aline disse:

    Ai q alivio minha de 3anos estava com dores nas pernas durante
    a noite e amadugrada.no começo pensei q era manha dela mas depois vi q nao
    ela se sentia desconfortavel com a dor andava pela casa.oq eu fiz foi massagear com
    gelou pois ru nao sabia oq ela tinha……muito obrigada

  • Simone disse:

    Boa tarde minha filha tem 2 anos e 6 meses ela reclama de dor nas pernas e encima do pé e não sei oque fazer para passa a dor?

  • Vanessa Souza disse:

    Olá!
    Meu filho tem dois anos exatos e ontem a tarde, estava andando com a mão no joelho e falando:
    -Joelho mamãe!
    Hoje a tarde novamente ele esta assim.
    O que pode ser?

  • priscila disse:

    ola boa noite,meu filho tem um ano e sete meses,e de uns meses pra cá vem reclamando de dores na canela,sempre quando acorda,as vezes na madrugada chora desesperadamente,chega a suar,eu dou medicação para dor,pois percebo que a dor é intensa.ele é uma criança muito agil,sempre correndo,fala de tudo,não vai na escolinha,estou sempre em casa com ele,como brinca bastante eu penso que pode ser uma caibra,sera?estou preocupada.pois ele chora muito,ou sera mesmo essa dor do crescimento?mas na materia fala que a dor é á partir dos tres anos.ele tem pediatra marcado para agosto.o que faço?

  • Raquel disse:

    Minha filha tem 3 anos e ter reclamado frequentemente de dores nas canelas e nos braços. O pediatra falou da dor do crescimento.
    Ela não tem nenhum outro sintoma e ele disse que não seria necessário nenhum exame, mas ainda estou um pouco preocupada

  • Dhienne Lorraine disse:

    Oi meu filho tem 8 anos me questionou nos ultimos dias dor nas pernas principalmente a parte posterior sempre pela manha ou a noite.Ele ja faz atividade fisica,pode ser a dor do crescimento??

  • Elisangela Braz disse:

    Minha filha esta com 5 anos e sente muita dor na canela e no pé

  • glaucia disse:

    boa noite
    esta dor pode dar nos braços também? a criança pode não conseguir levantar e deitar sozinha? idade 5 anos. obrigada

  • giselle disse:

    olá,doutor!
    meu filho tem 4 anos e sofre a mais ou menos 1 ano e meio de dores,antes eram sempre,agora +- uma vez a cada 2 meses,fui no ortopedista,ele disse q meu filho não tinha nada e encaminhou para o reumatologista,que pediu varios exames especificos e graças a deus não deu nada,mas me intriga ele geme e esfrega um pé no outro,será que tem algum esporte ou tratamento que amenize?
    desde já agradeço!!

  • Mariane Santana leite disse:

    Muito bom, meu filho de 5 anos está sentindo muitas dores a noite, pois eu fico muito preocupada com isso, ele chega até a chorar de dor.

  • joziane costa disse:

    oi boa tarde meu filho tem 6 anos e tem dois dias que reclama de dores nós pés e não consegue por os pés completamente no Chão o que poderia ser ?

  • Michelle Evaristo disse:

    Bom dia meu filho tem 3 anos e meio e reclama de muitas dores e não e só anoite, durante o dia também, e em todos os dias. será que é dor do crescimento?

  • Marcília disse:

    Meu filho tem 5 anos e é uma criança bastante ativa, há dois anos ele começou a sentir dores nas pernas nos horários da noite e madrugada. Levei-o ao médico e o mesmo passou um exame de sangue para saber se era reumatismo, mas o exame não deu nada. Foi quando o médico falou que era dor do crescimento. Fiquei preocupada, pois nunca ouvi falar sobre isso. O que não entendo é que essas dores não acontecem diariamente, graças a Deus, mas de vez em quando, às vezes quando ele brinca muito durante o dia e outras vezes não. Essas dores são terríveis, pois meu filho não é de tá chorando por qualquer coisa, mas quando essas dores acontecem, ele se desespera e eu me desespero junto. Dou massagens e às vezes não aliviam e quando isso acontece dou ibuprofeno para aliviar. Gostaria de saber, até quando meu filho sentirá essas dores e como são essas dores? Pois é terrível ver seu sentindo essas dores que ele nem sabe explicar como é. Obrigada pelo esclarecimento do artigo, pois mães como eu que tem seu filho acometido por essas dores, sofrem junto com eles. E esse artigo esclareceu algumas dúvidas.

  • marcelo disse:

    Podem me esclarecer sobre isso:
    A um mês e meio meu filho começou a ter contrações musculares.
    As vezes nas pernas
    As vezes nos braços, as vezes quando dá forte nos braços, chega a repuxar os músculos entorno na boca.
    As vezes dá em todos os membro de uma vez só.
    Tem noite que dão contrações bem fortes, as fortes dão em menos quantidade, ele não dorme, se assusta e acorda.
    São bem rápidas. Contrai e volta rápido.
    Durante o dia são bem fraquinhas. Fico segurando as perninhas dele, sinto os músculos contraírem.
    São freqüentes dão mais a noite quando ele dorme, tem vezes que dá de 40 em 40 segundos. As vezes passa um hora. Já teve noite que deu umas três vezes apenas e passou.

    • Sabará Hospital Infantil disse:

      Olá Marcelo! Sugerimos que marque uma consulta com o pediatra do seu filho, pois ele poderá avaliar pessoalmente e fazer o diagnóstico correto.

posts relacionados

NOSSAS INICIATIVAS
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade