PESQUISAR
No Brasil, estamos acostumados com hospitais gerais, que fazem todo o tipo de atendimento, maternidade, pediatria, atendimentos de jovens, de adultos e de idosos. Mas esta realidade é diferente em outros países, onde existem hospitais que são apenas maternidades, ou hospitais de crianças e adolescentes ou especializados em algum tipo de doença.
Converse com seu pediatra para escolher um hospital em seu plano de saúde que seja especializado no cuidado de crianças. Pode ser um hospital pediátrico, como o Sabará, ou um hospital geral com uma ala pediátrica. Evite hospitais gerais que não atendam crianças em locais separados.
A vantagem de hospitais exclusivamente pediátricos está principalmente em sua equipe profissional, que é especializada no atendimento de crianças, sabendo lidar com as diversas diferenças do desenvolvimento infantil. Tem ambientes propícios para diminuir o estresse e os equipamentos e mobiliário são adequados para crianças e não adaptados de adultos.
Se o seu plano não incluir um, fale com seu pediatra sobre quais arranjos serão feitos se o seu filho precisar de cuidados em um hospital.
Se você for para um hospital que não está em seu plano de saúde sem aprovação prévia, poderá ter que pagar parte ou todo o custo desses serviços.
A maioria dos procedimentos hospitalares e cirurgias, tanto ambulatorial quanto internado, requerem aprovação prévia. Seu plano pode exigir que certos procedimentos e cirurgias sejam feitos de forma ambulatorial para serem pagos pelo plano.
Para cuidados hospitalares em hospitais, os planos de cuidados gerenciados geralmente colocam limites no número de dias que pagarão pelo seu filho para permanecer no hospital. Coberturas para estadias mais longas requerem aprovação pelo plano de cuidados gerenciados. Sem essa aprovação, você pode ser responsável por parte ou a totalidade dos encargos.
Leia também: Hospitalização da criança: Carta aos pais
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 9 de outubro de 2024