Praticamente todos os pais costumam perguntar, na primeira consulta com o pediatra, qual será a cor dos olhos do filho. Mais abaixo vamos ver que não é uma pergunta tão simples de ser respondida, afinal, os olhos cinzas são predominantes logo que os recém-nascidos se mostram aos pais pela primeira vez.
Qual a cor dos olhos do recém-nascido?
Eu nunca respondo com certeza a esta questão até que a criança tenha pelo menos 1 ano de idade. Quando falamos sobre a cor dos olhos, estamos realmente falando sobre o aspecto da íris, o anel muscular ao redor da pupila que controla a quantidade de luz que entra no olho. Afinal de contas, a pupila será sempre preta, exceto em fotos com flash, e a esclera deve ficar branca, apesar de que a icterícia pode deixá-la amarela e a inflamação pode torná-la vermelha.
Bebê com cor dos olhos cinzas ou azuis no nascimento
A cor da íris, assim como a cor do cabelo e da pele, depende de uma proteína chamada melanina. Nós temos células especializadas no nosso organismo chamadas melanócitos, cuja função é produzir melanina secretando onde for necessário, inclusive na íris. Quando o bebê nasce, os olhos serão cinzas ou azuis, porque os melanócitos respondem à luz, e o órgão da visão passou sua vida inteira no escuro até o nascimento.
Olho muda de cor ao longo do tempo
Com o tempo, se os melanócitos secretam pouca melanina, seu bebê terá olhos azuis. Se eles secretam um pouco mais, os olhos vão ser verdes ou avelã. Quando os melanócitos secretam bastante, o órgão da visão adquire a cor marrom (a cor dos olhos mais comum). Como demora cerca de 1 ano para os melanócitos concluírem seu trabalho, pode ser arriscado dizer a cor dos olhos antes do primeiro aniversário do bebê. A cor não altera muito depois dos primeiros 6 meses de vida, mas pode haver mudança.
A cor dos olhos é uma propriedade genética, mas não é tão certa como você deve ter aprendido na aula de biologia:
1. Dois pais de olhos azuis são propensos a ter filhos de olhos azuis;
2. Dois pais de olhos castanhos é possível (mas não garantido) que tenham um filho com olhos castanhos;
3. Se um dos avós tem olhos azuis, as chances de nascer um bebê de olhos azuis sobem um pouco;
4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós;
5. Se seu filho tem um olho castanho e um olho azul, chame a atenção do médico, porque ele provavelmente tem uma condição genética rara chamada síndrome de Waardenburg.
Leia também: Estrabismo infantil, olhos cruzados ou vesgos?
Fonte: Museu de tecnologia de San Jose, na Califórnia, ligado à Universidade de Stanford.
Atualizado em 25 de março de 2024