Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Carnaval, álcool e energéticos

Carnaval, álcool e energéticos

Carnaval, álcool e energéticos

Estamos próximos de mais um carnaval e os pais de adolescentes já estão preocupados com a maratona de baladas que seus filhos estão programando. Jovens têm muita energia e saúde, e raramente estão preocupados com o esgotamento, até porque para isto existem os energéticos. As bebidas energéticas são direcionadas a qualquer público. Mas será que são saudáveis?

Um artigo na revista Pediatrics in Review, uma revista publicada pela Academia Americana de Pediatria, descreveu a evidência recente em torno das bebidas energéticas, como os benefícios e os riscos ao serem consumidas por adolescentes.

O artigo Bebidas Energéticas: o que os adolescentes (e seus médicos) devem saber, publicado na edição de fevereiro da revista, salienta que as bebidas energéticas mais vendidas contêm quantidades elevadas de cafeína, assim como outros estimulantes que podem aumentar os efeitos da substância. Não é raro eles misturarem os energéticos com bebidas alcoólicas, na maioria das vezes com as destiladas, como a vodca e a cachaça.

A cafeína pode produzir efeitos prejudiciais à saúde dos adolescentes, incluindo problemas cardiovasculares, ansiedade, insônia, problemas digestivos, desidratação, entre outros.

Bebidas energéticas quando misturadas com álcool apresentam potencial de dano grave muito maior ao uso delas separadamente.

Prestadores de serviços médicos são aconselhados a perguntar aos pacientes se eles consomem bebidas energéticas para poderem discutir os perigos delas ingeridas sozinhas ou misturadas com álcool e conscientizá-los sobre os sintomas do consumo.

Leia também: Crianças não devem consumir bebidas energéticas e esportivas

Fonte: Energy Drinks: What Teenagers (and Their Doctors) Should Know | Fevereiro

Atualizado em 18 de abril de 2024

Sair da versão mobile