PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Sabará realiza evento para discussão de temas da área de Pediatria
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Sabará realiza evento para discussão de temas da área de Pediatria

Sabará realiza evento para discussão de temas da área de Pediatria

09/05/2012
  535   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

O “I Congresso Sabará de Especialidades Pediátricas” reuniu profissionais e tratou de assuntos relacionados à saúde infantil

Para comemorar os 50 anos do Hospital Infantil Sabará, foi realizado de 19 a 21 de abril, o “I Congresso Sabará de Especialidades Pediátricas”. No Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, foram debatidos variados temas da área de Pediatria e estiveram presentes profissionais e professores brasileiros e estrangeiros.

O objetivo do Congresso foi de reunir médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais para atualização de cada especialidade, bem como promover a troca de experiências entre eles e realizar debates de temas polêmicos da área pediátrica.

Foram abordados temas de Pediatria Geral (Endocrinologia, Desenvolvimento Infantil, Doenças Raras, Sociedade de Pediatria); EMDVA (Respiratório Bucal, Infecções Respiratórias, Asma, Imunizações); Especialidades Pediátricas (Nutrologia, Alergia Alimentar, Dermatologia, Gastropediatria); Cirurgia Pediátrica – CIPE (Urologia, Uro e Nefropediatria); Ortopedia; Radiologia (Ressonância Nuclear Magnética); ORL – Via Aérea Pediátrica (Deficiência Auditiva, ORL – Via Aérea); UTI – Dor – Anestesia Pediátrica; Neuro (Neuro, Genética e Pediatria e Crônicos); Tumores (Neurocirurgia); Oncologia; Cardiologia Clínica/ Cirúrgica; Jornadas de Enfermagem e de Farmácia Hospitalar e Pesquisa Clínica.

O evento contou com a presença de convidados especiais como Eduardo Silva Vaz, presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria; Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, ambientalista, piscopedagoga e historiadora; Miguel Nicolelis, diretor científico do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), professor titular do Departamento de Neurobiologia e codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University (EUA) e outros nomes nacionais e internacionais.

O “I Congresso Sabará de Especialidades Pediátricas” teve o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade de Pediatria de São Paulo, Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL CCF), Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) e de outros.

Há 50 anos, quando São Paulo tinha 3,5 milhões de habitantes e a medicina não era tão avançada, nove jovens apostaram na criação de um pronto-socorro que atendesse 24 horas. Durante o decorrer desses anos, o Hospital Sabará foi evoluindo e em 2010, tornou-se a Fundação Hospital Infantil Sabará.

“Com certeza a medicina hoje é bem mais resolutiva. Os equipamentos de diagnósticos, de tratamento intensivo e de cirurgia são capazes de fazer exames e procedimentos inimagináveis há 50 anos. Atualmente, a cirurgia cardíaca, neurológica faz parte do dia a dia do Hospital Sabará e o tratamento de câncer é rotina para nossos profissionais. Mas as crianças também nos procuram pelas doenças respiratórias e gastrointestinais”, explica o Dr. José Luiz Setúbal, presidente da Fundação Hospital Infantil Sabará sobre a evolução do hospital.

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • camila disse:

    Olá meu filho tem 40 dias e nasceu com manchas vermelhas na testa, nas palbebras, no busto e na nuca.
    Quero saber o poeuqe destas manchas, se elas saiem sozinhas ou se tem tratamento.
    Peço que me ajude porque estou preocupada pois nnca vi nenhum bebe com tais manchas.
    Obrigada!

    • Equipe Sabará disse:

      Camila, é muito dificil responder sua pergunta sem ver estas manchas, pois podem ser uma infinidade de coisas. O melhor que você tem a fazer é perguntar ao pediatra que deve estar acompanhando seu filho. Obrigado.

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade