PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Um projeto para se orgulhar: Empresários pela Primeira Infância
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Um projeto para se orgulhar: Empresários pela Primeira Infância

Um projeto para se orgulhar: Empresários pela Primeira Infância

01/10/2018
  1101   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Na última sexta feira, dia 28 de setembro de 2018, conjuntamente a FIESP; Ciesp/Sesi e Fundação José Luiz Egydio Setúbal lançaram o ”Projeto Empresários pela Primeira Infância

Como pediatra, a escolha pela infância ocorreu muito cedo como prioridade na minha vida profissional. O que me atraiu na saúde infantil, não foi as patologias que afligiam as crianças há 40 anos, mais sim a possibilidade de ver e acompanhar o desenvolvimento de um indivíduo, do seu nascimento até o final da adolescência.

Com o desenvolvimento da neurociência nos últimos 30 anos, sobretudo em relação à visualização do funcionamento cerebral em imagens de tomografias e ressonâncias magnéticas, e que veio confirmar as observações dos estudiosos em infância desenvolvidos ao longo do século 20, como Piaget, Ana Freud, Vygotsky e Winnicot para citar alguns.

primeira-infancia-projeto

O trabalho inovador do professor de economia de Chicago, James Heckman, prêmio Nobel de economia de 2000, com um grupo de economistas, psicólogos do desenvolvimento, sociólogos, estatísticos e neurocientistas tem mostrado que a qualidade do desenvolvimento na primeira infância influencia fortemente os resultados econômicos, sociais e na saúde para os indivíduos e para a sociedade como um todo.

Nos estudos do centro de desenvolvimento da criança de Harvard, o professor e neuropediatra Jack Shankoff mostra que uma criança afetada pelo estresse tóxico durante os primeiros anos de vida, será afetada pelo resto da vida. Isso afetará sua saúde, seu rendimento escolar e como consequência sua vida como profissional.

O Unicef mostrou num relatório em agosto, como a pobreza afeta nossas crianças.  Utilizando dados da Pnad de 2015, o relatório mostra que 61% das crianças e adolescentes do País são pobres, quer porque estejam em famílias com renda insuficiente, quer porque sofrem diversas privações.

São 18 milhões de crianças e adolescentes que vivem em famílias com renda insuficiente. Outros 14 milhões até dispõem de renda considerada suficiente, mas sofrem privações múltiplas em outros aspectos essenciais.

Estas crianças serão os funcionários de nossas empresas nos próximos anos. Por esta razão, precisamos mudar esta história. Pensando nisso minha Fundação resolveu trazer a experiência exitosa do Ready Nation para o Brasil e desta forma também apoiar o Projeto de Empresários pela Primeira Infância da Fiesp/Ciesp.

Ready Nation é uma ONG americana que tem como propósito influenciar as empresas e empresários a investir na causa da primeira infância. A Fundação José Luiz Egydio Setúbal firmou uma parceria de um ano para ele transferirem todo seu know how em captar os empresários para esta causa.

primeira-infancia-his

Com este projeto e com estas parcerias damos mais um passo no cumprimento de nossa Missão e do nosso propósito: “Uma infância saudável para uma sociedade melhor”.

Parabéns a todos pela iniciativa e sucesso na empreitada para melhorar a vida das crianças do Brasil.

Autor: Dr José Luiz Setúbal

Leia mais posts no blog do Hospital Infantil Sabará:

Saiba mais sobre o Ready Nation International: https://www.readynationinternational.org/

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade