A Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um documento científico para seus associados explicando sobre o exame Polissonografia. Vamos falar um pouco sobre isso.
A polissonografia é considerada a melhor forma para o diagnóstico de distúrbios respiratórios do sono, e deve ser realizada no período noturno em crianças maiores de um ano, em laboratório de sono especializado para a faixa-etária pediátrica, com equipamento e técnicos treinados.
Indicações respiratórias e não respiratórias para Polissonografia em crianças:
- Síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS);
- Respiração periódica / apneia central patológica;
- Apneia central do sono primária da infância – casos selecionados;
- Síndrome da hipoventilação central congênita;
- Síndromes da hipoventilação/hipoxemia relacionadas ao sono causadas por desordens neuromusculares e da caixa torácica;
- Doença pulmonar crônica;
- Titulação de CPAP/BiPAP/Ventilador domiciliar;
- Parassonias – casos atípicos;
- Desordem de movimentos periódicos de membros;
- Sonolência diurna excessiva (SAOS, narcolepsia, DMPM, epilepsia noturna);
- Pós-operatório de adenotonsilectomia (sintomas residuais em SAOS moderada a grave, obesidade, anormalidades craniofaciais com obstrução de vias aéreas superiores, desordens neurológicas – síndrome de Down, síndrome de Prader-Willi, mielomeningocele).
O Sabará Hospital Infantil possui uma equipe experiente na realização do eletroencefalograma (EEG) e outros estudos do sono, em crianças e adolescentes, sendo a nossa Instituição pioneira em oferecer o exame exclusivamente para essa faixa etária.
A cada ano, nossa equipe realiza mais de 1.500 exames, um trabalho feito por profissionais dedicados, responsáveis e com excelente formação. Esse atendimento de excelência inclui a realização de exames em pacientes internados no hospital, assim como em pacientes com agendamento ambulatorial.
Entre muitos detalhes que nos diferenciam na prestação desse serviço, está o cuidado dos profissionais do setor de transmitir informações aos pais e tirar dúvidas antes do dia de ir ao hospital para o exame.
A neurofisiologia clínica é o estudo das propriedades elétricas em células e tecidos do sistema nervoso. Envolve diversos exames, sendo eles:
1- Eletroencefalograma (EEG): registra a atividade elétrica cerebral do paciente. É feito colocando-se eletrodos no couro cabeludo. Identifica, por exemplo, o foco epiléptico e ajuda na condução do tratamento do indivíduo com epilepsia;
2- Eletroneuromiografia: estuda o nervo e o músculo, por meio de uma série de testes que avaliam, entre outros, a condução nervosa, ou seja, a velocidade que o estímulo leva para chegar de um ponto a outro;
3- Potencial evocado: analisa a resposta elétrica no sistema nervoso do paciente a estímulos, que podem ser sensitivos (somato-sensitivos, auditivos e/ou visuais) ou motores;
4- Monitorização intraoperatória: monitora a atividade do sistema nervoso durante cirurgias;
5- Polissonografia: é o estudo do sono, sendo realizado preferencialmente durante a noite para registrar o padrão de sono do indivíduo. Durante o estudo são monitorizados tanto parâmetros cerebrais, com os eletrodos de EEG, como outros parâmetros fisiológicos, como frequência cardíaca, saturação de oxigênio, fluxo aéreo nasal e bucal, cinta tóraco-abdominal para os movimentos respiratórios, capnografia, eletro-oculograma (movimentos dos olhos), eletromiograma sub-mentoniano (movimentos do queixo) e sensores de movimento nos membros inferiores, além do registro em vídeo do exame;
6- Poligrafia: estuda o ciclo vigília-sono dos bebês. É frequentemente utilizada para acompanhar casos de apneia, definindo se estão relacionados ou não a crises convulsivas, por exemplo. Durante a poligrafia associa-se a monitorização do EEG, com a monitorização concomitante de parâmetros não cerebrais, como frequência cardíaca, eletro-oculograma (movimentos dos olhos), eletromiograma, além dos parâmetros respiratórios, como saturação de oxigênio, fluxo aéreo nasal e padrão respiratório com a cinta tóraco-abdominal.
Atualmente, no Sabará Hospital Infantil, além de realizarmos o exame de EEG nos pacientes internados, que pode ser prolongado (24 horas, por exemplo) também realizamos esse exame ambulatorialmente. Para agendar o exame de EEG será necessário o pedido médico.
Saiba mais: http://www.hospitalinfantilsabara.org.br/unidades-e-servicos-hospitalares/eletrofisiologia-neurologica/
Leia também:
Fonte: Entendendo uma Polissonografia
Departamento Científico de Medicina do Sono
Lucila Bizari Fernandes do Prado,Regina Terse Trindade Ramos Beatriz Neuhaus Barbisan, Cristiane Fumo dos Santos, Gustavo Antonio Moreira, Lislie Capoulade N. Arrais de Souza, Simone Chaves Fagondes Colaboradora: Luciane Bizari Coin de Carvalho
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para os cuidados médicos e os conselhos do seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 2 de dezembro de 2024