PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Vacina contra varicela
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Vacina contra varicela

Vacina contra varicela

30/08/2012
  367   
  1
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

A partir de agosto de 2013, as unidades básicas de saúde terão vacina tetraviral

vacinação-contra-varicela-em-2013

Desde 1997, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que os pediatras orientem essas duas doses da vacina, para crianças maiores de 1 ano de idade. Agora, existe um acordo entre o Ministério da Saúde e a Fiocruz para a fabricação da vacina tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela ou catapora) que estará disponível nas unidades básicas de saúde a partir de agosto de 2013.

Assim as vacinas disponíveis nos postos de saúde dão uma cobertura vacinal quase completa em relação às vacinas disponíveis na rede particular. Faltam apenas as vacinas para HPV e para Hepatite A.

A catapora é uma doença comum na primavera, geralmente sem maior gravidade, mas que pode apresentar quadros graves em pessoas com problemas de imunidade como portadores de doenças graves e idosos. Adolescentes sem imunidade à varicela são considerados como pessoas de risco para apresentarem complicações dessas doenças. O antecedente positivo para varicela parece ser bastante confiável, porém, em caso de dúvida se a criança teve ou não a doença, é mais seguro vacinar.

Como a primavera começa quase no fim de setembro, veja se seu filho maior de 1 ano está vacinado contra varicela, se não estiver, vacine-o.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade