PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Vacina, analgésico e o sono do seu filho
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Vacina, analgésico e o sono do seu filho

Vacina, analgésico e o sono do seu filho

13/02/2012
  3026   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que o sono e a temperatura corporal aumentam com as imunizações

Existem recomendações conflitantes sobre se os pais devem dar a seus bebês analgésicos antes e depois da vacinação, para que seja aliviado o desconforto ou para ajudá-los a dormir. O sono é importante para facilitar uma resposta imune saudável e aumento da produção de anticorpos.

Em um estudo interessante feito nos Estados Unidos (publicado pela revista Pediatrics, em dezembro de 2011) é avaliado a quantidade do sono e o aumento de temperatura corporal após as vacinas.

Os autores do estudo associam o aumento da temperatura e do sono com uma maior resposta de anticorpos. Eles descobriram que a duração do sono, nas primeiras 24 horas após a vacinação, aumentou para todas as crianças, particularmente se as vacinas foram aplicadas após 13h30. A maioria dos pequenos também teve uma elevação esperada na temperatura corporal. O uso de analgésico/antitérmico (acetominofem) foi relacionado com aumentos menores na duração do sono.

A pesquisa constatou ainda uma relação entre a hora do dia para ser dada a vacina e a duração maior do sono e da temperatura corporal elevada (que indicam resposta de anticorpos). Por isso, as imunizações da tarde devem ser recomendadas para facilitar o sono. Já com relação ao uso de antitérmico, não foram encontradas diferenças significativas para que fosse indicado o uso da medicação no período de 24 horas (5 doses), imediatamente antes e depois das vacinas.

Por Dr. José Luiz Setubal

Fonte: “Infant Sleep Following Immunization: A Randomized Controlled Trial of Prophylactic Acetaminophen”, December 2011

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mensagem enviada

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade