Vacina contra a poliomielite eliminou o vírus com sucesso na maior parte do mundo, mas permanece endêmica no Paquistão, Nigéria e Afeganistão. A Academia Americana de Pediatria (AAP) apoia um plano da Organização Mundial da Saúde para erradicar a pólio em todo o mundo.
Um artigo da revista Pediatrics de janeiro de 2015 mostra como os pediatras podem ser uma das chaves para a erradicação da Poliomielite no planeta.
A chave para isto está em mudar o esquema vacinal de mais de 120 países para que introduzam pelo menos uma dose de vacina injetável para Pólio. A implementação deste plano implica em um financiamento que cubra o aumento de custo que existe entre os dois tipos de vacinação, já que a vacinação oral é muito mais barata por prescindir de seringas, agulhas, infraestrutura etc.
A Academia Americana de Pediatria orienta seus membros a indicar vacinação injetável para seus pacientes que viajam para países que ainda tenham casos de pólio. O Brasil segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde e já inicia o esquema vacinal com doses injetáveis de vacina contra a pólio, além de ter erradicado a doença há mais de 30 anos.
Leia também: Poliomielite, será que ela voltará a nos aterrorizar?
Fonte: “Eradicating Polio: How the World’s Pediatricians Can Help Stop this Crippling Illness Forever“, published in the January 2015 Pediatrics
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o atendimento médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o seu pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 24 de julho de 2024