PESQUISAR
Os pais e os prestadores de cuidados infantis podem ajudar a prevenir e retardar a propagação da gripe. A gripe (influenza) é uma doença respiratória causada por um vírus. Infecções da gripe são altamente contagiosas. Elas se espalham facilmente quando as crianças estão em um grupo com outras crianças, como em uma creche ou casa de família que cuidam de crianças.
A gripe é mais perigosa do que o resfriado, comum para as crianças e pode levar a sérios problemas de saúde como pneumonia ou infecções bacterianas. Todos os anos, muitas crianças são hospitalizadas e algumas até morrem de gripe.
Crianças e adolescentes com uma doença crônica, como asma, diabetes e distúrbios do cérebro ou no sistema nervoso possuem alto risco de garantir complicações na saúde ao adquirir uma gripe.
Gripe: Um Guia para Pais de Crianças e Adolescentes com condições crônicas de saúde
A vacina contra a gripe é a melhor maneira de proteger. Todos os indivíduos a partir dos 6 meses precisam de uma vacina contra a gripe a cada ano. É fundamental que as pessoas que vivem com ou cuidam de crianças, especialmente crianças menores de 6 meses, também se cuidem.
Algumas poucas medidas simples são necessárias para manter você e aqueles ao seu redor saudáveis. Como adultos, nós sabemos que lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir, espirrar ou limpar o nariz. Também é importante cobrir a sua própria boca e nariz quando tossir ou espirrar. Os pais e os prestadores de cuidados de criança podem fazer a sua parte para matar germes e também ensinar as crianças como e quando lavar as mãos. Lavar as mãos: um poderoso antídoto para a doença.
As crianças que acabaram de entrar nas creches são mais vulneráveis a doenças infecciosas. Isto é porque pode ser a primeira vez que tenham sido expostos a certos germes. Além disso, eles podem ser muito jovens para terem recebido doses suficientes de vacinas recomendadas para ter imunidade desenvolvida.
Há passos que os cuidadores e professores podem tomar para evitar a propagação da infecção no cuidado da criança. Receber a vacina contra a gripe é a melhor maneira para garantir que todos possam continuar saudáveis. No entanto, quando a criança se sente muito doente para participar das atividades, ou requer cuidados além do que os cuidadores podem fornecer sem comprometer a sua capacidade de cuidar de outras crianças, é aconselhável que o pequeno fique em casa de repouso e só retorne às atividades normais quando estiver totalmente curado.
Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2013)