Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

POR QUE A BARRIGA FAZ BARULHO QUANDO ESTAMOS COM FOME?

Todo mundo conhece os sintomas da fome, e a barriga roncando com certeza é um deles. O barulho, muitas vezes constrangedor, é causado pela movimentação de ar e líquidos dentro do estômago e do intestino delgado.

Quando estamos em jejum, o nosso corpo percebe que precisamos de comida e o estômago passa a produzir pepsina, uma enzima digestiva que estimula os movimentos do sistema digestivo, chamados de peristaltismo. Como alguns órgãos são formados por estruturas lisas, eles precisam se contrair, transformando os músculos do abdômen em um verdadeiro alto-falante, que potencializa o som do “ronco”. Em pessoas magras, o barulho é ainda mais alto, pois elas possuem menos gordura corporal!

Se passarmos muito tempo sem comer, os sons ficam ainda mais perceptíveis, porque no interior dos órgãos do sistema digestivo há menos alimentos e mais bolhas de ar. No entanto, os movimentos peristálticos também ocorrem quando a barriga está cheia e quando estamos nos alimentando.

Para diminuir esses barulhos, é preciso ingerir alimento a cada três horas, impedindo que o estômago fique vazio, evitar opções gordurosas e artificiais, que exigem mais peristaltismo para concluir a digestão, além de mastigar muito bem a comida, fazendo com que ela se junte aos líquidos ingeridos para facilitar o processo. Entretanto, a ação é um movimento natural do corpo humano que todo tem, e, por esse motivo, não há motivo para se sentir envergonhado quando isso acontece.

Sair da versão mobile