PESQUISAR
A maior conquista para uma mãe é passar o réveillon acompanhada dos filhos e vê-los se desenvolverem a cada ano
Durante um bom tempo da minha vida, o Ano Novo era um sinal de festa, baladas, bebidas e a companhia dos amigos. Sempre de roupa branca e nova, milhares de tradições e superstições para a virada, durante a festa de réveillon, geralmente na praia. Eu adorava e acho que passava os 12 meses planejando o meu fim de ano.
Na verdade, não havia muito significado, era só uma festa e uma “zerada” no calendário, começar tudo de novo, ano após ano.
Daí, vieram os meus filhos e tudo mudou. Já não tenho muito pique para aguentar balada nenhuma, aliás, preciso fazer um enorme esforço simplesmente para esperar até meia-noite. A gente faz uma contagem regressiva, estoura um champagne (só para brindar, nada de exagero!), abraça os amigos e familiares que estiverem juntos, deseja “Feliz Ano Novo” e vai para a cama cedinho.
Nunca passei um réveillon com os meus filhos acordados, eles ainda não aguentam, então, costumo correr até o quarto deles à meia-noite, dar um beijinho e desejar “Feliz Ano Novo” para eles também.
Não há grandes comemorações ou festas e isso nem importa mais, mas sim o significado da data.
É o momento em família de agradecer pelo ano que passou, pelas coisas boas alcançadas, pelas conquistas, pelo crescimento e pelo desenvolvimento das crianças, sempre com tanta saúde. Penso muito no próximo que virá para elas, ainda tão pequenininhas, e cada ano faz uma diferença absurda! A verdade é que nós, adultos, depois de uma certa idade, apenas vemos os anos passarem, esquecemos, ou fingimos, pelo menos, a nossa própria idade e seguimos acompanhando as mudanças do calendário. Não que eu ache que seja certo, afinal precisamos parar para olhar as nossas próprias conquistas e agradecer pela nossa saúde para atingir metas e continuar virando as páginas dos calendários…
Mas é com os meus filhos que eu realmente comemoro! Penso assim: este ano foi muito bom, Manuzinha aprendeu a andar!. Ou, este foi incrível, nasceram os meus menininhos gêmeos. Agradeço por eles aprenderem e crescerem tanto na escola, por terem começado a falar, a comer sozinhos, a deixar de usar fraldas e ir demonstrando a cada dia maior autonomia e independência. Isso é crescimento. Isso é desenvolvimento. E muita saúde!
Penso nas “missões” e desafios que eles terão para o ano seguinte. Aprender a ler e escrever, frequentar uma nova escola, nadar sozinhos e sem boia, enfim, muitas novidades, sempre comemoradas e agradecidas por serem feitas com sucesso e saúde.
Isso é o Ano Novo para mim. Páginas novas para escrever a história das vidinhas dos meus filhos e da minha família, não há motivo de comemoração maior, podem acreditar.
Desejo a todos vocês, seus filhos e familiares um Feliz Ano Novo, com muita saúde, sucesso e conquistas! E que em 2012 todos nós possamos escrever uma nova e linda história de vida!