PESQUISAR
Fazer acordos com a minha filha, é sempre um bom negócio
Eu sou aquele tipo de mãe chata que morde as bochechas deliciosas dos meus filhos. O Joaquim e o Pedro não ligam muito, só falam assim: “não morde ‘EU’, Mamãe, eu não sou comida…”), mas a Manu vira uma onça com as minhas mordidas.
Um dia, ela vira e me fala:
– Mamãe, você promete que nunca mais vai me morder? É uma promessa, hein?!
E, a partir desse dia e dessa promessa, nunca mais mordi mesmo. As promessas passaram a ser as coisas mais importantes e sérias da vida dela. Fazer promessa com a Manu é garantia de que o combinado vai ser cumprido e deve ser feito numa via de mão dupla.
Vejam alguns exemplos:
Eu me irritava terrivelmente com aquela menina gritando “mamãeeeeeeee, quero fazer cocô!”, sempre na hora do almoço e, às vezes, no jantar também. Daí, fizemos uma promessa que está sendo cumprida linda e educadamente. Estou eu lá almoçando ou jantando, ela vem e fala baixinho no meu ouvido:
– Mamãe, eu quero ir AO banheiro.
Além de não me irritar mais com o “mamãeeeeeeee, quero fazer cocô” aos gritos, ela fala “AO banheiro”. Uma lady que emprega direitinho as preposições da nossa Língua Portuguesa.
Alguns dias depois de ter completado os 5 aninhos, ela acordou, eu fui dar um beijo (sem mordida!) e falei:
– Deixa eu dar um beijo no meu bebê de 5 anos…
E a mocinha já vem me propondo outra promessa:
– Ô, Mamãe, você me promete que, quando eu tiver 30 anos, você não vai me chamar de bebê?
(Na hora disse que sim e prometi, mas não sei se vou poder cumprir essa…)
Mas a melhor, para mim, foi o meu marido que pediu para a Manu não crescer mais, ficar assim, nessa idade e com esse jeitinho que está para sempre.
Uns dias depois desse papo, dei uma saída só com ela, à tarde, e foi tão delicioso, certamente a melhor e mais maravilhosa companhia para um passeiozinho como o que fizemos. Na volta, no carro, comentei:
– Manu, filha, bem que você poderia cumprir a promessa do Papai e não crescer nunca mais, né?!
Como ela sabe das suas expectativas, vontades e desejos para a vida, me respondeu imediatamente:
– Mas, Mamãe, eu tenho que crescer, eu quero ser uma mãe!
Prestem atenção, independente das escolhas da minha filha, podem confiar, promessa para ela é dívida, se essa moda de mulher na Presidência pega, Manuzinha seria a melhor da História!
Originalmente postado em: Mamãe tá Ocupada