PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Pediatra dá dicas sobre momento ideal para dar adeus às fraldas
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Pediatra dá dicas sobre momento ideal para dar adeus às fraldas

Pediatra dá dicas sobre momento ideal para dar adeus às fraldas

22/08/2011
  10475   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Dar adeus às fraldas do bebê costuma ser um dilema para os pais. Qual a hora certa, como fazer e de que maneira ter sucesso são questionamentos comuns nos consultórios dos pediatras. Para os médicos, esse treinamento é um passo importante para o bebê, portanto, requer paciência e perseverança.

Cada criança tem o seu momento, mas bebês com mais ou menos 2 anos costumam estar preparados. Nesta fase, além de apresentar controle neurológico e motor, os bebês já possuem um vocabulário maior, são capazes de entender e pedir o que desejam”, esclarece a pediatra Anna Julia Sapienza, do Hospital Infantil Sabará.

Para um treinamento bem-sucedido, é preciso calma para que o bebê não fique estressado ou com medo. Se o aprendizado começar antes da hora certa, poderá ocasionar problemas, como prisão de ventre e até incapacidade de controle da urina e das fezes.

A dica para saber o momento adequado desta despedida é simples. Se seu bebê já se incomoda com as fraldas ou avisa que ela está molhada ou suja, então chegou o momento de aprender a usar o penico ou a privada.

Como as crianças costumam evacuar ou urinar uma hora após as refeições, é interessante que os pais coloquem os pequenos no penico ou na privada neste momento. Sem pressa, eles devem ficar com a criança e levar brinquedos ou livrinhos para que o tempo passe mais rápido e seja lúdico também. E mais: evite usar a descarga quando a criança ainda estiver na privada, o barulho costuma assustá-los.

Também não se deve repreender os pequenos nesta hora, mas elogiá-los para que aprendam o que é certo. Há também bons livrinhos didáticos sobre o assunto que podem ser usados pelos pais. O treinamento também não pode ser interrompido nos finais de semana por causa dos passeios da família. A rotina de aprendizagem deve prosseguir ao longo dos dias ”, recomenda.

Leia também: Dicas de livros infantis sobre desfraldamento

Como no verão as crianças não precisam estar agasalhadas, é a ocasião ideal para dar adeus às fraldas. “Como elas usam roupas mais fáceis de serem retiradas, fica mais simples se despirem sozinhas na hora de usar o penico. Aliás, durante o treinamento, os pais devem levar as crianças ao banheiro várias vezes ao dia para criar o hábito”, destaca a médica.

Se a criança frequentar a escola ou a creche, é importante que se avise a professora responsável sobre a mudança. É preciso ainda saber que é mais fácil primeiramente retirar a fralda do dia e só quando as crianças estiverem craques no assunto, em geral após seis meses, segundo os pediatras, é que os pais devem dar adeus ao acessório durante a noite.

Atualizado em 26 de janeiro de 2024

Dra. Fátima Fernandes

Dra. Fátima Fernandes

Diretora Executiva do Instituto PENSI. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. É mestre em Alergia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e possui MBA em Gestão em Saúde pelo IBMEC.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Polyana Plachynskas disse:

    Minha filha tem 2 anos e 3 meses e está super complicado tirar a fralda dela, ela não aceita sentar no penico ou vaso sanitário, não avisa quando faz coco e nem xixi, já comprei livros, faço brincadeiras e não há jeito… Estou ficando preocupada…

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Polyana.

      Primeiramente, não se preocupe, pois ela está na idade de tirar as fraldas, que é em torno dos 2 anos. Esta época do ano não é a melhor época, talvez esperar pelo tempo mais quente seja uma coisa a fazer. Em geral, a criança começa a retirar a fralda pela manhã, assim que acorda e retira-se a fralda noturna, deve deixá-la com calcinha e perguntar, sem forçar, se quer fazer xixi, a cada 30 ou 40 minutos. Se ela fizer xixi na calça, não a reprimenda, mas pergunte, gentilmente, por que ela não avisou. Ela precisa entender o que você quer.
      Em relação ao cocô, em geral as crianças tem um horário mais frequente, e neste horário deve perguntar se está com vontade. O importante é ter paciência e explicar para a criança o que você quer que ela faça, de um jeito que ela consiga entender. Talvez o mais importante seja não repreender, ou perder a paciência, e ter sempre uma palavra de incentivo, principalmente quando ela fizer a coisa certa.

      Um abraço para sua pequena e para a família 🙂
      Equipe do Hospital Infantil Sabará

    • andreza disse:

      meu filho nao consegue evacuar normal nao sei o que fazer ja dei leite de maguinesio supositorio infantil e nada mi agudem poi nao sei o que faço ele tem 2 anos.

      • Equipe Sabará disse:

        Andreza, provavelmente ele precise fazer uma dieta mais laxante. Evite o uso de laxantes prescritos por farmacêuticos ou curiosos, procure um pediatra ou um nutricionista para te orientar. Obrigado! =]

  • Claudia disse:

    adorei essa matéria,pequena mas bem objetiva parabéns,me ajudou muito,obrigada

  • Valquiria disse:

    meu filho tem 2 anos e 5 meses, e ganhamos um bebe de 2 meses e meio, na escola o Vini faz xixi e coco o dia todo certinho, até pede para a tia, porém em casa ele não quer tirar a fralda por nada, ja tentei até “compra-lo” com brinquedos como prêmio, mas foi em vão, como posso fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Como dissemos anteriormente, esta época do ano não é a melhor época, talvez esperar pelo tempo mais quente seja uma coisa a fazer. Em geral, a criança começa a retirar a fralda pela manhã, assim que acorda e retira-se a fralda noturna, deve deixá-lo de cueca e perguntar, sem forçar, se quer fazer xixi, a cada 30 ou 40 minutos. Se ele fizer xixi na calça, não o reprimenda, mas pergunte, gentilmente, por que ela não avisou. Ele precisa entender o que você quer.

      Em relação ao cocô, em geral as crianças tem um horário mais frequente, e neste horário deve perguntar se está com vontade. O importante é ter paciência e explicar para a criança o que você quer que ela faça, de um jeito que ela consiga entender. Talvez o mais importante seja não repreender, ou perder a paciência, e ter sempre uma palavra de incentivo, principalmente quando ela fizer a coisa certa.
      Boa sorte nessa fase.

      Abraços
      Equipe Hospital Infantil Sabará

  • Fernanda S. Lima disse:

    Será que está cedo?
    Na creche onde minha fica, as crianças com aproximadamente 1 ano e 6 meses, já iniciam o treinamento de fazer xixi no penico. Isso acontece logo após os primeiros passos mais firmes. A Coordenação da Creche explicou aos pais como isso funciona e é exatamente como esclarece essa matéria.
    Neste final de semana, prolongado, iniciei o processo em casa também e tivemos SUCESSO! A pequena, de 01 ano e 03 meses, fez xixi as 03 vezes que fizemos as exercício.
    Mas ainda me pergunto: será que está na hora? Ela ainda nem sabe falar o que precisa?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fernanda, tudo bem?

      Uma criança de 15 ou 18 meses de idade é muito jovem, mal sabe falar e não conseguirá entender o que se deseja dela. Em geral, a retirada das fraldas deve ser feita após os 2 anos.

      Abraços,

      Equipe Hospital Infantil Sabará

  • Luciana disse:

    Há 4 meses estou tentando ensinar meu filho, de 3 anos e 11 meses a ter o controle da urina no período da noite. Primeiro tirei o leite da hora de dormir, reduzi os líquidos a partir das 19h e sempre que vai dormir, antes ele vai ao banheiro e após 2 horas eu o levo novamente (as vezes meio acordado e caminhando e outras o carrego no colo pois está dormindo profundamente). Mas nesse período todo posso contar nos dedos os dias em que a cama amanheceu seca. Durante esse processo, já aumentei o número de vezes durante a noite, o que ajuda, mas nem sempre funciona, já aconteceu de levá-lo duas horas depois que dorme e mais uma vez no meio da madrugada e pela manhã ele está molhado. Então estou pensando que comecei precocemente e que deveria voltar a colocar a fralda nele à noite, porém estou insegura quanto a essa decisão. Vocês podem me ajudar?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luciana, sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico e em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Luciana, geralmente retiramos as fraldas em torno dos 2 anos, portanto vc até demorou para tirar a fralda. Aparentemente vc está fazendo certo, talvez precise da orientação de um pediatra que acompanhe de perto e possa te orientar. Inclusive para ver se há necessidade de fazer exames.

  • Patricia F.D.S.Barbosa disse:

    SERA QUE FOI CEDO?
    COMECEI A RETIRAR A FRALDA DE MINHA FILHA COM 1 E 9 MESES PRIMEIRAMENTE VI QUE ELA MUITO ESPERTA MAIS O QUE MAIS ME FORÇOU A TIRAR A FRALDA FOI PORQUE DESDE QUANDO ELA NASCEU ELE SEMPRE TEVE ALERGIA A FRALDA USEI FRALDA DE PANO POR RECOMENDAÇÃO DA PEDIATRA E DERMATOLOGISTA ENTÃO EU COLOCAVA A FRALDA DE PANO ENVOLTA DA BARRIGA E COLOCAVA A FRALDA DESCARTAVEL POR CIMA PORQUE A ALERGIA ERA SO ENVOLTA DA BARRIGA E NAS COSTA ATE EU ACHAR UMA FRALDA QUE DESSE CERTO GRAÇAS A DEUS ENCONTREI UMA QUE DEU CERTO ATE 1 E 4 MESES AI TIVE QUE TROCAR DENOVO QUE COMEÇOU A DAR ALERGIA AI DEPOIS DE 4 MESES A ALERGIA VOLTOU AI EU RESOLVI TENTAR TIRAR A FRALDA. NO COMEÇO EU DEIXAVA ELA DE FRALDA E PERGUNTAVA SE ELA QUERIA IR NO BANHEIRO AI EU TIRAVA A FRALDA E LEVAVA DEPOIS DE TRES SEMANAS ELA JA ESTAVA PEDINDO PARA IR NO BANHEIRO NA ESCOLA ACONTECEU O MESMO PROCEDIMENTO ELA N FAZ NA ROUPA ELA JA SABE PEDIR ELA SO USA A NOITE FRALDA.MINHA PERGUNTA FOI CEDO D MAIS QUE TIREI? COM QUANTOS ANOS DEVE TIRAR A NOITE,PORQUE ELA VAI NO BANHEIRO ANTES DE DORMIR RETIRA A FRALDA DE MANHA E ESTA SECA DESDE JA AGRADEÇO A ATENÇÃO ESPERO RESPOSTA

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patricia. Encaminhamos sua dúvida ao nosso corpo clínico. Em breve lhe daremos a resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patricia. Você retirou as fraldas da sua filha dentro do tempo sim (por volta dos 2 anos de idade). Em geral, retira-se primeiro a fralda pela manhã e depois a noturna. Nesse intervalo, deixe-a de calcinha e pergunte a cada 30 ou 40 minutos se ela quer fazer xixi. Pelo que você conta, ela se adaptou bem ao processo em casa e na escola. Abraços! 🙂

  • LUANA disse:

    OLÁ MINHA FILHA ESTÁ COM 01 E 9 MESES, MAS TÁ MEIO COMPLICADO, ELA SEMPRE FALA FEZ COCÔ (JÁ ENTENDI QUE ISSO SIGNIFICA QUE ELA JÁ FEZ O XIXI E O COCÔ) QUANDO RETIRO ELA DA CRECHE LEVO CERCA DE 01:30 PARA CHEGAR EM CASA E GERALMENTE QUANDO CHEGO A FRALDA DELA ESTÁ SECA AÍ COLOCO ELA NO PENICO E ELA FAZ O XIXI E O COCÔ, O PROBLEMA É QUE DEPOIS QUE ELA FEZ OS PRÓXIMOS ELA FAZ TD NO CHAO E NÃO ME AVISA QUE QUER FAZER, MAS QDO ESTÁ DE FRALDA AVISA QUE FEZ. NA CRECHE TB ELA NUNCA AVISA E FAZ TD NO CHÃO

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Luana, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. É importante que você tenha bastante paciência nesta fase e passe segurança à sua filha. Se tiver tendo muitas dificuldades você pode buscar a ajuda do pediatra dela. Abraços! =)

  • Debora Costa disse:

    Olá!

    Minha filha tem 2 anos e meio e, acerca de 3 semanas começamos a tentar tirar-lhe a fralda.
    Ocorre que ela não pede para fazer xixi. Colocamos ela no pecico qdo começa a dançar e espremer as perninhas.
    Se perguntamos se ela quer fazer xixi ela diz que não…ainda assim colocamos no penico e ela não reclama.
    Qdo está no penico sentimos que ela segura o xixi e não pára quieta sentada, mesmo qdo tentamos distraí-la com livros. Após algum tempo, como a bexiga já está muito cheia, ela acaba por fazer, mas ela não se mostra feliz por ter feito, inclusive teve dias que, enquanto ela fazia, dizia que não estava fazendo.
    Depois dela fazer xixi, nós comemoramos e até acendemos uma vela para cantar parabéns…nessa altura ela fica muito contente.
    A noite, há 3 dias que ela amanhece com a fralda seca, mas durante a noite acorda choramingando e mexendo muito as pernas. Nesta altura já tentamos coloca-la no penico, ma ela não faz xixi e continua a chorar. Passado alguns minutos fica mais tranaquila e volta a dormir, sem fazer xixi. Passado 1 ou 2 horas, volta a merxer-se muito e dar solavancos com as pernas….depois volta a dormir novamente.
    Pela manhã, como a fralda está seca, colocamos no penico, mas ela faz a mesma coisa, mexe-se muito e acaba por fazer xixi as prestações (solta um pouquinho, prende, solta mais um pouco, prende…).

    Pode, pode favor, dar-nos algum dica?
    Tenho medo que ela fique com algum problema por segurar o xixi.

    Bjinhos

    Debora

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Debora, tudo bem? Obrigado pela confiança. A fase de troca das fraldas e começo do uso do penico pode ser, de fato, demorada. De qualquer forma, você está fazendo tudo do jeito certo, estimulando e tendo bastante paciência com ela. De qualquer forma, é importante que o pediatra da criança esteja ciente desta dificuldade para fazer xixi. Consulte-o e relate isso a ele. Abraços! 🙂

  • andressa fraga disse:

    Estou desesperada tenho uma filha de quase 3 anos e estou a uns 8 meses tentando tirar ela das fraldas mas ela segura o xixi e fica o dia inteiro sem fazer .Não faz nem no peniquinho nem na fralda ,já aconteceu outra vez levei no médico fiz todos os exames e não deu nada. Não sei mais oque fazer.O médico disse que pode ser psicológico.

    • Equipe Sabará disse:

      Andressa,

      É importante que você siga as orientações dos médicos que estão acompanhando a sua filha, pois ele são as melhores pessoas para te auxiliar neste momento.
      Um grande abraço!

  • Kamilla disse:

    Olá! Minha filha tem 2 anos e estou tentando tirar as fraldas dela. Mas comecei de forma erra. Durante o dia deixo ela de calcinha, e ensino que era pra fazer xixi no pinico, e no começo ate tinha paciência.Mas depois comecei a brigar com ela. Tinha horas ate que ela ia pro pinico mas não fazia. Agora acho que ela ta com trauma o que faço?

    • Equipe Sabará disse:

      Kamilla,

      Esse é um momento delicado tanto para os pais quanto para as crianças. É necessário paciência nesta transição, para que a criança deixe de ter “medo” do penico e deixe as fraldas. Tenha calma que ela conseguirá deixar as fraldas.
      Abraço!

  • kelly disse:

    meu filho ja vai fazer 3 anos e nao quer tirar a fralda de jeito nenhum..ensino tudo diretinho o que tem de fazer e nada coloco a cueca nele pois ele fica de pitinho duro e nao faz xixi na cueca e pede para colocar a fralda..o que eu faço nessa situaçao por favor me ajudem

  • karina disse:

    Boa tarde!
    Minha filha tem 1 ano e 11 meses, e ha um mes tirei as fraldas, do dia e da noite, ela nao queria mais colocar fralda, falava quando fazia coco, achei que ja podiamos tirar as fraldas, as primeiras semanas ela fez varias vezes xixi no chao, coco na roupa, e ja estava pedindo certindo xixi e coco, agora na semana passado segurou o coco 4 dias, levei no medico queriam fazer lavagem mas nao deixei, no fim do dia ela fez, quanto a nossa alimentacao e bem balanceada, frutas verduras todo dia, agora ontem ela nao fez coco e hj ajnda nao, dei uma geleia de tamarine, mas quefia saber se seria o certo voltar as fdaldas ou contniuar ensinando?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Karina, tirar as fraldas de uma criança é uma fase que requer muita atenção e paciência. Ela está passando por uma fase de transição difícil e precisa de todo o apoio. Voltar às fraldas talvez não seja o mais indicado. Ela vai se acostumando ao processo e logo você não passará mais pelo que relata. Continue com sua alimentação balanceada e com o diálogo com sua garotinha. Quanto ao intestino preso, se o problema resistir, recomendamos que a leve a um médico para que ele possa examiná-la e conceder uma opinião precisa baseada em análises clínicas. Abraços.

  • Andreza disse:

    Olá, meu filho tem 2 anos e 7 meses, em casa ele ja n usa mais fralda, so. Noite, ele ja pede. Esse ano começou a ir a escola e em periodo integral, so q la ele n pede a tia, e so faz xixi e coco nas calças. Como la admite levar mudas de roupas a n ser q fosse varias fardas, ele voltada pra casa todo molhado, entao comecei a manda lo de fralda pela manha e a tarde deixa lo sem fralda, n adiantou muita coisa, pois continua a vir molhado. O q faço acho q deve ta uma confusao na cabeça dele, uma hora de fralda outra sem. Converso bastante com ele, sem pressiona lo. Me ajude,.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Andreza, você está no caminho certo em conversar com o seu pequeno sem pressioná-lo. Também pode pedir ajuda às tias da escola que fiquem atentas. Essa fase de transição das fraldas é muito traumatizante para as crianças e todo apoio é crucial. Abraços.

  • Mari Pedrotti disse:

    Olá, estou em fase de retirar a fralda da minha filha e ela não fica muito contente em sentar no troninho, e segura o xixi até não conseguir mais, aí acaba largando um pouquinho, levamos no troninho e nada, à noite para dormir coloco a fralda e ela faz muito xixi, antes de irmos para a cama a troco novamente pois a fralda ja está cheia e durante a noite quase não faz…
    Se puderem nos dar uma dica agradecemos… Att.. Mari.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mari, recomendamos que leve sua pequena a uma consulta para que o médico possa indicar o melhor tratamento para ajudá-la no desfralde. Enquanto isso, também é importante manter o diálogo diário para que ela se acostume com a nova condição. Abraços.

  • Paula disse:

    Meu filho tem 3 anos e meio, já está sem fraldas há 1 ano, não usa fraldas nem a noite a tempos… Agora começou a fazer um pouquinho de xixi na cueca várias vezes ao dia, á noite tem feito xixi também. Tenho percebido que não faz o xixi todo, faz um pouco e segura o resto….estou preocupada, de dia ele não percebi q está fazendo xixi, as vezes chega da escola com a cueca molhada, mas não molha a bermuda… O que está acontecendo?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Paula, sem conhecer o quadro clínico do seu pequenos não temos como afirmar o motivo pelo qual ele voltou a fazer xixi sem pedir. Solicitamos que busque auxílio de um pediatra que, certamente, poderá ajudá-la nesta fase de transição. Abraços.

  • Mirele Barbosa disse:

    Btarde!Meu filho tem 2a e 3 meses,junto á escola iniciamos o seu desfralde em março deste ano,porém não obtivemos um bom êxito,onde resolvemos dar um tempo.Quando é agora em junho,sua professora quer retornar a retirada,na escolinha qdo ela diz vamos fazer xixi,ele é o primeiro á chegar no banheiro,até parece…só que ele chora ao tentarem colocá-lo no vaso,em casa até senta no troninho,mas não fica por muito tempo.Me sinto culpada,pois da primeira vez,não o incentivei como deveria,fui falha,reconheço e me arrependo muito e quero reverter esta situação lhe ajudando,porém necessitaria de saber se teria algum problema,o desfraldarmos nesta época em que o frio se inicia.Há possibilidade dele adoecer por isso,minha casa é toda de porcelanato e na escolinha ..taco!Me ajudem PLEASEEEEE,não sei se devo ou não desfraldá-lo neste mês… Por favor… Como devo agir e que atitude devo tomar???Agradeço desde já e aguardarei ansiosamente pela resposta .Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mirele, a temperatura ambiente não tem muito a ver com o desfralde da criança. Essa fase é deveras traumatizante para os pequenos independente do ambiente em que estejam. Recomendamos que mantenha sempre o diálogo com ele e tente mostrar outras opções. Vai ser difícil, mas é preciso ter paciência. Tente comprar troninhos coloridos para chamar a atenção dele.

  • Mirele Barbosa disse:

    Btarde.meu filho tem 2a e 3 meses.em março junto a escolinnha.iniciamos seu dsfralde nao obtivemos bm exito
    e decidimos dar um tempo.cofesso qe nao o incentivei o bastante .me sinto arrependida e muito culpada.na escolinha chora ao ser colocado no vaso.ms e o primeiro a ir ao banheiro qdo elas perguntam qem qr fzer xixi?ele vai todo todo e nada.em ksa ate senta no troninho nao por muito tempo.poe e mao na parede cmo se tivesse dando descarga e da tichal coco.estou em duvida e necessito da sua orientaçao.a professora qer retornar o desfralde neste mes d junho.por esta entrando no periodo frio
    na minha casa e porcelanato e la e taco.vcs aconselham? E possivel qe ele tenha mais facilidade para adoecer por estar frio?helppppppppppp me ajudem pleaseeeeeeee! Aguardo anciosa pela resposta e agradeço dsde ja.

  • Rosana disse:

    Bom dia!!preciso de ajuda não sei mais o que fazer minha filha 3 anos e 5 meses senta no vaso, pinico não tem medo fica por muito tempo diz que fez e nada!!!está na escolinha fica mais de 12 horas segurando diz que quer fazer mas só sai algumas gotinhas, procurei um psicologo e ele falou que eu tenho que pegar pesado chamar a atenção até tentei fazer isso mesmo sabendo que é errado mas a situação piora me ajudem o que fazer??

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Rosana, cada pequeno tem um ritmo diferente em relação ás fraldas. Recomendamos que procure uma segunda opinião e tire todas as suas dúvidas, cite as indicações do profissional anterior e avalie as indicações para seguir a opção que te deixa mais segura. Abraços!

  • Marcela Claudia disse:

    Olá Boa Noite! Fique muito feliz ao encontrar esse site, e busco urgentemente alguma solução, ou apoio para o meu caso, meu filho tem 2 anos e 4 meses,a dois meses atrás iniciei o desfralde junto a creche, ele na creche cooperou bem, em casa estava mais difícil, eu reconheço que no começo forcei um pouco a barra, mas voltei atrás para não assustá-lo. Converso bastante com ele, mas não estou tendo resultados positivos em casa, e na creche ele não está mais usando fralda de jeito nenhum,nem para dormir, faz tudo no banheiro. Eu já conversei com as profª, segui as dicas delas,mais nada resolveu. Por Favor alguma dica?!

  • Meiri de Morais disse:

    Meu filho tem 3 anos e 2 meses e não consegui até hoje tirar da fralda, as vezes ele pede para ir ao banheiros e as vezes não, quando ele esta sem fralda costumo perguntar se ele quer fazer xixi ou coco, com o xixi é mais fácil, mas quando é coco ele não faz no banheiro, já levei brinquedos, livrinhos etc … ele chega a ficar um bom tempo sentadinho, mas nada de fazer coco, por favor, onde tenho errado ?

    • Equipe Sabará disse:

      É importante ter paciência com o pequena nessa fase, pois um trauma pode dificultar ainda mais a retirada da fralda. Procure conversar com seu filho e explicar a importância de fazer as necessidades no peniquinho. É extremamente positivo que ele interaja com os brinquedos ou livrinhos, pois torna o hábito descontraído. Como o pequeno já faz isso algumas vezes, será mais fácil acostuma-lo.

      Abraços!

  • Eliana disse:

    ola boa tarde,estou com muita dúvida, minha filha tem 2anos e 6 meses e começamos o desfralde só que ela é super agitada, não gosta de perder nem um minuto,pergunto se quer fazer xixi e ela fala que não ai quando olho já fez na calcinha mesmo, não se incomoda em ficar molhada continua brincando.quando levo até o pinico ela até senta brinca mas logo levanta falando que já fez da tchau pro xixi e novamente acaba fazendo na calcinha.minha dúvida é será que devo continuar o desfralde ou dou um tempo para ela começar a perceber que tem vontade.
    Quanto ao coco só avisa depois que já fez,ou na calcinha ou na fralda.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Eliana,

      Cada criança tem o seu tempo. O importante é ter calma. Quando sua menina começar a se incomodar, certamente ela irá aprender mais rápido a usar o banheiro.

      Att,

  • daniela disse:

    Olá preciso tirar meu filho da fralda, pois tem 3anos ele segura o xixi e não quer sair da fralda o que faço

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Daniela,

      Se seu bebê já se incomoda com as fraldas ou avisa que ela está molhada ou suja, então chegou o momento de aprender a usar o penico ou a privada. É importante trabalhar o diálogo neste momento, ter paciência e cuidados para a transição não ser traumática.

      Att,

  • Cida disse:

    Olá, Minha neta tem 1 e 4 meses. já fala
    mamãe, vovó, coco, e outras palavrinhas mais. Será que já podemos começar a tirar a fralda. Ela é muito esperta. já pede tudo.
    obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Cida,

      Se seu bebê já se incomoda com as fraldas ou avisa que ela está molhada ou suja, então chegou o momento de aprender a usar o penico ou a privada. Que tal começar a tentar?

      Att,

  • Elizabeth disse:

    boa noite! meu filho sempre ficar com a fralda encharcada ao busca-lo da escolinha. Qual o intervalo para trocar a fralda no periodo de aula. (ele entra as 07h e sai as 18h). As monitoras tem que trocar com qual intervalo, independente ser foz xixi ou coco.

    obrigada.

  • Marlene mota disse:

    Ola, meu filho tem 2 anos e 10 meses e estou tentando tirar o uso das fraudas, sem muito sucesdo, estou preocupada pois acho q ainda não está no tempo dele pois qdo deixo sem fralda ele segura tanto o xixi qto o cocô não faz de forma alguma nnem no vaso e nem na cueca, temos um acompanhamento com uma psicóloga e ela orienta tirar de uma vez mas ele tem sofrido muito e não sei o q faco pois ele segura e não faz chega a ficar um período da manhã tdo sem faze xixi aí qdo coloco a fralda pra dormi ele faz muito xixi tenho q colocar outra, me ajudem não sei o fazer pois tenho medo dele acabar tendo uma infecção

  • Lidiane disse:

    olá minha filha tem 2 anos e 6 mneses e já faz um tempo que não fazia mais xixi nas calças, agora faz umas 5 semanas que começou a fazer xixi nas calças de vez em quando ela pede e de vez em quando, quando vê ela já esta com as calças toda molhada, já temtei fazer varias coisas mas não adianta não sei mais o que fazer preciso de ajuda ou ideia para fazer ela voltar a pedir para ir fazer xixi, o coco ela não faz mais pede bem certinho pra ir ao banheiro fazer coco. o problema ta no xixi o que eu faço podem me ajudar?

  • Anelise Estega Lemos disse:

    Boa tarde, o meu filho ta com 2 anos e 2 meses e ha quase 1 mês estou tentando desfraldar ele, no começo foi dífícil, depois ele começou a pedir, começei no penico e depois fui para o vaso, tudo tava indo mto bem, só q agora ele voltou a fazer na roupinha e não pede mais, parece q ta com medo e isso aconteceu depois q eu o deixei um dia na creche. Será q fizeram algo pra ele lá q o deixou com medo? Estou pensando em voltar a usar as fraldas de novo, pois não qro judiar do meu filho. O q faço?? Por favor me ajude. Desde já agradeço. Abç.

  • Helena disse:

    Boa tarde. O meu menino tem 2 anos e três meses. Iniciamos o desfraldamento em conjunto com o Infantario à uma semana atrás e o que me apercebo é que para ele colaborar em estar sentado e concentrado no que está a fazer tenho de o “chantagiar” e/ou apressá-lo dizendo que se não fizer dou a motinha dele a um menino do parque ou então o Sr. Polícia vem confirmar se ele já fez no potinho ou não. Ele ainda não refere sensação nem urgência urinária. Como repreensão, não vai ao parque nem à rua de motinha. Desta forma o que demora muito tempo, ele faz no imediato. Devo insistir com a pressão ou posso estar a prejudicá-lo mais tarde?

    Distrai-se com muita facilidade.

  • Amanda disse:

    Olá eu gostaria de saber se fazer xixi até os 11 anos é normal?????

  • mari disse:

    olá minha filha tem tres anos, estouy a seis meses tentando tirar a fralda, mas ela não pede pra fazer xixi, o coco ate q ela da sinais agora o xixi…ja estou ate pensando em voltar com as fraldas.
    o q faço???

  • Evelyn disse:

    Boa noite,
    Socorro, meu filho tem 5 anos e ainda faz xixi e coco no banheiro. Ele sabe usar o banheiro mas tem preguiça eu acho, segura o xixi e coco até fazer na roupa e fica quietinho ate que eu perceba. E ainda usa fralda pra dormir.
    Não sei mais o que fazer

  • Cristiane Dias disse:

    Minha filha ta com dois anos e um to tentando tirar a fralda dela mais ela chora MT e não quer usar a o penico ou vaso eu ate já tentei sentar com ela no vaso mais não drive resultado ela chora de soluçar e já tentei sentar do lado dela no chão qdo ela ta no penico e ler, brincar colorir mais não to obitento resultado. Então o que eu devo fazer????

  • joyce Barbosa disse:

    olá !! meu filho tem 3 anos e 2 meses e não consigo fazer ele parar de usar fralda para fazer cocô, xixi ele faz no vaso até dorme sem fralda mas quando da a hora de fazer cocô ele quer por a fralda a qualquer custo e se eu não por ele segura até que eu coloque, fico com pena e a pediatra dele disse para eu não negar por a fralda pois pode afetar o intestino dele …e agora o que fazer?

  • Gabriela disse:

    Ola minha filha esta com 1 e 12 meses e ela sempre usou a msm fralda so fui evoluindo pro M.G. e nunca fazou , pois agora ta fazano nao ta segurando mas a noite toda ela ta fazeno muito xixi ou a fralda qe ta grande ou pequena me ajudem por favor

  • Cyntia disse:

    Boa noite, estou tentando tirar a frauda da minha filha que tem 1 ano e 8 meses, minha dúvida é: a frauda noturna eu tenho que colocar após ela dormir para não ver ou posso colocar com ela acordada mesmo?

  • Gisele disse:

    Olá! Tenho um filho com 2 anos e 8 meses. Comecei a fazer o desfralde juntamente com a creche do meu filho desde o mês de Fevereiro desse ano. Ele tem intolerância a lactose. A urina foi muito bom. Aprendeu na mesma semana a usar o vaso e vai sozinho. Mas na questão do coco, ainda faz na roupa. No inicio ele avisava que tinha feito. Acho que com o tempo, acabei fazendo de forma errada e chamando sua atenção, ele não avisa mais. Temos que perceber porque ele não fala. As vezes fica incomodado, as vezes nem liga. Por favor, me ajudem!!! Já passaram cinco meses e nem na escola, nem em casa ele pede. O que fazer??? Obrigada!!

  • guilherme disse:

    olá pessoal, tenho uma filha de 5 anos e ela esta usando fraldas ainda, ao dia e a noite também,a alguns meses tentamos tirar mas ela chorava muito e depois fazia xixi na calcinha e na roupa, dai então resolvemos deixá-la de fraldas, e não vamos tirar mais, queremos que ela use fraldas ate ela decidir a hora certa dela,e e mais comodo para gente, não temos que ficar trocando a roupinha dela toda hora, e adoramos vela andando pela casa só de fraldas. oque vocês acha?

  • vaniele disse:

    Tenho uma filha com 2 anos e sete meses,ela tinha parado de faz xixi na fralda com 2 anos, mas agora ela voltou a faze xixi na roupa de novo,tem horas que ela vai ao banheiro mas a maioria das vezes faz na roupa. Não sei se e normal ou se ela tem a urina solta.Me ajude porfavor .

  • MARIANA DEVELLARD disse:

    OI BOA NOITE, MEU FILHO TEM 2 ANOS E 11 MESES E NÃO QUER LARGAR A FRALDA DE JEITO NENHUM, JÁ TENTEI PENICOS, CONVERSAS E NADA, EU FALO VAMOS COLOCAR A CUEQUINHA POIS VOCÊ JÁ É UM RAPAZINHO E PODE USAR O VASO ELE VAI AO ARMÁRIO PEGA A FRALDA PARA QUE EU COLOQUE, DEPOIS ELE DEIXA EU COLOCAR A CUECA….. DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO TENHAM UMA BOA NOITE

  • SUZANA DORNELES disse:

    NÃO SEI SE ME RESPONDERÃO ESTA MSG MAS GOSTARIA MUITO DE UMA ORIENTAÇÃO POIS TENHO FICADO MUITO NERVOSA POIS TIREI A FRALDA DO MEU FILHO COM 2 ANOS E EM CASA O CONTROLE É TOTAL NUNCA FEZ NA ROUPA OU NA CAMA DEPOIS QUE APRENDEU SEMPRE PEDI.a 1 MÊS O MATRICULEI NA ESCOLINHA E DESDE ENTÃO VOLTARAM COM A FRALDA. ACHEI QUE REGREDIRAM A EVOLUÇÃO DELE ESTAVA ÓTIMA.

  • Ednalva silva disse:

    Ola… tudo bom??? minha filha tem 1 ano e 8 meses ela fala tudo e ja se incomoda com as fraudas e ate se senta no penico com roupa; mas quando tiro as fraudas ela faz xixi na calcinha e depois avisa;quando coloco ela no penico ela fica sem paciencia e não quer senta no penico. O que posso fazer?

  • juciele disse:

    minha filha de 2 anos e 3 meses ja aprendeu a tres semanas,a fazer xixi no vaso no penico,direitinho mais o coco ainda ela nao faz, mais faz so na calca, o que eu faco.

  • Natasha disse:

    Iniciei o desfralde do meu filho com 2 anos, no verão. Infelizmente ele não estava preparado e isso fez ele retroceder. Agora esta com 2 e 7 e nao quer usar fraldas de jeito nenhum. O problema é que não avisa quando faz xixi e cocô e esssa época do ano é mais fria.

  • ana carolina bernardi disse:

    oi minha filha fala tudo tem 4 anos sabe quando vai fazer coco ,porque ela pede pra nos sair ou ela se esconde atras de algo. faz tudo na fralda e normal estou preo.
    cupada

  • Tereza disse:

    Minha enteada está com 9 anos e ainda precisa de fralda noturna! Ela mora com a mãe e passa as férias conosco.
    Acredito que seja psicológico…
    Como podemos ajudá-la??

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.