PESQUISAR

Sobre o Centro de Pesquisa
Sobre o Centro de Pesquisa
Residência Médica
Residência Médica
Vamos procurar uma sombra?
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp
Vamos procurar uma sombra?

Vamos procurar uma sombra?

02/02/2012
  325   
  0
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Google Plus Compartilhar pelo WhatsApp

Aproveitar a época é uma ótima opção, mas alguns cuidados com a pele devem ser tomados

Neste verão chuvoso, o sol não aparece com uma frequência muito grande, mas mesmo assim devemos nos preocupar com a exposição à esta irradiação.

Para aqueles que têm crianças pequenas, este cuidado deve ser reforçado, uma vez que elas podem ficar horas nas praias ou nas piscinas e não perceberem o perigo que estão correndo.

O uso de protetor solar é obrigatório e deve ser passado a cada duas ou três horas, dependendo do fator de proteção (FPS), veja as instruções na embalagem do produto usado. Lembre-se do horário, pois entre as 11 e 17 horas (no horário de verão) a irradiação pelos raios ultravioletas são maiores e este é o principal causador de câncer de pele. Não custa recordar que a pele das crianças é mais sensível e delicada, portanto a exposição solar deve ser bem menor, para evitar queimaduras.

Outro problema comum no verão é a insolação, que é a exposição excessiva à irradiação solar, direta e indiretamente. Lembre-se que as superfícies claras refletem a luz.

A insolação pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas e tontura, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo a inconsciência.

Para evitar isso, ofereça muito líquido para seu filho. Dê preferência à água e sucos naturais, refresque o corpo na água e faça com que ele fique na sombra por algum tempo, mesmo assim observe para ver se há sintomas da insolação.

O verão é uma ótima época para viver ao ar livre, aproveite bem mas tome os cuidados necessários.

Por Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal

Dr. José Luiz Setúbal (CRM-SP: 42.740) Médico Pediatra formado na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo , com Especialização na Universidade de São Paulo (USP) e Pós Graduação em Gestão na UNIFESP. Pai de Bia, Gá e Olavo. Avô de Tomás e David.

deixe uma mensagem O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

posts relacionados

INICIATIVAS DA FUNDAÇÃO JOSÉ LUIZ EGYDIO SETÚBAL
Sabará Hospital Infantil
Pensi Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil
Autismo e Realidade