Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Terapia para o professor

Terapia para o professor

Terapia para o professor

É comum ouvirmos que a função de professor, além de exigir formação e conhecimento técnico, requer também certo investimento constante em cursos que agreguem à carreira e ao desempenho pessoal do profissional. Há professores que são verdadeiros heróis e muitos marcaram significativamente a vida de seus alunos. Por esta razão, pelo extremo valor que nossa figura simboliza, é que temos o dever de cuidarmos de nossa saúde emocional para, em seguida, aprimorarmos nosso currículo e títulos.

Longas horas em sala de aula em pé, o desgaste da voz, as relações conflitantes, as preparações, reuniões, ou o ambiente de trabalho em geral, faz com que muitos de nós, professores e educadores, nos sintamos desgastados. É importante que cada um perceba seu limite, saiba como cuidar de si e atente à sua saúde psíquica através da intervenção de um profissional.

Lembremos que ainda estamos em março, entretanto, precisamos continuar nos preparando para educar e para o volume constante de mudanças e tensões comportamentais que vivenciamos. Todo comportamento é um símbolo que se manifesta e se atualiza, por isso, precisamos nos conhecer, nos reconstruir a partir das diferentes transformações que ocorrem em nossas vidas, e em nossa jornada de educadores compartilhada com o outro.   

Desde que comecei a estudar Jung, me encantei com sua Psicologia Analítica. Por exemplo, no capítulo IV, do livro O desenvolvimento da Personalidade, há várias citações a respeito do Pedagogo. Jung explica que o educador deve interessar-se pela natureza psíquica de seus educandos”. Outra citação: “Educação do professor é de fundamental importância para o processo de desenvolvimento do aluno, por refletir nele também o que muitas vezes não corrigiu em si próprio”.

É fundamental que o educador saiba primeiramente cuidar de sua psique, este é o ponto, para intervir em certos casos e entender a mente infantil, porque este cuidado reverte benefícios às crianças e adolescentes. Não há prazo, nem tampouco tempo determinado para uma terapia, para investir em seu desenvolvimento pessoal.

Vamos refletir, nos corrigir, para sintonizarmos nossa figura de educadores, a do herói, do mito, tão marcante desde a infância até a fase adulta.

Leia também: Final do ano letivo e início de novo ciclo

Atualizado em 4 de setembro de 2024

Sair da versão mobile