A Síndrome de West é uma forma de epilepsia muito peculiar que ocorre no primeiro ano de vida das crianças. Infelizmente, ainda é muito confundida com cólicas, seja na população leiga e até mesmo entre alguns profissionais de saúde. Pode ocorrer no contexto de crianças que já apresentam um atraso do desenvolvimento, mas também pode ocorrer em qualquer criança.
Clinicamente, observa-se o que chamamos de espasmos, que geralmente são movimentos em flexão do tronco com a cabeça vindo para frente associados a um movimento dos braços que parece um susto. Ocorrem preferencialmente ao despertar e vão aumentando ao longo dos dias. Geralmente, há irritabilidade associada e a criança vai perdendo algumas habilidades que já havia ganho anteriormente.
Se você tem alguma dúvida, filme os eventos e procure o seu pediatra o quanto antes.
É fundamental que se façam alguns exames complementares, especialmente o eletroencefalograma em sono, vigília e despertar para tentar identificar o evento durante o exame. Às vezes, são necessários mais eletroencefalogramas para o diagnóstico da Síndrome de West.
Existe tratamento para essa condição e, quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento, melhor a evolução.
Saiba mais sobre o eletroencefalograma
Leia também: As crianças com epilepsia
Atualizado em 10 de outubro de 2024