Instituto PENSI – Estudos Clínicos em Pediatria e Saúde Infantil

Dá para “pegar” cárie?

Dá para “pegar” cárie?

Dá para “pegar” cárie?

SIM! Assim como várias outras, a cárie é uma doença contagiosa para as crianças.

A cárie é uma doença multifatorial que causa desmineralização dos tecidos do dente, levando à sua destruição. Uma das suas principais causas é o excesso de uma bactéria específica (Streptococcos Mutans). Quando não escovamos os dentes direito, ou comemos muito doce, essa bactéria se prolifera, gerando a cárie. No entanto, diferente do que muitos acreditam, ela pode ser passada para as crianças.

Até cerca de quatro anos de idade, a flora bacteriana da criança ainda está em formação e ela, portanto, está sujeita a contrair e manter várias bactérias em sua boca. Durante esse período, chamado de “janela de contaminação”, se a criança entrar em contato com a bactéria da cárie, ela irá aumentar o número dessas bactérias em sua boca para o resto de sua vida, ficando mais susceptível a desenvolver a doença.

A criança será contaminada pela bactéria toda vez que sua boca entrar em contato com a saliva de outras pessoas. Os adultos geralmente possuem maior número dessa bactéria, pois eles já tiveram mais tempo para desenvolver a cárie. Por isso, procure sempre evitar: dividir talheres com crianças, beijar crianças na boca, compartilhar escova de dentes, compartilhar pirulitos e outros alimentos. Ressaltamos, ainda, que as direções das escolas devem estar sempre atentas para tentar impedir a troca de saliva (via objetos ou não) entre os alunos e entre alunos e professores.

Evitando-se a contaminação, evita-se a doença.

Leia também: Chupeta: amiga ou vilã?

Dentistas responsáveis:

Dr Celso Sanseverino (CROSP 35631)

Dra Nelly Sanseverino (CROSP 35821)

Dra Ericka Ranzani (CROSP 74287)

Atualizado em 11 de dezembro de 2024

Sair da versão mobile