PESQUISAR
O “I Congresso Sabará de Especialidades Pediátricas” reuniu profissionais e tratou de assuntos relacionados à saúde infantil
Para comemorar os 50 anos do Hospital Infantil Sabará, foi realizado de 19 a 21 de abril, o “I Congresso Sabará de Especialidades Pediátricas”. No Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, foram debatidos variados temas da área de Pediatria e estiveram presentes profissionais e professores brasileiros e estrangeiros.
O objetivo do Congresso foi de reunir médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais para atualização de cada especialidade, bem como promover a troca de experiências entre eles e realizar debates de temas polêmicos da área pediátrica.
Foram abordados temas de Pediatria Geral (Endocrinologia, Desenvolvimento Infantil, Doenças Raras, Sociedade de Pediatria); EMDVA (Respiratório Bucal, Infecções Respiratórias, Asma, Imunizações); Especialidades Pediátricas (Nutrologia, Alergia Alimentar, Dermatologia, Gastropediatria); Cirurgia Pediátrica – CIPE (Urologia, Uro e Nefropediatria); Ortopedia; Radiologia (Ressonância Nuclear Magnética); ORL – Via Aérea Pediátrica (Deficiência Auditiva, ORL – Via Aérea); UTI – Dor – Anestesia Pediátrica; Neuro (Neuro, Genética e Pediatria e Crônicos); Tumores (Neurocirurgia); Oncologia; Cardiologia Clínica/ Cirúrgica; Jornadas de Enfermagem e de Farmácia Hospitalar e Pesquisa Clínica.
O evento contou com a presença de convidados especiais como Eduardo Silva Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria; Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, ambientalista, piscopedagoga e historiadora; Miguel Nicolelis, diretor científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), professor titular do Departamento de Neurobiologia e codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA) e outros nomes nacionais e internacionais.
O “I Congresso Sabará de Especialidades Pediátricas” teve o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade de Pediatria de São Paulo, Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL CCF), Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) e de outros.
Há 50 anos, quando São Paulo tinha 3,5 milhões de habitantes e a medicina não era tão avançada, nove jovens apostaram na criação de um pronto-socorro que atendesse 24 horas. Durante o decorrer desses anos, o Hospital Sabará foi evoluindo e em 2010, tornou-se a Fundação Hospital Infantil Sabará.
“Com certeza a medicina hoje é bem mais resolutiva. Os equipamentos de diagnósticos, de tratamento intensivo e de cirurgia são capazes de fazer exames e procedimentos inimagináveis há 50 anos. Atualmente, a cirurgia cardíaca, neurológica faz parte do dia a dia do Hospital Sabará e o tratamento de câncer é rotina para nossos profissionais. Mas as crianças também nos procuram pelas doenças respiratórias e gastrointestinais”, explica o Dr. José Luiz Setúbal, presidente da Fundação Hospital Infantil Sabará sobre a evolução do hospital.
mensagem enviada
Olá meu filho tem 40 dias e nasceu com manchas vermelhas na testa, nas palbebras, no busto e na nuca.
Quero saber o poeuqe destas manchas, se elas saiem sozinhas ou se tem tratamento.
Peço que me ajude porque estou preocupada pois nnca vi nenhum bebe com tais manchas.
Obrigada!
Camila, é muito dificil responder sua pergunta sem ver estas manchas, pois podem ser uma infinidade de coisas. O melhor que você tem a fazer é perguntar ao pediatra que deve estar acompanhando seu filho. Obrigado.