A curiosidade dos pais sobre a visão dos bebês é enorme. Nesta postagem e em outras desta série tentaremos responder as curiosidades destes pais e mães, avós, tios etc.
O que meu bebê pode ver durante o primeiro ano de vida?
A visão de um bebê se desenvolve rapidamente durante o primeiro ano de vida.
- Recém-nascidos: podem ver grandes formas e faces, bem como cores brilhantes;
- De 3 a 4 meses: a maioria dos bebês pode se concentrar em uma variedade de objetos menores e perceber a diferença entre cores (especialmente vermelho e verde);
- Aos 4 meses: os olhos de um bebê devem estar trabalhando juntos. É quando os bebês começam a desenvolver percepção de profundidade (visão binocular);
- Aos 12 meses: a visão de uma criança atinge níveis normais de adulto, enquanto ela continua a aprender e a entender o que vê.
Tenha em mente que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, mas o padrão geral de desenvolvimento da visão infantil é o mesmo. Como a visão de um bebê se desenvolve rapidamente durante o primeiro ano de vida, o médico do seu filho examinará os olhos a cada consulta.
Exames de visão por profissional médico são uma maneira importante de identificar problemas com a visão do seu filho. Problemas que são encontrados precocemente têm uma chance maior de serem tratados com sucesso.
De maneira geral as crianças devem fazer uma avaliação oftalmológica ao nascer (teste do olhinho) e até os 3 anos. Aparecendo algum sintoma ou sinal, devem procurar o pediatra, que verá a necessidade de ir ao oftalmologista.
Saiba mais sobre o desenvolvimento da visão infantil no blog do Hospital Infantil Sabará:
Fonte: Academia Americana de Pediatria (Copyright © 2016)
Os olhos do seu filho (Copyright © 2011 Academia Americana de Pediatria, Atualizado em 05/2016)
As informações contidas neste site não devem ser usadas como um substituto para o cuidado médico e orientação de seu pediatra. Pode haver variações no tratamento que o pediatra pode recomendar com base em fatos e circunstâncias individuais.
Atualizado em 30 de dezembro de 2024