PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Usar química no cabelo das crianças é adequado?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Usar química no cabelo das crianças é adequado?

Usar química no cabelo das crianças é adequado?

30/09/2011
  3185   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Äæåê Ðè÷åð ñìîòðåòü îíëàéí áåñïëàòíî

Os pequenos, principalmente as meninas, estão cada vez mais precoces quando o assunto é beleza. E o cabelo, assim como nos adultos, acaba sendo o principal alvo de mudanças. Mas, é preciso tomar cuidado. Vejas a seguir dúvidas recorrentes dos pais e mães e respostas importantes de se conferir antes de “fazer a cabeça” do seu pequeno.

O cabelo e o couro cabeludo são mais sensíveis do que os dos adultos, certo?

A região do couro cabeludo é muito vascularizada e absorve os produtos em quantidade que pode gerar algum tipo de alergia até intoxicação.

 

É aconselhável fazer tratamentos químicos nos cabelos de meninas – como escova progressiva e tintura? Por que?

Não, pois os produtos químicos utilizados nesses tratamentos, como por exemplo o formol usado em alisamentos, não tem segurança estabelecida para uso em crianças. Não se conhecem ao certo os efeitos e, como não há comprovação científica, o melhor é evitar. Além disso estes produtos tem potencial para causar alergias. Um exemplo disto são as tinturas que podem conter água oxigenada e outros produtos químicos como a amônia que, além de ressecar os fios de cabelo, podem causar problemas alérgicos ou irritativos quando em contato com o couro cabeludo e pele.

O ideal é esperar até o final da adolescência, também que é nesta fase, que elas ou eles ficam um pouco mais maduros, pra saber ao certo o que significa química no cabelo e os cuidados que são exigidos, como manutenção, reparação, etc

 

– O calor de secador e chapinha pode fazer mal para as crianças? Por que?

Assim como acontece com os adultos, o calor da chapinha pode lesar os fios e inclusive, ocasionar a queda do cabelo. O fio do cabelo é firmado por queratina, uma proteína que o protege do frio, do vento e do calor, mas a temperatura alta da chapinha que interfere na queratina.

 

– Cada vez mais cedo as meninas querem modificar os cabelos. Isso é positivo ou negativo?

O ideal é que as crianças sejam crianças. Não se deve forçá-las a ingressar no mundo adulto antes da hora. Sei que é difícil convencê-las, mas elas são mais inteligentes do que pensamos, é uma boa conversa e controle dos pais ajuda nesse processo de crescimento. É importante que os pais saibam sinalizar a beleza natural destacando características particulares de seus filhos.

 

– Para as mães preocupadas com essa escessiva busca das suas filhas em métodos não-naturais para arrumar os cabelos, como proceder?

Na maioria das vezes, as crianças se espelham  no comportamento das mães. Isso não significa que elas não possam ir ao salão de vez em quando, mas para fazer uma escova, cortar os cabelos, mas não recorrer à química.

 

– Qual a melhor maneira de conversar com as meninas sobre padrões de beleza, seus cabelos, etc?

É importante dizer que há tipos diferentes de beleza, usar como exemplos as pessoas que ela conhece no mundo real. Ressaltar que ela é bonita, quais são suas características mais belas, etc. Dizer como se sentia na infância, que assim como ela já enfrentou  problem
as com o espelho, por exemplo.

 

Enviado por Dra. Fátima Fernandes

 

 

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Andreia disse:

    Gostei muito das matérias, sobre queda de cabelo, mas tenho muitas dúvidas. Queria saber se tem shampoo específico para criança de 5 anos.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Andreia, tudo bem? Que bom que gostou do artigo! =)

      Infelizmente não podemos fazer a indicação de um shampoo para uma criança desta faixa etária, pois não podemos avaliar a criança que irá usá-lo. Sugerimos que leve a dúvida para a próxima consulta com o seu pediatra. Abraços! =)

  • adriano disse:

    tenho duas filhas uma de 10 anos e outra de 6 anos uns diz que pode outros diz que n estou em duvida me ajude por favor …ficarei grato de como fazer pra ter um cabelo dela bonitos sem
    prejudicalas obrigada att

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adriano, tudo bem? Obrigado pela confiança. Como você leu em nosso artigo não é recomendável o uso de química nos cabelos de crianças, pois os produtos não há garantia de segurança estabelecida para elas. Se tiver outras dúvidas, sugerimos que consulte o seu pediatra. Abraços! 🙂

  • kellen disse:

    minha filha tem 4 aninhos e quer muito o cabelo liso. o cablo dla só ´cachado do ombro para baixo,então gostaria de saber s eu fizer nela uma progrssiva só do ombro para baixo, se o organismo dela pode absorver o produto fazer mal a ela, lmbrando tambem que ste produto nao tm cheiro algum é a base de acido glicocitrico,que m seu stado gazoso( na chapinha) sei que ele se transforma em formol porem nao tm chiro,também gostaria de saber s quimica nsta idade pode mudar a estrutura do cablinho dla? em fim, quero saber d eu fizr progressiva no cabelo dela do ombro para baixo é perigoso se pode mudar a strutura do cabelo? me ajudem por favor,aguardo a resposta.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kellen, recomendamos que busque sanar suas dúvidas com o pediatra que acompanha sua pequena. Também é importante que ela saiba que é linda com cabelos cacheados e que ela pode fazer diversos penteados diferentes. Não é aconselhável utilizar químicas com tão tenra idade. O diálogo é importante para que ela possa entender. Abraços.

  • mara disse:

    Bom dia!
    Tenho uma filha de 10 anos,ela é bastante vaidosa seus cabelos são cacheados e castanho bem claro, só que é muito fino e fácil de quebrar. Estou percebendo que ele tem dificuldade de crescimento e que ao passar do tempo os fios novos que estão nascendo, esta nascendo ruim.O que posso fazer, já que não posso usar produtos químicos?? Sera que posso usar queratina liquida da bio extrato?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mara, recomendamos que busque uma consulta em um dermatologista para que ele possa indicar o melhor a ser feito. Sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar qual seria o melhor procedimento. Abraços.

  • Maria paula disse:

    Por favor Dr,minha sobrinha esta muito mal pois a madrasta dela,levou ela para fazer
    uma escova progressiva nela e ela esta mal oque eu faço sou tia dela ela só tem 11 anos e pai que tem guarda dela para pirraça a mãe de la a madrasta vez isso oque devo fazer estou muito preocupada com ela me ajude por favor eu vou ate a delegacia primeiro ou vou ao médico obrigada…

  • fernanda disse:

    Oi tenho11anos e queria saber se posso fazer chapinha e qual a idade adequada?bjos

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade