PESQUISAR
Seus cabelos e suas unhas são bem diferentes um do outro, mas eles são compostos a partir da mesma proteína de origem animal, chamada de queratina. Ela também é encontrada nas escamas dos lagartos, na pena das galinhas e no casco da tartaruga, além de estar presente em muitos outros animais com diferentes funções.
No caso dos nossos cabelos, a células de queratina ficam armazenadas no bulbo capilar, uma pequena estrutura dentro da pele para cada fio. Conforme elas se dividem e se multiplicam, são empurradas para cima, fazendo as madeixas crescerem até 1,5 centímetros por mês. Esse ciclo acontece em cada um dos 5 milhões de bulbos capilares que temos por pelo menos 20 vezes ao longo da vida, e é por isso que, agora mesmo, temos fios mais longos, outros que estão ainda crescendo e outros que estão caindo.
As unhas, que protegem os dedos dos pés e das mãos, possuem uma raiz, que fica embaixo da cutícula. Nessa região são depositadas diversas células mortas, além de conter as células de queratina e outras proteínas, que se unem e vão deixando o tecido resistente. Quanto maior a produção, mais rápido essas lâminas saem da raiz, fazendo com que as unhas cresçam, em média, 3 milímetros por mês. Como as unhas não passam de células mortas revestidas, nós nem sentimos dor ao cortá-las.
A deficiência de queratina pode ser causada por algumas doenças ou por fatores emocionais, e podem causar dois pesadelos de beleza: a calvície, principalmente nos homens, e a fragilidade das unhas nas mulheres. Além disso, essas duas partes do corpo estão sujeitas a fungos, principalmente as unhas dos pés, pois são regiões úmidas e escuras, por isso, precisamos cuidas muito bem delas.