Olá, meu nome é Patrícia Marinho e esta é a minha primeira coluna aqui no Blog Saúde Infantil. Fui convidada a escrever aqui neste espaço por causa do meu blog, o tempojunto.com, que é dedicado a fornecer ideias criativas de brincadeiras que pais e mães podem fazer com os filhos em qualquer momento que tenham disponível. Pode ser em casa, no parque, no engarrafamento, na praia, na sala de espera do consultório médico, não importa. Qualquer situação em que você se encontra com seu filho pode ser transformada em um momento de brincar.
O tempojunto.com nasceu de uma constatação. Ao invés de ficar reclamando da falta de tempo, eu faria muito melhor se usasse o tempo que eu tenho, seja ele muito ou pouco, para melhorar a qualidade da relação com as minhas filhas. Eu acredito no poder das brincadeiras para desenvolver e criar vínculos e por isso trouxe para a minha vida pessoal o lema de aproveitar o tempo disponível com atividades lúdicas.
Com a Carol, de 8 anos, eu faço arte, experimentos e jogos. Leio, faço brincadeiras, canto, danço e pulo. Com a Gabi, de 1 ano, vivo a magia especial de ver acompanhar o desenvolvimento de uma criança na sua primeiríssima infância: tudo é novidade. Com ela faço descobertas sensoriais, atividades de estimulação precoce, leio e bagunço muito também. Todas as atividades são contadas lá no blog. Todo dia tem um post novo com dicas práticas de como aproveitar o tempo junto com os filhos para brincar. Escrevo cada post pensando que um dia as minhas filhas vão adorar ler sobre as atividades que fizemos juntas e isso vai ajudar a perpetuar as memórias de uma infância sadia.
Aqui vou compartilhar com vocês os desafios por trás desta decisão de fazer das brincadeiras uma prioridade. Eu e a minha sócia, a Patrícia Camargo, jornalista mãe de 3 filhos entre 2 e 5 anos que escreve o blog comigo, vamos falar sobre a importância de brincar, sobre como planejar a casa e a vida para tornar viável incorporar os mais diferentes tipos de brincadeiras como parte do cotidiano. Mesmo que seu tempo seja pouco, por conta da correria da vida, vale a pena aproveitar para encontrar formas diferentes de passar momentos de qualidade com os pequenos. Todo mundo precisa de mais brincadeira na vida.
Leia também: 5 dicas para estimular seu filho a brincar sozinho
Por PATRÍCIAS CAMARGO E MARINHO
Atualizado em 19 de julho de 2024