PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Pergunte ao pediatra: dentes de criança
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Pergunte ao pediatra: dentes de criança

Pergunte ao pediatra: dentes de criança

20/10/2011
  4520   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O Dr. José Luiz Setúbal responde dúvida de mãe sobre coloração amarela nos dentes do seu filho.

Leia também: Transformando a escovação em uma atividade divertida

Pergunta:

Meu filho tem nove anos e seus dentes têm uma coloração amarela. Tenho certeza de que ele os escova e o creme dental que usamos é para clareamento. Por favor, ajude-me !

Resposta:

Estamos todos a procura por aquele sorriso branco pérola e é ótimo que seu filho cuide tão bem de seus dentes!

O esmalte da nossa dentição permanente (adulto) é relativamente transparente, com uma textura ligeiramente diferente que o encontrado nos dentes primários (os de leite). Como resultado, os definitivos do seu filho terão uma coloração amarelada se comparado aos temporários. Uma vez que o conjunto dentário estiver completo, seu sorriso ficará mais uniforme na aparência.

Escurecimento de um dente também pode ser o resultado de trauma dental ou do consumo de refrigerantes, sucos escuros, picolés, café e outros alimentos. Exames regulares com seu dentista irão ajudar a garantir que o seu filho tenha dentes saudáveis e fortes.

Saiba mais sobre a dentição permanente.

Atualizado em 5 de fevereiro de 2024

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

(CRM-SP 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, com especialização na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação em Gestão na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás, David e Benjamim.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Carolina Ferrari disse:

    Bom dia!
    Meu filho tem 9 meses e até agora nenhum dentinho, isso é normal? Percebo que desde os 5 meses ele se sente irritado com a gengiva e morde tudo com muita força, agora aos 9 baba demais e está com as gengivas inchadas.
    Até quando é normal um bebe não ter dentes?

    Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Carolina, tudo bem? O aparecimento dos dentes em geral se dá por volta de 6 meses, mas muitas vezes demora podendo chegar a um ano. Tenha paciência que logo logo ele estará com um sorriso cheio de dentes =D.

  • Jessica Cristina Prestes Carvalho disse:

    Na realidade é uma pergunta junto com o dente do fundo esta nascendo outro no céu da boca da minha filha, ela tem 1ano e 6meses o que faço?

    • Equipe Sabará disse:

      Jéssica, seria bom que um odontopediatra desse uma olhada, pode ser um dente extópico (fora do lugar). Se precisar de algo, entre em contato conosco. =]

  • Jessica Cristina Prestes Carvalho disse:

    Nossa doutor eu pensei que os dentes de leite eram brancos obrigada eu fico cuidando dos dentes da minha filha porque a pediatra falou que o leite materno da muita cárie e o tio dela por parte do pai tem os dentes todos cariados.

  • adailson rocha disse:

    Boa tarde!

    Me ajudem com duas questões por favor:
    Minha filha tem 6 anos e estar nascendo seus dentes,mas os de leite continuam firmes, o que fazer?
    Outra questão, ela faz vômito de vez em quando sem ao menos ter comido nada e se come, nada fica no estômago dela. O que faço?
    Obrigado!

    • Equipe Sabará disse:

      Adailson, talvez levá-la ao odontopediatra seja a melhor solução, pois se os dentes definitivos sairem sem os dentes de leite terem caído, vão encavalar e poder um problema mais tarde. E para a outra questão, isto é uma coisa esporádica, pode ser devido a uma infecção , ou a uma série de coisas, se for uma coisa constante, é melhor levá-la ao pediatra, porque não é comum um criança vomitar tanto. Precisaria de ser examinada e eventualmente fazer avaliação com exames complementares. Obrigado.

  • kamila disse:

    ola!meu filho tem 7 meses;e ele nao deixa eu limpar sua boca;sempre tento com uma fralda umida;mas esta dificil;o que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Kamila, pelo que entendi você quer limpar os dentinhos de seu filho? Se você não consegue com uma fralda, talvez possa usar uma dedeira (espécie de dedal de silicone especial para limpar os dentes de bebês) que é encontrada nas farmácias. ;D

  • Evelyn Mariano disse:

    Aos 4 anos ,um dente da minha filha amoleceu e caiu(incisivo central superior).Alguns dias depois,outro dente nasceu só que diferente.Ele é estreito e pontudo e parece um dente quebrado.Já se passaram 8 meses e o dente só cresceu um pouco.O que pode ser? O que devo fazer?

  • Lorenna disse:

    ola minha filha esta com 5 meses e os dentinhos dela do da frente os debai os 2 apontarao e ela commeçou a vomitar isso e normal posso associar o enjoo ao dentes foi o dia todo mamava logo enceguida vomitava ?agurdo resposta .

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Lorenna. Sua dúvida foi encaminhada ao nosso corpo clínico. Em breve lhe daremos uma resposta. Abraços! 🙂

    • Equipe Sabará disse:

      Lorenna, o aparecimento dos primeiros dentinhos acontece, de fato, por volta dos 6 meses de vida. Caso outros sintomas estejam associados, é importante notificar o pediatra da sua filha. Abraços! 🙂

  • marcele disse:

    Boa tarde!

    Meu filho tem 8 meses e ja nasceu os dois dentinhos de baixo e dois de cima porem a gengiva ao lado do dente direito de cima esta muito enchada e se formou um bolinha rocha isso é normal?

  • Claudia disse:

    Olá, estou notando que um dente da arcada superior ( bem na frente ) de meu filho está com uma cor diferente ( meio amarelado). Não esta mole nem ele se queixa de dor ou tomou queda.O q pode esta dando esssa cor? O unico medicamento que estava fazendo uso é Label (ranitidina) tem alguma coisa haver?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Claudia, tudo bem? Desculpe pela demora em respondê-la e obrigado pela confiança. É difícil dizer ao certo o que pode ser, pois não sabemos a idade do seu filho e nem o avaliamos. Nossa sugestão é que você o leve para uma avaliação com o odontopediatra. Abraços! =)

  • marilia disse:

    minha filha tem 1 ano e 9 meses e so tem 7 dentinhos,4 emcima e 3 em baixo, e nada dos outros nascerem. isto e normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Marilia, tudo bem? O desenvolvimento dos dentinhos pode variar de uma criança para outra. O ideal é que você consulte um especialista para avaliar a sua filha. Abraços! 🙂

  • Janaina Neves disse:

    Olá,
    Minha filha tem 1 ano e 8 meses. Ela ja tem 10 dentinhos.
    Mas o q me preocupa é que os 2 dentes incisivos laterais inferiores ainda nao nasceram.
    Isso acontece?
    Obrigada desde ja.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Janaina, tudo bem? Obrigado pela confiança. O nascimento dos dentinhos pode variar de criança para criança. Consulte um odontopediatra para ter uma avaliação mais específica. Abraços! 🙂

  • vanessa disse:

    Meu filho tem 1 ano e 3 meses e um dos seus dentes está nascendo amarelado. Gostaria de saber se é normal e se tem tratamento?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vanessa, tudo bem? Obrigado pela confiança. É importante que você aproveite esse momento do nascimentos dos primeiros dentinhos para tirar as dúvidas com um profissional muito importante: o odontopediatra. Sugerimos que você leve-o para uma consulta. Abraços! 🙂

  • Paula Almeida disse:

    MEU BEBE TEM 2 ANINHOS E 8 MESES E TÁ NASCENDO OS ULTIMOS DENTINHOS LA DE TRAZ E ESTAR COM FEBRE E VOMITANDO..É NORMAL.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Paula, tudo bem? Obrigado pela confiança. O nascimento dos dentinhos é, realmente, doloroso. É preciso ter paciência e, caso, fique difícil lidar, consulte o pediatra da criança. Abraços! 🙂

  • sulema luiza sandri disse:

    ola meu sobrinho tem 1 ano e 9 meses e ainda não fala quase nada hoje eu feri ficando seus dentinhos percebi que o céu de sua boquinha e bem mais profunda do que normal o que devo fazer e normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Sulema

      Sem examinar o seu sobrinho não temos como dizer se é normal ou não. O ideal é levar a criança em um dentista especializado em odontopediatria, mas que principalmente seja habilitado com crianças pequenas. Ele poderá diagnosticar se houver algo fora do normal.
      Temos certeza de que tudo ficará bem!
      Abraços

  • lara disse:

    meu filho nasceu de 33 s e ficou internado na uti neonatal tomou antibioticos e agora com 12 meses um dente nasceu com um furinho no meio e na parte de tas dois dentes estao escuros, e eu acho que doi porque ele nao gosta de eu escove ou limpre ele chora muito.o que faço?

    • Equipe Sabará disse:

      Iara,

      É difícil responder sem antes examinar o seu filho. Porém, a escovação é fundamental para ter dentes saudáveis. Recomendamos levar a criança em um dentista especializado em odontopediatria, mas que principalmente seja habilitado com crianças pequenas.
      Grande abraço!

  • Daiane Krebs disse:

    Olá..meu bebê tem 1 ano e 5 meses e não deixa a gente escovar os dentes superiores somente os debaixo, levamos ele em uma dentista e ela disse que ele tem freio labial, por isso não deixa escovar e tb está com cáries nos dentes superiores, mas depois de dois dias um dos dentes quebrou um pedaço enquanto ele comia bolacha, …o que devemos fazer nesse caso? Dar algum cálcio alguma coisa, meu medo é que os dentes se quebrem e comecem a doer…o que faço..? Obrigado pela ajuda..

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Daiane!
      Você consultou o dentista depois deste dente quebrar? É importante levar a criança a uma consulta para que o especialista possa dar sua recomendação após examinar os dentinhos do seu bebê.

      Um grande abraço!

  • Patrícia disse:

    Oi tudo bem? gostaria de saber se é normal sair dentes no céu da boca,minha filha tem 1 ano e 4 meses notei que esta apontando dois dentinhos no céu da boca dela,será que la na frente eles podem ser arrancados.
    obrigado

  • janecosta disse:

    minha filha tem 3 anos um dos dentes da frente esta com a metade da cor transparente. nao ha carie e escova bem os dentes. o que pode ser? falta de calcio?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jane!
      Recomendamos que leve sua filha a um odontopediatra, para que ele possa avaliar se existe algum problema que deva ser tratado. Abraços

  • Katia disse:

    Bom dia,
    Minha bebe tem 9 meses e os dentinhos superiores estão nascendo, já estão na metade + ou -, porém hj notei que estão amarelados e ela não teve nenhuma batida. O que pode ser?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Katia!
      Recomendamos que leve sua filha a um odontopediatra, para que ele possa avaliar se existe algum problema que deva ser tratado. Abraços

  • Jaqueline disse:

    Desde quando sai o dente da minha filha nasceu branquinho depois foi fican

  • Jaqueline disse:

    Quando nasceu os dentes nasceu branco depois foi ficando amarelo?

    • Equipe Sabará disse:

      Jaqueline,
      Recomendamos que leve seu bebê a um odontopediatra, para que ele possa avaliar se existe algum problema que deva ser tratado. Abraços

  • vanessamedeiros disse:

    BOA NOITE!MINHA FILHA VAI FAZER 8 ANOS, E OS DOIS DENTES DELA NÃO NASCERAM! O QUE POSSO FAZER JÁ ESTOU COMEÇANDO A FICAR PREOCUPADA,ISSO É NORMAL!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vanessa, sem exames prévios não temos como indicar os motivos pelos quais os dentes da sua pequena ainda não nasceram. Recomendamos que busque auxílio de um especialista, para que ele possa indicar o melhor tratamento. Abraços.

  • Darlene disse:

    OI. O dente do meu filho do meu filho de 09 anos esta nascendo com a ponta escura. O que pode ser? Ele não sofreu nem uma queda que ocasionasse trauma.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Darlene, recomendamos que leve seu pequeno ao odontólogo para que ele possa avaliar os motivos pelo qual o dente do seu filho está nascendo da maneira que afirma. Apenas ele, após exames e análise vai poder informar com precisão. Abraços.

  • fernanda disse:

    oi,tudo bem? A minha filha tem 1 ano e 4 meses e só tem 5 dentinhos 2 em baixo e 3 em cima gostaria de saber se é normal.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Fernanda, é normal sim. Até os 3 anos a sua pequena estará com todos os dentinhos. Mas, algumas vezes pode ocorrer um atraso de 8 meses. Caso você queira ficar mais tranquila, recomendamos que busque um dentista para que ele possa examinar com precisão os dentes da sua pequena. Abraços.

  • eliane disse:

    meu filho nasceu de 31 semanas,ele esta com 1 ano e 2 meses.ja nasceu dois dentes normal,mais o dente de cima esta nascendo amarelo é normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Eliane, sem conhecer o histórico do seu filho não temos como afirmar que é normal o dente dele estar nascendo assim. Apesar de tudo, este é um dente de leite, mas se quiser ficar mais tranquila leve-o a uma consulta com o odontólogo para que ele possa analisar os dentes do seu pequeno.

  • marcia disse:

    ola minha filha tem sete anos e ontem percebi que sua gengiva na frente onde o dente je caiu tem muito tempo,esta inchada e roxe .e normal. obrigada

  • Flavia disse:

    Olá ! Observei que minha filha de 5 Anos esta com os dentinhos do fundo nascendo.Sendo que um deles a gengiva esta muito inchada e de cor escura,e o dentinho nem saiu. Já outro da frente esta com amarelado estranho.O q pode ser isso? Será que ele vão nascer estragados?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Flavia, no período de nascimento dos dentes é normal algumas alternâncias na gengiva dos pequenos. Mas, caso queira ficar mais tranquila, leve sua pequena a uma consulta no dentista. Ele poderá dizer como está a arcada dentária dela, bem como a normalidade do nascimento dos dentes. Abraços.

  • Aryanne Vianna disse:

    Oi Meu bebe tem apenas 5 meses e desde os 3 meses os dentinhos de baixo estão saindo o primeiro nasceu rapido sem dor sem nada mais o segundo demorou pra nascer saiu umas pontinhas e hoje notei que parece estar quebrado ou esta nascendo dois dentes juntos mais o pediatra falou que nasce os 2 de baixo e depois os dois de cima dai vem os dos lados é normal os dentinhos nascerem quebrados?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Aryanne, não parece normal um dente nascer quebrado. Recomendamos que busque auxílio do seu pediatra ou marque uma consulta com o dentista para que ele possa indicar o tratamento adequado. Abraços

  • LUIZA PUREZA disse:

    gostaria de saber porque o dente do meu bebe nasceu tipo quebrado e amareloso os 3 da frente estou preocupada se a próxima dentição pode nascer de novo assim ele tem 2 anhinhos .obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luiza, sem conhecer o quadro clínico do seu pequeno não temos como indicar o motivo correto. Recomendamos que o leve a uma consulta com o dentista, para que ele possa analisar com precisão.

  • Andreza Martins disse:

    Olá!
    Os últimos dentes de leite da minha filha( os de trás)nasceram escuros. Levei ela no dentista mas eles não souberam me dizer as causas, já que ela não toma refrigerante, café e nunca tomou antibiótico tbm. Me disseram que pode ser genético. Agora ela está com 11 anos e um dente atrás do canino está nascendo assim tbm, e este parece ainda mais escuro, quase cinza! Estou muito assustada! Os primeiros foram cobertos com resina na época pra proteção. Gostaria que me dissessem as causas possíveis e um tratamento que possa ser feito, por favor.
    Aguardo resposta.
    Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Andreza, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar as causas dos dentes dela nascerem escuros. Recomendamos que busque uma segunda opinião para que você possa ficar tranquila. Abraços.

  • Leticia Luz disse:

    Boa tarde ! minha filha tem dois anos e meio e já tem quase todos os dentes (rs) mais venho percebendo que os laterais de cima e de baixo são pontudos ! muito pontudo tipo dentes de vampiro é normal ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Leticia, recomendamos que leve sua pequena a um dentista para que ele possa examinar toda a sua arcada dentária e ver se está tudo ok. Sem ter acesso ao quadro clínico dela não temos como afirmar com precisão. Abraços.

  • Francine disse:

    Olá minha filha tem 6 meses e tem dois riscos transparentes na gengiva dela parece ser dentes ela está super irritada e morde tudo o que vê ,mais minha dúvida é pq está transparente não deveria ser branco ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Francine, pela idade sua pequena pode estar com os dentes para nascer, sim. A cor que a gengiva fica não tem muita influência. O mais importante agora é prestar atenção ao comportamento dela e deixá-la o mais calma possível. Abraços.

  • janaina araujo disse:

    Bom dia!
    Gostaria como devo proceder no caso da minha filha que tem 22 meses e apareceu um ponto escuro ou mancha que não consigo identificar pois ela não deixa abrir a boca e ver bem.
    Se não consigo ir ao dentista nesse momento o que devo fazer passar no dente dela

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Janaina, sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como analisar e diagnosticar o que acontece. Recomendamos que busque uma consulta com o especialista assim que possível. Abraços.

  • Elaine disse:

    Ola tenho um bebe de 10meses um dos dentinho dele nasceu em cima da gengiva na pele dos labios,ja marquei uma consulta no dentista será que vão arrancar? moro nos Estados Unidos obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Elaine, sem examinar o seu pequeno não temos como informar se vão ou não arrancar o dente que nasceu. Mas, certamente, os médicos farão o melhor para a saúde dele. Abraços e desejamos melhoras.

  • vilma da costa disse:

    Meu Sobrinho tem 1 ano e 1 mês, so agora q sai dentes mas estes estão a sair na parte superior da boca. Isso é normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vilma, recomendamos que aconselhe os pais do seu sobrinho a levá-lo a uma consulta com o odontólogo. Apenas ele poderá indicar se os dentes do seu sobrinho estão nascendo da maneira correta. Abraços.

  • Tássia Matos disse:

    Minha filha tem 1 ano e um mês, e só tem os dois dentinho incisos inferiores e estão tortos, é normal para idade dela demorar tanto tempo? os dentes vão ser corrigidos com o crescimentos dos outros? Posso leva-la para o dentista nesta idade?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Tássia, sem problemas. Você pode levar sua pequena ao dentista e analisar tudo o que ocorre com a dentição da sua pequena.

  • Audrei Bittencourt disse:

    oi o dente do meu filho está amarelo será que pode ser carie ou precisa ser escovado melhor ele ia ao dentista antes fez tratamento de canal o que eu faço me ajudem obrigado.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Audrei, sem conhecer o quadro odontológico do seu filho não temos como indicar algo a ser feito. Recomendamos que retorne ao dentista e tire todas as suas dúvidas. Abraços e melhoras.

  • vanessa disse:

    Olá!! Minha filha de 3 anos, após uma queda o seu dente incisivo central superior sangrou e ficou mole!! Estou preocupada, pois tenho medo que o dente caia com ela dormindo, pois ela chupa dedo, sem falar que ainda faltam alguns anos para idade certa de cair os dentes.O que faço? Será que existe alguma forma de evitar que o dente se solte??

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Vanessa, é interessante que você leve sua pequena a um dentista para que ele possa examinar o dente em questão e ver o que pode ser feito. Assim, você fica mais tranquila e sua pequena recebe todos os cuidados necessários. Abraços.

  • renata bispo de oliveira disse:

    o meu bb tem 8 meses e está nascendo os dentinhos superiores agora e ta enjoadinho , dou camomilina c mais ele ainda acorda anoite as vezes chorando e oq mais posso dá pra ele tomar para aliviar esse encomodo ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Renata, na época de nascer os dentinhos é normal que o seu pequeno fique assim. Continue dando o chá de camomila, suco de maracujá e pode dar alguns mordedores para ele coçar a gengiva, também. Para se sentir mais segura, recomendamos que procure um médico para saber mais informações.

  • denise disse:

    oi minha filha tem nove anos e eu levei ela no dentista, porque o seu dente de cima nasceu atras dos outros dois. foi guando a dentista me falou que ela ñ tinha o quarto dente da parte de baixo. disse que podia tar embaixo da gengiva e por ter aboca pequena e os dentes grandes talves ñ tenha espaço pra sair ou que ela tem uma má formação e por isso o dente possa ñ estar lá. e por falta de espaço como os dentes são grades os de cimas estão nacendo atras, estou muito preoucupada isso é normal acontecer com algumas crianças ou ñ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Luana, sem conhecer todo o quadro clínico da sua pequena não temos como afirmar. Para que fique mais segura em relação ao problema, você pode consultar uma segunda opinião e então optar pelo profissional que te passa mais segurança. Fique tranquila e quando em consulta, questione o dentista o máximo que puder, para que ele possa sanar todas as suas dúvidas. Abraços.

  • ademar disse:

    tenho um amigo que tem 14 anos,ele notou um pedaso do dente que quebrou e posivel nacer de novo

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Ademar, o adequado é que seu amigo busque um dentista se siga suas orientações. Sem detalhes sobre o ocorrido não podemos dar indicações precisas! Abraços!

  • Patrícia Gonçalves disse:

    Olá, estou muito preocupada, minha filha tem 1 ano e 3 meses e não tem nenhum dentinho.É normal? Estou muito preocupada, a dentista do posto passou o dedo na gengiva dela e disse que sentiu os dentinhos, mas eu passo e não sinto nada. O que devo fazer?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Patrícia, cada criança tem seu ritmo, por isso há tantas variações quando o assunto é o crescimento dos dentinhos. Se tem dúvidas quanto as opiniões do dentista que acompanha sua pequena, procure uma segunda opção e siga as orientações do profissional que mais te passa segurança! Abraços!

  • Priscila disse:

    Oi, boa noite!
    Minha filha tem 8 anos, é uma criança grande, forte e saudável, parece ter mais idade pelo seu tamanho e maturidade emocional. Percebi que ela já perdeu muitos dentes, uma média de 12 a 14 dentes de leite. Todos nascem com aparência saudável, os caninos ainda não nasceram e hoje perdeu o primeiro molar superior. Estou preocupada com a velocidade das perdas. É normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Priscila, o ritmo que os dentinhos de leite caem, tal como crescem os permanentes varia bastante. É interessante que você leve sua pequena a um dentista para que ele possa examina-lá e caso haja uma anormalidade ele te oriente. Assim, você fica mais tranquila e sua pequena recebe todos os cuidados necessários. Abraços.

  • Jessica disse:

    Ola , Minha Filha de 1 ano e 10 meses sofreu uma queda e bateu o dentinho da frente , na hora ela chorou sangrou bem pouquinho mas a dor passou , so que depois de umas 3 semanas o mesmo dente escureceu , ficou escuro e um pouco amarelado , ouvir falar que isso se chama dente trauma , gostaria de saber se o dente volta a clarear ? Se tem algum remedio ou tratamento para o clareamento? E com quantos anos esse dente cai para nascer outro ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Jessica, recomendamos que procure um dentista para que ele te oriente melhor. Por menor que seja o trauma causado ele precisa de atenção e só o profissional indicado pode recomendar o melhor tratamento e oferecer o acompanhamento correto para sua pequena.
      Abraços!

  • Antonio Marcos disse:

    Boa Noite,

    Nossa filha de 5 anos esta com seu incisivo inferior pra cair, porem há um dente nascendo atras deste e o mesmo é maior do que o q esta pra cair … isso é normal ? Pode entortar, anomalia, etc ?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Antonio, não temos como dar informações sem mais detalhes sobre o caso da sua pequena. Recomendamos que procure um dentista o quanto antes para tirar suas dúvidas, pois somente um profissional especializado pode diagnosticar e prescrever um tratamento.
      Abraços!

  • Dayane disse:

    Oii Minha Filha Tem 6 anos e Hj Reparei Que Tem Um Dente Nascendo atras do Outro No Debaixo Isso He Normal . Desde De Ja Agradeço Sua Atençâo ….

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Dayane, não temos como dar informações sem mais detalhes sobre o caso da sua pequena. Recomendamos que procure um dentista o quanto antes para tirar suas dúvidas, pois somente um profissional especializado pode diagnosticar e prescrever um tratamento.
      Abraços!

  • Emanuela disse:

    Bom dia! Minha bebê tem 1 ano e 1 mês, e a um mês atrás nasceu o primeiro dentinho dela,porém ele só rasgou a gengiva e não cresceu mais e não tem sinal dos outros dentes,o pediatra do sus disse ser normal,mas não tô achando não, já procurei o odontopediatra porém só atendem crianças a partir de 2 anos , me ajudem ….Obrigada

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Emanuela, a pessoa mais indicada para diagnosticar as caudas do dentinho não ter nascido é o profissional que acompanha o caso. Saiba que cada pequeno tem um ritmo diferente, então não podemos generalizar. Abraços!

  • Priscila disse:

    minha filha esta com o dente da frente escuro e com um pequeno machucado atras dele e estou com medo dele cair e ela engolir devo levar ela ao dentista pediátrico ou dentista normal atendera ela também ela tem 3 anos

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Priscila, um bom dentista pode atender sua pequena sem problemas, no entanto buscar um profissional especializado em pediatria é uma boa opção, pois pode trazer mais experiência e conforto ao atendimento.
      Abraços!

  • Camila Beatriz disse:

    Meu bebe tem 6 meses e ja esta nascendo 2 dentinhos… desde o primeiro ele nao dorme mais a noite toda e nem no berço, so no meio de mim e do pai. Esta mamando 3 a 5 vezes a noite. O que eu faço… isso é por causa do dente, vai passar

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Camila, o crescimento dos dentinhos pode ser bem estressante para o bebê, por isso é interessante uma atenção a mais nesse período. Procure um médico que possa te orientar da melhor forma, assim, você pode tirar suas dúvidas com maior segurança. Abraços!

  • VERIDIANA disse:

    Bom dia, minha filha tem 1 ano e 3 meses, e ela esta um os dois dentinhos da frente superiores amarelados e parecendo que quebrou o esmalte branco na frente. isso vai sair ou eu devo tentar limpar o amarelo?

    obg!

    • Equipe Sabará disse:

      Olá, Veridiana. Indicamos que você procure um odontopediatra, pois pode ser pela alimentação ou alguma deficiência.

      Atenciosamente,
      Equipe Hospital Infantil Sabará

  • MARIA EMANUELA disse:

    MEU FILHO TEM 2 ANOS ELE ESTAR COM OS 20 DENTEANTES SÓ QUE ESTAR MOSTRANDO GENGIVA BRANCO QUANDO NO SUPERIOR COM NO INFERIOR PODE SER OUTROS DENTES?

    • Equipe Sabará disse:

      Maria, sem conhecer o caso do seu pequeno não podemos te orientar. Recomendamos que busque um especialista e tire suas dúvidas com o mesmo.
      Abraços! 🙂

  • ANDESON disse:

    Meu filho tem 8 anos e só caiu até agora os dois dentes de baixo. Isso é normal?

    • Equipe Sabará disse:

      Cada pequeno tem seu ritmo quando o assunto são os dentinhos, Anderson. Se julgar importante, pode o levar ao profissional adequado para que ele faça um diagnostico, e caso haja algo errado apresente o melhor tratamento.

      Abraços!

  • IZabela disse:

    Meu filho tem uma ano e sete meses, observei que seus dentes estão com aspecto transparentes com rajadas mais brancas. Devo me preocupar ou faz parte da formação dentária do pequeno?

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.