PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Usar química no cabelo das crianças é adequado?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Usar química no cabelo das crianças é adequado?

Usar química no cabelo das crianças é adequado?

30/09/2011
  7573   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Os pequenos, principalmente as meninas, estão cada vez mais precoces quando o assunto é beleza. E o cabelo, assim como nos adultos, acaba sendo o principal alvo de mudanças. Mas é preciso tomar cuidado. Veja a seguir dúvidas recorrentes dos pais e mães e o que é importante saber antes de “fazer a cabeça” do seu pequeno.

O cabelo e o couro cabeludo das crianças são mais sensíveis do que o dos adultos, certo?

A região do couro cabeludo é muito vascularizada e absorve os produtos em quantidade que pode gerar algum tipo de alergia e até intoxicação.

É aconselhável fazer tratamentos químicos nos cabelos de meninas – como escova progressiva e tintura? Por quê?

Não, pois os produtos químicos utilizados nesses tratamentos, como o formol usado em alisamentos, não tem segurança estabelecida para uso em crianças. Não se conhecem ao certo os efeitos e, como não há comprovação científica, o melhor é evitar. Além disso, estes produtos tem potencial para causar alergias. Um exemplo disto são as tinturas que podem conter água oxigenada e outros produtos químicos como a amônia que, além de ressecar os fios de cabelo, podem causar problemas alérgicos ou irritativos quando em contato com o couro cabeludo e pele.

O ideal é esperar até o final da adolescência, considerando também que, nesta fase, elas e eles ficam um pouco mais maduros, para saber ao certo o que significa química no cabelo e os cuidados que são exigidos, como manutenção, reparação etc.

O calor de secador e chapinha pode fazer mal para as crianças? Por quê?

Assim como acontece com os adultos, o calor da chapinha pode lesar os fios e, inclusive, ocasionar a queda do cabelo. O fio do cabelo é formado por queratina, uma proteína que o protege do frio, do vento e do calor, mas a temperatura alta da chapinha interfere na queratina.

Cada vez mais cedo as meninas querem modificar os cabelos. Isso é positivo ou negativo?

O ideal é que as crianças sejam crianças. Não se deve forçá-las a ingressar no mundo adulto antes da hora. Sei que é difícil convencê-las, mas elas são mais inteligentes do que pensamos, e uma boa conversa e controle dos pais ajuda nesse processo de crescimento. É importante que os pais saibam sinalizar a beleza natural destacando características particulares de seus filhos.

Leia também: Lidando com a autoimagem dos jovens e adolescentes

 

Qual a melhor maneira de conversar com as meninas sobre padrões de beleza, seus cabelos etc?

É importante dizer que há tipos diferentes de beleza, usar como exemplo as pessoas que ela conhece no mundo real. Ressaltar que ela é bonita, quais são suas características mais belas etc. Dizer como se sentia na infância, que assim como ela já enfrentou  problemas com o espelho, por exemplo.

Leia também: Micose de Couro Cabeludo ou Tinea capitis

 

Atualizado em 2 de fevereiro de 2024

Dra. Fátima Fernandes

Dra. Fátima Fernandes

Diretora Executiva do Instituto PENSI. Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com Residência Médica em Pediatria pelo Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. É mestre em Alergia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo e possui MBA em Gestão em Saúde pelo IBMEC.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

  • Andreia disse:

    Gostei muito das matérias, sobre queda de cabelo, mas tenho muitas dúvidas. Queria saber se tem shampoo específico para criança de 5 anos.

    • Equipe Sabará disse:

      Oi Andreia, tudo bem? Que bom que gostou do artigo! =)

      Infelizmente não podemos fazer a indicação de um shampoo para uma criança desta faixa etária, pois não podemos avaliar a criança que irá usá-lo. Sugerimos que leve a dúvida para a próxima consulta com o seu pediatra. Abraços! =)

  • adriano disse:

    tenho duas filhas uma de 10 anos e outra de 6 anos uns diz que pode outros diz que n estou em duvida me ajude por favor …ficarei grato de como fazer pra ter um cabelo dela bonitos sem
    prejudicalas obrigada att

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Adriano, tudo bem? Obrigado pela confiança. Como você leu em nosso artigo não é recomendável o uso de química nos cabelos de crianças, pois os produtos não há garantia de segurança estabelecida para elas. Se tiver outras dúvidas, sugerimos que consulte o seu pediatra. Abraços! 🙂

  • kellen disse:

    minha filha tem 4 aninhos e quer muito o cabelo liso. o cablo dla só ´cachado do ombro para baixo,então gostaria de saber s eu fizer nela uma progrssiva só do ombro para baixo, se o organismo dela pode absorver o produto fazer mal a ela, lmbrando tambem que ste produto nao tm cheiro algum é a base de acido glicocitrico,que m seu stado gazoso( na chapinha) sei que ele se transforma em formol porem nao tm chiro,também gostaria de saber s quimica nsta idade pode mudar a estrutura do cablinho dla? em fim, quero saber d eu fizr progressiva no cabelo dela do ombro para baixo é perigoso se pode mudar a strutura do cabelo? me ajudem por favor,aguardo a resposta.

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Kellen, recomendamos que busque sanar suas dúvidas com o pediatra que acompanha sua pequena. Também é importante que ela saiba que é linda com cabelos cacheados e que ela pode fazer diversos penteados diferentes. Não é aconselhável utilizar químicas com tão tenra idade. O diálogo é importante para que ela possa entender. Abraços.

  • mara disse:

    Bom dia!
    Tenho uma filha de 10 anos,ela é bastante vaidosa seus cabelos são cacheados e castanho bem claro, só que é muito fino e fácil de quebrar. Estou percebendo que ele tem dificuldade de crescimento e que ao passar do tempo os fios novos que estão nascendo, esta nascendo ruim.O que posso fazer, já que não posso usar produtos químicos?? Sera que posso usar queratina liquida da bio extrato?

    • Equipe Sabará disse:

      Olá Mara, recomendamos que busque uma consulta em um dermatologista para que ele possa indicar o melhor a ser feito. Sem conhecer o quadro clínico da sua pequena não temos como informar qual seria o melhor procedimento. Abraços.

  • Maria paula disse:

    Por favor Dr,minha sobrinha esta muito mal pois a madrasta dela,levou ela para fazer
    uma escova progressiva nela e ela esta mal oque eu faço sou tia dela ela só tem 11 anos e pai que tem guarda dela para pirraça a mãe de la a madrasta vez isso oque devo fazer estou muito preocupada com ela me ajude por favor eu vou ate a delegacia primeiro ou vou ao médico obrigada…

  • fernanda disse:

    Oi tenho11anos e queria saber se posso fazer chapinha e qual a idade adequada?bjos

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade

    Cadastre-se na nossa newsletter

    Cadastre-se abaixo para receber nossas comunicações. Você pode se descadastrar a qualquer momento.

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade de Instituto PENSI.